Trekking na Tiger Leaping Gorge (China) – GUIA MEGA COMPLETO

tiger leaping gorge trekking

Nesse post contamos como foi nosso trekking de 3 dias pela Tiger Leaping Gorge, a “Garganta do Salto do Tigre”, na Província de Yunnan, China, provavelmente uma das coisas mais fantásticas que fizemos em nossas vidas!

O trekking pela Tiger Leaping Gorge é conhecido por não ter muita estrutura turística. Lá você se hospeda em pousadas de famílias locais, de minorias étnicas (os Naxi e os Bai), encravadas nas montanhas.

A Tiger Leaping Gorge é parte da cidade de Shangri-La, que fica na Província de Yunnan, mas tem características culturalmente diferentes do restante da província, por ser uma Prefeitura Tibetana Autônoma, chamada Diqing.

O que isso quer dizer, na prática, é que Shangri-la e a Tiger Leaping Gorge são um pedacinho do Tibet de livre acesso. Caso você não saiba, o Tibet é uma região altamente controlada pelo governo chinês, onde turistas só podem ir acompanhados de guia e com permissões especiais.

Trekking Tiger Leaping Gorge China naxi family guesthouse
Vista da Naxi Family Guesthouse

Um dos motivos que fazem essa trilha famosa é a Halfway Guesthouse, reconhecida como a pousada que tem o banheiro com a melhor vista do mundo! Nós estivemos lá e confirmamos isso!

Trekking Tiger Leaping Gorge China halfway guesthouse toilet banheiro com a melhor vista do mundo
O famoso banheiro da Halfway Guesthouse (sim, é de fazer as coisas agachado)

Outro motivo é que ali cresce naturalmente uma plantinha muito conhecida por todos: a cannabis sativa. Isso nós também pudemos comprovar.

Trekking Tiger Leaping Gorge China cannabia maconha ganja
Olha o que encontramos 😉

Fizemos esse trekking na Tiger Leaping Gorge sem saber direito o que esperar, pois não encontramos muita informação na internet. Depois de 3 dias andando por cima das montanhas o sentimento era um só: “não quero ir embora daqui!”.

Nós passamos 3 meses viajando pela China e esse foi, por vários motivos, um dos nossos lugares favoritos. Foi na Tiger Leaping Gorge que nós conseguimos, pela primeira vez, curtir um clima realmente tranquilo e de natureza na China. Eu explico:

Depois de um tempo viajando pelo país a gente já tinha entendido como funciona o turismo na China: as atrações turísticas contam com uma mega estrutura, com todas as comodidades para receber grupos de turismo, e cobram caro por isso. Por mais que haja muitos estrangeiros viajando pela China, é raro ver algum de fato, pois a gente acaba ficando diluído num mar de chineses.

Para nossa surpresa, a Tiger Leaping Gorge é exatamente o oposto disso. Um local sem praticamente nenhuma estrutura (por enquanto), onde os grupos de turismo chineses não chegam (ainda) e que permite dias de trekking em meio à natureza e ao silêncio (embora isso não vá durar muito).

Trekking Tiger Leaping Gorge China
Vista espetacular das montanhas

Durante nossos dias de trekking, nós vimos grandes obras em andamento por lá (2019), o que significa que, em breve, toda a tranquilidade desaparecerá. É claro que isso não quer dizer que o local vai deixar de ser bonito! Mas que vai perder um pouco do seu charme, isso vai.

Se você pretende fazer o trekking na Tiger Leaping Gorge, não deixe de conferir também nossos guias de outras cidades da região. Yunnan é com certeza nossa província favorita na China e tem muitos lugares lindos:

Como é o Trekking na Tiger Leaping Gorge

Tiger Leaping Gorge é um cânion com 16km de comprimento. Um rio passa pelo meio de montanhas com 5.596 metros de altitude (a Jade Dragon Snow Mountain) e 5.396 metros de altitude (a Haba Snow Mountain).

O que torna esse lugar tão único é a altura dos paredões de pedra logo às margens do rio, e a pequena distância entre os dois lados do cânion.

Trekking Tiger Leaping Gorge China
Descansando e apreciando a vista

É daí que vem o nome “Garganta do Salto do Tigre”: reza a lenda que um tigre escapou de um caçador pulando de um lado do cânion para o outro, usando apenas uma pedra no meio do rio como apoio. Esse trecho do rio tem apenas 25 metros entre os dois paredões.

