O Que Fazer em Curitiba – PR: TOP 21 Pontos Turísticos

o que fazer em curitiba

Curitiba é uma cidade modelo de urbanização, bonita, bem organizada e com muito o que fazer, com lugares, passeios e pontos turísticos que agradam todo tipo de viajante.

Nesse post reunimos informações essenciais para sua viagem, incluindo dicas de locomoção, hospedagem, comidas típicas, melhor época e lugares para conhecer e passear.

Não deixe de assistir o vídeo que fizemos em nosso canal do Youtube, no qual mostramos todos os lugares e pontos turísticos que conhecemos em Curitiba. Assista abaixo ou clique aqui para ver no Youtube.

História e Curiosidades de Curitiba – PR

Curitiba é a capital e maior cidade do Paraná, com quase 2 milhões de habitantes. Foi fundada no século XVII e cresceu de maneira ordenada, com planos urbanísticos bem elaborados.

É reconhecida por ser uma cidade inovadora, com excelente sistema de transporte público e preocupação com o meio ambiente.

Algumas curiosidades sobre Curitiba:

  • É a capital mais fria do país;
  • Os curitibanos chamam salsicha de “vina” e menino de “piá”;
  • Tem o menor índice de analfabetismo dentre as capitais brasileiras;
  • O nome da cidade vem do idioma Guarani e significa “lugar cheio de pinheiros”;
o que fazer em curitiba parque tangua
Mirante no Parque Tanguá, área com muito verde em Curitiba
  • É a segunda cidade das Américas com maior número de descendentes poloneses;
  • Os torcedores do Coritiba são conhecidos como “coxas-brancas”, apelido que surgiu quando os jogadores eram descendentes de europeus, de pele muito clara;
  • A Ópera de Arame, famoso teatro da cidade, foi construído em apenas 75 dias.

Onde Fica e Como Chegar a Curitiba – PR

Curitiba é a capital do Estado do Paraná, no Sul do Brasil. Fica a 416km de São Paulo e a 305km de Florianópolis, as capitais mais próximas.

Onde fica Curitiba

Uma boa opção é viajar para Curitiba de ônibus. Para consultar passagens, tempo de viagem e preços clique aqui.

Para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez. Faça uma busca clicando aqui ou abaixo:

O Aeroporto Internacional Afonso Pena é o principal de Curitiba e fica a 17km do centro da cidade e distante da maior parte dos pontos turísticos.

Esse trajeto pode ser feito de táxi, Uber ou com a Linha Direta 208, que passa também pela Rodoferroviária de Curitiba, localizada a menos de 3km do centro.

Como se Locomover Por Curitiba – PR e Visitar os Pontos Turísticos

O transporte público de Curitiba é famoso mundialmente por sua eficiência, apesar de contar somente com ônibus e não ter metrô.

Os locais de embarque de ônibus em Curitiba são de 3 tipos: terminais, estações-tubo e pontos de ônibus. As estações-tubo possuem um design bem curioso e fazem parte do cenário da cidade:

estações tubo cutiriba pontos tuísticos passeios lugares para conhecer

Além dos ônibus comuns, Curitiba também conta com um ônibus de 2 andares que funcionam como uma linha de turismo. O valor da passagem é R$50 e te dá direito a embarcar 4 vezes ao longo do dia, parando nos pontos turísticos que quiser em Curitiba.

Para quem viaja em 2 ou mais pessoas, esse ônibus acaba saindo muito caro, valendo mais a pena pegar Uber.

Veja todas as informações sobre transporte público em Curitiba no site oficial clicando aqui.

Nós viajamos com nosso carro desde o interior de SP e achamos super fácil dirigir na cidade e estacionar nos pontos turísticos.

Alugar um carro é bem fácil e econômico. Dá para reservar on line, pagar parcelado e pegar o carro sem burocracias na locadora em Curitiba. Clique aqui para consultar preços e modelos disponíveis.

Se você vai viajar para Curitiba a turismo, a melhor opção é se hospedar perto do centro da cidade, a partir de onde é fácil fazer tudo o que há para fazer a pé, de transporte público ou de táxi/uber.

