Dandong: O Final da Muralha da China na Fronteira com a Coreia do Norte

DANDONG CHINA

Existem dois principais motivos que levam um viajante a conhecer Dandong, na China: o primeiro é cruzar a fronteira para a Coreia do Norte, e o segundo é visitar o trecho final da Muralha da China, que fica ali pertinho.

Nós passamos por Dandong rapidinho a caminho da Coreia do Norte, uma das viagens mais incríveis de nossas vidas. Na volta, ficamos em Dandong por uns dias antes de continuar nossa viagem pela China.

O Final da Muralha da China em Dandong na fronteira com a Coreia do Norte
O Final da Muralha da China em Dandong, na fronteira com a Coreia do Norte

Se você ainda não está entendendo como é isso de viajar para a Coreia do Norte, leia nossos textos super completos sobre como funciona o turismo no país:

E se você pretende viajar só pela China mesmo, confira nossos posts sobre o país. Passamos quase 3 meses por lá e conhecemos muitos lugares. Comece por esses com todas as informações básicas que você precisa:

Dandong – China

Dandong é uma cidade pequena para os padrões da China, porém tem quase 3 milhões de habitantes.

Apesar de uma pesquisa no Google pelo fim da Grande Muralha apontar uma torrezinha perto do mar, longe dali, descobertas arqueológicas mais recentes apontaram que o final de fato era na fronteira com a Coreia do Norte, mais precisamente nas vizinhanças de Dandong.

Esse é o ponto mais ao leste que se tem conhecimento da Muralha.

O Final da Muralha da China em Dandong na fronteira com a Coreia do Norte
O Final da Muralha da China em Dandong na fronteira com a Coreia do Norte

Na verdade, essa torrezinha perto do mar, que se pensava ser o final da muralha, é o final apenas de um ramo da Grande Muralha da China. Porém, em Dandong seria uma espécie de final definitivo.

Além do final da Muralha da China, Dandong tem um calçadão lindo na beira do rio que delimita a fronteira com a Coreia do Norte.

A principal atração ali é a Ponte da Amizade, que fica toda iluminada com cores diferentes durante a noite.

A Ponte da Amizade entre China e Coreia do Norte em dandong
A Ponte da Amizade entre China e Coreia do Norte

Também encontramos vários restaurantes legais, com comida coreana e chinesa.

Se você não vai viajar para a Coreia (nem do sul nem do norte), não deixe de provar o tradicional Cold Noodle e de comer em um dos churrasquinhos, onde a grelha fica no meio da mesa e você prepara suas carnes, vegetais e frutos do mar.

Cold Noodle Coreano
Cold Noodle Coreano

Dandong é uma cidade barata para os padrões da China. Principalmente se você é como nós, que adora passar horas bebendo e petiscando em algum bar ou restaurante, Dandong é perfeita.

Como o Google Maps não funciona na China, a não ser que você tenha um VPN, nós disponibilizamos os mapas das cidades que visitamos no país, com os pontos de interesse, para você usar offline. Clique aqui para baixar.

Se você ainda não sabe, na China todos os apps e ferramentas do Google são bloqueados, tais como o Gmail, Google Maps e Google Tradutor.

Sem falar no Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest, Whatsapp e diversos outros sites e apps que você simplesmente não vai conseguir usar.

O jeito de evitar esse problema é instalando um VPN em seu smartphone e notebook.

O Express VPN funciona bem, permite cancelamento até 30 dias de uso e ainda te deixa conectar 4 dispositivos por vez. Clique aqui para instalar e leia nosso post sobre o assunto para entender melhor: Tudo Sobre Internet, VPN e Apps Para Sua Viagem.

Clique aqui para baixar nossos mapas e usar offline. Dá pra abrir esses mapas em vários apps, mas nós recomendamos o Maps.Me, que foi o que usamos, e funciona muito bem.

Basta instalar o Maps.Me, baixar o nosso mapa que você vai usar, e abrir com o app.

Atualização 2024: Alguns leitores viajaram para a China recentemente e não conseguiram acessar as ferramentas do Google nem mesmo com VPN.

Onde Ficar em Dandong – China

Essa região da Ponte da Amizade é a melhor para se hospedar em Dandong. Fica razoavelmente perto da estação de trem e dá pra fazer tudo a pé.

Nós ficamos no Black Tent Youth Hostel, que apesar de ser um hostel baratinho, tem quartos de casal com banheiro privado bem confortáveis. A localização também é ótima, com um terraço de frente para o rio. Clique aqui para consultar e reservar.

dandong china
Black Tent Youth Hostel

Outra opção, mais perto da estação, é o Hilton Garden Inn, para quem não abre mão de todos os confortos de um hotel. Clique aqui para consultar e reservar.

dandong china
Hilton Garden Inn

O Final da Grande Muralha da China

A Grande Muralha da China é dividida em vários trechos, e todos eles tem um nome específico. O mais famoso é o Badaling, perto de Pequim.