Quando nós ouvimos falar do trekking da Tiger Leaping Gorge pela primeira vez, vimos uma foto do lugar e imaginamos que a caminhada seria pela parte baixa, ali perto da águas.

Porém, não é nada disso. Exatamente o que torna esse trekking tão emocionante, cinematográfico e único é que o caminho todo é feito pelo alto das montanhas, na beira dos penhascos que acabam no rio, centenas de metros lá embaixo.

Trekking Tiger Leaping Gorge China halfway guesthouse
Terraço da Halfway Guesthouse

Parece assustador, e em alguns trechos é mesmo, mas eu vou te contar como fazer essa trilha com segurança e tranquilidade. Se nós, que somos 2 gordinhos beberrões e sedentários conseguimos fazer, eu aposto que quase qualquer um consegue.

Nós conseguimos

Algo muito importante, que define o nível de dificuldade do trekking, é em quanto tempo você vai fazê-lo.

São 22km no total, com uma variação de altitude de 784m. Muita gente percorre 17km no primeiro dia, até a Halfway Guesthouse, e o restante no dia seguinte, a tempo de chegar na Tina’s Guesthouse e pegar o ônibus para Shangri-la (guarde esses nomes, pois eles são as referências das distâncias nas trilhas).

Tem até gente que faz o caminho todo em um dia só!

Nós nem cogitamos fazer o trekking todo em apenas 2 dias por 3 motivos:

  1. 17km pode parecer pouco, mas a variação de altitude é grande e exaustiva.
  2. O lugar é lindo demais e tem um clima super gostoso. Pra que a pressa de ir embora?
  3. Lembra que eu disse que tem uma plantinha que cresce por essa trilha? Pois é.

Por isso nós decidimos ir sem pressa nenhuma DE VERDADE! Começamos a trilha tendo em mente que caminharíamos quanto desse vontade a cada dia, desde que tivesse uma guesthouse por perto para dormir.

Trekking Tiger Leaping Gorge China tea horse guesthouse
Pressa pra quê?

Por fim esse foi o roteiro do nosso trekking pela Tiger Leaping Gorge:

  • Dia 1: andamos 6,6km, da parada de ônibus a Naxi Family Guesthouse.
  • Dia 2: andamos 5,6km, da Naxi Family Guesthouse até a Tea Horse Guesthouse.
  • Dia 3: andamos 9,3km, da Tea Horse Guesthouse até a Tina’s Guesthouse (fim da trilha).
  • Dia 4: a ideia era explorar a parte inferior do cânion, mas estávamos cansados demais e só ficamos esperando o ônibus para ir embora.

Mais adiante nesse texto eu detalho como foi cada dia de trekking.

Como Chegar no Início da Trilha

O jeito mais comum de chegar ao início do trekking da Tiger Leaping Gorge é de ônibus a partir de Lijiang, que foi como nós fizemos.

De Lijiang é preciso pegar um ônibus em direção a Qiaotou. Custa 40 yuan por pessoa e os ônibus são muito frequentes, então não há necessidade de comprar com antecedência. A viagem leva cerca de 1h30, com uma parada no meio do caminho.

Cotação (janeiro/2022): 1 yuan = R$0,89

A parada de ônibus está marcada no mapa gratuito que disponibilizo mais adiante aqui no texto. Ela não é a parada final, então você tem que encontrar um jeito de comunicar ao motorista onde você vai descer. É mais fácil do que parece.

Quando nós descemos do ônibus um monte de taxista veio pra cima dizendo que a trilha estava fechada, que era longe, etc. É mentira! Como não há muitos turistas por ali, eles ficam meio desesperados tentando ganhar dinheiro.

Então basta ignorar e seguir caminhando em direção ao Centro de Informações Turísticas, que fica dentro da cidadezinha. Lá é preciso pagar 45 yuan por pessoa para ter acesso à trilha e ganhar um mapa (que não é muito confiável e totalmente fora de escala).

Bagagem Para a Trilha

O trekking na Tiger Leaping Gorge não é super difícil, mas com certeza não é moleza andar tudo aquilo carregando um mochilão super pesado. Por isso te aconselho a levar somente o essencial e deixar seu excesso de bagagem para trás.

Trekking Tiger Leaping Gorge China bagagem
Metade da minha bagagem era roupa de frio, muito necessária para a noite

Se você for fazer o trekking e voltar para Lijiang, deixe em sua hospedagem por lá mesmo.

A maioria dos turistas que faz o trekking da Tiger Leaping Gorge vem de Lijiang e segue viagem para Shangri-lá depois. Como essa é a rota mais comum, muitos estabelecimentos em Qiaotou já estão acostumados a guardar a bagagem cobrando uma taxa.