Confira a seguir nossa seleções de hospedagem em Curitiba, com os melhores hotéis, opções econômicas e apartamentos bem equipados:

Melhores Hotéis de Curitiba – PR (Perto dos Pontos Turísticos)

Para quem quer se hospedar em alto estilo em Curitiba, escolha um dos melhores hotéis da cidade, com notas altas de avaliações pelos hóspedes e muitas comodidades, como café-da-manhã incluído, academia, piscina e SPA.

Clique para ver preço, disponibilidade e as comodidades oferecidas por cada um:

O Que Fazer em Curitiba pontos tuísticos passeios lugares para conhecer
Foto: Radisson Hotel
Foto: NH Curitiba The Five

Hotel Barato no Centro de Curitiba – PR

Selecionamos aqui os melhores hotéis econômicos no centro de Curitiba, que possuem quartos com banheiro privativo bem avaliados pelos hóspedes. Clique para ver preço e disponibilidade:

Foto: Estrela do Sul Hotel
Foto: Trevi Hotel e Business
Foto: Hotel Aladdin

Apartamento de Temporada no Centro de Curitiba – PR

Para aqueles que preferem se hospedar em apartamento ou flat e ter mais privacidade, com cozinha para preparar refeições, no centro de Curitiba há excelentes opções. Clique para ver preço e disponibilidade:

Clique para ver preço e disponibilidade

Hostel (Albergue) Barato em Curitiba

Para os mochileiros de plantão, que viajam de forma econômica, Curitiba conta com ótimas opções de hospedagem em hostel. Se você nunca se hospedou dessa forma, não deixe de ler Como é Ficar em Hostel.

Selecionamos aqui os melhores hostels de Curitiba, localizados perto do centro da cidade e com nota alta de avaliação pelos hóspedes:

Foto: Knock Knock Hostel
Foto: Social Hostel Café e Bar

Clima e Previsão do Tempo Para Curitiba – PR

O clima de Curitiba é bastante instável e imprevisível. De um modo geral, o verão é chuvoso com temperaturas amenas, e o inverno é rigoroso e seco.

Porém, conforme os próprios curitibanos falam, pode chover e fazer frio qualquer dia do ano. Então é recomendável sempre ter consigo um guarda-chuva e um casaco.

A melhor época para visitar os pontos turísticos de Curitiba é na primavera (setembro, outubro e novembro) e no outono (março e abril), porém desde que você vá preparado, qualquer época rende uma boa viagem.

Nós viajamos em julho e pegamos dias muito frios, às vezes com chuva e às vezes com sol. Um bom casaco e um par de sapatos bem quentes são imprescindíveis em Curitiba!

Uma grande vantagem de viajar no inverno foi presenciar as cerejeiras floridas no Jardim Botânico e em outras partes da cidade. A floração dura poucos dias e varia a cada ano, então é preciso planejamento e um pouco de sorte para vê-las assim:

o que fazer em curitiba pontos tuísticos passeios lugares para conhecer
Cerejeiras floridas no Jardim Botânico

Quantos Dias Ficar em Curitiba -PR a Turismo

Dentre tudo o que tem para fazer em Curitiba, dá para ver o basicão dos pontos turísticos em 1 dia.

Porém, para conhecer mais lugares interessantes e fazer os passeios com mais calma, o ideal é ter 3 ou 4 dias na cidade, sendo que 1 deles pode ser reservado somente para fazer o passeio de trem até a cidadezinha de Morretes (já falo mais aí embaixo).

Curitiba é uma cidade muito interessante e com muitos lugares e pontos turísticos bonitos. Também tem ótimos restaurantes e bares animados, então não vale a pena conhecer tudo com pressa.

Nós tivemos 1 dia inteiro para conhecer os pontos turísticos de Curitiba, mas como há muito o que fazer na cidade, ficou bastante coisa de fora.

Nossa viagem foi planejada para ter 3 dias, porém por conta das chuvas e do frio, acabamos trancados em casa em 2 desses 3 dias.

A seguir falamos o que fazer em Curitiba, com informações de como chegar e o que esperar de cada um dos pontos turísticos. Também te dizemos se vale a pena a visita ou não, caso você esteja com pouco tempo e precise deixar algo de fora.