O de Dandong, onde fica o final da Muralha, se chama Hushan (em chinês é 虎山长城), traduzido para Montanha do Tigre.

O setor final da Muralha da China na Montanha do Tigre
O setor final da Muralha da China na Montanha do Tigre

Para chegar lá, o ônibus sai da frente da estação de trem de Dandong. A frequência é meio aleatória, e esse aí são os horários do ônibus em outubro de 2019, quando estivemos por lá:

São 40 minutos de viagem e custa 5 yuan. A viagem é quase toda beirando o rio na fronteira com a Coreia do Norte, então dá pra admirar um pouco da paisagem do interior daquele país, e também a cerca de ambos os lados que impede a fuga ilegal.

Cotação (janeiro/2022): 1 yuan = R$0,89

Para saber o lugar onde descer é bem simples: é o ponto final, onde todo mundo sai do ônibus. À sua direita estará o portal de entrada da Grande Muralha, impossível de não ser visto.

Entrada para o trecho final da Muralha da China,na fronteira com a Coreia do Norte
Entrada para o trecho final da Muralha da China,na fronteira com a Coreia do Norte

A entrada custa 60 yuan com a opção de pagar mais 10 para ir de carrinho até a entrada da Muralha em si. A caminhada até lá são uns 15 minutos, totalmente de boa e com ótimas vistas da Muralha.

Entrada para o trecho final da Muralha da China,na fronteira com a Coreia do Norte
Entrada para o trecho final da Muralha da China,na fronteira com a Coreia do Norte

Já a Muralha em si é levemente desafiadora, pois a subida pela Montanha do Tigre é bem íngreme, com escadas bastante irregulares. No entanto vimos até idosos subindo, e apesar de cansativo, não é difícil.

Entrada para o trecho final da Muralha da China,na fronteira com a Coreia do Norte dandong
O outono deixa tudo ainda mais lindo

Aliás, suba a torrezinha do topo. Apesar das escadas de dar medo, a vista é bem bonita. Nós demos a sorte de pegar a estação do outono, quando a folhagem das árvores estava mudando de cor, então o visual foi um grande mar de verde, amarelo e vermelho.

O final da Muralha da China em Dandong, fronteira com a Coreia do Norte
O final da Muralha da China em Dandong, fronteira com a Coreia do Norte
O final da Muralha da China em Dandong, fronteira com a Coreia do Norte
O final da Muralha da China em Dandong, fronteira com a Coreia do Norte

Logo após o topo há uma escada bem íngreme de novo descendo até a fortaleza que é o final da Grande Muralha da China.

O final da Muralha da China em Dandong, fronteira com a Coreia do Norte
O final da Muralha da China em Dandong, fronteira com a Coreia do Norte

De lá, há uma estradinha que dá a volta na montanha e televa de volta à entrada.

Dá um certo medo porque ali é bem a fronteira com a Coreia do Norte, mas, apesar de quase ninguém passar por lá, foi bem tranquilo.

São uns 20 minutos de caminhada pra chegar de volta à entrada da Muralha. Havia ali um carro oferecendo pra levar de volta até Dandong, mas nós preferimos ir de ônibus.

Nós demoramos 2 horas e meia para percorrer a Muralha e voltar, parando para coletar informações pro blog, fazer vídeos pro Instagram, Youtube e tudo o mais. Talvez você demore menos.

O final da Muralha da China em Dandong, fronteira com a Coreia do Norte

Aliás, não deixe de assistir nosso vídeo no YouTube sobre esse trecho da Muralha da China, para ter noção das subidas e descidas que encaramos.

O ponto de ônibus é seguindo à direita quando sair do portal. Ele fica bem numa esquina. O horário de volta é exatamente esse que tá no papel.

No entanto, há alguns outros ônibus que fazem o trajeto de volta pra Dandong e que passam em horários bem aleatórios e espaçados também.

Nós pegamos um que custou 8 yuan cada um e nos deixou do lado da estação de trem de Dandong.

A Muralha da China é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Clique aqui para ver a lista completa.

Seguro Viagem Para a China

A China é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.

Um seguro viagem irá te ajudar em diversas situações, como em caso de acidentes e até extravio de bagagem, dependendo da cobertura que você selecionar.

Um seguro viagem na China irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a China.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A CHINA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

6 comentários em “Dandong: O Final da Muralha da China na Fronteira com a Coreia do Norte”

  1. Dandong. Tinha pesquisado uma vez e depois mudei (são tantos lugares nesse mundão).
    Muito interessante esse conteúdo, bem claro e completo, ja salvei.
    Como foi o uso do VPN, foi tranquilo e aí conseguiram acessar tudo que é bloqueado?

  2. Cidade pequena só pros padrões da China mesmo! hahaha Nunca tinha parado para pensar que existia um começo e um final da Muralha da China hehehe, mas é sempre interessante visitar coisas curiosas assim.

  3. Que demais essa experiência de conhecer o fim da Muralha da China! Ainda mais ali pertinho da Coréia do Norte, que é um país que eu tenho muita curiosidade de conhecer, rs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share