Nós tínhamos anotado que a Jane Guesthouse era um bom lugar para isso, mas passamos por lá e não encontramos ninguém.

Seguimos caminhando em direção ao início da trilha e encontramos um mercadinho com essa placa:

Esse alfabeto estranho aí em cima é o tibetano

Tá bem difícil entender esse inglês, mas nós demos um jeito de conversar com o dono e ele de fato fazia o serviço de guardar bagagens. Deixamos nossas coisas numa prateleira do próprio mercadinho (10 yuan por mochilão pelo tempo que você demorar fazendo a trilha), com nossos notebooks e tudo dentro. Pra você ver como a China é um país seguro!

Pode confiar!

Ao final do trekking, quando pegamos o ônibus para Shangri-la, 3 dias depois, só mostramos o cartão dessa lojinha para o motorista e ele parou lá rapidinho pra gente pegar nossas coisas.

Mapa do Trekking na Tiger Leaping Gorge

Como eu já disse anteriormente, o trekking na Tiger Leaping Gorge não tem quase nenhuma estrutura turística. Isso quer dizer que você não vai encontrar muitas placas e nem gente para pedir informações. O caminho nem sempre é óbvio e o mapa fornecido na bilheteria é todo errado, então continue lendo que eu tenho um presente para você.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Por conta do Google Maps praticamente não existir na China, os pontos do mapa acima estão fora do lugar correto. Para se navegar no trekking da Tiger Leaping Gorge, se ligue nessa dica:

Como o Google Maps não funciona na China, a não ser que você tenha um VPN, nós disponibilizamos os mapas das cidades que visitamos no país, com os pontos de interesse, para você usar offline. Clique aqui para baixar.

Se você ainda não sabe, na China todos os apps e ferramentas do Google são bloqueados, tais como o Gmail, Google Maps e Google Tradutor.

Sem falar no Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest, Whatsapp e diversos outros sites e apps que você simplesmente não vai conseguir usar.

O jeito de evitar esse problema é instalando um VPN em seu smartphone e notebook.

O Express VPN funciona bem, permite cancelamento até 30 dias de uso e ainda te deixa conectar 4 dispositivos por vez. Clique aqui para instalar e leia nosso post sobre o assunto para entender melhor: Tudo Sobre Internet, VPN e Apps Para Sua Viagem.

Clique aqui para baixar nossos mapas e usar offline. Dá pra abrir esses mapas em vários apps, mas nós recomendamos o Maps.Me, que foi o que usamos, e funciona muito bem.

Basta instalar o Maps.Me, baixar o nosso mapa que você vai usar, e abrir com o app.

Trekking Tiger Leaping Gorge China mapa
Esse foi o mapa que ganhamos (e que está bem fora de escala)

Nosso Trekking Dia a Dia

Depois de deixar as bagagens na lojinha, nós passamos por um check point onde conferiram nossos tickets e começamos a caminhada rumo às paisagens exuberantes que nos esperavam.

Trekking na Tiger Leaping Gorge: Dia 1

O início da trilha de fato fica a 1h de caminhada do ponto onde deixamos as mochilas. Esse trajeto é por dentro da cidade, então é possível tentar pegar uma carona ou mesmo um táxi.

qiaotou china yunnan
Andando por Qiaotou até o início da trilha

Por mais que 1h seja pouco, esse caminho é bem chato. Nós pegamos um sol forte e muita poeira, além de algumas subidinhas que nos cansaram à toa antes de chegar na parte pesada do trekking. Portanto, se conseguir, vá de carro até o início da trilha.

Ah, e se você tá imaginando que o início do trekking da Tiger Leaping Gorge é algo lindo e majestoso, sinto te decepcionar. Basicamente é assim: você chega ao fim da cidade, onde não tem mais pra onde ir, e olhando pro alto vê um barranco de terra vermelha todo empoeirado. É ali mesmo!

Tem algumas sinalizações por lá

Essa foi a pior parte de todo o trekking pra gente: estava muito quente, muito poeirento e a subida era super íngreme e sem sombras. Suamos pra caramba e chegamos ao fim desse barranco desgraçado exaustos e pensando em desistir.

yunnan China qiaotou
O primeiro trecho (horrível) do caminho

Lá no topo tem um abrigo com banquinhos e sombra. Tomamos bastante água e descansamos bastante antes de decidir continuar. Lembre-se que a trilha é quase aos 3 mil metros de altitude, então começa a ficar difícil respirar.

abrigo no começo da trilha
Abrigo no começo do trekking

Depois disso subimos bastante ainda, mas muito mais tranquilamente que antes. No caminho tinha um homem com um cavalo oferecendo para nos levar e/ou levar as mochilas. Nem perguntei o preço, porque a gente não curte esse tipo de exploração animal, mas ele foi seguindo a gente pela trilha até uma vendinha.