O Que Fazer em Curitiba: Roteiro de Viagem de 1, 2 ou 3 Dias

Se você só tem 1 dia em Curitiba e está disposto a fazer muitos passeios, siga o mesmo roteiro que nós fizemos para ver os locais imperdíveis:

  1. Centro Histórico: Largo da Ordem, Praça Tiradentes e Rua XV de Novembro
  2. Jardim Botânico de Curitiba
  3. Museu Oscar Niemeyer (só para ver o prédio por fora)
  4. Ópera de Arame
  5. Pôr do sol no Parque Tanguá

Para quem tem 2 dias em Curitiba, é possível fazer o passeio de trem até Morretes (que leva o dia todo) ou então visitar outros pontos turísticos:

  1. Mercado Municipal de Curitiba
  2. Passeio Público
  3. Mesquita de Curitiba
  4. Rua 24h
  5. Torre Panorâmica
  6. Parque Barigui
  7. Memorial da Imigração Polonesa
  8. Bosque Alemão (principalmente para quem viaja com crianças)
  9. Parque Tingui

Se você tem 3 dias em Curitiba, há tempo suficiente para ver todos os pontos turísticos e fazer o passeio de trem para Morretes, sem deixar nada de fora.

Não se esqueça que Curitiba também tem muita vida noturna, bares e restaurantes. Como dizem nossos amigos de lá: o melhor que tem pra fazer em Curitiba é comer e beber!

A seguir falaremos sobre todos os locais turísticos e os de comilança e beberrança, e ainda sobre as comidas típicas que você tem que provar em sua viagem.

o que fazer em curitiba bar do alemão pontos tuísticos passeios lugares para conhecer
O tradicional Bar do Alemão

Mapa: O Que Fazer em Curitiba – PR

Curitiba é pequena quando comparada com outras capitais do Brasil, e isso, somado ao fato de a cidade ser bem organizada e contar com transporte público eficiente, torna fácil a tarefa do viajante de fazer tudo o que há de bom na cidade.

Uma das formas de percorrer Curitiba é de bicicleta, sendo considerada uma das melhores cidades do Brasil para pedalar.

No entanto, o serviço de aluguel de bicicleta em estações pela cidade foi desativado após só um ano de funcionamento. Agora, em 2022, existem pouquíssimos locais para locação, e que cobram preços bem caros.

No mapa abaixo você pode conferir a localização de todos os pontos turísticos e lugares para visitar em Curitiba.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

O Que Fazer em Curitiba – PR: Pontos Turísticos

Seja no verão ou inverno, numa viagem rápida ou de vários dias, esses são os pontos turísticos imperdíveis de Curitiba:

Parques de Curitiba

Uma das grandes atrações de Curitiba são seus parques, imensas áreas verdes com lagos e monumentos espalhados pela cidade.

  • Jardim Botânico

O cartão postal número 1 de Curitiba certamente é esse: o Jardim Botânico, com sua estufa super fotogênica. Quando o assunto é “o que fazer em Curitiba”, essa é a atração que não pode ficar de fora de modo algum.

O Que Fazer em Curitiba jardim botanico  pontos tuísticos passeios lugares para conhecer
Estufa do Jardim Botânico de Curitiba

Inaugurado em 1991, foi planejado no mesmo estilo dos belos jardins simétricos franceses, com fontes, estátuas e luminárias enfeitando o ambiente.

Localizado perto do centro da cidade e de fácil acesso, o Jardim Botânico é um oásis de tranquilidade.

O que fazer no Jardim Botânico de Curitiba:

  • Caminhar pelos jardins observando a grande variedade de plantas e pássaros;
  • Visitar o interior da estufa, que abriga plantas de todo o país;
  • Caminhar pelo Jardim das Sensações de olhos vendados, sentindo os cheiros e ouvindo os sons da natureza;
  • Visitar a Galeria das 4 Estações, onde jardins de primavera, verão, outono e inverno são expostos ao som de música clássica;
Pontos Turísticos O Que Fazer em Curitiba jardim botanico 4 estações inverno
Galeria das 4 Estações
  • Assistir ao pôr do sol, que ilumina a estufa de forma a deixar seus vidros dourados;
  • Apreciar as cerejeiras na entrada do Jardim Botânico, especialmente se você tiver a sorte de vê-las floridas (mês de julho, normalmente).
Pontos Turísticos O Que Fazer em Curitiba jardim botanico cerejeira
Cerejeiras Floridas no Jardim Botânico de Curitiba

O Jardim Botânico pode ser visitado das 6h às 20h durante o ano todo, exceto no verão, quando fica aberto até as 21h.

