Mochilão América do Sul: 5 Roteiros Que Já Fizemos (e recomendamos)

mochilao america do sul

Se você está tentando montar um roteiro para seu mochilão pela América do Sul, este texto é pra você. Aqui, vamos compartilhar cinco roteiros que já fizemos e que achamos que valem a pena.

Cada um deles tem seu próprio charme e pode ser uma boa opção, dependendo do que você está buscando na viagem. Vamos direto ao ponto e te dar algumas dicas do que esperar em cada lugar e de como planejar a viagem.

Mapa dos Roteiros

mochilao america do sul roteiros
Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Mochilão América do Sul – Roteiro 1: Uruguai, Argentina e Chile (23 dias)

Esse roteiro de 23 dias pela América do Sul é uma boa mistura de praias, cidades e montanha. Nele você atravessa a América do Sul do Oceano Atlântico até o Oceano Pacífico.

Começa com um voo para Porto Alegre, o que acaba barateando sua viagem por ser um voo nacional. De lá você pega um ônibus noturno para atravessar a fronteira Chuí/Chuy até o Uruguai.

A primeira parada é em Punta del Diablo, onde você vai passar 2 dias. Essa vila de pescadores tem praias tranquilas, ótimos restaurantes e uma atmosfera descontraída, perfeita para relaxar.

mochilao america do sul roteiros
Punta del Diablo

Depois, você segue para Cabo Polonio por um dia. Esse lugar é conhecido por suas praias selvagens, pelos lobos marinhos e pela quase ausência de eletricidade, proporcionando uma experiência única em contato com a natureza.

Cabo Polonio

Em seguida, o roteiro leva você a Punta del Este, onde passará 2 dias. Famosa por suas praias badaladas e vida noturna agitada, a cidade é famosa também pelo monumento La Mano.

mochilao america do sul roteiros
Punta del Este

Depois, você irá para Montevidéu, onde vai ficar por 3 dias. A capital uruguaia oferece um mix de cultura, com sua rica história, parques e mercados, como o Mercado del Puerto, famoso pela carne deliciosa.

Montevidéu

Depois, você faz uma rápida visita a Colônia del Sacramento por um dia. Essa cidade é conhecida por seu centro histórico, que é Patrimônio Mundial da UNESCO, com ruas de paralelepípedos e uma vibe colonial encantadora. De lá, você pega a barca para Buenos Aires.

Colonia del Sacramento

Na capital argentina, você terá 4 dias para explorar a cidade. Visite bairros icônicos como San Telmo e Palermo, aproveite a deliciosa comida local e não perca a chance de assistir a um show de tango.

Buenos Aires

Depois, você embarca em um ônibus noturno para Córdoba, onde passará 2 dias. Essa cidade universitária tem uma atmosfera vibrante, com muitos bares, cafés e uma rica herança colonial.

Córdoba

Se você estiver a fim de uma festa, pode estender sua estadia em Villa General Belgrano por mais um dia para aproveitar a Oktoberfest, famosa na região (só no mês de outubro, claro).

Depois, você segue para Mendoza, onde passará 2 dias desfrutando dos vinhos e das paisagens deslumbrantes das vinícolas.

o que fazer em mendoza
Mendoza

Finalmente, você pega um ônibus para Santiago, no Chile, numa viagem inesquecível pela Cordilheira dos andes.

mochilao america do sul roteiros
Estrada de Mendoza para Santiago

A cidade é cercada por montanhas, com muitas opções de passeios, incluindo visitas a vinícolas e o famoso Valle Nevado.

mochilao america do sul roteiros
Muita neve pertinho de Santiago!

A partir de Santiago dá para conhecer Valparaíso e Viña del Mar, duas cidades de praia no Oceano Pacífico que marcam o ponto final desse roteiro de mochilão pela América do Sul.

Viña del Mar

Esse roteiro tem alguns trechos longos de ônibus, mas compensa demais! Você vai conhecer 3 países e cenários muito variados.

