Vou ser sincera: antes de pesquisar o que fazer em Pomerode, em Santa Catarina, eu não esperava grande coisa da cidade e de seus pontos turísticos.
Porém me surpreendi, e em minha viagem a Pomerode acabei gostando demais do lugar – assim como de todos os lugares incríveis que conhecemos em Santa Catarina! Por isso reuni aqui dicas essenciais para você conhecer Pomerode num passeio de um dia a partir de Blumenau, como eu conheci.
Não deixe de assistir o vlog de viagem que gravamos com o que tem para fazer em Pomerode. Veja abaixo ou clique aqui para assistir no Youtube. Além dos pontos turísticos de Pomerode, mostramos nesse vídeo um grupo apresentando dança típica alemã e até demos entrevista para a TV Record!
Índice
- História e Curiosidades de Pomerode – Santa Catarina
- Onde Fica e Como Chegar em Pomerode – Santa Catarina
- Excursão Para Pomerode – Santa Catarina
- Pousadas e Hotéis em Pomerode – Santa Catarina
- Melhor Época Para Visitar Pomerode – Santa Catarina
- Quantos Dicas Ficar em Pomerode – Santa Catarina
- O Que Fazer em Pomerode – Santa Catarina
- Restaurantes em Pomerode
- O Que Fazer Perto de Pomerode: Cidades do Vale Europeu
- Pomerode Tem Praia?
História e Curiosidades de Pomerode – Santa Catarina
Assim como Blumenau e várias outras cidades do Vale Europeu, em Santa Catarina, Pomerode foi colonizada por imigrantes vindos da Europa, especificamente da Alemanha.
A grande diferença é que os alemães que colonizaram Pomerode eram de uma região bem única do país, chamada Pomerânia, que também abrangia parte do que hoje é a Polônia.
A cultura, culinária e até o idioma da Pomerânia eram bem diferentes e foram trazidos pelos imigrantes que formaram a cidade de Pomerode.
Hoje Pomerode conta com cerca de 34 mil habitantes e os idiomas falados são o português, o alemão e o pomerano.
Além dessas curiosidades todas, Pomerode é uma cidadezinha linda demais, super charmosa, onde ocorrem vários eventos interessantes ao longo do ano.
Nesse post te contamos tudo o que tem para fazer em Pomerode, te damos dicas de hospedagem e da melhor época para visitar a cidade.
Onde Fica e Como Chegar em Pomerode – Santa Catarina
Pomerode fica no interior de Santa Catarina, a apenas 30km de Blumenau.
O aeroporto mais próximo de Pomerode é o Aeroporto Internacional de Navegantes, a 75km. Esse aeroporto fica pertinho de Itajaí e Balneário Camboriú, outros destinos repletos de atrações em Santa Catarina.
Da capital Florianópolis até Pomerode a distância é de 178km, e de Curitiba são 194km.
Se você vai viajar de carro a partir de Curitiba, não deixe de conferir nosso vídeo mostrando como é a descida da serra até Joinville: clique aqui para assistir.
Nós viajamos com nosso carro desde o interior de São Paulo, então tivemos a ótima experiência de poder ir para qualquer lugar com muita liberdade. As estradas do litoral são ótimas, e aquelas que ligam cidades grandes do interior também.
É muito cômodo conhecer Santa Catarina de carro. Como viajamos na temporada baixa, não tivemos problemas com trânsito nem com local para estacionar.
Na temporada alta é um pouco diferente. Os congestionamentos são constantes no litoral e pode levar horas para percorrer distâncias pequenas, principalmente nas praias mais badaladas.
Mas mesmo quem estiver de ônibus vai ter esse problema, então é preciso pesar os prós e contras para decidir o que será melhor para você.
Alugar um carro é bem fácil e econômico. Dá para reservar on line, pagar parcelado e pegar o carro sem burocracias na locadora. Clique aqui para consultar preços e modelos disponíveis.
Para consultar passagens de ônibus, tempo de viagem e preços clique aqui.
E se você vem de mais longe, para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez. Faça uma busca clicando aqui.
Excursão Para Pomerode – Santa Catarina
Se você não quer se preocupar com o transporte (seja ônibus ou carro) para ir até Pomerode, uma boa pedida é viajar até lá de excursão.
Nós recomendamos a Civitatis, onde você consegue reservar on line com direito a cancelamento grátis. Confira:
- Excursão a Blumenau e Pomerode saindo de Florianópolis
- Excursão a Blumenau e Pomerode saindo de Balneário Camboriú
Pousadas e Hotéis em Pomerode – Santa Catarina
Pomerode é uma cidade pequenina e conta com várias opções de hotéis e pousadas charmosos, para todos os gostos e bolsos.
Opções Econômicas:
- Suítes Containers em Pomerode: além de ser uma opção econômica, se hospedar em um container pode ser uma experiência muito divertida. E o melhor: localizado bem pertinho do centro da cidade! Clique aqui para ver preço e disponibilidade.
- Hostel Dina e Suítes: possui suítes confortáveis e econômicas para casal ou família. Ótima localização e avaliações positivas dos hóspedes. Clique aqui para ver preço e disponibilidade.
- Hostel Villa Pomerânia: a melhor opção de hospedagem para quem viaja sozinho. É possível ficar em quartos compartilhados, quartos privados ou quartos amplos para a família inteira. Clique aqui para ver preço e disponibilidade.

