Comidas e Bebidas Típicas do Equador

comida tipica equador

Nós passamos 3 meses viajando pelo Equador e a variedade das comidas típicas de lá nos surpreendeu bastante!

E, no fim, nós saímos do país com a certeza de que sentiremos falta de muitas coisas. Vamos falar quais foram nossas comidas favoritas, as mais odiadas e também as que existem em qualquer lugar, mas que tem um toque especial equatoriano.

E atenção: logo vocês conhecerão o ingrediente que é o maior vilão da culinária equatoriana!

Estamos viajando há muito tempo e sentimos falta da nossa própria comida, além de ser pouco saudável fazer as refeições sempre na rua. No Equador, é um pouco difícil cozinhar porque os mercados são ruins, com uma cerca escassez de produtos, e são caros.

Fica bem mais barato comer uma refeição na rua do que cozinhar algo de qualidade. Fáceis de encontrar são os naturais da região: frutas, batatas e bananas de todo tipo. Leite costuma ser bem caro.

Pães são uma grande decepção: é quase impossível encontrar um de verdade, com casquinha dura e miolo molinho (tipo pão francês). No Equador são mais comuns esses pães moles, tipo de hambúrguer.

Um aviso: a gente gosta de viajar para provar comidas de rua e fuçar as prateleiras de supermercado pra encontrar coisas interessantes e diferentes. Então não espere ver pratos gourmet por aqui 😉

Se você ainda não leu, confira também:

E não deixe de assistir nosso primeiro vídeo sobre o Equador, no qual contamos muito sobre nossas primeiras impressões do país, incluindo sua culinária.

Como é a Água no Equador

Nas regiões da serra, normalmente a água da torneira é potável e com um gosto bom. Em Quito, Guayaquil, na região da costa e em Galápagos, a água tem gosto ruim e é melhor ferver antes de tomar.

Café da Manhã (“Desayuno” em espanhol)

O café da manhã é uma refeição bem variada no Equador. Ao contrário do que acontece em algumas regiões do Brasil, onde a gente só come um pão com manteiga e toma café, aqui essa é uma refeição séria e, às vezes, pesada.

Café Continental

Trata-se de um menu de café bem comum internacionalmente. Aqui no Equador é servido com pão tostado (geralmente 2 ou 3 fatias de pão de forma), ovos mexidos, manteiga, café e suco.

O café continental era sempre nossa opção quando estávamos cansados do sabor equatoriano em todas as refeições. Bem básico, bem gostoso e sem muita chance de dar errado.

Café Americano

Uma versão mais completa de café da manhã. São servidas as mesmas coisas do Continental, mas também com queijo, presunto e uma porção de frutas com geleia.

comidas tipicas equador
Café da manhã americano

Bolón

Significa, literalmente, “bolona” ou “bolão”. E é isso mesmo. Uma massa de banana (da variedade chamada “verde”) com queijo branco e ovos, moldada em formato de bola com ajuda de muita manteiga.

É gostoso comer uma ou duas vezes, mas depois nós enjoamos e preferimos outras opções de café da manhã.

Tigrillo

Uma variação mais rica do Bolón. O tigrillo (que significa algo como “tigrinho”, que fofo) é uma mistura de massa de verde, queijo branco, manteiga, temperos e ovos.

Bem gostoso e mais molhadinho que o Bolón. Uma das comidas equatorianas preferidas do gordinho.

Leia também: 14 Queijos Franceses Que Provamos em Nossa Viagem

Humita

Nada mais que a nossa famosa pamonha. A humita geralmente é preparada com um pouquinho de queijo no meio.

Muito comum ver placas de “humita com café”, que é o jeito preferido dos equatorianos consumirem a pamonha.

comidas típicas do equador
Comidas Típicas do Equador: Humita

Quimbolito

Nós só comemos quimbolito em Otavalo, a última cidade que visitamos no Equador. É uma das comidas típicas do norte do Equador, servida na folha de bananeira, bem parecida com a humita (pamonha), e por isso levei um susto quando provei e percebi que era doce!