ROTEIRO:

  • Voo de ida para Porto Alegre, ônibus noturno para o Uruguai (fronteira)
  • 2 dias em Punta del Diablo
  • 1 dia em Cabo Polonio
  • 2 dias em Punta del Este
  • 3 dias em Montevidéu
  • 1 dia em Colônia del Sacramento
  • Barca para Buenos Aires (fronteira)
  • 4 dias em Buenos Aires
  • Ônibus noturno para Córdoba,
  • 2 dias em Córdoba (+1 em Villa General Belgrano se for Oktoberfest)
  • 2 dias em Mendoza
  • Ônibus para Santiago (fronteira)
  • 4 dias em Santiago
  • Voo de volta

Melhor época para fazer esse mochilão pela América do Sul: no mês de outubro tem a oktoberfest na Villa de General Belgrano, então se conseguir encaixar as datas, vai pegar uma festa muito animada.

Se for verão, as praias no Uruguai estarão bombando de gente e animação. No inverno elas ficam vazias e tranquilas, ruim para “pegar praia”, mas lindíssimas mesmo assim.

No inverno você vai conseguir ver neve em Santiago, mas é preciso ficar atento, pois a estrada que vai para lá de Mendoza costuma fechar quando a neve cai com muita intensidade.

Leia também: 6 sugestões de roteiro Uruguai + Argentina

ORGANIZE SUA VIAGEM:

HOSPEDAGEM

ALUGUEL DE CARRO

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Mochilão América do Sul – Roteiro 2: Bolívia, Chile e Peru (24 dias)

Esse roteiro de 24 dias pela América do Sul começa com um voo para Campo Grande, onde você pega um ônibus noturno em direção a Corumbá, na fronteira com a Bolívia.

A partir daí, você embarca em um trem famoso, conhecido como “trem da morte”, que leva você a Santa Cruz de la Sierra.

Assim como no roteiro anterior, começar com um voo nacional barateia a viagem. Se você tiver menos tempo, ou então encontrar um voo com preço bom, pode ir direto para Santa Cruz de la Sierra.

Essa cidade é moderna e vibrante, oferecendo uma mistura de cultura e história. Você terá 2 dias para explorar suas praças, museus e a gastronomia local.

Santa Cruz de la Sierra

Depois, você segue para Sucre, onde passa um dia. Sucre é reconhecida como a capital histórica da Bolívia e possui grande importância cultural e jurídica para o país. Mas não se engane: é uma cidade colonial com clima bem tranquilo.

Sucre

Em seguida, o roteiro leva você para Potosí, onde ficará por 2 dias. Esta cidade histórica é conhecida pela mineração de prata, e você pode visitar as minas e conhecer mais sobre a vida dos mineiros.

Tour com os mineiros em Potosi, um passeio que não recomendo para qualquer um

A próxima parada é o Salar de Uyuni, onde você passará 3 dias explorando essa vasta planície de sal, um dos lugares mais impressionantes da Bolívia. As paisagens são de tirar o fôlego, e a fama do lugar faz todo o sentido.

mochilao america do sul roteiros
Salar de Uyuni

Depois, você segue para San Pedro de Atacama, no Chile, onde passará 3 dias. Essa cidade é a base perfeita para explorar o deserto, com suas formações geológicas, gêiseres e lagoas coloridas.

mochilao america do sul roteiros
A região do Atacama é sensacional!

Após San Pedro, você tem uma rápida parada em Arica por um dia, onde pode relaxar nas praias e conhecer a cidade costeira.

Em seguida, chega a Arequipa, onde você ficará 2 dias. A “Cidade Branca” encanta com sua arquitetura de pedra vulcânica e a imponente paisagem do vulcão Misti ao fundo.

Arequipa, no Peru

A próxima parada é em Huacachina, onde você passará um dia. Esse oásis é conhecido por suas dunas de areia e oferece atividades como sandboard e passeios de buggy.

Huacachina – Foto: Diego Delso, CC BY-SA 4.0

Depois, você enfim chega a Cusco, onde ficará 3 dias. Essa cidade histórica é a porta de entrada para Machu Picchu e tem muitos sítios incas e uma vida noturna animada.

Cusco

De Cusco, você segue para Águas Calientes, passando 2 dias em Machu Picchu e explorando os arredores.

Essa é uma das 7 maravilhas do mundo moderno e um dos pontos altos desse roteiro de mochilão pela América do Sul, que já vai se aproximando do fim.

mochilao america do sul roteiros
Machu Picchu

A próxima etapa é o Lago Titicaca, onde passará 2 dias entre Puno (Peru) e Copacabana (Bolívia), conhecendo as ilhas flutuantes e o modo de vida local.

Lago Titicaca

Finalmente, você termina sua jornada em La Paz, onde passará 3 dias. A capital boliviana impressiona com suas ruas íngremes e a vista do Illimani.

