Conheça Otavalo Além da Feira Indígena no Equador

otavalo equador

Otavalo é uma cidade do Equador que tem uma grande atração: a feira indígena. Dizem que a cidade inteira fica tomada por barraquinhas vendendo artesanato, comida e artigos típicos dos indígenas daquela região.

Nessa feira, a maior atração é a parte onde são comercializados os animais grandes. Quem foi, disse que é bem legal. Porém, essa feira SÓ ACONTECE AOS SÁBADOS! 

otavalo equador
Imagem de Christian Proaño

Nós não conseguimos encaixar um sábado em Otavalo no nosso roteiro, mas mesmo assim fomos até a cidade e descobrimos lugares lindos para conhecer. Então nesse post vamos falar sobre o que fazer em Otavalo, no Equador, além da feira.

Cultura Indígena em Otavalo

Otavalo é a cidade que visitamos no Equador com a questão indígena mais aparente, pois, além de eles serem visualmente muito característicos nessa região, ainda são muito numerosos.

Os homens usam sempre cabelos longos. Mesmo as crianças já tem cabeleiras longuíssimas, em tranças ou soltos.

Muitas vezes eles estão trajados com um poncho azul, uma roupa tradicional. As mulheres usam uma roupa branca com babadinhos e cheias de detalhes.

Quando estávamos pesquisando sobre a cidade, ficamos pensando que teria um visual mais rústico, algo mais puxado para nossa ideia pré-concebida de indígenas. Ledo engano.

É uma cidade colonial, pequena porém muito voltada para o comércio. E bem movimentada por estar um pouco nas proximidades da fronteira com a Colômbia e de Quito ao mesmo tempo.

Aliás, quem tiver tempo não deixe de conhecer a fronteira do Equador com a Colômbia, onde você encontra esse santuário maravilhoso da foto aqui embaixo. Leia mais: Santuário Las Lajas

santuário de las lajas
Santuário Las Lajas

Moeda Usada no Equador

Nome da moeda: Dólar (USD)

Cotação (setembro/2022): 1 USD = R$ 5,12

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Desde o ano 2000 o Equador usa o Dólar Americano como sua moeda oficial. Isso facilita bastante a resposta daquela questão que sempre surge antes da viagem: “que moeda levar pro Equador?”. A resposta é simples assim: Dólar!

Importante saber: notas de 50 ou 100 dólares são muito raramente aceitas, às vezes sendo cobrado um “extra” pra aceitá-las. Mesmo as notas de 20 nós tínhamos dificuldade de utilizar.

Mesmo quando pagávamos uma conta de 8 ou 9 dólares num restaurante, o garçom fazia cara feia pra nota de 20, e geralmente tinha que ir atrás de troco no comércio próximo.

Voo do Brasil Para o Equador

Não há voos diretos do Brasil para Quito. Normalmente os voos mais baratos são da Avianca, com escala em Bogotá – Colômbia.

Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.

Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.

Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:

Muitos viajantes optam por alugar carro no Equador. Essa é uma forma prática e econômica de conhecer cidades próximas, principalmente para quem viaja em família e a somatória das passagens de ônibus ou passeios acaba ficando alta.

Para andar dentro da cidade não é a melhor opção, por conta do trânsito e da dificuldade de estacionar perto dos pontos turísticos.

Para alugar veículos on line, de forma segura e com antecedência, nós recomendamos a RentCars, onde você consegue comparar as melhores locadoras do destino e escolher com base em preço e qualidade.

O que Fazer em Otavalo – Equador

Há muitos passeios e trilhas na natureza, pois a cidade é cercada de montanhas, vales, vulcões e rios.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Um dos lugares mais legais é a Laguna de Cuicocha, que está dentro da cratera de um vulcão, com duas ilhas dentro.

Tínhamos acabado de ir na Laguna Quilotoa, que é a mesma ideia, então resolvemos dispensar esse passeio. Aliás, olha que linda é a Laguna Quilotoa! Não deixe de conhecer! Leia mais: Como Conhecer a Laguna Quilotoa

laguna quilotoa
Laguna Quilotoa

Dá pra conhecer Otavalo num passeio de um dia a partir de Quito, mas nós nos hospedamos na cidade e achamos super agradável. Falamos mais sobre hospedagem adiante no texto.

