Pontos Turísticos da Turquia: Confira Roteiro de Turismo Completo Com O Que Fazer no País

turquia pontos turisticos

A Turquia é um desses países com tantos lugares e pontos turísticos para conhecer, que a gente fica perdido tentando montar um roteiro de turismo e decidir o que vale a pena fazer e o que é melhor deixar pra lá.

Depois de viajar para o país duas vezes, nós conhecemos tanto o lado mais bombado de turismo, quanto o lado menos visitado, e trouxemos aqui nossas dicas de quais pontos turísticos conhecer na Turquia.

Onde Fica a Turquia

A Turquia é aquele país que fica no meio do caminho entre a Europa e a Ásia. Literalmente.

A maior parte do território turco está na Ásia, na região conhecida como Anatólia, enquanto uma pequena parte fica na Europa, chamada de Trácia.

O legal é que Istambul, que é a maior cidade do país (mas que não é a capital), é cortada pelo Estreito de Bósforo, que divide os 2 continentes, então você pode atravessar de um para o outro em poucos minutos.

A Turquia faz fronteira com vários países:

  • Ao norte, você tem o Mar Negro.
  • A leste, estão Geórgia, Armênia, Azerbaijão e Irã.
  • Ao sul, estão Iraque, Síria e Chipre.
  • A oeste, Grécia e Bulgária.

Por causa dessa posição estratégica, a Turquia foi por séculos uma encruzilhada de civilizações, com impérios e culturas deixando suas marcas por todo o país.

Desde a antiga Troia até o Império Otomano, passando por Constantinopla, a história turca é um verdadeiro mosaico.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Dicas Para Visitar a Turquia a Turismo

Brasileiros Precisam de Visto Para a Turquia?

Brasileiros não precisam de visto para viajar à Turquia se a estadia for de até 90 dias.

Você só precisa de um passaporte válido por pelo menos seis meses a partir da data de entrada no país. Quando você chega, eles carimbam o passaporte e pronto, você está liberado para curtir as belezas turcas.

Se você quiser ficar mais tempo ou tem outros planos, como estudar ou trabalhar, aí sim precisa de um visto específico, que deve ser solicitado antes de viajar.

Mas para quem vai só passear, é tranquilo e sem burocracia.

Qual o Idioma Falado na Turquia?

O idioma oficial da Turquia é o turco.

O alfabeto usado é o latino, parecido com o nosso, mas com algumas letras e sons diferentes. Quando você ouvir o turco sendo falado, vai perceber que tem um ritmo e entonação bem únicos.

Em cidades grandes e turísticas, como Istambul e Antalya, você vai encontrar muita gente que fala inglês, principalmente em hotéis, restaurantes e lojas.

Placa em turco e inglês

Mesmo assim, aprender algumas palavras em turco pode ser bem útil e é algo que os locais apreciam. Um “Merhaba” (Olá) ou “Tesekkür ederim” (Obrigado) pode abrir muitos sorrisos.

Como Chegar à Turquia? (Passagens do Brasil)

Para chegar à Turquia saindo do Brasil, você pode pegar um voo direto de São Paulo até Istambul.

A Turkish Airlines oferece voos sem escalas, e essa é a forma mais prática de chegar ao país.

O voo direto dura cerca de 13 horas, o que é bem conveniente para quem quer evitar conexões e chegar mais rápido.

Além do voo direto, você também tem a opção de voar com outras companhias aéreas que fazem conexões em cidades europeias como Lisboa, Madrid, Paris ou Londres.

O destino final geralmente é o Aeroporto de Istambul (IST), que é o principal hub internacional do país.

Se o seu plano é explorar outras regiões da Turquia, como a Capadócia ou a Riviera Turca, você pode pegar voos domésticos frequentes saindo de Istambul para praticamente qualquer lugar do país.

Tanto para os voos domésticos quanto para chegar do Brasil à Turquia, o melhor site para encontrar passagens baratas é o Skyscanner, que compara datas, voos com ou sem escala e aeroportos próximos.

Como se Locomover Entre os Pontos Turísticos na Turquia?