Depois de aproveitar tudo isso, você pode optar por um voo de volta ou voltar de ônibus para Santa Cruz de la Sierra, Corumbá e, por fim, Campo Grande.

Esse é o roteiro mais clássico de mochilão pela América do Sul, passa por 3 países e pode ser feito de várias maneiras, principalmente no que diz respeito a como começar e terminar.

Foi meu primeiro roteiro de mochilão na América do Sul e é uma viagem absolutamente inesquecível.

ROTEIRO:

  • Voo de ida para Campo Grande, ônibus noturno para Corumbá (fronteira)
  • Trem para Santa Cruz de la Sierra (trem da morte)
  • 2 dias em Santa Cruz de la Sierra
  • 1 dia em Sucre, 2 dias em Potosí (se tiver tempo, senão corta)
  • 3 dias no Salar de Uyuni (fronteira)
  • 3 dias em San Pedro de Atacama
  • 1 dia em Arica
  • 2 dias em Arequipa
  • 1 dia em Huacachina
  • 3 dias em Cusco
  • 2 dias em Águas Calientes (Machu Picchu)
  • 2 dias no Lago Titicaca (Puno/Copacabana) (fronteira)
  • 3 dias em La Paz
  • Voo de volta (ou volta de ônibus para Santa Cruz de la Sierra – Corumbá – Campo Grande)

Mochilão América do Sul – Roteiro 3: Equador e Sul da Colômbia (21 ou 26 dias)

Esse roteiro pela América do Sul começa com um voo para Guayaquil, onde você terá 2 dias para conhecer essa cidade portuária, famosa por seu calçadão à beira-mar, o Malecón 2000, e a bela arquitetura colonial.

Embora não seja a capital do Equador, Guayaquil é a maior cidade do país.

Bem vindo ao Equador!

Depois, você segue para Cuenca, onde passará 2 dias explorando suas ruas de paralelepípedos, igrejas históricas e a rica tradição artesanal, como os famosos chapéus de Panamá (que não verdade são do Equador).

Cuenca

Em seguida, você vai para Baños, por 2 dias, um destino conhecido por suas fontes termais e atividades ao ar livre. Você pode aproveitar para fazer trilhas, passeios de bicicleta e visitar as cachoeiras que cercam a cidade.

mochilao america do sul roteiros
Baños

Depois, é hora de seguir para Quito, onde ficará por 4 dias. A capital equatoriana tem um centro histórico encantador, Patrimônio Mundial da UNESCO, com igrejas e praças que refletem a herança colonial, além de ser um ótimo ponto de partida para explorar a Linha do Equador.

Não deixe de fazer passeios para conhecer o Vulcão Cotopaxi e a Laguna Quilotoa.

mochilao america do sul roteiros
Laguna Quilotoa

Se quiser estender esse roteiro de mochilão na América do Sul (considere como um upgrade), pegue um voo para as Ilhas Galápagos, onde você passará 2 noites na Isla Santa Cruz e 3 noites na Isla San Cristóbal.

Esse é um dos destinos mais incríveis do mundo, com uma biodiversidade única e paisagens deslumbrantes. Nós viajamos para Galápagos no esquema econômico, de mochilão nas costas, e foi uma viagem incrivelmente barata. Leia sobre ela aqui.

mochilao america do sul roteiros
Galápagos

De Quito, você segue para Otavalo, onde passará 1 dia visitando o famoso mercado indígena, conhecido por suas artesanias e produtos locais.

Depois, você segue para Ipiales, na fronteira com a Colômbia, onde passa 1 dia. A cidade é conhecida pela impressionante Igreja de Las Lajas, que vale a pena visitar.

mochilao america do sul roteiros
Fronteira Equador – Colômbia

Sua próxima parada é Popayán, onde ficará por 2 dias. Essa cidade é conhecida por sua arquitetura colonial bem preservada e pela gastronomia local.

Em seguida, você vai para Cali, onde passará 1 dia. A cidade é famosa por sua salsa, então aproveite para conhecer a cena musical local.

Popayán, na Colômbia

Depois, você segue para Salento, onde ficará por 2 dias. Esse é um dos destinos mais bonitos da Colômbia, com suas plantações de café e o Vale do Cocora, famoso pelas palmeiras de cera.