Opções Intermediárias e Super Confortáveis:
- Pousada Blauberg: uma das principais em Pomerode, com todos os confortos e comodidades bem no coração da cidade. Clique aqui para ver preço e disponibilidade.
- Garten Chalés: perfeito para quem busca uma experiência mais rústica e romântica em Pomerode. Clique aqui para ver preço e disponibilidade.
- Pousada Harmonia Pomerana: pousada ampla, com piscina, perfeita para quem viaja com crianças. Clique aqui para ver preço e disponibilidade.

Melhor Época Para Visitar Pomerode – Santa Catarina
Pomerode é uma cidadezinha charmosa, em estilo europeu, mas não se deixe enganar: o calor que faz por lá é a cara do Brasil!
No verão as temperaturas são bastante elevadas e as chuvas são frequentes. Nas outras estações o clima é mais ameno, mas mesmo no inverno a mínima não chega a 10 graus.

Além do clima, fique de olho no calendário de festas em Pomerode, que podem fazer toda a diferença durante sua viagem. As maiores comemorações da cidade são a Festa Pomerana, que geralmente ocorre em janeiro, e a Osterfest, que celebra a páscoa.
A Osterfest merece destaque pelas decorações da cidade, que contam com a maior árvore de páscoa e o maior ovo de páscoa do mundo, reconhecidos pelo Guinness Book.

Quantos Dicas Ficar em Pomerode – Santa Catarina
Pomerode tem muitas atrações variadas, e o tempo que você vai demorar para visitá-las vai depender do que você quer ver na cidade.
Se a ideia é caminhar, tirar fotos nos portais, letreiros e casinhas alemãs, e finalizar o dia em um bom restaurante de comida típica, então você consegue ver tudo de Pomerode em um único dia.
Porém se você quer visitar atrações como o Zoológico de Pomerode, os museus e parques temáticos, então será necessário passar mais tempo na cidade.
Boa parte dos turistas que visita Pomerode passa o dia na cidade mas dorme em Blumenau. Foi o que nós fizemos e achamos que foi tempo suficiente.
Nós já escrevemos aqui no blog um guia completo de Blumenau, que inclui os melhores passeios na cidade e dicas de onde comer e beber.
Os melhores hotéis de Blumenau são:
O Que Fazer em Pomerode – Santa Catarina
Se você vai conhecer Pomerode em um passeio de um dia, o ideal é chegar bem cedinho e começar caminhando pelo centro da cidade.