Comidas Típicas do Equador:
Comidas Típicas do Equador: quimbolito

O quimbolito parece um bolo de milho, bem fofinho e molhadinho, preparado com uvas passas. São cozidos no vapor, o que lhes dá uma textura bem diferente de um bolo normal, assado no forno.

Encebollado

Aqui a gente já começa a falar de algo que é beeeeem típico do Equador. O encebollado é um dos nossos pratos favoritos no país, e é uma pena que ele seja servido com mais frequência no café da manhã, e não o dia inteiro.

Trata-se de um ensopado de peixe bem quente, com bastante filé de peixe e macaxeira. O grande toque especial do encebollado é que a cebola roxa cortada bem fininha é adicionada crua na hora de servir. Ela cozinha um pouco no ensopado quente, mas sem perder a crocância. É muito gostoso!

Comidas Típicas do Equador:
Comidas Típicas do Equador: encebollado

Na mesa você vai encontrar muito limão pra espremer por cima. Agora atenção: como na maioria dos pratos equatorianos, eles tem a mania horrível de colocar COENTRO por cima do encebollado na hora de servir.

O COENTRO é uma erva bem polêmica pelo Brasil e pelo mundo. Há quem goste muito, há quem não sinta diferença de ter ou não COENTRO na comida, e há quem ODEIE.

Acho que vocês já perceberam que eu sou desse último time. Então eu vou te ensinar aqui uma frase em espanhol que vai ser muito útil na sua viagem: “sin cilantro, por favor”. Significa “sem COENTRO, por favor”.

Vale a pena falar isso sempre que você pedir uma comida, mesmo se for um hambúrguer ou uma pizza. Eles gostam tanto de COENTRO que às vezes esse matinho do mal vem em comidas que a gente nunca imaginaria.

Voltando pro encebollado: ele é servido com uma porção de pipoca e chips de banana. Na primeira vez nós ficamos confusos, mas foi só colocar os chips quebradinhos no ensopado e percebemos que fica bem gostoso! A pipoca confesso que não nos convenceu.

Seco do Equador

Se você achou o encebollado um pouco pesado para o café da manhã, então o seco não vai ganhar sua simpatia. Seco é um prato que pode ser encontrado em todas as refeições no Equador, e é basicamente carne (de frango ou de vaca) com molho, servida com arroz.

O molho da carne é bem temperado e gostoso. Depois que a gente se acostumou à ideia de comer “comida” no café da manhã, o seco se tornou um dos meus favoritos.

Almoço e Jantar (“Almuerzo” e “Cena” em espanhol)

No Equador inteiro as refeições são oferecidas como “menu do dia”, com uma ou mais opções de entrada (geralmente uma sopa), prato principal (chamado de “segundo” ou “fuerte”), suco e, às vezes, sobremesa.

Vamos falar primeiro das sopas, que são muitas, e depois dos pratos principais.

Sopas do Equador

Existe uma variedade imensa de sopas no Equador. Nós confundimos os nomes delas várias vezes, percebemos que elas mudam bastante de acordo com a região do país, amamos algumas e detestamos outras.

Antes de falar de cada uma, fica o aviso: 99% das vezes elas vem com COENTRO. Geralmente dá pra pedir sem, pois ele é colocado fresco por cima antes de servir.

Sancocho

É uma das sopas mais comuns do Equador. Preparada com vegetais, milho cozido (vem um pedaço da espiga dentro da sopa), mandioca, verde (varieade de banana), batatas e carne.

O sancocho de costela vem com um pedaço de carne com osso, que junto com o milho na espiga tornam a operação de comer só com a colher bem difícil e engraçada. Normalmente bem robusta.

Locro

É uma sopa bem cremosa, feita com batatas, queijo branco e leite, além de temperos, outros vegetais e carne. Existem vários tipos de locro.