Vale de Cocora

Por fim, você chega a Bogotá, onde passará 4 dias explorando o centro histórico, visitando museus e aproveitando a vida noturna da capital colombiana.

Bogotá

Asse roteiro de mochilão pela América do Sul passa por 2 países imensos, e ainda te dá a chance de conhecer as Ilhas Galápagos. Apesar de não ir até as praias da Colômbia, no Caribe, ainda é uma viagem maravilhosa.

ROTEIRO:

  • Voo de ida para Guayaquil
  • 2 dias em Guayaquil
  • 2 dias em Cuenca
  • 2 dias em Baños
  • 4 dias em Quito
  • Opcional: voo para Galápagos, 2 noites Isla Santa Cruz e 3 noites Isla San Cristóbal, voo de volta para Quito
  • 1 dia em Otavalo
  • 1 dia em Ipiales (fronteira)
  • 2 dias em Popayán
  • 1 dia em Cali
  • 2 dias em Salento
  • 4 dias em Bogotá
  • Voo de volta

Mochilão América do Sul – Roteiro 4: Monte Roraima e Amazônia (21 dias)

Esse roteiro de mochilão na América do Sul é bem fora da rota comum. Começa com um voo para Boa Vista, em Roraima, onde você passará uma noite antes de seguir para Santa Elena, na Venezuela, onde também dormirá por uma noite.

De lá, você inicia uma emocionante expedição de 6 dias de trekking no Monte Roraima, uma das montanhas mais icônicas da América do Sul.

É um trekking desafiador, mas as paisagens são incríveis, e a sensação de subir aquela montanha, tão antiga e sagrada para os povos locais, é sem igual.

mochilao america do sul roteiros
Terceiro dia de trekking ao Monte Roraima

Após completar o trekking, você volta para Santa Elena por uma noite para descansar antes de retornar a Boa Vista.

Aqui, você pode escolher entre pegar um ônibus noturno ou um voo para Manaus, sendo que os preços costumam ser bem similares.

Ao chegar em Manaus, você terá 3 dias para explorar a capital do Amazonas, visitando pontos turísticos como o Teatro Amazonas, o Mercado Municipal e o Encontro das Águas, onde os rios Negro e Solimões se encontram.

mochilao america do sul roteiros
Manaus

Depois, é hora de uma experiência única: uma viagem de barco pelo Rio Amazonas, passando uma noite a bordo e imergindo na vida ribeirinha. Dormir em redes, ao balanço do barco, é uma coisa bem doida.

Pôr do sol no Rio Amazonas

Após essa aventura, você chega a Alter do Chão, onde passará 3 dias relaxando em suas lindas praias de água doce, conhecendo as belezas naturais e aproveitando a tranquilidade do local.

Alter do Chão

Em seguida, você pega um voo ou barco para Belém, que pode levar cerca de 2 dias de navegação.

Chegando a Belém, você terá 3 dias para aproveitar a cidade, explorando o Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas e experimentando a deliciosa culinária paraense, rica em frutos do mar e ingredientes locais.

Mercado Ver-o-Peso em Belém

Por fim, após essa imersão na natureza e cultura amazônica, é hora de pegar um voo de volta para casa, levando com você lembranças desse mochilão por uma parte tão pouco conhecida da América do sul pelos brasileiros.

ROTEIRO:

  • Voo para Boa Vista, dorme 1 noite
  • Transfer para Santa Elena, dorme 1 noite (fronteira)
  • 6 dias de trekking Monte Roraima
  • 1 noite em Santa Elena
  • Volta para Boa Vista e pega ônibus noturno para Manaus (ou voo, afinal o preço é quase o mesmo)
  • 3 dias em Manaus
  • Viagem de barco no Rio Amazonas (1 noite)
  • 3 dias em Alter do Chão
  • Pega um voo ou barco para Belém (2 dias de navegação)
  • 3 dias em Belém
  • Voo de volta

Mochilão América do Sul – Roteiro 5: Patagônia (21 dias*)

Mochilão com muitos lugares para ver neve na América do Sul? Temos!

Esse roteiro começa com um voo para Ushuaia, a cidade mais ao sul do mundo, onde você passará 3 noites.

Para chegar lá é preciso trocar de avião em Buenos Aires. Essa passagem pode sair cara e pesar no orçamento desse mochilão na América do Sul, então fique de olho para conseguir promoções no Skyscanner.

