Turismo no Equador: Dicas de Viagem e Pontos Turísticos Para Conhecer

equador turismo

Sua pesquisa sobre o turismo no Equador acaba por aqui, com esse artigo completinho escrito por quem passou 3 meses viajando o país de Norte a Sul.

Reunimos aqui as dicas mais importantes sobre qual a moeda utilizada no Equador (e qual é melhor levar a turismo), qual o idioma falado, a necessidade ou não de visto e passaporte para brasileiros entrarem no país, como conseguir as melhores hospedagens, e é claro, quais os pontos turísticos imperdíveis para incluir no seu roteiro.

Muita gente sonha em conhecer Macchu Picchu, no Peru, o Salar de Uyuni, na Bolívia, ou a Patagônia, na Argentina e no Chile. Já é bem menos comum encontrar alguém que tenha o sonho de conhecer o Equador a turismo.

“Mas Galápagos fica no Equador!”. Isso é verdade, só que a maioria dos turistas que vai pra lá só passa rapidamente por Quito ou Guayaquil e acaba não conhecendo as cidadezinhas do interior, no alto das Cordilheiras dos Andes, e nem os vilarejos litorâneos.

Nós passamos 3 meses no nosso roteiro pelo Equador a turismo (89 dias, pra ser mais exata). Tivemos momentos de muito amor pelo país, e outros nem tanto.

Fomos pra Galápagos, subimos os Andes, ficamos mal por causa da altitude e fugimos pra praia, voltamos pros Andes e finalmente conhecemos a encantadora capital Quito, bem no finalzinho dos nossos dias pelo país.

Temos muita informação sobre o turismo no Equador aqui no blog e também nos vídeos que gravamos sobre o país. Não deixe de assistir: Primeiras Impressões do Equador, Lugares Mais Bonitos do Equador e Como Conhecer Galápagos Gastando Pouco.

Roteiro de Turismo Pelo Equador

O Equador é um país um pouco difícil de montar um roteiro a turismo. A gente sempre acaba passando mais de uma vez pela mesma cidade.

O país é dividido basicamente em 4 regiões: Arquipélago de Galápagos, Costa (praia, eba!), Serra (a Cordilheira dos Andes) e Oriente (a Amazônia Equatoriana).

equador turismo
No alto dos Andes, em Cuenca

Nós nem fomos pra Amazônia, e ainda assim fizemos um vai e volta meio doido pelo país. No fim, nosso roteiro ficou essa confusãozinha aqui:

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

As cidades que conhecemos estão listadas a seguir. Para ler mais sobre alguma delas basta clicar no nome:

equador turismo
Quito
  • Laguna Quilotoa (uma lagoa na cratera de um vulcão inativo)
  • Montañita (vilarejo de praia com clima hippie)
  • Cuenca (cidade colonial no alto da Cordilheira dos Andes)
  • Otavalo (cidadezinha com forte cultura indígena, perto de Quito)

Pra quem não tem muito tempo, o destino mais incrível do Equador a turismo (se você tiver que escolher só um), são as Ilhas Galápagos. Para chegar lá você vai precisar de um voo para Quito ou Guayaquil.

ilha isabela galápagos equador turismo
Ilha Isabela

E ao contrário do que se pensa, não é necessário viajar para Galápagos com guia ou num cruzeiro. É bem fácil ir por conta própria e conhecer tudo.

Leia nosso guia sobre o arquipélago, pois lá nós detalhamos tudo, incluindo todos os gastos.

Para os amantes de cidades históricas e grandiosas, nós recomendamos uma parada em Quito ou em Cuenca. Ambas são incríveis, sendo que Cuenca é menor e mais charmosa, e Quito é mais agitada e de fácil acesso.

cuenca equador
Cuenca

Se você se hospedar em Quito por alguns dias, vai poder fazer passeios de bate e volta para Otavalo, onde ocorre uma imensa e exótica feira indígena, ou então para a Laguna Quilotoa, que tem um cenário surrealmente lindo e de outro planeta.

equador turismo
Laguna Quilotoa

Se você ama a natureza e uma boa dose de adrenalina, então Baños é parada obrigatória. A cidade conta com cachoeiras gigantes, rotas de aventura e o famoso “Balanço do Fim do Mundo”, onde você se joga num abismo (e sobrevive).

baños equador equador turismo
Baños

Se sua parada é praia, agito e curtição, então Montañita não pode ficar de fora. Conhecida como a “Ibiza do Equador”, esse é o principal destino dos jovens e mochileiros pelo país. E é realmente um lugar encantador, a ponto de nos lembrar Jericoacoara, no Ceará.

montañita equador turismo
Montañita

Quanto a Guayaquil, a maior cidade do Equador tem seus atrativos de turismo, mas é bem caótica e pode ficar de fora do seu roteiro de turismo pelo país.

guayaquil equador turismo
Guayaquil

Porém, uma boa dica é: se você pretende conhecer tanto cidades do Norte quanto do Sul do país, vale a pena comprar a passagem de ida para Quito e a volta de Guayaquil (ou vice-versa), de modo a enxugar o roteiro.