Um dos mais gostosos que comemos era bem cremoso e tinha sido preparado com amendoim, que o deixou com um sabor bem interessante.

Consomé

É uma sopa de vegetais bem rala e comum, geralmente com pedaços de frango.

Yahuarlocro (ou Yaguarlocro, nem os equatorianos sabem direito)

Uma sopinha um pouco mais forte: é preparada com miúdos e sangue de carneiro, além de batatas, amendoim e outros vegetais. Nós só provamos uma vez e, infelizmente, estava bem ruim.

Mas todas as outras comidas que provamos naquele mesmo restaurante também estavam ruins, então talvez tenha sido azar nosso.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

CHIP INTERNACIONAL

CÂMBIO

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Aguado

É mais ou menos o nosso correspondente à canja de galinha: um ensopado bem ralo de frango (com osso), batatas, outros vegetais, e arroz.

Caldo de Bolas

Essa sopa de nome engraçado é feita com carne de vaca e porções de banana (da variedade verde), mandioca e milho cozido (um pedaço da espiga dentro da sopa).

Cremes

Comemos cremes de vegetais, de quinoa, de lentilha… Todos muito gostosos. É uma opção mais segura pra quem não quer se arriscar nas sopas típicas do Equador.

Pratos Principais (Platos Fluertes)

Nesse quesito os equatorianos são um pouco mais normais. Arroz, carne e salada são encontrados na maioria dos pratos principais do dia a dia do Equador.

Churrasco Equatoriano

Num primeiro momento ficamos super felizes quando vimos várias churrasqueiras sendo acesas no fim do dia em frente aos restaurantes.

Mas depois de provar uma, duas, três vezes, percebemos que o churrasco equatoriano é sempre o mesmo: um bife bem fininho de carne (que eles mesmos chamam de “lâmina”), bem passado e servido com arroz e salada.

Comidas Típicas do Equador:
Comidas Típicas do Equador: churrasquinho

Ou seja, nada de filés grossos e mal passados no meio, nada de porções infinitas de carne como nossos rodízios. Só um bifinho tostado no carvão mesmo. Não deixa de ser gostoso quando você só está buscando uma refeição normal, mas é bem decepcionante sentir o cheirinho de churrasco e se deparar com isso.

As opções mais comuns são filé de frango, carne de vaca e chuleta (porco). Geralmente o churrasquinho lâmina é servido com arroz, menestra (que pode ser feijão ou lentilha), salada e banana frita ou grelhada.

Quando se trata de churrasco, é comum o menu de almoço ou jantar não incluir sopa. Em compensação, as porções dos acompanhamentos são maiores.

Frango (“pollo” em espanhol)

Come-se muito frango no Equador. Frito, assado, grelhado. Vou falar aqui das variedas que consigo lembrar:

Pollo Broaster: é frango frito estilo fast food (KFC, por exemplo). Uma “presa” significa um pedaço de frango, geralmente peito (pechuga), coxa (pierna) ou sobrecoxa (antepierna).

Pollo asado: Frango assado, sem mistérios. É vendido em porções de 1/8, 1/4, 1/2 ou inteiro. 1/8 costuma ser suficiente pra uma pessoa com apetite normal.

Pollo frito (ou fritada de pollo): é o frango frito em pedaços menores, parecido com nosso frango a passarinho.

Alitas de pollo: asinhas de frango fritas. Muitas vezes já vem banhada de molho barbecue. Por algum motivo que até agora eu não entendi as asinhas de frango costumam ser mais caras que qualquer outra porção.

Depois vamos falar mais de frango, na seção de comidas rápidas e comidas de rua.

Frutos do Mar

Peixes, camarões, lulas e polvos são muito comuns no Equador. E o melhor é que não são comidas caras necessariamente. Nos restaurantes que oferecem menus nas refeições, é comum encontrar qualquer um desses frutos do mar pelo mesmo preço de frango ou carne.

