O Que Fazer em Florianópolis + Dicas Para Sua Viagem

o que fazer em floripa florianopolis

O que fazer em Florianópolis é só uma pequena parte do que você precisa saber antes de ir para lá. A capital de Santa Catarina, conhecida carinhosamente como Ilha da Magia ou Floripa, é imensa e cheia de atrações para todos os gostos.

Além de falar o que fazer em Florianópolis, nesse artigo também te damos dicas essenciais para planejar sua viagem:

Quais são os melhores lugares para se hospedar? Como chegar aos locais interessantes? Será que é melhor ir de passeio, transporte público ou alugar um carro? Quais são as comidas típicas de Florianópolis, e onde curtir uma noite boa e barata?

E se você quer ter um gostinho de Florianópolis antes de sua viagem, não deixe de ver esse vídeo com nossas primeiras impressões sobre a Ilha da Magia, ou assista no Youtube clicando aqui.

Curiosidades Sobre Florianópolis

  • Embora seja a capital de Santa Catarina, Florianópolis perde o posto de maior cidade do Estado para Joinville;
  • Os habitantes de Florianópolis são comumente chamados de “manezinhos”, porque o nome “Manuel” era muito comum na época de domínio Açoriano;
  • Em uma visita de D. Pedro I à ilha foi feito o calçamento da primeira rua da cidade, em Santo Antônio de Lisboa. É essa rua aqui:
o que fazer em floripa florianopolis
  • Uma avenida de Campeche tem o nome de “Pequeno Príncipe” em homenagem ao escritor do famoso livro, que já esteve em Florianópolis trabalhando como piloto;
  • A Praia da Galheta é a única de naturismo na ilha e só pode ser acessada por trilha;
o que fazer em floripa florianopolis
Praia Mole em primeiro plano e Praia da Galheta ao fundo – Foto: Papa Pic
  • O apelido “Ilha da Magia” se dá por conta das diversas lendas locais, e não das belezas e encantos de Florianópolis;
  • Florianópolis tem aproximadamente 100 praias e 30 ilhas, por isso não falta o que fazer por lá!

Floripa: Onde Fica e Como Chegar

Florianópolis fica a 307km de Curitiba, a capital do Paraná, e a 469km de Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul. Para quem viaja de carro, as estradas são boas e razoavelmente tranquilas.

Imagem: Google Maps

É possível viajar de ônibus para Florianópolis a partir de muitas cidades de Santa Catarina e dos Estados vizinhos, e até de locais mais distantes, como São Paulo e Rio de Janeiro. Para consultar passagens, tempo de viagem e preços clique aqui.

Para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez. Faça uma busca clicando aqui.

Para ir do aeroporto para seu hotel (e vice versa) você pode consultar preço e reservar transfer nesse site.

Como se Locomover Por Florianópolis

Florianópolis é uma capital bem estruturada no que diz respeito ao transporte público. Algo que facilita muito a locomoção do turista é a possibilidade de consultar as linhas que vão de um ponto a outro no aplicativo do Google Maps.

Os táxis e aplicativos de transporte (como Uber) também são abundantes e funcionam bem para conhecer Florianópolis.

Nós viajamos com nosso carro desde o interior de São Paulo, então tivemos a ótima experiência de poder ir para qualquer lugar com muita liberdade.

É muito cômodo conhecer Florianópolis de carro. Como viajamos na temporada baixa, não tivemos problemas com trânsito nem com local para estacionar.

Na temporada alta é um pouco diferente. Os congestionamentos são constantes e pode levar horas para percorrer distâncias pequenas.

Mas mesmo quem estiver de ônibus vai ter esse problema, então é preciso pesar os prós e contras para decidir o que será melhor para você.

Alugar um carro é bem fácil e econômico. Dá para reservar on line, pagar parcelado e pegar o carro sem burocracias na locadora. Clique aqui para consultar preços e modelos disponíveis.

É preciso sempre se lembrar: a maior parte de Floripa fica em um ilha, e os locais interessantes – que são na maior parte as praias – ficam razoavelmente distantes entre si. No Norte ao Sul são mais de 60km de extensão!

Por isso, mais importante do que conhecer as linhas de ônibus que vão servir para você, é importante escolher bem onde você vai se hospedar em Floripa.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

CHIP INTERNACIONAL

CÂMBIO

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Quantos Dias e Onde Ficar em Florianópolis

A melhor dica que nós recebemos antes de ir para Florianópolis – e que agora vamos repassar para você – é: se você quer conhecer várias praias e regiões de Florianópolis, e não passar sua viagem toda plantado na mesma praia, divida sua hospedagem em duas ou três partes diferentes da ilha.

Um exemplo:

  • 3 dias ou mais (quanto mais, melhor) em Canasvieiras para conhecer a parte norte da ilha;
  • 2 dias na Lagoa da Conceição para conhecer a cidade e parte central da ilha;
  • 2 dias em Campeche para conhecer a parte sul da ilha.

Para quem tem menos tempo (ou menos paciência para fazer uma viagem tão agitada) vale a pena escolher pelo menos 2 lugares para se hospedar.