Cascada de Peguche

A Cascada de Peguche fica entre 3 e 4 km da cidade e dá pra ir facilmente a pé. É um passeio bem bonito, interessante e rápido. Indo de carro, tem um estacionamento há menos de dez minutos dela.

Se estiver sem tempo, não fique com remorso de tirar dos seus planos. No Equador tem outras cachoeiras muito mais bonitas e algumas imperdíveis (Pailón del Diablo, perto de Baños, por exemplo).

Saindo da cidade, basta seguir a linha do trem. CUIDADO! O caminho é repleto de cachorros de rua. Tive que sair da minha rota duas vezes pra evitar cães brabos latindo para mim, e eu tenho muito medo desses bichos.

otavalo equador
Caminho para Cascata de Peguche

De preferência, vá pelo lado esquerdo da linha do trem, que tem menos subidas e descidas. Quando a cidade acabar e começarem as árvores no meio da rua, do lado direito vai ter uma subidinha dizendo que é o caminho pra cascada.

Pode-se entrar aí ou seguir um pouco mais pela estrada e entrar num caminho de carros à direita. Eu achei a primeira entrada mais legal, seguindo pelo lado direito do rio e cruzando com umas vendinhas indígenas, além de ser de terra, e não de cimento como o outro caminho.

Depois é só seguir reto. Tem duas pontes dessas que balançam pelo caminho, mas não é necessário cruzá-las. Na segunda, atente para o caminho que sai do final dela (na mesma margem do rio onde você está). É uma subidinha que te levará até outro lugar com vendinhas indígenas.

otavalo equador
Cascata de Peguche – Otavalo, Equador

Aqui é importante dizer: a Cascada de Peguche é um lugar de grande importância espiritual para os indígenas da região, e são realizados, por volta do dia 21 de junho, um ritual chamado Inti Raymi (Festa do Sol), e, no mês de março, o Pawkar Raymi.

O Inti Raymi, que é o principal, começa às 20h e vai até a alvorada do dia seguinte, com danças, música, fogueira e ayahuasca.

Após passar por essa área, há dois caminhos: uma escada grande para o topo da queda d´água, e uma escada bem menor descendo. Ir para o topo é relativamente fácil, mas lembre-se da altitude e do oxigênio escasso ao seu redor.

Lá em cima, tem uma vista meio tapada pelas plantas, e um túnelzinho estreito que te leva entre as rochas. Na outra extremidade do túnel, há uma área bem pequena que facilita para entrar na água. Lembre-se da correnteza, e de não entrar se tiver chovido recentemente, para evitar as trombas d´água.

otavalo equador
Otavalo – Equador

Descendo a escadinha lá embaixo, chega-se perto da cachoeira, e aí é MUITO molhado. Depois, recomendo voltar pela outra margem do rio, que passa pelo meio do mato, chegando a uma clareira e à área de camping.

Seguindo em frente, chega-se ao estacionamento, e de lá pode-se descer o caminho dos carros ou ir pela esquerda rumo à primeira ponte pela qual você passou no caminho de ida.

Otavalo - Equador
Otavalo – Equador

Centro de Otavalo

Andar pelas ruazinhas da cidade também é um passeio bem gostoso. Existem duas praças principais (Plaza de Ponchos e Parque Símon Bolívar), e as ruas que conectam elas são todas bem bonitas e arrumadas.

Os postes de luz são decorados com cocares indígenas (de gosto duvidoso). O Símon Bolívar tem seu charme, com o Santuário del Señor de las Angustias e prédios do Governo.

otavalo equador
Parque Símon Bolívar

O Mercado de Otavalo em Dias de Semana

A Plaza de Ponchos é o lugar central da feira que rola aos sábados. Durante a semana e no domingo, é só nessa praça que ficam as barraquinhas, quase todas de artesanato.