  • Parque Tanguá

Um dos parques mais visitados de Curitiba, o Tanguá se destaca não só pela natureza, mas pelas construções, principalmente pelo mirante em forma de meia lua, com vista para o parque e a cidade.

Pontos Turísticos O Que Fazer em Curitiba parque tangua
Parque Tanguá

O Parque Tanguá é grande e possui duas principais áreas a serem visitadas: a parte alta e a parte baixa.

Na parte alta do Parque Tanguá está o Jardim Poty Lazzarotto, cujo nome homenageia um artista da cidade. Além dos jardins bem cuidados, na parte alta do parque está a famosa fonte e espelho d’água e o mirante em forma de meia lua.

Na parte baixa do Parque Tanguá, que pode ser acessada numa caminhada fácil a partir do topo, é possível andar às margens do lago e apreciar a vista do paredão da antiga pedreira, com uma cascata artificial que deságua a partir do mirante lá em cima.

Na parte baixa também há uma lanchonete, que funciona diariamente das 8h às 21h. O parque pode ser visitado das 6h às 22h.

Pontos Turísticos O Que Fazer em Curitiba parque tangua cachoeira
Cascata do Parque Tanguá
  • Parque Barigui

Parque mais visitado de Curitiba pelos próprios curitibanos, o Parque Barigui conta com uma extensa área verde e oferece muita estrutura de lazer, com quiosques, churrasqueiras e exposições.

Ao visitar o Parque Barigui não deixe de procurar pelos animaizinhos que vivem por lá, incluindo capivaras e dezenas de espécies diferentes de pássaros.

parque barigui curitiba
Capivaras no Parque Barigui – Foto: Mariordo, CC BY-SA 4.0

O parque pode ser visitado a qualquer hora, todos os dias.

  • Parque Tingui e Memorial Ucraniano

O Parque Tingui, juntamente com os já mencionados Tanguá e Barigui, fica às margens do Rio Barigui. Todos os 3 são parte de um grande projeto de construção de um parque linear por todo o leito do rio dentro da cidade, de modo a melhor preservá-lo.

O destaque do Parque Tingui fica por conta do Memorial Ucraniano, um conjunto de construções que celebra o centenário da imigração de pessoas vindas da Ucrânia.

parque tingui O Que Fazer em Curitiba pontos tuísticos passeios lugares para conhecer
Parque Tingui – Curitiba

O Memorial Ucraniano conta com diversas construções no estilo típico ucraniano. Dentro de uma delas é possível visitar uma pequena exposição de ovos coloridos, também típicos da cultura ucraniana.

O Parque Tingui pode ser visitado 24h, porém o Memorial Ucraniano só fica aberto de terça a domingo, das 10h às 18h.

  • Bosque Alemão

Um dos passeios favoritos para quem viaja com crianças, o Bosque Alemão conta com grande área verde e construções no estilo alemão.

Em meio a isso tudo, existe a Trilha de João e Maria, um passeio por um caminho com painéis que contam a história narrada pelos irmãos Grimm, famosos escritores da Alemanha. O passeio termina na “casa da bruxa”, uma biblioteca infantil onde há leitura de histórias em horários específicos.

Outro destaque do Bosque Alemão é a fachada de um prédio tipicamente alemão, a Casa de Mila, que foi construído em 1870 e ficava, originalmente, no centro da cidade.

bosque alemão O Que Fazer em Curitiba
Bosque Alemão – Foto: KikoCorreia, CC BY-SA 2.5 BR

O Bosque Alemão pode ser visitado diariamente das 8h às 18h, enquanto a Casa da Bruxa fica aberta somente das 9h às 17h, e a leitura de histórias é aos finais de semana, às 11h, 14h e 16h.