Viajar pela Turquia é bem fácil e prático. Nas grandes cidades como Istambul, o transporte público inclui metrô, ônibus, bondes e balsas.

Turquia pontos turísticos turismo o que fazer
Bonde na Rua Istiklal em Istambul

Você pode adquirir o Istanbulkart, um cartão recarregável, ou pode pagar com seu cartão de crédito por aproximação, o que é muito fácil.

Para viajar entre cidades, os ônibus são uma opção mais confortável do que em muitos outros países pelos quais passamos.

As rodoviárias, chamadas “otogar”, são bem organizadas, e empresas como Pamukkale e Metro Turizm tem ônibus confortáveis para praticamente qualquer destino.

É claro que as viagens podem ser bem longas, já que a Turquia não é um país imenso. Nesse caso é uma boa pegar alguns voos internos em sua viagem, que não são caros.

Como São os Hotéis e Pousadas na Turquia?

A Turquia é um país desenvolvido e conta com uma rede hoteleira bem completa, com hotéis que vão desde os mais simples e econômicos, até grandes redes 5 estrelas e resorts de luxo.

Istambul é uma cidade imensa, com alguns bairros legais onde ficar hospedado para conhecer os lugares interessantes sem passar perrengue.

Depois de visitar a cidade duas vezes, conseguimos entender qual a melhor região para se hospedar dependendo do tipo de viajante que você é.

Escrevemos outro post aqui no blog explicando certinho, não deixe de ler: onde ficar em Istambul.

Se fosse para escolher um hotel com a melhor estrutura e localização, seria esse:

onde ficar em istambul hotel
Cronton Design Hotel

Na Capadócia a pedida é escolher um hotel com terraço, pois a experiência de ver a região desse ponto de vista é lindíssima. O Lord of Capadócia é uma opção de hotel muito bem avaliado e com essa vista:

Lord of Capadócia 

Como é o Clima e Qual a Melhor Época Para Ir à Turquia Conhecer os Pontos Turísticos?

O clima na Turquia varia bastante conforme a região. No geral, o país tem verões quentes e secos, e invernos frios, com neve em algumas áreas.

Na costa do Mar Egeu e Mediterrâneo, os verões são longos e ensolarados, perfeitos para curtir as praias, enquanto os invernos são mais amenos.

Já na região central, como na Capadócia, o clima é mais extremo, com verões bem quentes e invernos rigorosos.

Outono na Capadócia, nossa época favorita para ir à Turquia

A melhor época para visitar a Turquia depende do que você quer fazer. Se o foco for praias, de junho a setembro é ideal, com dias longos e ensolarados.

Para explorar cidades como Istambul ou regiões históricas, a primavera (abril a junho) e o outono (setembro a novembro) são perfeitos. Nessas estações, o clima é mais ameno, e as multidões de turistas são menores.

Se você curte neve e quer ver a Capadócia coberta de branco ou esquiar, o inverno (dezembro a fevereiro) é uma boa opção.

Como é a Comida Turca?

A comida turca é uma delícia, se você curte bastante tempero.

Tem os kebabs, que são carne grelhada e super saborosa, geralmente servida com pão ou arroz.

Os mezzes são pequenas porções de entradas, tipo hummus e dolmas, que são folhas de uva recheadas.

Leia nosso post Comida Típica da Turquia: Pratos, Carnes e Bebidas Para Provar

Para a sobremesa, o baklava é doce e crocante, e o café turco é forte e saboroso. Os doces turcos são complexos e uma viagem é pouco para provar todos!

Leia nosso post sobre Doces Turcos: Conheça o Manjar Turco e Outras Sobremesas Deliciosas da Turquia

História e Curiosidades da Turquia

A Turquia já foi o lar de impérios poderosos como o Bizantino e o Otomano, com Istambul sendo um ponto de encontro crucial entre o Oriente e o Ocidente.

Viajando pela Turquia nós percebemos um povo bastante nacionalista, com bandeiras do país do rosto do presidente por todo lado.