Nós escrevemos um guia completo para te ajudar a escolher sua hospedagem perfeita (boa, bonita e barata) em Florianópolis. Leia clicando aqui.

Se fosse pra gente escolher hoje, passaríamos uma semana em Florianópolis divida dessa maneira:

onde ficar em florianópolis hotel pousada se hospedar
Foto: Casa Mar Campeche

Clima e Previsão do Tempo Para Florianópolis

Qual a melhor época para visitar Florianópolis e fazer tudo o que tem de legal por lá? A resposta simples seria “o verão”, porém é preciso tomar alguns cuidados.

A temporada altíssima em Floripa vai de dezembro até fevereiro e, embora tenha de fato um clima bom nessa época, os preços ficam mais altos, as praias ficam lotadas e as estradas ficam muito engarrafadas.

Então se você quer pegar tempo bom, água quente (ou pelo menos não tão gelada) e ter uma experiência sem muvuca demais, o melhor é viajar entre março e abril, evitando feriados.

Mas não se preocupe. Se você só pode conhecer Floripa em outra época, basta viajar preparado para o que vai encontrar.

Nós viajamos no mês de junho para Florianópolis e conseguimos fazer o que queríamos; pegamos tempo frio (sem condições de entrar na água), e mesmo assim fizemos uma viagem incrível!

Algumas semanas antes, em maio, nós estávamos em Bombinhas, que fica bem ali do lado, e lá sim conseguimos entrar no mar quase todo dia.

o que fazer em floripa florianopolis
Sol forte no inverno, mas um ventinho gelado e a água mais ainda

Ou seja, em poucas semanas o clima muda, e do nada pode surgir uma onda de calor ou uma frente fria imprevisível.

O Que Fazer em Florianópolis (Floripa)

Agora que você já sabe como organizar sua viagem para Florianópolis, é só curtir tudo o que tem para fazer por lá de legal e se apaixonar aos poucos pela Ilha da Magia!

O Que Fazer em Florianópolis (Floripa): Curtir as Praias

Florianópolis tem praias para todos os gostos e elas estão espalhadas por toda a ilha. Nós já escrevemos um post com as 17 melhores praias de Florianópolis aqui no blog e recomendamos a leitura para que você possa conhecer melhor cada uma.

Segue um resumo:

  • Praias do Norte – As praias do norte de Floripa são as mais famosas e as mais gostosas de conhecer. São lindas, com boa estrutura e de fácil acesso. Jurerê Internacional, Canasvieiras e Praia dos Ingleses são algumas das mais imperdíveis;
  • Praias do Centro (Litoral Leste) – São as mais procuradas por surfistas, pelas ondas fortes, e por mochileiros, pelas opções mais econômicas de restaurantes e hospedagem. Locais como a Lagoa da Conceição e as Dunas da Joaquina devem estar no seu roteiro;
  • Praias do Sul – As praias mais rústicas e “selvagens” de Florianópolis, com acesso um pouquinho mais complicado que as do norte e do centro, para aqueles que curtem os pontos turísticos fora do óbvio. Destaque para a Ilha do Campeche e a Trilha da Lagoinha do Leste.
o que fazer em floripa florianopolis
Dunas da Joaquina

O Que Fazer em Florianópolis (Floripa): Subir Mirantes e Percorrer Trilhas

Florianópolis não é um destino dos sonhos só para quem ama praias, pois tem muito o que fazer além disso. Aqueles que curtem trilhas, caminhadas e contato com a natureza também não ficam de fora.

São mais de 30 trilhas de níveis variados, que levam a praias, mirantes, cachoeiras e piscinas naturais.

Algumas das mais conhecidas são:

  • Lagoinha do Leste – nível intermediário com um mirante incrível no fim;
  • Mirante do Morro da Lagoa da Conceição – parada obrigatória na beira da estrada;
  • Trilha da Galheta – nível fácil, dá acesso à praia naturista;
  • Mirante Ahau – com lojinhas e bares para ver o pôr do sol;
  • Piscinas Naturais da Barra da Lagoa – de acesso fácil para toda a família;
  • Fortaleza de São José da Ponta Grossa – vista bonita e caminho cheio de saguis:
florianópolis pontos turísticos lugares para conhecer
Consegui fotografar essa lindeza depois de um tempo parada em silêncio no meio do caminho

O Que Fazer em Florianópolis (Floripa): Ver o Pôr do Sol

Nós exploramos bastante a ilha e reunimos em outro post 9 lugares para ver o pôr do sol que realmente são lindos e valem a pena.

Como o sol se põe no Oeste, a Ilha de Florianópolis é um lugar privilegiado para ver o pôr do sol, pois ao contrário da maior parte do litoral do Brasil, que tem as praias voltadas para o Leste, na ilha também há praias voltadas para o Oeste.

Nossos favoritos foram:

  • Ponta das Canas
  • Canasvieiras
  • Santo Antônio de Lisboa
  • Cacupé e Sambaqui
  • Lagoa da Conceição
  • Praia da Barra da Lagoa
  • Dunas da Joaquina
  • Ribeirão da Ilha

Leia sobre cada um em detalhe clicando aqui.