Outros locais interessantes, porém menos visitador a turismo no Equador, são:

  • Vilcabamba (vilarejo hippie nas montanhas, que muitos estrangeiros escolheram para viver);
  • Puerto Lopez, Canoa, Ayampe, Mompiche, Manta, Salinas (algumas das melhores praias do país);
Puerto Lopez
  • Isla de la Plata (considerada a “Galápagos dos pobres”, por ser uma ilha com natureza similar ao arquipélago, porém mais barata de se conhecer);
Isla de la Plata
  • Vulcão Cotopaxi (um dos vulcões mais altos do mundo);
Cotopaxi
  • Ingapirca (sítio arqueológico com muitas ruínas, conhecida como a “Machu Picchu do Equador”);

O pessoal do blog Me Leva Viajar esteve lá e escreveu todas as dicas aqui: Ingapirca, a Machu Picchu do Equador

  • Nariz del Diablo (um passeio de trem pelas montanhas);
  • Riobamba (onde fica outro vulcão bastante visitado a turismo no Equador, o Chimborazo);
Chimborazo
  • Cuyabeno (a Amazônia Equatoriana, que pode ser visitada com passeios a partir de Quito ou de Baños)

Moeda Usada no Equador (Turismo)

Nome da moeda: Dólar (USD)

Cotação (setembro/2022): 1 USD = R$ 5,12

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Desde o ano 2000 o Equador usa o Dólar Americano como sua moeda oficial. Isso facilita bastante a resposta daquela questão que sempre surge antes da viagem: “que moeda levar pro Equador?”. A resposta é simples assim: Dólar!

Importante saber: notas de 50 ou 100 dólares são muito raramente aceitas, às vezes sendo cobrado um “extra” pra aceitá-las. Mesmo as notas de 20 nós tínhamos dificuldade de utilizar.

Mesmo quando pagávamos uma conta de 8 ou 9 dólares num restaurante, o garçom fazia cara feia pra nota de 20, e geralmente tinha que ir atrás de troco no comércio próximo.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Como Sacar Dinheiro no Equador

Os caixas eletrônicos (cajero automático) dão no máximo US$600.

Tem caixa eletrônico pra todo lado, mas só dois bancos (maio/2018) não cobram tarifas: o Banco Pichincha (muito fácil encontrá-lo em qualquer cidade, até nas menores) e o Banco del Austro (menos comum).

Não se preocupe com as notas altas, pois cédulas de 50 e 100 são tão raras no país que nem os bancos fornecem elas no caixa eletrônico.

Língua Falada no Equador

Espanhol é a língua oficial e falada por todos. Na região andina existe outro idioma, o Quichua, que é mantido vivo por muita gente. Mas não encontramos ninguém que falasse Quichua e não falasse espanhol, como acontece na Bolívia e Peru, onde fala-se o Quechua.

O Quichua e o Quechua são parecidos, mas os equatorianos tem muito orgulho e fazem questão de ressaltar que o Quichua é equatoriano e bem diferente do Quechua.

Museu Pumapungo, em Cuenca

Preciso de Visto Para o Equador a Turismo?

Brasileiros podem entrar no Equador com passaporte ou com Cédula de Identidade (CNH não é aceita!) emitida a menos de 10 anos.

O tempo de permanência máximo é de 90 dias como turista.

Também é solicitado o comprovante de vacinação contra a Febre Amarela pra entrar e sair. Pra gente, ele já foi solicitado antes do embarque, no aeroporto de Guarulhos.

Quando atravessamos a fronteira terrestre para a Colômbia ele foi pedido de novo.

São vários os países onde podemos entrar sem passaporte. Confira 10 LUGARES INCRÍVEIS em Países Que Não Precisam de Passaporte!

Chip Internacional Para o Equador

Para facilitar sua viagem, é possível embarcar já com um chip funcionando para usar sem limite de dados no Equador.

É muito prático poder usar mapas para se guiar pelas cidades, tradutores para conversar com as pessoas locais e também apps de transporte, como o Uber.

Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.

Clique aqui para ver preços e pacotes para o Equador.