Turquia pontos turísticos turismo o que fazer
Bandeiras no interior da Turquia, em Amasya

Em outro post aqui do blog nós reunimos algumas curiosidades que observamos por lá, como por exemplo o comportamento dos homens turcos com mulheres brasileiras, o grande número de turistas fazendo cirurgia plástica em Istambul, etc. Leia clicando aqui.

Qual Moeda Levar Para a Turquia

Nome da moeda: Lira Turca (TL)

Cotação (agosto/2024): 100 TL = R$16,77

Lembre-se sempre que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Além de dinheiro vivo, que nos bazares e comércio informal da Turquia é a única opção de pagamento, o que nós mais usamos no país foi o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão. Ele funciona como um cartão pré-pago, então também evita surpresa na fatura.

Na Wise você consegue abrir uma carteira em TL e adicionar dinheiro antes de sua viagem, quando perceber que a cotação está boa, ou durante, caso precise de mais.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência na Wise sem pagar taxa.

Para fazer saque na Turquia, os bancos que normalmente não cobram taxa são o HSBC e o Halkbank. Os outros cobram, mas avisam antes do saque e você pode cancelar se quiser.

Hotéis, restaurantes e locais turísticos aceitam euro, mas numa conversão desvantajosa, então o melhor é sacar a moeda local mesmo.

Roteiro Pelos Pontos Turísticos na Turquia

Depois de ter viajado duas vezes para a Turquia, concordamos que esse roteiro é perfeito para todo mundo que tem 1 ou 2 semanas de viagem:

  • 4 noites em Istambul
  • 3 noites na Capadócia
  • 1 noite em Pamukkale
  • 2 noites em Kusadasi/Éfeso
  • 4 noites Riviera Turca (Oludeniz e Antalya)

Se tiver mais dias, pode estender a viagem para a Riviera Turca, que tem praias lindíssimas, ou então conhecer cidades do Mar Negro e do leste da Turquia, que são menos explorados pelo turismo, mas igualmente impressionantes.

Abaixo falamos sobre todos esses lugares, explicando o que tem de interessante neles.

Pontos Turísticos da Turquia

Istambul

Istambul é uma dessas cidades únicas no mundo, com muita história em cada esquina, tanto em sua parte europeia quanto do lado asiático.

No Centro Histórico (Sultanahmet) você encontra lugares mundialmente famosos, como a Mesquita Azul, a Santa Sofia e o Grande Bazar.

Interior de uma mesquita em Istambul

Atravessando a Ponte de Gálata você chega numa parte mais movimentada da cidade, com bastante vida noturna nos arredores da Praça Taksim, do Rua Istiklal e da Torre de Gálata.

Istambul

Para fugir das multidões você pode ir até os bairros de Fener e Balat, cheios de ladeiras e casinhas coloridas, ou então pode atravessar para o lado asiático e conhecer a vizinhança de Kadikoy.

O turismo é muito desenvolvido em Istambul, o transporte público funciona bem e é fácil se comunicar em inglês, sendo que dá para se virar até mesmo em português com alguns comerciantes.

O legal de Istambul é que a cidade é imensa, mas em 3 dias dá para ver os pontos turísticos, sem deixar nada muito interessante de fora.

Nós falamos tudo sobre Istambul e deixamos nossa sugestão de roteiro de 3 dias nesse outro post

Pamukkale (pontos turísticos da Turquia)

Pamukkale é um lugar que parece ter saído direto de um conto de fadas.

Ao ver os “Castelos de Algodão”, com sua imensidão branca contrastando com as montanhas ao redor, a primeira reação é pensar: “Isso é neve?”.

Mas, à medida que você se aproxima, começa a perceber o que realmente é e se encanta ainda mais com o cenário.

Turquia pontos turísticos turismo o que fazer
Piscinas de calcário em Pamukkale

Na verdade, são formações naturais feitas de depósitos de calcário que, ao longo dos séculos, criaram terraços brancos que descem pela encosta da montanha.

A água quente e rica em minerais brota do solo e escorre por esses terraços, formando pequenas piscinas de uma cor azul turquesa esbranquiçada.

