Como é o Tour de 3 Dias pelo Salar do Uyuni – Bolívia

uyuni bolivia

Todo mundo que pensa na Bolívia, pensa primeiro no Salar do Uyuni. E não é pra menos: um deserto de sal imenso, numa altitude de mais de 3.500m, com lagoas, vulcões e gêisers, e ainda fazendo fronteira com o Deserto do Atacama. Loucura total.

Fiz o passeios de 3 dias pelo Salar de Uyuni e reuni nesse post todos os detalhes da viagem e do planejamento. Confira!

Se você ainda não leu, confira também nosso guia completão para organizar todos os detalhes e montar seu roteiro de mochilão pela Bolívia:

E leia também sobre os outros destinos que conhecemos nessa viagem:

Como Conhecer o Salar do Uyuni – Bolívia

Você pode agendar o tour com antecedência em alguma agência, mas todos os dias tem carros saindo e é possível se encaixar em algum deles. Desse modo, dá pra negociar o valor e pagar bem menos.

Certifique-se de que eles forneçam sacos de dormir (ou leve o seu), pois, mesmo com as cobertas, faz muito frio nos hoteizinhos no meio do deserto. Também deixe claro se no valor já está incluída a entrada na reserva da Laguna Colorada (visitada no segundo dia do tour), que é bem carinha.

Os carros que fazem o tour são 4×4 de 7 lugares, sendo 1 motorista e 6 turistas. Se você estiver sozinho, ou num grupo pequeno, provavelmente a própria agência vai dar um jeito de encontrar alguém pra completar o carro.

uyuni bolivia
Nosso carro pelo Salar do Uyuni – Bolívia

É bem comum esses carros quebrarem no meio do deserto, mas sempre dá-se um jeito, e não há muito o que fazer pra evitar isso.

Também é bem comum o motorista ser um bêbado que vai encher a cara nas noites no deserto, e dirigir de ressaca no dia seguinte.

Por isso é bom ter algumas referências de quais agências são boas, para evitar cilada.

Como Chegar em Uyuni – Bolívia

Vindo de Potosí o ônibus leva cerca de 6h, às vezes chegando já por volta da meia noite. Não se preocupe, pois o ônibus para em uma rua bem central, a partir de onde é fácil chegar nas hospedagens e talvez conseguir até uma comidinha.

Onde Ficar em Uyuni – Bolívia

Pra quem quer gastar pouco, há vários hostels em Uyuni. O que tem a melhor localização, na pracinha central, é o Hostel Arco Iris.

Uma opção interessante é o Onkel Inn Wagon Sleepbox, que é um hotel em formato de vagões de trem. Bem diferente e aparentemente confortável.

Foto: Onkel Inn Wagon Sleepbox
uyuni bolivia
Foto: Onkel Inn Wagon Sleepbox

Não explorei muito a cidade, mas há uma pracinha bem bonitinha (Plaza Aniceto Arce) com bares e restaurantes.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Dia 1) Salar do Uyuni – Bolívia

O passeio sai por volta das 10h da manhã.

Cemitério de Trens

A primeira parada é no Cemitério de Trens. É um monte de trem velho, quebrado e pichado, no meio do nada. Pode subir neles e fazer o que quiser. Fantástico!

uyuni bolivia
Cemitério de trens
uyuni bolivia
Cemitério de trens

Colchani – Feira de Artesanato

Tudo é bem mais caro que nas cidades, então não vale a pena comprar coisinhas aqui. O que pode ser interessante é comprar alguma bebida pra noite fria no deserto.

uyuni bolivia
Feira de artesanatos

Extração de Sal

Os trabalhadores amontoam o sal pra secar. Aí nós vamos lá e subimos nos montinhos pra tirar fotos. É isso.

Ojos del Salar

Um hotel/museu de sal no meio do nada, com canais pelo meio do sal por onde escoa água. Ali fica também uma plataforma com bandeiras de vários países, que os próprios visitantes colocam. Não se preocupe em levar uma. Já tem milhares do Brasil.

uyuni bolivia
Ojos del Salar

Aí é servido o primeiro almoço. Legumes cozidos, arroz, filé de frango e coca-cola, com banana pra sobremesa. As refeições nos dias seguintes serão sempre algo muito parecido com isso ou macarrão.

bolivia uyuni
Almoço no Salar do Uyuni

Isla Incahuasi (Ilha do Pescado)

Uma ilha de terra cheia de cactos no meio do deserto de sal. A entrada é opcional, mas não é cara.

O visual lá de cima é lindo. Todo aquele sal por todos os lados, e você em cima de um monte de pedras com cactos, que eu não sei como e porque existem ali.

Tem uma trilha que atravessa a “ilha”, leva meia hora ou um pouco mais.

uyuni bolivia
Isla Incahuasi (Ilha do Pescado)
uyuni bolivia
Isla Incahuasi (Ilha do Pescado)

Salar sem fim!