Portal Turístico Sul e Letreiro “S2 Pomerode”
O maior cartão postal de Pomerode já fica logo na entrada da cidade. Chamado de “Portal Turístico Sul”, esse pórtico construído em tijolos e no estilo tradicional Enxaimel com certeza vale uma parada para muitas fotos.

Dentro do portal funciona um balcão de informações turísticas, onde vale a pena pegar um mapa com as atrações da cidade.
Atrás do portal tem uma pracinha bem bonita também, com um coreto e algumas obras que remetem à cultura alemã.
Tem também um letreiro com um coração no estilo Enxaimel, que é símbolo da cidade:

Praça Torgelow
A Praça Torgelow fica no coração de Pomerode e contém esculturas em tamanho que homenageiam os imigrantes, que no início viviam da agricultura.

Osterbaum (Árvore de Páscoa) e Ovo de Páscoa Gigante
Se você viajar na época da Páscoa, prepare-se para ver a maior Árvore de Páscoa e o maior Ovo de Páscoa do mundo!
Mas o que é uma Árvore de Páscoa? Essa é uma tradição trazida da Alemanha para Pomerode. É como se fosse uma árvore de Natal, mas os enfeites são ovinhos coloridos! Uma graça.

Teatro Municipal de Pomerode
Uma construção recente (2009), mas que mantém o estilo tradicional de Pomerode, com tijolinhos aparentes.
O Teatro Municipal de Pomerode comporta cerca de 500 pessoas e oferece um calendário de eventos culturais e artísticos.

Museu Pomerano
Fundado por um descendente de pomeranos e colecionador de artigos originais dos imigrantes, o Museu Pomerano conta com um amplo acervo de peças que retratam como era a vida na época em que essas pessoas vieram viver na região.

Museu do Marceneiro
Tocado por uma família do ramo da marcenaria desde 1950, o Museu do Marceneiro comercializa todo tipo de peça em madeira e ocupa um espaço muito bonito, em frente a um rio e rodeado de muita vegetação.

Em nossa visita tivemos a sorte de assistir em frente ao museu uma apresentação de dança típica pomerana:

Pórtico do Imigrante Wolgang Weege
Localizado no extremo Norte da cidade, esse é o outro portal de entrada de Pomerode.
Menos famoso que o Portal Sul, que recebe quem vem de Blumenau, o Pórtico do Imigrante Wolgang Weege fica ao lado do início da Rota Enxaimel, uma das principais atrações da cidade.

Rota Enxaimel
Enxaimel é um tipo de construção tipicamente alemã que consiste em uma estrutura de tábuas na vertical, horizontal e diagonais, cujo espaço é preenchido por material de construção (ex.: tijolos ou pedras).
A principal característica do Enxaimel é não utilizar reboco para unir as partes da construção.
O resultado são casas bem bonitas e com essa aparência que remete imediatamente ao continente europeu:

Em Pomerode há um número grande dessas casas, localizadas principalmente na Rodovia Frederico Weege, conhecida por isso como “Rota do Enxaimel”.
Muitas pessoas percorrem essa rota de bicicleta, mas nós fomos de carro e ficamos felizes pela escolha. As casas de arquitetura interessante são bem longe uma da outra e nós viajamos num dia super quente, nada agradável para ficar andando pra cima e pra baixo numa rua sem árvores.
Outro motivo por ser melhor ir de carro é que a casa mais interessante (a Casa Siewert) fica lá no final da rota, cerca de 8km do início.
Casa Siewert
Construída em 1913 no estilo Enxaimel, a casa ainda é habitada por membros da família Siewert, que mantém vivas as tradições de seus antepassados que imigraram para a região.