Hierápolis

Nas proximidades, você encontra a cidade antiga de Hierápolis, que foi um importante centro termal na época dos romanos.

As ruínas podem ser visitadas, sendo a mais legal de todas a piscina da Cleópatra, onde você pode se banhar.

Leia nosso guia de Pamukkale, com informações de como chegar até lá e onde se hospedar.

Capadócia

A Capadócia é uma região na Turquia cheia de paisagens incríveis e diferentes de tudo o que você já viu.

Nós somos nômades digitais desde 2016, já conhecemos mais de 70 países, e a Capadócia segue sendo um dos lugares mais impressionantes que já vimos.

É famosa por suas formações rochosas bizarras, chamadas de “chaminés de fadas”, e por suas cidades subterrâneas, onde as pessoas se escondiam antigamente.

Turquia pontos turísticos turismo o que fazer
Capadócia

Uma visita à Capadócia tem que incluir a cidadezinha de Goreme e seu museu a céu aberto, o Castelo de Uchisar, o Vale dos Monges (Pasabagi), e é claro, o passeio de balão.

Ver a Capadócia do alto de um balão, com o sol nascendo, é algo emocionante e inesquecível.

O problema é que o passeio de balão só acontece em condições climáticas perfeitas, o que não é todo dia (às vezes nem toda semana), então é preciso se planejar.

Leia esse post para saber como e para quando agendar o passeio, quanto pagar e o que esperar.

Leia também nosso post sobre todos os pontos turísticos da Capadócia, com sugestão de roteiro detalhado para cada dia de viagem.

passeio balao capadocia turquia
Passeio de balão na Turquia

Riviera Turca (pontos turísticos da Turquia)

A Turquia é banhada por quatro mares: o Mar Egeu, o Mar Mediterrâneo, o Mar de Mármara e o Mar Negro, e cada um tem praias com alguma particularidade que vale conhecer.

A região de praias na Turquia mais famosa e badalada é a Riviera Turca, um verdadeiro sonho, com águas cristalinas e beach clubs. São praias que estão próximas das ilhas gregas e tem muitas semelhanças com elas.

  • Oludeniz

Oludeniz é um daqueles lugares que você precisa conhecer na Turquia.

A praia principal tem um mar azul-turquesa incrível, e como se não fosse o bastante, há a Lagoa Azul ao lado, que é ainda mais de cair o queixo.

Um passeio que recomendo a partir de Oludeniz é até o Vale das Borboletas. Dá pra chegar de barco, e lá você encontra uma praia protegida por paredões imensos e uma trilha que leva até uma cachoeira.

Turquia pontos turísticos turismo o que fazer
Vale das Borboletas em Oludeniz

Leia sobre Oludeniz nesse outro post do blog

  • Kusadasi e Éfeso

Kuşadasi é um destino popular na Turquia, não só pelas praias, mas para quem gosta de combinar lazer com um pouco de história.

As praias de Kuşadasi são bem movimentadas, com águas limpas e várias opções de bares e restaurantes por perto.

Mas o que realmente destaca Kuşadasi é a proximidade com a antiga cidade de Éfeso. É uma das ruínas mais bem preservadas da Turquia e uma visita obrigatória para quem se interessa por história.

É por lá que fica a Casa da Virgem Maria, um lugar de peregrinação religiosa que muitos acreditam ter sido a última residência da mãe de Jesus.

Leia nosso guia completo de Kusadasi clicando aqui

Casa da Virgem Maris – Foto: Erik Cleves KristensenCC BY 2.0
  • Antalya

Antalya é um dos destinos com as praias mais populares da Turquia. A cidade é cheia de praias lindas, com águas cristalinas e areia macia, além de ter uma ótima infraestrutura para turistas.

A cidade também tem um centro histórico bem charmoso, chamado Kaleiçi, com ruazinhas, casinhas antigas e muitos bares e restaurantes. É um ótimo lugar para passear e curtir a noite.

  • Dalyan

Dalyan é uma pequena cidade na Turquia que oferece um mix perfeito de beleza natural e história.