A apresentação mais comum é empanada, mas em Galápagos comemos um polvo ao molho de alho que estava simplesmente divino!

Comidas Típicas do Equador:
Comidas Típicas do Equador: peixe frito

Também é comum encontrar peixe inteiro frito (corvina ou tilápia). Esses são vendidos em porções individuais, com um peixe que ocupa quase o prato todo por cima do arroz, feijão e salada. Muito bom!

Uma refeição bem comum e gostosa é o Arroz Mariñero, que é arroz temperado (parecido com arroz à grega) com frutos do mar.

Cuy (Porquinho da Índia)

Uma das refeições típicas do Equador que mais gera rebuliço entre os turistas. O Porquinho da Índia é assado inteiro e fica com a pele bem crocante, uma delícia!

Comidas Típicas do Equador:
Comidas Típicas do Equador: porquinho-da-índia

A gente adora carne e adora provar coisas novas, então não abrimos mão de comer um bom Cuy na cidade de Cuenca. Dá até um certo dó de ver as propagandas com os bichinhos fofinhos sorridentes te convidando pra comer.

Comidas de Rua, Petiscos e Fast Food

Tamales

Tamales são típicos no Equador e em vários outros países da América Latina. Nós comemos muito na Nicarágua também.

No Equador, os Tamales são preparados com farinha de milho (tipo polenta), frango ou peixe, e vegatais. A massa é recheada e moldada numa trouxinha de folha de bananeira, e essas são cozidas em banho maria ou no vapor.

Comidas Típicas do Equador:
Comidas Típicas do Equador: Tamal

Olha só que delícia essa receita do blog La Vida Es Mara: Sabores do Mundo – Tamales de Feijão

Ceviche

Um dos pratos mais comuns do Equador. Cheio de COENTRO, então tome cuidado. O ceviche aqui é bem diferente do que comemos no Panamá.

É vendido em porções médias (tipo uma tigela de sopa), com o fruto do mar escolhido (ou um mix), cebola, tomate e muito limão.

Comidas Típicas do Equador:
Comidas Típicas do Equador: ceviche

Tortilla de Verde

Uma massa molhadinha de verde (variedade de banana), servido com manteiga e um ovo frito por cima.

Comidas Típicas do Equador:
Comidas Típicas do Equador: tortilla

Tortilla de Yuca

Massa molinha de mandioca, servido com manteiga e ovo por cima, igual à tortilla de verde.

Nachos com Guacamole

O acompanhamento perfeito pra uma cerveja gelada! Nos bares do Equador, o petisco mais comum são Nachos com Guacamole, e às vezes com molho de queijo. Cuidado com o coentro que quase com certeza estará na guacamole.

Comidas Típicas do Equador:
Comidas Típicas do Equador: petisco com nachos

Pizza Burguer

Uma invenção louca que nós vimos em Quito e acabamos comendo em Otavalo. É como se fosse uma pizza normal, mas por dentro da massa tem um hamburgão. Difícil de explicar, então fica a sugestão: pode comer que é gostoso!

Empanada

Empanadas são comuns por toda a América Latina. É tipo um pastel, podendo ser frita ou assada. No Equador são recheadas com carnes (frango, carne moída), queijo, presunto, abóbora, etc.

Ao contrário de muitos países, a massa é de farinha, e não de milho, e o recheio não tem arroz.

Comidas Típicas do Equador:
Comidas Típicas do Equador: empanadas

Empanada de Morocho

Uma variação da empanada comum. A massa da empanada de morocho é feita com milho branco (tipo milho de canjica) e fica super crocante. Vimos bastante em Quito, mas no resto do país não.

Comidas Típicas do Equador:

Papipollo

Acho que é impossível sair do Equador sem comer Papipollo ao menos uma vez. É a comida mais fácil de encontrar e mais barata, sem dúvida nenhuma. E o que seria essa iguaria? Resposta: batata frita com frango frito. Em qualquer esquina você encontra.

