San Cristóbal é a segunda ilha mais populosa do Arquipélago de Galápagos, com 6 mil habitantes. Sua cidade principal é Puerto Baquerizo Moreno, que conta com um aeroporto que recebe voos do continente (Quito e Guayaquil).
Nesse post vamos falar o que fazer na Ilha de San Cristóbal em Galápagos, onde se hospedar e como economizar ao máximo durante sua viagem.
Nós ficamos 4 noites na Ilha San Cristóbal, em Galápagos, sendo que tivemos 3 dias completos pra explorar a ilha. O suficiente pra fazer tudo com bastante calma, bem no ritmo de Galápagos mesmo (bem, pelo menos o nosso ritmo).
Se você ainda não leu, confira esses posts essenciais para sua viagem independente e econômica a Galápagos: Viagem a Galápagos Gastando Muito Pouco!
E leia mais sobre as outras ilhas que visitamos:
Índice
- Voo do Brasil Para o Equador
- Aeroporto da Ilha San Cristóbal
- Moeda Usada no Equador
- Onde se Hospedar na Ilha San Cristóbal
- O que Fazer na Ilha San Cristóbal – Galápagos
- Bares e Restaurantes em Puerto Baquerizo Moreno
- Internet na Ilha San Cristóbal – Galápagos
- Chip Internacional Para o Equador
- Seguro Viagem Para a América do Sul
Voo do Brasil Para o Equador
Não há voos diretos do Brasil para Quito. Normalmente os voos mais baratos são da Avianca, com escala em Bogotá – Colômbia.
Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.
Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.
Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:
No nosso guia de Galápagos nós explicamos quais voos pegamos de e para as Ilhas Galápagos, quanto pagamos e o que poderíamos ter feito diferente. Clique aqui para ler.
Aeroporto da Ilha San Cristóbal
Não chegamos a usar o aeroporto da Ilha San Cristóbal, mas passamos algumas vezes perto dele por conta da proximidade com a cidade.
Um táxi de lá para Puerto Baquerizo Moreno, que é a cidade principal da ilha, custa em torno de USD 3, e ir caminhando também não é nada impossível, já que a distância não é tão grande.
Moeda Usada no Equador
Nome da moeda: Dólar (USD)
Cotação (setembro/2022): 1 USD = R$ 5,12
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Desde o ano 2000 o Equador usa o Dólar Americano como sua moeda oficial. Isso facilita bastante a resposta daquela questão que sempre surge antes da viagem: “que moeda levar pro Equador?”. A resposta é simples assim: Dólar!
Importante saber: notas de 50 ou 100 dólares são muito raramente aceitas, às vezes sendo cobrado um “extra” pra aceitá-las. Mesmo as notas de 20 nós tínhamos dificuldade de utilizar.
Mesmo quando pagávamos uma conta de 8 ou 9 dólares num restaurante, o garçom fazia cara feia pra nota de 20, e geralmente tinha que ir atrás de troco no comércio próximo.
Onde se Hospedar na Ilha San Cristóbal
Em Puerto Baquerizo Moreno, com certeza. A cidade não é muito grande, mas quanto mais perto do Malecón, melhor. Nós ficamos no Hostel Gosén, que foi a opção mais barata que encontramos, e recomendamos fortemente o lugar.
Além do quarto super confortável e limpo, com banheiro privado e ar condicionado, eles tem uma cozinha muito bem equipada e um filtro com água potável para os hóspedes consumirem à vontade. Clique aqui para reservar.
Algumas opções no calçadão de frente pro mar:
Para os mais econômicos (como nós), as opções mais baratinhas e bem avaliadas são:
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
O que Fazer na Ilha San Cristóbal – Galápagos
Muita coisa! Nós optamos por fazer tudo por conta própria e não contratar nenhum passeio, mas, caso você se interesse, as opções são muitas.
Desde passeios para outras ilhas próximas e o famoso passeio 360º, a mergulho, pesca e caminhadas para explorar o interior da ilha.
Cerro Tijeretas
Desde a cidade anda-se cerca de 5km, ida e volta, para fazer esse passeio. A primeira parada é no Centro de Interpretación, que reúne informações sobre a história e a fauna de Galápagos, além do trabalho belíssimo de preservação que fazem nas ilhas.
Clique no título do mapa para ver mais detalhes
Mirador Cerro Tijeretas
De lá, é só seguir as placas até o Mirador Cerro Tijeretas. Uma escadinha te leva até um deck de madeira, de onde se tem uma vista ótima da cidade e da costa.
Dali sobe-se mais um pouco e tem outro mirante, ainda mais alto e com vista mais sensacional.