Conhecida por suas impressionantes formações rochosas e ruínas antigas, Dalyan é famosa por suas termas e pelas tumbas licias esculpidas na rocha que ficam na face das falésias.

A cidade também é um ótimo ponto para relaxar nas praias de areia branca, como a famosa Praia de İztuzu, que é um importante local de reprodução para tartarugas.

Praias das Tartarugas em Dalyan

Além disso, um passeio de barco pelo rio Dalyan revela uma paisagem deslumbrante e proporciona acesso a fontes termais naturais, tornando o destino ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Nós amamos conhecer Dalyan e escrevemos um guia sobre os pontos turísticos da cidade, não deixe de ler

Ancara (pontos turísticos da Turquia)

Ancara é a capital da Turquia e tem um jeito bem mais tranquilo comparado a Istambul.

A cidade tem uma vibe bem moderna, com prédios e ruas amplas, mas também oferece pontos turísticos interessantes, como o Anitkabir, que é o mausoléu de Ataturk, o fundador da Turquia moderna.

Turquia pontos turísticos turismo o que fazer
Anitkabir

Outro lugar legal é o bairro Kizilay, que é o coração comercial da cidade, cheio de lojas e cafés.

Se você estiver por lá, vale a pena dar uma volta e sentir um pouco da vida cotidiana turca, bem diferente das cidades mais turísticas.

Nós visitamos Ancara em nossa última viagem à Turquia e falamos tudo sobre a cidade nesse post

Região do Mar Negro (pontos turísticos da Turquia)

A região do Mar Negro na Turquia é um destino diferente e totalmente fora do óbvio, com paisagens mais verdes, montanhas e vilarejos.

Ao contrário das praias da Riviera, aqui você encontra um clima mais ameno e uma cultura cheia de tradições. E não dá pra esquecer da comida, que é deliciosa e bem variada.

  • Amasya

Amasya é uma cidadezinha no norte da Turquia, com um clima bem mais relaxado e um visual que parece saído de um filme.

É famosa pelas suas casas antigas de madeira que ficam à beira do rio e pelas tumbas antigas esculpidas nas rochas das montanhas ao redor.

Turquia pontos turísticos turismo o que fazer
Amasya

Se você curte um passeio tranquilo, a cidade tem cafés e restaurantes legais ao longo do rio, onde você pode aproveitar a vista e a atmosfera local.

Amasya é perfeita para quem quer explorar um pouco da história turca e ainda relaxar em um cenário bem bonito.

Leia nosso guia de Amasya clicando aqui

  • Trabzon

Trabzon é uma cidade no norte da Turquia, famosa pelas paisagens verdes e montanhosas.

É um ótimo lugar para explorar a cultura local e visitar pontos turísticos como o Monastério de Sumela, que fica no meio das montanhas.

Perto dali, você tem Uzungol, um vilarejo encantador ao redor de um lago cercado por florestas e montanhas.

É um lugar perfeito para quem gosta de natureza e tranquilidade. Lá, você pode fazer caminhadas, apreciar a paisagem e relaxar em um ambiente super tranquilo e bonito.

Seguro Viagem Para a Turquia

Não é obrigatório apresentar seguro viagem para viajar para a Turquia.

Porém, independente disso, o seguro é recomendável para te poupar de estresse e gastos excessivos em caso de necessidade, tanto em situações de doença quanto de mala extraviada, voo cancelado, etc.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Turquia.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A TURQUIA

Booking.com

pontos turisticos turquia

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

13 comentários em “Pontos Turísticos da Turquia: Confira Roteiro de Turismo Completo Com O Que Fazer no País”

  1. Pingback: Viagem pelas ruínas de Éfeso na Turquia: O que ver? O que fazer?

  2. Ana Carolina Miranda

    Que viagem maravilhosa!!! Sou doida para conhecer a Turquia e ir até a Capadócia está no topo dos meus desejos. Amei o post

    1. Istambul é uma baita cidade, mas realmente vale a pena conhecer outros pontos turísticos da Turquia, vão te dar uma impressão totalmente diferente do país 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share