  • Passeio Público

O Passeio Público é o jardim mais antigo de Curitiba, fundado em 1886. Foi cenário de muitas histórias da cidade, e hoje oferece uma área agradável para caminhar e observar pássaros e pequenos animais.

passeio publico curitiba
Passeio Público de Curitiba – Foto: Morio, CC BY-SA 3.0

O Passeio Público fica bem no centro da cidade mesmo e pode ser visitado de terça a domingo, das 6h às 20h.

  • Memorial da Imigração Polonesa e Bosque do Papa

Além de alemães e ucranianos, Curitiba também recebeu um grande número de imigrantes vindos da Polônia.

O Memorial Polonês funciona como uma pequena exposição de residências polonesas originais, que retratam as tradições, hábitos e crenças dos imigrantes.

Esse local recebe também o nome de “Bosque do Papa”, pois recebeu a visita ilustre do Papa João Paulo II em 1980 e foi sede de uma missa campal.

memorial polones curitiba
Memorial Polonês – Foto: Cassia Naomi Nakai, CC BY-SA 4.0

O Bosque do Papa e o Memorial Polonês podem ser visitados diariamente das 8h às 18h.

O Que Fazer no Centro Histórico de Curitiba – PR (Pontos Turísticos)

Uma das regiões que mais nos surpreendeu em Curitiba, o Centro Histórico possui muitos prédios antigos bem preservados, boa parte deles convertidos em bares, restaurantes, hospedagens e espaços culturais.

  • Largo da Ordem

O coração de Curitiba! No Largo da Ordem você encontra muitas boas opções para comer e beber, com prédios centenários coloridos compondo o cenário.

Alguns locais que merecem destaque, sobre os quais falaremos mais adiante, são o Bar do Alemão, o Restaurante A Caiçara e o Bar do Gato Preto.

Largo da Ordem

Aos finais de semana o Largo da Ordem é tomado pela Feira do Largo, com centenas de expositores e praça de alimentação. Nós não tivemos a sorte de conhecer e feirinha, mas parece um ótimo ambiente para passar horas e horas perambulando.

Pontos Turísticos O Que Fazer em Curitiba largo da ordem
Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito
  • Rua XV de Novembro

Também conhecida como a Rua das Flores, foi a primeira via de circulação exclusiva para pedestres do Brasil.

Nós achamos a Rua VX de Novembro muito bonita, com seus casarões centenários, banquinhos de madeira, árvores (algumas das quais são cerejeiras) e luminárias.

Pontos Turísticos O Que Fazer em Curitiba rua xv de novembro
Rua XV de Novembro

A Ru XV de Novembro tem mais de 3km de extensão, mas a parte mais bonita fica entre a Av. Luiz Xavier e a Rua Presidente Faria.

Apesar de ser charmosa, a rua é tomada por comércio de todo tipo, com muitos vendedores abordando os pedestres.

  • Praça Tiradentes e Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

A Praça Tiradentes fica no Centro Histórico de Curitiba e é o Marco Zero da cidade, sendo considerado oficialmente o local onde ela nasceu.

Na Praça Tiradentes fica a Catedral de Curitiba, com belíssima arquitetura, em frente à qual há uma estátua do Cacique Tindiquera, acompanhado de um lobo guará e um pinhão. Segundo a lenda local, ele participou da fundação da cidade nesse local.

Pontos Turísticos O Que Fazer em Curitiba praça tiradentes
Catedral de Curitiba e Estátua do Cacique Tindiquera
  • Mesquita de Curitiba

Como se não bastassem as influências já citadas, Curitiba ainda tem uma imensa comunidade árabe. Portanto um lugar muito interessante para visitar em Curitiba, especialmente para quem não é familiarizado com construções no estilo islâmico, é a Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib.

A Mesquita de Curitiba possui uma cúpula central e 2 torres (chamadas de minaretes). O prédio é lindo, com muitos detalhes em branco e azul.

É possível visitar o interior da mesquita em horários específicos. Mulheres devem cobrir os cabelos e parte do rosto com um lenço antes de entrar, e todos os visitantes precisam entrar descalços. Veja mais informações na página do facebook da mesquita clicando aqui.

Pontos Turísticos Curitiba mesquita
Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib
  • Rua 24h

Mais uma parada que vale a pena no centro de Curitiba é a Rua 24h, um espaço coberto e bem decorado, repleto de lojas e restaurantes. É um bom passeio para os dias frios e de chuva.