O morro tem o nome Tijeretas porque é o lar do pássaro que é um dos símbolos de Galápagos, que carrega uma espécie de bolsa vermelha no queixo que infla e desinfla. Ele também é chamado de Fragata. Demos azar e não vimos nenhum…
Muelle Tijeretas
Logo ao lado dali do mirante, descendo a trilha e pegando pra direita na bifurcação, em vez de voltar pro Centro de Interpretación, há um ponto sensacional para fazer snorkel. É o Muelle Tijeretas.
Não tem areia, é nas pedras mesmo. Mas tem uma escadinha pra facilitar entrar na água. Ali vimos tartarugas marinhas, arraias, muitos peixes e lobos marinhos, além dos pelicanos toda hora mergulhando pra conseguir uma comida.
O mar é um pouco agitado, e quando estávamos lá a maré começou a subir, piorando a situação. Teve um gringo que estava parado numa pedra e foi derrubado pela onda. Se ralou todo.
Se você não for um(a) bom(a) nadador(a), vale a pena dar uma olhada na tábua de maré antes de ir pra lá, pra escolher a hora mais calma. Mas nada que atrapalhe o mergulho maravilhoso.
Playa Punta Carola
Depois de lá, seguindo o caminho pra direita, tem uma estátua do Darwin em outro mirante. Esse caminho segue até a Playa Punta Carola. A gente tava com muito calor, doido pra se jogar na água, mas nos decepcionamos com a praia.
Embora o visual seja bonito, a praia é absolutamente cheia de pedras, muito difícil sequer molhar os pés ali, e nenhuma árvore ao redor pra gente aproveitar a sombra.
Playa Mann
No cantinho direito da praia, olhando de costas pra água, tem uma trilhazinha que te leva ao caminho para a Playa Mann. Essa sim é uma boa praia!
Bastante sombra, e, embora tenha bastante pedra, dá pra flutuar por cima delas e seguir nadando, já vendo alguns peixinhos menores. Um bom lugar para snorkel, com visibilidade ótima, porém não vimos muitos bichinhos lá.
Só eu que sofri um quase ataque de lobo marinho. Veio correndo na minha direção, me olhou e saiu correndo na outra direção. Fofo demais ele! Dá pra chegar nessa praia sem fazer o resto do percurso. Basta ir andando desde a cidade que se chega lá.
Já deu pra perceber, mas não custa lembrar: leve snorkel nessa caminhada, porque ele será muito usado! A gente alugou no hostel mesmo, por USD 3 (março/2018), mas em qualquer agência de turismo dá pra alugar também.
Playa del Oro
Enquanto fazíamos nossas pesquisas sobre o que fazer na Ilha San Cristóbal – Galápagos, não vimos ninguém falando sobre a Playa del Oro. Só quisemos ir até lá porque tava marcada no Google Maps e, afinal, ela fica a uns 2 minutos andando do porto, bem pertinho do centro da cidade.
E olha, ficou no top 3 dos snorkels que fizemos em Galápagos, disputando a liderança. As melhores fotos, sem dúvidas!
Aquele pedacinho de praia parece um playground para filhotes de lobo marinho. Eles ficam ali aos montes brincando, nadando um em volta do outro, dando saltos. Também vimos uma arraia bem grande passando por lá (e sendo perseguida pelos filhotes).
Nadamos no meio de um cardume muito imenso de peixinhos, tão grande que eles escureciam totalmente a água e, pra quem olhava de cima, parecia uma grande pedra. Por ali também ficam iguanas, pelicanos e outros pássaros fazendo acrobacias no ar.
Malecón de Puerto Baquerizo Moreno
O Malecón é a calçada da orla de Puerto Baquerizo Moreno, onde ficam o porto, os bares, restaurantes, o letreiro com o nome da cidade, lobos marinhos até nos bancos públicos e lojinhas.
Ideal para uma caminhada no fim do dia e começo da noite. Não aconselho ir pra lá durante o dia, porque o calor é de matar e não tem muito o que fazer.
Calma aí! Você falou lobo marinho em banco público?? Isso mesmo! No extremo da orla, em direção oposta à Playa del Oro, há uma praia cercada onde os lobos marinhos se concentram para passar a noite.
Dá pra ficar horas lá olhando eles brigarem pelo melhor pedacinho de areia, os filhotinhos perdidos procurando a mãe, os machos gritando com qualquer um que se aproxima e todas essas coisas rotineiras na vida de um lobo marinho.
Estávamos lá no pôr-do-sol quando vimos um pelicano na água sendo perseguido por um bando de lobinhos filhotes. Quando ele saiu da água, se virou pra eles e se impôs.
Playa Lobería
Essa praia fica a 3km da cidade e é absolutamente imperdível. Como estava muito calor, nós demos uma de gente chique e fomos de táxi, por USD 3 (março/2018).
