Pamukkale, Piscina de Cleópatra e Hierápolis – As Águas Termais da Turquia

pamukkale castelos de algodão turquia

Estivemos em Pamukkale para conhecer os famosos Castelos de Algodão da Turquia e nos encantamos com as piscinas de águas termais (incluindo a piscina da própria Cleópatra!) e as ruínas de Hierápolis. Nesse texto te contamos tudo que é preciso saber para sua visita.

Pamukkale foi parte da nossa viagem de um mês pela Turquia. Como ficamos muito tempo em Kuşadası, e ainda não tínhamos certeza do nosso roteiro pelo país, fomos até Pamukkale para conhecer aquele lugar tão famoso, com o qual eu sonhava desde que tinha visto uma foto.

Não deixe de ver nosso vídeo, clique aqui para assistir no Youtube.

Como Chegar em Pamukkale – Turquia

Pra chegar até Pamukkale nós pegamos um ônibus de Kusadasi até Denizli, e então um micro ônibus. Sem mistérios! O transporte público na Turquia é super eficiente.

Em qualquer cidade que você estiver, procure um ônibus que te leve até seu destino ou o mais próximo possível. É sempre fácil fazer conexões nas rodoviárias. Tampouco sentimos necessidade de comprar passagens com antecedência, já que os ônibus são muito frequentes.

Para quem vem de muito longe (Capadócia ou Istambul, por exemplo), a cidade mais próxima para a qual você pode pegar um voo é Denizli. Há também ônibus diretos desses dois locais para Pamukkale. Embora a viagem seja longa, nossas experiências com os ônibus turcos foram ótimas no quesito conforto.

Se você prefere viajar com um grupo organizado, veja as opções, podendo reservar on line e pagar em reais ou euros, com cancelamento gratuito:

Quanto Tempo Ficar em Pamukkale

Pamukkale é uma cidade bem pequena, mas que tem muitas hospedagens e restaurantes. A maioria dos turistas vai pra lá em tour organizado, e acaba passando pouquíssimo ou nenhum tempo na cidade.

Como nós estávamos sem pressa, negociamos pra ficar 2 noites no Hotel Mustafa. Os preços lá são bem em conta, principalmente se você está vindo das super inflacionadas ilhas gregas, como nós estávamos.

O hotel é simples, porém limpo e confortável. Eles também tem um restaurante que serve comidas deliciosas.

Para ver outras opções de hospedagem em Pamukkale clique aqui.

pamukkale castelos de algodão turquia
Os Castelos de Algodão da Turquia

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Piscinas Naturais de Pamukkale

Acordamos cedinho e fomos visitar as famosas “travertines”, nome dado às piscinas naturais formadas no calcário. É isso que torna Pamukkale um lugar tão único. Seu nome significa, literalmente, “castelos de algodão”.

pamukkale castelos de algodão turquia
Parece algodão mesmo, né?

Além de toda a beleza, as águas são termais e descem a colina com bastante pressão. Uma massagem natural com água quentinha – quem não quer isso?

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Para visitar Pamukkale não há segredos: pague 50 liras turcas na entrada, vá caminhando para o topo da colina, e quando uma piscina te agradar, vá pra dentro dela.

Cotação liras turcas (janeiro/2022): 1 lira = R$0,41

pamukkale castelos de algodão turquia
Piscinas Termais na Turquia!

Algumas são bem quentes, outras nem tanto. Também tem uns canais por onde a água desce com força, que são os melhores para uma massagem.

Ruínas de Hierápolis

Chegando lá no alto, se prepare para andar mais. As ruínas de Hierápolis ficam um pouco adiante e merecem uma visita pela ótima conservação e magnitude das construções.

hierápolis
Ruínas de Hierápolis

A entrada nas ruínas está incluída na entrada em Pamukkale, a não ser que você queira visitar também o museu do local, que custa 5 liras à parte.

Piscina de Cleópatra

Confesso que o que mais nos interessou nessa parte de cima foi a Piscina da Cleópatra. Trata-se de uma piscina natural com água termal (claro!). A entrada para a piscina custa 50 liras à parte.

piscinas cleópatra turquia
Piscina de Cleópatra
Foto: Michael Gaylard

O mais curioso é que a piscina é cheia de pilares que desmoronaram e foram deixados lá. É bem divertido nadar por cima deles. E sim!, Cleópatra costumava ir relaxar nessas piscinas.

Centro de Pamukkale

A maioria dos turistas sequer conhece o centrinho de Pamukkale, mas como passamos 2 noites na cidade nós encontramos vários restaurantes legais e com ótimos preços para provar comida típica turca. A noite não é agitada, mas super agradável para um jantar tranquilo.

Seguro Viagem Para a Turquia

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro! Sem falar na comunicação dificultada.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

Lembrando que tem como contratar um seguro com cobertura COVID-19, já que muitos países estão exigindo esse requisito.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Turquia.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A TURQUIA

pamukkale turquia

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

12 comentários em “Pamukkale, Piscina de Cleópatra e Hierápolis – As Águas Termais da Turquia”

  1. Só estou em dúvida em relação ao funcionamento do parque de Pammukale. Alguns lugares dizem que não funciona segunda-feira. Outros dizem que é todos os dias.

    1. Caminhos me Levem

      Oi Marco. Tem que ver no site oficial direitinho, é a única informação 100% confiável que você vai conseguir, porque essas coisas mudam o tempo todo né

  2. Sempre tive vontade de viajar para a Turquia. Com essas suas dicas de Pamukkale então, mais ainda. Essas piscinas naturais são lindas demais! Gostei de saber que se ficarmos na cidade tem restaurantes legais. Eu adoro a culinária de lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share