Apesar do nome, a Rua 24h não funciona 24h por dia. Confira mais informações no site oficial do espaço clicando aqui.

rua 24h curitiba
Rua 24h de Curitiba – Foto: Morio, CC BY-SA 3.0
  • Mercado Municipal de Curitiba

Fundado em 1958, o Mercado Municipal de Curitiba é amplo e bem organizado. É o local perfeito para quem quer comprar alimentos e temperos, mas também conta com quiosques e restaurantes onde é possível comer e beber curtindo o ambiente.

Arte e Cultura em Curitiba (Pontos Turísticos)

Nem só de parques e prédios históricos vive Curitiba. A cidade conta com muitos museus, exposições de arte e locais para lazer com boa música.

  • Ópera de Arame

O grande destaque quando se trata do que fazer em Curitiba envolvendo cultura é a Ópera de Arame, um teatro super moderno construído em apenas 75 dias, com estrutura tubular metálica e teto de vidro.

Pontos Turísticos O Que Fazer em Curitiba opera de arame
Ópera de Arame de Curitiba

Além de admirar a construção exótica, no local acontece o projeto Vale da Música, no qual músicos se apresentam num palco flutuante.

A entrada na Ópera de Arame custa R$10 por pessoa e o horário de visitação é das 10h às 18h, de domingo à terça, e das 10h às 22h de quarta a sábado.

Nós tínhamos dúvidas se valia a pena pagar para visitar a Ópera de Arame, mas a verdade é que achamos o espaço muito legal. É possível caminhar por tudo, incluindo os jardins e o interior do teatro, e inclusive subir no palco e ficar brincando com a acústica do lugar.

Pontos Turísticos O Que Fazer em Curitiba opera de arame por dentro
Ópera de Arame de Curitiba

Em frente ao palco flutuante há um restaurante (bem caro) onde é possível curtir a música ao vivo em alto estilo.

  • Museu Oscar Niemeyer

Apelidado carinhosamente de “O Olho”, devido ao formato do prédio, o Museu Oscar Niemeyer é um grande espaço de exposições e eventos em Curitiba.

Nós viajamos durante a pandemia e evitamos locais que não fossem a céu aberto, portanto só conhecemos o Museu Oscar Niemeyer por fora.

O MON é o maior museu de artes da América Latina e com certeza um passeio imperdível para quem ama exposições. Confira horário de funcionamento e preços no site oficial clicando aqui.

Pontos Turísticos O Que Fazer em Curitiba MON museu oscar niemeyer
MON – Museu Oscar Niemeyer

Curitiba Vista do Alto – Torre Panorâmica

Originalmente construída para ser uma torre de telefonia, a Torre Panorâmica acabou se transformando num imenso mirante de Curitiba, graças à altura de mais de 100m.

A visita à Torre Panorâmica custa R$6 por pessoa e é realizada de terça a domingo, das 10h às 19h.

Passeio de Trem a Morretes

Reconhecido como um dos passeios de trem mais bonitos do mundo, o trajeto entre Curitiba e a pequena cidade de Morretes é feito em meio à vegetação preservada da Mata Atlântica na Serra do Mar, passando por inúmeras pontes e túneis.

trem de curitiba a morretes
Trem de Curitiba a Morretes – Foto: Imagens Portal SESCSP

A viagem de Curitiba a Morretes de trem tem 65km de extensão e dura cerca de 3h – tempo suficiente para tirar muitas fotos lindas e ouvir as histórias do guia.

Morretes, a cidade de destino do passeio, fica encravada nas montanhas e se destaca pelos lindos cenários e pela culinária, com destaque para o barreado, prato típico da região.

O trem parte da Estação Rodoferroviária de Curitiba, próxima ao centro da cidade. O retorno de Morretes para Curitiba no fim da tarde pode ser feito de trem ou de van.

Quem opera o trem de Curitiba a Morretes é a Serra Verde Express. O valor da passagem varia conforme a classe e os passeios incluídos.

Leia mais no blog Uma Viagem Diferente: Trem de Curitiba a Morretes e também no blog Até Onde Eu Puder Ir: O que fazer em Morretes em 1 dia.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Passeio a São José dos Pinhais

Um passeio bastante popular em Curitiba é o Caminho dos Vinhos, no qual você aprende mais sobre os costumes italianos e a produção de vinho.