A partir do estacionamento onde o táxi vai te deixar, começa uma caminhada de uns 10 minutos, seguindo pra esquerda quando chegar na praia.
Não tem muita sombra lá, mas, com sorte, dá pra encontrar um cantinho nos arbustos ou a tenda dos salva-vidas estará vazia. Aí é só relaxar.
Quando nós fomos, só tinha 2 lobos marinhos nadando de um lado pro outro e fazendo graça, como sempre.
Mas o incrível dessa praia está escondido embaixo d’água! Passando as pedras, nos pontos onde a água é mais clara, encontramos todos os bichinhos que queríamos quando fomos pra Galápagos.
Nadamos ao lado de uma tartaruga, e, quando vimos, ela tinha nos levado pra perto de outras 3, ainda maiores que ela! Ficamos horas lá olhando as bichinhas nadando e, vez em quando, subindo pra respirar na superfície.
Também vimos muitos peixes coloridos, alguns bem grandes, e nadamos com um cardume imenso, que nos cercou completamente em alguns momentos.
Outros Locais na Ilha San Cristóbal – Galápagos
Não visitamos Puerto Chino e a Cratera El Junco, pois não lemos nem ouvimos muitas opiniões entusiasmadas sobre esses locais. Além do mais, o acesso é só de táxi ($$$) pra te levar, esperar e trazer de volta.
A rota do táxi, conforme explicada pelo rapaz do nosso hostel, é a aldeia de El Progreso (onde tem a corticeira, ou ceibo, mais alta do Equador), a cratera de El Junco (que é cheia de água doce e que abastece a ilha), a Galapaguera (pra ver tartarugas gigantes) e, enfim, Puerto Chino (praia com ondas).
O táxi vai parando em cada lugar e te esperando. Claro que tem a opção de ir direto pra qualquer um desses lugares. Preço sempre a combinar.
Bares e Restaurantes em Puerto Baquerizo Moreno
Embora tivéssemos cozinha no hostel, os preços no supermercado em Galápagos são bem elevados, e há pouca variedade de alimentos, de modo que acabamos fazendo a maioria das nossas refeições na rua.
La Zayapa é o bar de um hotel em frente ao porto. Estivemos lá duas vezes para aproveitar o happy hour deles (2 drinks por 12 USD, 3 cervejas por 10 USD).
Eles fazem uma piña colada muito boa! Lá também provamos a cerveja local artesanal, produzida ali mesmo na ilha. Endémica é o nome. Bem gostosa e vem em 2 tipos: Blonde Ale ou Stout Coffee.
Fomos ao Rústica Café tomar café da manhã um dia e foi bem fraquinho. Passamos por lá numa noite e achamos os preços bem elevados, tanto de bebida quanto de comida.
O melhor lugar que tomamos café da manhã foi bem em frente ao porto, num restaurante pequeno que coloca mesinhas na calçada. Do lado direito do restaurante Midori, de sushi.
Mocking Bird é um restaurante bem grandão, uma quadra atrás do Malecón. Almoçamos lá por 5 USD e a comida estava uma delícia. Tem um terraço bacaninha. Lá também vende Endémica (3 USD).
Em frente ao Mocking Bird tá a Cri’s Burgers. Depois de uns dias, a gente tinha meio enjoado da comida local. Então nada melhor que um harburguerzão nessas horas. Por menos de 10 USD você consegue um sanduíche bem grande, com fritas. Eles tentam ser gourmet, mas não tem taaaanta qualidade assim. Estava gostosinho, mas longe de incrível.
El Rincon de Sebas é uma esquina comandanda por 3 tiazinhas. Elas servem refeições de todo tipo, mas eu recomendo as empanadas e o morocho, que é uma bebida quente muito parecida com a nossa canjica (ou mungunzá), só que mais líquida. Uma delícia!
Também estivemos no Calypso, um restaurante em frente à praia dos lobos marinhos. Comemos uma porção de peixe e tomamos um suco que estavam muito bons, porém bem caros. Dizem que aí tem o melhor wi-fi da cidade. Parece que demos muito azar então.
Sabor Cuencano é uma padaria bem pequena, porém tudo que é vendido lá dentro é uma delícia. As empanadas de abacaxi são incríveis.
Leia mais: Comidas e Bebidas Típicas do Equador
Internet na Ilha San Cristóbal – Galápagos
Dizem que Galápagos não é lugar pra ficar na internet. Apoiado! Mas tem gente que tem que trabalhar, e a verdade é: você não vai conseguir.
Como explicado pelo rapaz do hostel na Ilha San Crisóbal, chega um sinal bem fraco na ilha, e é distribuído pra todo mundo por apenas uma antena. Ou seja, o único momento que a internet fica quase utilizável é quando ninguém está usando: de madrugada. E não adianta 3G. Esse rapaz mesmo me disse que sempre que precisava fazer algo na internet, deixava pra conectar depois de meia-noite. Internet no celular, só pra Whatsapp mesmo.