Salchipapa

Uma variação do papipollo: batata frita com salsicha frita. Diferente da versão com frango, que é servida com um pedaço generoso de carne, a salchipapa vem só com umas 3 ou 4 rodelinhas de salsicha por cima da batata. Um prato bem pouco atraente, com certeza.

Corviche

Trata-se de um bolinho feito com massa de verde (sempre essa variedade de banana), recheada com peixe, amendoim moído e muitos temperos. Procure comer frito na hora, que fica ainda mais delicioso. O amendoim e todos os temperos causam uma explosão de sabores.

Bebidas Típicas do Equador

Se você leu o post até aqui, já deve estar com vontade de provar uma comida ou outra. E olha que ainda tem mais! O Equador também tem muitas bebidas interessantes e gostosas.

Sucos Naturais

Sucos da fruta são muito comuns no Equador, e sempre muito bem preparados. Na hora de pedir, é bom se atentar só a uma coisa: “batido” significa que o suco será preparado com leite ao invés de água, e “jugo” é o suco normal mesmo.

As frutas mais diferentes são Naranjilla (tipo uma laranja, mas bem ácida e com algo que lembra kiwi), Tomate de Árbol (um tipo de tomate que a gente NÃO gostou), Borojó (uma fruta afrodisíaca preparada com leite), Babaco (parece um mamão, mas o sabor lembra graviola) e Mamey (não sei explicar com o que se parece, mas é gostoso).

Comidas Típicas do Equador: frutas

Entre as frutas mais comuns estão: graviola (“guanábana”), morango (“fresa”), amora (“mora”), abacaxi (“piña”).

Avena (ou Quaker)

É bem comum uma refeição ser servida com avena no lugar do suco. Trata-se de uma bebida preparada com aveia e leite, também chamada de Quaker às vezes. Nós não gostamos muito.

Sábila (babosa)

A babosa (ou aloe vera) é bem comum no Equador e é usada no preparo de bebidas. Embora a gente não tenha provado, vimos muitas vezes vendedores nas ruas com os carrinhos cheios de variedades de sucos e refrescos com a sábila.

Comidas Típicas do Equador:
Comidas Típicas do Equador: sábila

Bebidas Quentes

Café

Geralmente é servido café normal de coador, e é um pouco difícil encontrar café expresso. Entretanto, o café equatoriano tem certa fama pelo mundo e, procurando um pouco, encontra-se lojas e cafés vendendo grãos de regiões específicas do país. Uma rede fácil de achar nas cidades maiores é a Sweet&Coffee.

Morocho

Um favorito para os dias frios nas Cordilheiras dos Andes. Morocho é o que no Brasil a gente chama de canjica (no Rio e em SP) ou mungunzá (Nordeste).

E ainda deve ter outros nomes pelo brasil, mas não vamos entrar nessa polêmica. No Equador, o Morocho é bem comum e gostoso. É servido bem quente e geralmente vem com algumas (pouquíssimas) uvas passas dentro.

Bebidas Alcoólicas no Equador

Chegamos na melhor parte desse post imenso, e também a última.

Michelada

É tipo um drink de cerveja. Primeiro coloca-se muito sal nas bordas do copo. Aí lá dentro vai limão, molho inglês e pimenta (bastante!, mas às vezes te perguntam “com picante?”). Por último, a cerveja é adicionada.

Parece estranho, e é mesmo. Mas também é muito gostoso e refrescante. Às vezes é servido com gelo. Bom pra começar a beber.

Cervejas

As mais comuns no Equador são a Pilsener (bem levinha), a Club (de sabor um pouco mais forte) e a Brahma brasileira. Entre as artesanais engarrafadas, provamos as da Latitud Cero e da Endêmica, de Galápagos.

A última é doce demais, mas a primeira foi aprovada. Em bares, é possível também encontrar marcas menores e chopp.

Canelazo

A bebida típica da região serrana do Equador, também podendo ser encontrada em outros lugares. É uma grande infusão de frutas e ervas com aguardente, para acalentar os dias mais gelados (eu tomei no calor e, enquanto tá quentinha, não cai mal).