O passeio inclui visita a muitas vinícolas, com degustação de vinhos, queijos e salames. Clique aqui para ver preço e datas disponíveis.

Excursão de Curitiba ao Parque Vila Velha

Nos arredores de Ponta Grossa fica um dos lugares mais incríveis do Paraná: o Parque Vila Velha, com suas formações rochosas e furnas. Se você quer conhecer mais esse ponto turístico perto de Curitiba, uma boa opção é um passeio de um dia, que pode ser reservado on line:

Excursão ao Beto Carrero de Curitiba

Embora fique longe de Curitiba (cerca de 3h30), muita gente não abre mão de aproveitar a viagem para conhecer o famoso parque Beto Carrero, em Santa Catarina.

Esse passeio dura um dia inteiro, começando bem cedinho e indo até à noite. Veja as datas disponíveis e reserve on line:

Restaurantes e Comidas Típicas de Curitiba

Nós não esperávamos muita coisa da culinária curitibana, afinal nunca ouvimos ninguém citar a comida paranaense numa discussão sobre cozinha brasileira.

Porém Curitiba teve grande influência de imigrantes do leste europeu (Alemanha, Polônia, Ucrânia), que trouxeram pratos e ingredientes típicos de seus países, que acabaram sendo mesclados com os nossos.

No fim das contas Curitiba se revelou uma ótima cidade para passar horas comendo e bebendo coisas diferentes e gostosas.

Bar do Alemão [Joelho de Porco]

Localizado no Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba, o Bar do Alemão foi fundado em 1979 e até hoje mantém um clima rústico, que remete aos pubs de antigamente da Alemanha.

O bar possui um ambiente interno, fartamente decorado à maneira alemã, e um externo, com mesas na calçada e vista para os prédios históricos de Curitiba.

O cardápio do Bar do Alemão inclui muitas cervejas (é claro!) e comidas típicas, desde salsichões e chucrute até o joelho de porco (eisbein), que é o grande destaque.

Se você nunca comeu um joelho de porco preparado da maneira alemã, se prepare para essa delícia: cozida lentamente, e depois assada até ficar crocante por fora, a carne fica simplesmente maravilhosa!

A Caiçara [Barreado]

Para quem não tiver a oportunidade de viajar até Morretes para provar o tradicional barreado, é possível degustar essa delícia em Curitiba mesmo.

O restaurante A Caiçara, localizado no Largo da Ordem, é especializado em culinária litorânea e é a opção número 1 para comer barreado em Curitiba.

O barreado é um prato preparado com muitas carnes e temperos, cozidos durante horas e horas, até ficar desmanchando no caldo. É servido com arroz, pimenta, banana e farinha de mandioca. Muito gostoso!

Mercearia Fantinato [Carne de Onça]

Sabe aqueles botecos bem antigos, com prateleiras altas nas paredes e um balcão de madeira? Assim é a Mercearia Fantinato, o lugar perfeito para um bom happy hour em Curitiba.

A especialidade da casa é a carne de onça, eleita a melhor da cidade. Quê?!!!! Carne de ONÇA??!?!

Pode ficar tranquilo! Na verdade o prato é preparado com carne de vaca, mas leva esse nome devido à grande quantidade de temperos, que deixa a gente com “bafo de onça” depois de comer.

A carne de onça é preparada com carne moída, temperada com alho, cebola, pimentas e servida com muita cebolinha e mostarda escura no pão preto. A carne é servida crua, o que pode ser um pouco estranho para algumas pessoas, mas confie em mim – Que delícia!

Nós não tivemos a oportunidade de consumir a carne de onça no ambiente gostoso da Mercearia Fantinato por conta da pandemia, mas fizemos o pedido por telefone e retiramos no balcão para comer em casa e nos deliciamos. Se quiser ver como foi, assista nosso vídeo clicando aqui.

Família Madalosso – O Maior Restaurante das Américas [Cozinha Italiana]

Fundado em 1963, o Restaurante Família Madalosso se destaca em Curitiba pelo título de “Maior Restaurante da América Latina”!

Em seus diversos salões, o Madalosso comporta até 4600 clientes ao mesmo tempo. Uau!