Minha experiência é que entre 4h e 6h da madrugada era o melhor horário, e quando consegui trabalhar (mesmo assim, a duras penas).
Uma alternativa que pode funcionar é viajar com um chip internacional. Nós não usamos e não temos certeza de que daria certo, afinal se o sinal é ruim em todas as ilhas é porque não há rede mesmo.
Chip Internacional Para o Equador
Para facilitar sua viagem, é possível embarcar já com um chip funcionando para usar sem limite de dados no Equador.
É muito prático poder usar mapas para se guiar pelas cidades, tradutores para conversar com as pessoas locais e também apps de transporte, como o Uber.
Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.
Clique aqui para ver preços e pacotes para o Equador.
Seguro Viagem Para a América do Sul
É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:
- Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
- Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE O EQUADOR
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Adorando e anotando tudo. Queremos, eu e meu marido ir pra Galapagos em março/24, temos cerca de 17 dias de férias, vc incluiria Quito (quantos dias) ou deixaria para uma outra viagem ao Equador? Gostamos de merguhar com cilindro, não vi no seu relato, acho que não fizeram esse tipo de passeio, certo?
Que ótimo que você está planejando uma viagem para Galápagos! Com 17 dias de férias, você terá tempo suficiente para explorar Galápagos e incluir uma visita a Quito, se desejar. Recomendo reservar pelo menos 2 a 3 dias para conhecer Quito, explorando seus encantos históricos, culturais e gastronômicos. Quanto ao mergulho com cilindro, Galápagos é um destino incrível para essa atividade, com uma vida marinha exuberante e diversificada. Muitas operadoras de mergulho oferecem passeios de mergulho em diferentes pontos ao redor das ilhas. Nós não fizemos, mas temos conhecidos que amaram a experiência!
Que guia maravilhoso, muito obrigado! Vou em junho/23 com a família. Conseguimos passagem com bom preço saindo de Recife/PE. Farei as reservas pelos teus links. Grande abraço
Que maravilha, Mateus!! Muito boa viagem pra vocês e obrigada pelo apoio. Se precisar de ajuda é só mandar um oi 🙂
Olá!
Vi que tem uma fotos aqui em que aparece uma prancha de Stand up. Tem onde alugar lá?
Oi Adriana! Nós só alugamos snorkel, mas imagino que tenha stand up sim!
Pra reservar on line encontrei esse aqui, mas é na Ilha de Santa Cruz:
https://www.civitatis.com/br/ilha-santa-cruz/caiaque-paddle-surf-santa-cruz/?aid=12601
A cor desse mar, a empanada de abacaxi, praias tranquilas com direito ao mergulho perto de tartarugas jã valem a viagem. Lugar lindo ! Muito legal encontrar nesses post sempre dicas para diferentes hospedagens dependendo do orcamento. beijocas
Que bom que curtiu nossas dicas de Galápagos! Nós amamos o lugar, espero que faça uma boa viagem
Adorei as dicas, tem muita coisa para fazer em San Cristóbal, com certeza vai me ajudar a montar um roteiro no futuro.
São Cristóbal em Galápagos é um sonho! Boa Viagem
Que lugar incrível essa ilha em Galápagos, né? Não sei quase nada sobre a região e tô aprendendo demais aqui no blog! Adorei as fotos da Playa de Oro em San Cristobal e queria muuito ver essa parte aí da cidade cheia de lobos marinhos – imagina se tivesse um em cima do banco??? kkk fofo!
Nós amamos muito conhecer Galápagos e principalmente San Cristóbal! Realmente a Playa de Oro é um cantinho especial na ilha
Que mar é esse? Fiquei impressionada com o azul da água. Agora que li esse post quero muuuuito conhecer San Cristóbal e tudo o mais de Galápagos. E que surpresa boa vocês tiveram indo conhecer a Playa del Oro :).
Galápagos é um destino imperdível na América do Sul! Nós amamos conhecer as ilhas, principalmente San Cristóbal
Que viagem incrível essa por Galápagos! Não é comum encontrar posts com tantas detalhes por lá, amei “viajar” um pouquinho com vcs pela Ilha San Cristobal.
Nós achamos difícil conseguir informações sobre Galapagos antes de ir pra lá, então resolvemos escrever aqui bem detalhado 🙂
Carai, que série de posts maravilhosa! Obrigada pela trabalheira. Vou em outubro e vou reservar tudo pelos seus links!
Oi Luiza!! Ahhh que bom que você gostou! Vou ficar muito grata se você usar nossos links, com certeza!! Boa viagem pra vc, e se precisar de dicas é só chamar