Na visita à Casa Siewert é possível conversar com os membros da família e comprar diversos produtos que eles produzem. É impossível resistir a uma boa Chimia artesanal quando você a vê sendo feita assim, no tacho de cobre em cima de um fogão a lenha:

Na visita também há uma pequena exposição de fotografias que retratam, ao longo das décadas, os Siewert em frente à sua casa.
Museu Casa do Imigrante Carl Weege
Situada na área rural de Pomerode, essa casa conserva sua estrutura original, com toda a mobília e decoração.
Zoo Pomerode
O Zoo Pomerode é o maior zoológico de Santa Catarina e conta com 1000 animais com mais de 240 espécies. Foi fundado em 1932 e passou por inúmeras transformações, sendo hoje uma ONG focada no bem estar dos animais.
Nós não visitamos o Zoo Pomerode porque não curtimos atrações que envolvem animais fora do seu habitat natural, mas para quem tem interesse, os ingressos podem ser adquiridos no site oficial.
Vila Encantada
A Vila Encantada de Pomerode é um parque com a temática de dinossauros, imperdível para quem viaja com crianças. As atrações incluem exposições educativas e brinquedos, muitos dos quais são liberados também para os adultos curtirem.
Mais informações e ingressos no site oficial.

Museu do Automóvel
Com um acervo que incluí relíquias bem conservadas dos anos 40, 50 e 60, o Museu do Automóvel de Pomerode é um prato cheio para os amantes de carros antigos. Há modelos da Cadillac, Mercury, Ford, Chevrolet, Corvette, Mustang, Galaxie, Lincoln e muito mais.

Compre seu ingresso e confira mais informações no site oficial.
Museu do Brinquedo
Montado a partir dos itens de um colecionador, o Museu do Brinquedo de Pomerode conta com um acervo de mais de 3000 peças que datam desde os anos 1920. Além de ser um passeio divertido para as crianças, pode ser bastante nostálgico para nós adultos.

ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Restaurantes em Pomerode
Com o título de “A Cidade Mais Alemã do Brasil”, é claro que a boa culinária tem que fazer parte do roteiro turístico de Pomerode. Separamos aqui alguns locais que valem muito a visita:
Restaurante Típico Colonial Wunderwald
O lugar perfeito para um almoço farto e tipicamente alemão. Apesar de ficar um pouco afastado da cidade, o Restaurante Wunderwald é parada obrigatória.
Lá você encontra pratos como joelho de porco, marreco recheado e salsichas alemãs (bockwurst), tudo acompanhado de uma boa cerveja artesanal. Acompanhamentos como purê de maçã, raiz forte e chucrute garantem sabores bem diferentes do que o paladar brasileiro está acostumado.

Confeitaria Torten Paradies
Especializada em doces e no tradicional Café Colonial, a Torten Paradies – o “paraíso da torta” serve delícias tradicionais da Alemanha, com destaque para as Cucas.

Loja de Fábrica da Linguiça Blumenau Olho
A Linguiça Blumenau foi uma das maiores delícias que nós comemos em Santa Catarina. A Linguiça Blumenau é curada, fermentada, seca, maturada e defumada. O resultado é uma carne que parece crua, mas que está pronta para ser consumida.
O sabor é uma perfeita combinação de algo suave e forte ao mesmo tempo. Por isso a Linguiça Blumenau vai bem tanto no café da manhã, num pãozinho com queijo, quanto numa tábua de frios para petiscar e tomar uma cerveja.
Há várias marcas de Linguiça Blumenau, mas a Olho é uma queridinha dos catarinenses. Em Pomerode é possível visitar a loja de fábrica e adquirir vários produtos:

Panificadora e Confeitaria Dona Ella
Uma padaria tradicional de Pomerode, que serve muitos produtos com carinha de caseiros, sem muita gourmetização (do jeito que a gente gosta). Estivemos lá para comer um pão com Linguiça Blumenau e estava uma delícia, servido quentinho!

Passeio Pomerano
Para os que buscam um bom local para o jantar ou um happy hour, o Passeio Pomerano é um conjunto de restaurantes e lojas turísticas, com mesas a céu aberto, bem no centrinho de Pomerode.
Nem preciso falar que também tem várias opções de cervejas artesanais por ali, né? O destaque fica para a Cerveja Schornstein, produzida em Pomerode.