Voltando ao carro, anda-se um pouco mais e para-se numa área onde só há sal, e mais nada nem ninguém. Todos os grupos ficam longe um do outro. Hora das fotos!

uyuni bolivia

Exagere na criatividade e tire milhões de fotos em poses ridículas e comprometedoras. Dependendo da época, não há água no chão, então não rola aquele efeito de espelho. Mas mesmo assim, a infinidade de sal é incrível.

uyuni bolivia
uyuni bolivia

Hotel de Sal

Ainda roda-se um bom tempo pela branquidão de sal, até alcançar o “hotel” onde passa-se a noite. Tudo isso já está incluído no preço do tour. No hotel dessa primeira noite, o primeiro grupo a chegar garante quartos melhores. Eles são bem diferentes entre si, incluindo dormitórios para 8 pessoas e quartos de casal.

Não posso garantir que o mesmo acontece em todos os hotéis, mas no que eu fiquei não tinha chuveiro. Faz muito frio nesses “hotéis” no meio do deserto, mesmo no verão.

É servido um cafezinho e, não muito mais tarde, o jantar, com uma garrafa de vinho para o grupo compartilhar.

uyuni bolivia
uyuni bolivia
Nosso hotel

Dia 2) Salar do Uyuni – Bolívia

Acorda-se cedo, com o café-da-manhã já servido, e logo é hora de cair na estrada de novo. Logo entra-se numa região menos branca e mais marrom do deserto, com mais montanhas ao redor.

Mirante do Volcán Ollague

A primeira parada do dia é no mirante de um vulcão que tem quase 6.000m de altura. Com sorte dá pra ver fumacinha saindo dele.

uyuni bolivia
Mirante do Volcán Ollague
uyuni bolivia
Volcán Ollague

Lagunas Altiplánicas

Lagoas situadas a uma altitude de mais ou menos 4.000m.

Além da surrealidade do cenário, as lagoas ainda refletem as montanhas ao redor de forma muito nítida, possuem cores diferentes (verde, azul, esbranquiçada), e uma delas tem formato de coração.

Algumas tem flamingos cor-de-rosa compondo a paisagem.

Laguna altiplânica
Tá vendo o formato de coração?
flamingo
Flamingo cor-de-rosa

Árbol de Piedra

Uma pedra em formato de árvore, bem sem graça. Os arredores, em compensação, tem formações rochosas imensas e muito mais interessantes.

uyuni bolivia
Arbol de Piedra

Laguna Colorada

A cereja do bolo! Essa lagoa é imensa, tem a água avermelhada e muitos flamingos se exibindo. Quando você se dá conta de onde está, e de tudo que está vendo, e escuta todo o silêncio em volta de si, isso sim traz uma sensação magnífica.

uyuni bolivia laguna colorada
Laguna Colorada

Aqui paga-se uma taxa de entrada que, na grande maioria das vezes, não está incluída no valor do passeio.

Laguna Colorada

Hotel

Chega-se ao hotel da segunda noite ao pôr-do-sol. Nesse a organização é um pouco diferente. Todos os quartos possuem 6 camas, então acaba sendo automaticamente um por grupo. Nesse hotel também é possível tomar banho, pagando uma taxa de uso do chuveiro.

Dia 3) Salar do Uyuni – Bolívia

Dia de começar muito cedo, antes do sol nascer! E também dia de muito frio, ao atingir o ponto de maior altitude do tour: quase 5.000m acima do nível do mar.

Gêisers

Ao chegar à região das água termais, a primeira coisa que chama a atenção são os geisers.

Geisers

Em alguns pontos é possível ver a fumaça saindo de dentro da terra com muita pressão e em temperatura muito elevada. Em outros pontos, vê-se crateras com lava cinza em plena ebulição. Muito doido!

Águas Termais

Aqui é possível se banhar, mas pra isso é preciso ter a coragem de trocar de roupa no frio intenso. A água é represada em uma piscina de concreto e fica com a temperatura ao redor dos 30°C.

Em outros pontos, onde a água corre entre as pedras, há pontos borbulhantes que chegam a queimar os pés. Em compensação, em algumas regiões, é possível encontrar grama congelada.

Laguna Verde

Depois das lagoas do dia anterior, pode parecer desnecessário visitar mais uma. Mas essa é especial.

A Laguna Verde funciona também como mirante do Volcán Licancabur. O reflexo do vulcão é incrivelmente claro e perfeito, e, devido a alguma substância tóxica da água, os flamingos não se banham ali, o que só contribui para a perfeição do reflexo.

Laguna Verde uyuni bolivia
Laguna Verde
Laguna Verde uyuni bolivia
Laguna Verde

Retorno a Uyuni ou Transfer a San Pedro de Atacama

Ao contratar o passeio, já combina-se o que será feito no último dia. Muita gente fica na fronteira com o Chile e de lá pega um transfer até San Pedro de Atacama.

Outros voltam até a cidadezinha de Uyuni, para prosseguir viagem pela Bolívia. Nessa segunda opção, o caminho de volta apresenta poucas paradas/atrações, e chega-se à cidade por volta das 18h.

Dá tempo de tomar um banho, comer algo e pegar um ônibus noturno para La Paz, por exemplo.

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Lembrando que tem como contratar um seguro com cobertura COVID-19, já que muitos países estão exigindo esse requisito.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A BOLÍVIA

altitude, deserto, lagoa, mochilão américa do sul, mochilão bolívia, natureza, perrengue de viagem, salar de uyuni, uyuni, salar bolívia, deserto de sal, bolivia

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

1 comentário em “Como é o Tour de 3 Dias pelo Salar do Uyuni – Bolívia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share