A comida servida no Madalosso não é nada exótica como as outras que mencionei até agora, mas merecem destaque pela qualidade. O restaurante funciona no esquema de rodízio de comida italiana, com muitas opções de massa.

E além desses, não deixe de ler nossa lista com os 13 Melhores Pratos Típicos do Paraná.

Curitiba Tem Praia?

A cidade de Curitiba fica a uma altitude de quase 1000m acima do nível do mar. O litoral do Paraná fica a 100km de distância da capital, trajeto que leva em torno de 1h30 de carro.

As principais praias para visitar a partir de Curitiba ficam na Ilha do Mel, Caiobá, Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

Porém vale lembrar que o litoral de Santa Catarina também está a uma pequena distância de Curitiba. Nós visitamos algumas dessas praias e nos apaixonamos perdidamente.

As praias mais próximas de Curitiba que você pode visitar são a linda ilha São Francisco do Sul e as praias vizinhas de Barra Velha, Balneário Piçarras e Penha (onde fica o Beto Carrero).

Barra Velha – SC

Outros Lugares Para Conhecer Perto de Curitiba e no Paraná

Se você planeja conhecer outros destinos do Paraná em sua viagem, confira nossos guias aqui no blog.

Nós viajamos pelo interior e escrevemos muitas dicas sobre Ponta Grossa e o Buraco do Padre, a colônia holandesa em Castro, a incrível Pedra do Índio em Ribeirão Claro, o Lago Azul em Jaguariaíva e por fim as mundialmente famosas Cataratas do Iguaçu.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL

o que fazer em curitiba

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

28 comentários em “O Que Fazer em Curitiba – PR: TOP 21 Pontos Turísticos”

  1. Seu post sobre o que fazer em Curitiba está super completo! Parabéns! Vai me ajudar muito a planejar minha viagem até a Capital paranaense.

  2. Conhecemos Curitiba numa viagem em família onde aproveitamos o feriado do São João. Adoramos a cidade, tudo muito organizado. Conhecemos quase todos esses pontos que você indicou aqui, no Parque Tanguá acho que vale a pena ir no final da tarde para ver o por do sol, é mito lindo. Fomos ao Madalosso, na verdade não achamos a comida lá essas coisas, tem mais fama do que qualidade na minha opinião.

  3. Sou apaixonada por Curitiba. É uma cidade encantadora e uma das capitais que mais amo. Estive por lá, mas não deu tempo de visitar todos os parques. Preciso voltar e terminar o tour. Adorei suas dicas.

  4. Eu adoro Curitiba. Um local que pretendo voltar para meus filhos conhecerem. Seu post está incrível. Muitas dicas legais do que fazer por lá

  5. Ja fui muitas vezes à trabalho para Curitiba, e apenas 1 vez para turistar. Vi algumas fotos da cidade no inverno e achei linda, quero voltar novamente e passear por outros pontos que descobri no seu post 😀

  6. GISELE PROSDOCIMI

    Bem completo e interessante seu roteiro do que fazer em Curitiba, visitei a cidade em 2018 e fiquei encantada com tudo que vi. Algumas atrações que visitei estão aqui, mas preciso conferir outras tantas que você sugeriu. Motivos para voltar à Curitiba não me faltam agora!

  7. Sou apaixonada por Curitiba e sempre há muito o que fazer por lá! Da última vez que estive na cidade era carnaval e o tempo estava super agradável, apesar de chuvoso. Ficou de fora do meu roteiro somente os parques maiores, pois a chuva atrapalhou um pouco os passeios ao ar livre. Ainda assim, amei o Memorial Ucraniano e o Bosque Alemão. Ótimas dicas do que fazer por lá em poucos dias!

  8. Ah como eu sou louca por Curitiba, amo! Voltarei em breve e vou utilizar o seu Roteiro. Achei bem otimizado. Adorei as suas dicas para cada dia e a forma como você distribuiu bem os atrativos em 1, 2 ou 3 dias.

  9. Ótimas suas dicas sobre o que fazer em Curitiba! Um dos meus lugares favoritos da capital é o Jardim Botânico. Acho linda a estrutura , o paisagismo… A Ópera de Arame também é bem legal já fui lá durante o dia e à noite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share