O Que Fazer em Florianópolis (Floripa) no Inverno

Nós viajamos para Florianópolis no mês de junho, pegamos frio, e ainda assim curtimos demais a ilha. Embora não desse para entrar na água, olha só o que nós fizemos em nossos dias por Florianópolis no inverno:

  • Assistimos e ajudamos os pescadores de tainha a tirarem suas imensas redes da água;
  • Aproveitamos o ar claro e fresco para caminhar bastante pelas praias, trilhas e mirantes de Florianópolis;
  • Apreciamos as praias vazias e bucólicas, tomamos sol e jogamos frescobol;
  • Conhecemos vários locais num mesmo dia, podendo dirigir livremente sem medo de pegar engarrafamentos;
  • Provamos as comidas típicas de Florianópolis e de Santa Catarina;
  • Curtimos o centro de Florianópolis, seus prédios históricos e Mercado Central.

O Que Fazer em Florianópolis (Floripa): Outros Passeios

Florianópolis é imensa e vale a pena curtir a ilha e seus pontos turísticos por muitos e muitos dias, mas se você tiver um tempinho sobrando, vale a pena escolher alguma cidade próxima para um passeio de dia inteiro.

morro do macaco bombinhas
Bombinhas, a 78km de Florianópolis

Os preços são bem acessíveis e os passeios podem ser reservados on line, com cancelamento grátis. Alguns lugares que nós conhecemos e que são altamente recomendamos:

É só clicar no nome acima para ver itinerário, preços, datas e reservar on line.

Se você quiser conhecer mais praias e cidade de Santa Catarina, não deixe de conferir todos nossos artigos sobre os destinos do Estado.

O Que Comer em Florianópolis

Santa Catarina tem muitas comidas típicas que valem a pena provar, e em Florianópolis você encontra muitas delas.

Nós aproveitamos os dias mais frios na ilha para comer bem e provar de tudo. Mostramos nesse vídeo:

Algumas das coisas mais gostosas para comer em Florianópolis:

  • Tainha frita com pirão
  • Ostras gratinadas com manteiga de ervas
  • Pastel de Berbigão
  • Cervejas Artesanais

Nós listamos 19 comidas típicas de Santa Catarina em outro post aqui do blog. É recomendado comer algo antes de ler, para não morrer de vontade.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL

Booking.com

o que fazer em florianopolis floripa

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

24 comentários em “O Que Fazer em Florianópolis + Dicas Para Sua Viagem”

    1. Que bom que você gostou das dicas para aproveitar Florianópolis! É uma cidade incrível mesmo, e fico feliz em ajudar a matar um pouco da saudade. Espero que possa voltar em breve para aproveitar ainda mais. Obrigada pelo carinho e pelo apoio!

    1. Caminhos me Levem

      Tem muita coisa pra fazer em Florianópolis, isso é verdade! Pode reservar muitos dias de sua viagem para conhecer a ilha e não vai se arrepender.

  1. Florianópolis sem mistério poderia ser o título do seu post de tão completo e detalhado que está. Fica fácil visitar a capital catarinense com tudo assim, mastigadinho.
    Floripa é uma cidade incrível, mesmo. Estive 3 vezes por lá e adorei. Eu adoro praia e me senti um “pinto no lixo”! rsrsrs
    Muito legal o seu post, como sempre! Parabéns!

    1. Caminhos me Levem

      Oi Sonia, obrigada pelo carinho! Fico feliz que tenha curtido nossas dicas do que fazer em Florianópolis. Realmente é um paraíso para quem ama praia, são lindas demais.

  2. Seu post sobre o que fazer em Florianópolis está completiíssimo, parabéns! Inclusive vou usar várias dicas aqui postada por você para montar o meu. Obgda por compartilhar com a gente

  3. Florianópolis é um lugar muito especial e sua postagem me fez ter ótimas lembranças. Sem falar nas dicas que sempre ajudam para uma próxima viagem.

  4. Eu amei conhecer Florianópolis, porém fiquei pouco tempo lá e não deu pra ver tudo que queria. Eu adorei as suas dicas do que fazer por lá, me fez ver coisas que não tinha percebido quanto estive por lá! Já estão na minha lista de retorno. Obrigada!

  5. Adorei as dicas para conhecer Floripa, principalmente as dicas para o inverno. Muitas também são válidas para dias chuvosos. Ainda não conheço Florianópolis, mas está na minha lista!

    1. Caminhos me Levem

      Oi Fer, que bom que gostou das dicas, obrigada por ler nosso blog. A gente visitou Floripa no inverno, então acabamos entendendo bem como é nessa época 🙂

  6. Ahh que saudade de Floripa, inclusive queria ter lido as suas dicas do que fazer por lá quando visitei Santa Catarina. Abraços 🙂

  7. Salvei esse post completíssimo! Já faz muitos anos que não vou à Ilha da Magia e preciso voltar porque tem muito o que fazer em Florianópolis e eu ainda tenho muito para conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share