Durante sua estadia, conheça a beleza natural da região, visitando o Parque Nacional Tierra del Fuego, fazendo passeios de barco pelo Canal Beagle e o centro da cidade.

mochilao america do sul roteiros
Glaciar Martial em Ushuaia

Depois, você pega um ônibus noturno para Rio Gallegos, onde fará a troca para Puerto Natales, na fronteira com o Chile, passando uma noite na cidade.

Em Puerto Natales, você se prepara para uma das melhores experiências da sua viagem: o trekking em Torres del Paine.

Dependendo da sua escolha, você pode ficar de 2 a 10 dias, acampando e explorando as paisagens do parque, com montanhas, lagos e a famosa vista das Torres del Paine.

Se for no inverno, as trilhas ficam muito difíceis por conta da neve, mas dá para conhecer o parque em um passeio de um dia, como nós fizemos. Foi lindo!

mochilao america do sul roteiros
Torres del Paine

Após os dias de trekking, você pega um ônibus para El Calafate, na Argentina, onde ficará por 3 noites.

Durante sua estadia, não deixe de visitar o Glaciar Perito Moreno, um dos pontos turísticos mais famosos da região, onde você pode fazer caminhadas sobre o gelo ou apenas admirar os enormes blocos de gelo se desprendendo do glaciar.

mochilao america do sul roteiros
Glaciar Perito Moreno

Depois, você segue para El Chaltén, onde passará 2 noites.

Essa pequena cidade é conhecida como a capital do trekking na Argentina e é um ótimo ponto de partida para trilhas desafiadoras, como a que leva ao mirante do Cerro Fitz Roy.

argentina pontos turisticos
El Chaltén

Em seguida, você pega um ônibus noturno para Los Antiguos, onde você passará 2 noites em Puerto Río Tranquilo. Essa cidade é famosa pelo Lago General Carrera e pelas Catedrais de Marmore, formações rochosas impressionantes que valem a pena explorar.

Capillas de Marmol – Foto: LBM1948

Finalmente, você pega outro ônibus noturno para Bariloche, onde passará 4 dias aproveitando as montanhas, lagos e a famosa chocolateira da cidade.

Não deixe de visitar também El Bolsón, um vilarejo hippie a 2h de lá.

El Bolsón

Esse roteiro de mochilão pela América do Sul certamente é o menos econômico da lista, mas tem paisagens maravilhosas demais e vale a pena se planejar para fazer essa viagem um dia!

ROTEIRO:

  • Voo para Ushuaia
  • 3 noites em Ushuaia
  • Ônibus noturno para Rio Gallegos e troca para Puerto Natales (fronteira)
  • 1 noite em Puerto Natales
  • Trekking em Torres del Paine (2 a 10 dias*, fica em camping)
  • Ônibus para El Calafate (fronteira)
  • 3 noites em El Calafate
  • 2 noites em El Chaltén
  • Ônibus noturno para Los Antiguos (fronteira)
  • 2 noites em Puerto Rio Tranquillo
  • Ônibus noturno para Bariloche (fronteira)
  • 4 dias em Bariloche
  • Voo de volta

Dicas Para Economizar no Mochilão

Fique hospedado em hostel, que é quase sempre a forma mais econômica de hospedagem, além de ser a melhor para conhecer outros viajantes.

Crie uma conta no Booking e faça as reservas sempre com login, pois assim você recebe mais descontos.

Nas cidades maiores, faça Free Walking Tours, que são passeios a pé organizados por guias locaisde forma gratuita, mas funcionam no sistema de gorjeta.

Ao final do tour, os participantes pagam o quanto acharem justo, de acordo com sua experiência e orçamento.

Para participar é preciso reservar on line nesse site (não se preocupe, não é cobrado nada).

Antes de arrumar a mochila, leia nossas dicas para viajar com a bagagem compacta e não extrapolar os limites das empresas aéreas.

Viaje com um cartão da Wise, com o qual o IOF é mais baixo e as tarifas de conversão também. Aproveite para ganhar desconto na sua primeira conversão usando Wise

Compre voos com cerca de 3 meses de antecedência, ou quando encontrar uma promoção. Crie um alerta de preço baixo no Skyscanner e fique de olho nas passagens.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A COLÔMBIA

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE O EQUADOR

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS DO PERU

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A BOLÍVIA

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE O CHILE

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A ARGENTINA

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share