Normalmente feita com naranjilla, limão e canela, às vezes levando um toque de amora ou qualquer outra fruta cítrica. Quando vendida na rua, normalmente é posta dentro de garrafas long neck vazias de cerveja.

Comidas Típicas do Equador: canelazo

Drinks

Nos bares mais arrumadinhos há sempre muitas opções de coquetéis, incluídos os mais famosos internacionalmente e alguns feitos pelo próprio bar misturando ingredientes equatorianos.

Normalmente eles custam mais do que US$5, mas o happy hour é uma ótima opção para economizar um pouco e beber bem. Chegamos a pagar US$2,50 num bar em Latacunga.

Dinheiro no Equador

Nome da moeda: Dólar (USD)

Cotação (setembro/2022): 1 USD = R$ 5,12

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Desde o ano 2000 o Equador usa o Dólar Americano como sua moeda oficial. Isso facilita bastante a resposta daquela questão que sempre surge antes da viagem: “que moeda levar pro Equador?”. A resposta é simples assim: Dólar!

Importante saber: notas de 50 ou 100 dólares são muito raramente aceitas, às vezes sendo cobrado um “extra” pra aceitá-las. Mesmo as notas de 20 nós tínhamos dificuldade de utilizar.

Mesmo quando pagávamos uma conta de 8 ou 9 dólares num restaurante, o garçom fazia cara feia pra nota de 20, e geralmente tinha que ir atrás de troco no comércio próximo.

Chip Internacional Para o Equador

Para facilitar sua viagem, é possível embarcar já com um chip funcionando para usar sem limite de dados no Equador.

É muito prático poder usar mapas para se guiar pelas cidades, tradutores para conversar com as pessoas locais e também apps de transporte, como o Uber.

Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.

Clique aqui para ver preços e pacotes para o Equador.

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Lembrando que tem como contratar um seguro com cobertura COVID-19, já que muitos países estão exigindo esse requisito.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE O EQUADOR

comida típica do equador

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

12 comentários em “Comidas e Bebidas Típicas do Equador”

  1. Uau, que post super completo sobre comidas do Equador. Fiquei com muita curiosidade em relação a alguns pratos como o Trigillo e o ensopado de peixe (embora não faça ideia do que seja macaxeira). Mas porquinhos da Índia?! Habitualmente não como carne, mas mesmo antes, acho que não seria capaz de provar rs.

    1. Oi Ruthia! Tem umas coisas bem curiosas na culinária do Equador rsrs.
      Macaxeira é o mesmo que mandioca ou aipim, não sei como vocês chamam em Portugal 😀

  2. Adorei conhecer as comidas e bebidas típicas do Equador com vocês! Confesso que curto um coentro e fiquei interessada… Rá-Rá! E fiquei louca pra provar o morocho!

    1. Haha então você vai se dar bem no Equador, as comidas típicas tem bastante coentro. O morocho é uma das minhas maiores saudades de lá 🙂

  3. 3 meses viajando pelo Equador??? Que delícia, já vou olhar os outros posts sobre o Equador aqui também! Sobre as comidas, amo provar tudo o que é típico do lugar. Adoro feirinhas e comida de rua. Obrigada por compartilhar essas informações preciosas!

  4. Que viagem deliciosa esse post! Adorei conhecer as comidas típicas do Equador! Eu realmente não tinha ideia. Muito interessante esse ensopado de peixe pela manhã!

    1. Tem muita comida gostosa no Equador! A gente sente saudade principalmente das sopas, eram muito boas. Esse ensopado de peixe no café da manhã era pesadão, mas uma delícia pra tomar de vez em quando rsrs

  5. Natalia Paloma Monteiro

    Vocês acham que é seguro para uma mulher viajar sozinha para o Equador? Estou planejando uma viagem para lá sozinha depois do Corona

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share