Imagem de Albert Dezetter

As cores são vivas, tem muita coisa interessante, mas não há nada de único e especial. Tudo que vimos aí tínhamos visto no resto do Equador. À noite, ficam só barraquinhas de comida, mas vendendo só a mesma coisa de sempre também.

Medicina Indígena em Otavalo

Nessa região, a medicina indígena é reconhecida constitucionalmente. E muita gente vai pra Otavalo em busca de diagnósticos e até trabalho de parto natural.

Há uma espécie de “posto de saúde” onde é possível se consultar e receber tratamento, chamado Jambi Huasi. As consultas são pagas (se o paciente tem condições pra isso) e estrangeiros também são atendidos.

Além disso, existem alguns rituais de cura e restauração que ocorrem mais afastados da cidade. Não experimentamos nenhum, mas as recomendações são de que se evite os oportunistas, que enganam os turistas só pelo dinheiro.

Busque os curandeiros que não cobrem diretamente pelo serviço, deixando que o paciente estipule o preço. O melhor é perguntar no seu hostal ou hotel.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Mais Passeios em Otavalo – Equador

Onde Se Hospedar em Otavalo – Equador

Ficamos no Hostal La Rosa, e foi aprovado. Buscávamos alguma opção com cozinha, mas parece que na cidade não há. Nesse hostal, conseguimos um quarto com vista maravilhosa. E muito barato!

Nosso quarto no Hostal La Rosa

Outras boas opções são o Hotel El Geranio e o Hotel Riviera Sucre.

Dica: fique em lugares altos, porque os arredores da cidade são divinamente belos. O pôr-do-sol refletindo nas montanhas ficará guardado pra sempre em nossas lembranças. O pessoal da recepção era simpático e preocupado com indicar lugares não-turísticos e baratos.

Bem pertinho da Cascada de Peguche tem um camping e pareceu ser muito bacana ficar acampado lá. Não vi telefone de contato nem nome quando passei por lá.

Lá tem também alguns bungalows. Uma opção pertinho da cascata é La Casa Sol Lodge.

Foto: La Casa Sol Lodge

Chip Internacional Para o Equador

Para facilitar sua viagem, é possível embarcar já com um chip funcionando para usar sem limite de dados no Equador.

É muito prático poder usar mapas para se guiar pelas cidades, tradutores para conversar com as pessoas locais e também apps de transporte, como o Uber.

Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.

Clique aqui para ver preços e pacotes para o Equador.

Bares e Restaurantes em Otavalo – Equador

Durante o dia, tem muitos restaurantes nessas ruas que conectam uma praça à outra. As opções não são muito variadas, sendo o típico almoço equatoriano, ou empanadas, quimbolitos, humitas e variações.

Quimbolitos

Pizzas e hambúrgueres também estão por todo lado. Não encontramos nenhum restaurante que mereça indicação. Então fica a dica de sempre: evite os que estiverem vazios.

Algo que experimentamos pela primeira vez em Otavalo e aprovamos é a pizza burguer. A ideia é óbvia para gordinhos como nós, mas nunca tínhamos pensado em fazer isso: no lugar de pão no hambúrguer, colocar pizza.

Para beber, há uma ruazinha com três ou quatro bares, dos quais dois eram mais bacaninhas, no estilo pub inglês, mas nenhum interessante de fato. Chama-se Calle Juan de Díos Morales.

A água da torneira é potável e é mais seguro tomar ela do que se arriscar a comprar uma marca ruim no mercado. Compramos uma que era simplesmente horrível mesmo.

Ceviche

Supermercados há dois “grandes” na cidade: o La Mía e o Tía. Ambos são bem no estilo equatoriano, ou seja, pouca variedade.

Leia mais: Comidas e Bebidas Típicas do Equador

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Lembrando que tem como contratar um seguro com cobertura COVID-19, já que muitos países estão exigindo esse requisito.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE O EQUADOR

Booking.com

otavalo equador

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

6 comentários em “Conheça Otavalo Além da Feira Indígena no Equador”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share