Para conhecer mais comidas típicas de Santa Catarina, leia nosso post completo com muitas delícias.
O Que Fazer Perto de Pomerode: Cidades do Vale Europeu
Pomerode é parte do Vale Europeu, região de Santa Catarina onde fica Blumenau, a capital cervejeira do Brasil, e pontilhada de pequenas cidades coloniais rodeadas de muita natureza. Nós tivemos a oportunidade de visitar algumas delas:
- Blumenau – cidade grande onde ocorre a maior Oktoberfest fora da Alemanha! – ler o artigo | ver o vídeo
- Gaspar – com muitos parques aquáticos e opções de turismo rural – ler o artigo | ver o vídeo
As demais cidades e algumas de suas atrações são:
- Timbó – cidade colonial rodeada de parques ecológicos
- Indaial – monumentos históricos e quedas d’água
- Rio dos Cedros – lagos com passeios de barco
- Doutor Pedrinho – muitas cachoeiras e turismo de aventura
- Benedito Novo – cachoeiras, grutas e a maior tirolesa das Américas
- Rodeio – turismo religioso com fortes tradições italianas
- Ascurra – trilhas de caminhada e um belo conjunto arquitetônico
- Apiúna – cachoeiras, trilhas de caminhada e passeio de maria-fumaça
Pomerode Tem Praia?
A cidade de Pomerode não tem praia, mas fica relativamente perto do litoral norte de Santa Catarina (cerca de 75km).
Nós visitamos muitas praias nessa região e escrevemos guias completas para visitá-las, além de ter gravado muitos vídeos para o youtube.
Algumas de nossas favoritas foram Penha e Balneário Piçarras, a menos de 80km de Pomerode, além de Barra Velha e São Francisco do Sul, a pouco mais de 90km de distância.
Se você vai dar uma esticada para mais longe, definitivamente vale a pena conhecer algumas das praias mais incríveis de Santa Catarina (e do Brasil) em Bombinhas e em Florianópolis.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Estive em Pomerode na Páscoa e fiquei apaixonada, quero muito voltar em breve. E fazer tudo isso que você mostrou aqui novamente (rs), essa cidade ganhou meu coração.
Seu post sobre o que fazer em Pomerode está nota 10!
Que legal, eu fiquei com muita vontade de ir na Páscoa para ver as decorações de Pomerode!
Nossa, fui para Pomerode quando era adolescente e pelo jeito atualmente há várias coisas diferentes para fazer. Lembro que achei super gracinha. Preciso voltar!
Pomerode é uma cidadezinha muito linda mesmo, e a estrutura turística é imensa
Ahhh que cidade lindinha! Tô empolgada pra fazer um roteiro pelo interior de Santa Catarina e com certeza quero colocar Pomerode no roteiro!
Pomerode não pode ficar de fora de um roteiro por Santa Catarina! Ótima escolha!
Chegar numa cidade sem muitas expectativas e ser surpreendido é muito bom. A viagem toma outro rumo. Gostei muito de conhecer um pouco sobre Pomerode, esse post é um verdadeiro guia.
As melhores viagens são assim mesmo 🙂
Pomerode está ficando bem conhecida neh? Bastante gente indo conhecer! Parece ser uma cidade perfeita para um final de semana! Quero conhecer!
Certamente um fim de semana em Pomerode vai ser muito bem aproveitado! Nós achamos a cidade muito lindinha
Quanta coisa para ver e fazer em Pomerode! Estou planejando uma viagem pela região e Pomerode e Blumenau já estão no roteiro. E esse ovo de Páscoa gigante pelo jeito é a marca registrada da cidade, aparece em todas as informações sobre Pomerode rsrs
Se a cidade tem um negócio no livro dos recordes pra se gabar, porque não, né? rsrs Mas Pomerode é um amorzinho de cidade, você vai amar!