Melhor Época Para Visitar o Equador a Turismo

Uma das vantagens de viajar para o Equador é que o país está na linha do Equador (olha que coisa!). Isso significa que as estações praticamente não existem por ali, o que deixa o clima meio que estável durante o ano todo.

As variações climáticas são mais notáveis conforme a altitude. O clima em cima das cordilheiras é totalmente diferente do clima no litoral.

Temporal em Quito

Nós viajamos pelo Equador entre fevereiro e maio e observamos que:

  • Em Guayaquil faz muito calor e chove bastante no fim do dia;
  • Em Montañita o calor é um pouco mais ameno, e chuvas são raras;
  • Em Galápagos o sol é muito forte e não há nuvens, quem dirá chuvas;
  • Em Cuenca o clima já é bem frio e chuvas são frequentes;
  • Em Baños tivemos alguns dias inteiros de sol brilhantes, e outros de chuva incessante. Sempre friozinho;
  • Em Quito a temperatura era bem razoável, porém quando a chuva chegava (e todo dia ela chegava), a temperatura caía muito;
  • Em Latacunga e na Laguna Quilotoa nós enfrentamos bastante frio e um pouco de chuva, assim como em Otavalo;
equador turismo
Pôr do sol em Montañita

Hostels e Hotéis Para Turismo no Equador

A hospedagem no Equador é bem barata. Muito mais barata do que no Brasil, por exemplo. Nós quase sempre ficamos em quartos privados que custavam entre 10 e 15 dólares (casal).

Em todas as cidades nós encontramos acomodação usando o booking.com. É fácil e prático, porque você não precisa se dar ao trabalho de imprimir nada e geralmente a reserva pode ser cancelada gratuitamente em caso de imprevistos.

Como Chegar ao Equador

Os voos que encontramos do Brasil para o Equador sempre faziam escala em Bogotá (Colômbia) ou Lima (Peru). Os maiores aeroportos são o de Quito e o de Guayaquil.

Se você planeja uma viagem pelo país e quer otimizar seu roteiro, é recomendável que compre a ida e a volta de destinos diferentes. Por exemplo: ida para Quito, volta de Guayaquil. Assim você não precisa percorrer o país e depois voltar pro mesmo lugar só pra pegar o voo.

Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.

Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.

Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Lembrando que tem como contratar um seguro com cobertura COVID-19, já que muitos países estão exigindo esse requisito.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

O que Faríamos Diferente em Nosso Roteiro de Turismo Pelo Equador

Em Galápagos seria muito melhor pegar o voo de ida e volta de ilhas diferentes. Isso pode poupar bastante tempo, enjoo de barco e dinheiro.

Sobre Cuenca: gostamos bastante da cidade, mas fomos muito castigados pela altitude elevada.

Também gostaríamos muito de ter ido à Amazônia Equatoriana, que parece ser incrível.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE O EQUADOR

Booking.com

equador turismo

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

22 comentários em “Turismo no Equador: Dicas de Viagem e Pontos Turísticos Para Conhecer”

  1. Mateus Marques Mendes

    Boa tarde. Parabéns pelo blog!
    Estou pensando em fazer a seguinte logística: SP – Guayaquil – Cuenca – Quito – Galápagos – Quito – Sp. Por favor, vocês acham que faz sentido?

    Obrigado!

    Abraços,
    Mateus

    1. Caminhos me Levem

      Oi Mateus! Eu só daria um jeito de incluir Banos e a Laguna Quilotoa, talvez no lugar de Cuenca e Guayaquil… De resto está ótimo.

  2. Tenho muita vontade de conhecer Galápagos e Quito, mas agora minha noção sobre o país mudou completamente! Tem muita coisa interessante, inclusive o vulcão, que no meu caso, não poderia ficar de fora! Parabéns pelo post completíssimo! Camila

  3. realmente é um destino esquecido, mas que deve muito valer a pena conhecer! Além do Equador, ainda quero voltar ao Paraguai, dois destinos não muito visitados na América do Sul! Adorei o roteiro! Abraços

  4. Puxa, quando vi que voc”es ficaram quase 3 meses no Equador, foi uma surpresa. Parece um pais menosprezado, mas pelo relato e imagens tem muito a oferecer – como todos! Muito bom ter este tempo para realmente poder dizer que se conheceu um lugar. Inveja branca aqui. Aproveitem muito!

  5. EDERSON RONER PROVEDEDELLI

    Gostei muito me lembrou do tempo que morrei la ,morrei em esmeraldas joguei no esmeralda petroleiro, depois fui pra ambato ,joguei no macara de ambato, amo esse país muito bom parabéns gostei muito ,abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share