Trekking Tiger Leaping Gorge China como é a trilha
Aos poucos a vista para as montanhas vai se abrindo

Aparentemente a vendinha era dele, porque ele ficou lá nos oferecendo água (10 yuan 1,5 litros) e chocolate. Nós já tínhamos isso na mochila, mas um dos produtos dele nos chamou a atenção: um pacotinho de erva vendido junto com um isqueiro e um pacotinho de papel para enrolar cigarro.

Você já deve saber do que eu tô falando, então vamos aos detalhes: o kit custa 60 yuan e vem bastante erva. Esse foi um dos motivos pra gente demorar 3 dias para terminar a trilha, porque era bem boa 😉

Depois dessa vendinha o trekking entra numa área com árvores, e fica bem mais agradável. Aos poucos você vai ganhando mais e mais visão da montanha impressionante à sua frente.

Trekking Tiger Leaping Gorge China
Todo o esplendor das montanhas

Tem mais uma subidona e o caminho desce até um vilarejo, onde fica a Naxi Family Guesthouse.

Descendo para o vilarejo

Foi lá que dormimos a primeira noite. Pagamos 60 yuan por um quartinho com 2 camas de solteiro e banheiro coletivo. O quarto com banheiro privado era 120 yuan.

A Guesthouse tem um restaurante de comida caseira chinesa. Pagamos 54 yuan por uma porção de vegetais, uma de carne e uma de arroz, mais bebidas.

Esteja preparado(a), porque o banheiro é no estilo chinês (buraco no chão), e se precisar ir durante a madrugada, o frio é de lascar e difícil de apoiar na parede pra se equilibrar.

Trekking Tiger Leaping Gorge China naxi family guesthouse
Naxi Family Guesthouse

Não deixe de assistir o vídeo desse primeiro dia de trekking clicando aqui.

Trekking na Tiger Leaping Gorge: Dia 2

Depois de tomar café e preparar a mochila, começamos nosso segundo dia de caminhada quase às 9h da manhã.

A primeira hora foi de bastante subida até o início das 28 bends, nome dado a um trecho da trilha que faz muitas curvinhas (Bend é curva em inglês, e são 28, como o nome diz).

Trekking Tiger Leaping Gorge China
Vista do penhasco

Muita gente falava em outros blogs que esse trecho era super difícil, mas nós achamos até que tranquilo. Acho que a dificuldade que as pessoas sentem é porque estão fazendo tudo no primeiro dia de trilha, e não descansados como nós estávamos. Tá aí mais uma vantagem de fazer o trekking da Tiger Leaping Gorge sem pressa!

No topo das 28 bends tem um mirante onde (se tiver alguém para cobrar) tem que pagar 10 yuan para entrar.

Depois desse mirante começa uma descida bem íngreme e na beira do penhasco. É um trecho onde precisamos ter muito cuidado. Pra piorar, no meio do caminho super estreito tinha 2 bodes brigando ferozmente, batendo os chifres e tudo. Tivemos que jogar pedras em volta deles até eles se assustarem e correrem pro meio do mato.

Logo as árvores ficam um pouco mais espaçadas e é possível ter uma vista ampla das montanhas ao redor e do vilarejo lá embaixo. Até lá o caminho é mais tranquilo e passa por uma cachoeirinha.

Nesse vilarejo fomos direto para a Tea Horse Guesthouse para almoçar, mas lá tivemos uma surpresa. Era domingo e a família dona da pousada estava fazendo um mega churrascão anual familiar com muitos convidados.

Enquanto a gente olhava o cardápio eles perguntaram se a gente não preferia se juntar a eles no churrasco, e nós topamos na hora. Estava maravilhoso! Era basicamente carne de porco (a melhor que comi na vida), batata, pão e salada.

Trekking Tiger Leaping Gorge China naxi family guesthouse
Churrasquinho com a família Naxi

Como era um evento da família, não deixaram a gente pagar pela comida. Estava tão gostoso lá que nós desistimos do plano inicial, que era continuar caminhando, e ficamos para passar a noite ali.

Pagamos 90 yuan por um quarto com 2 camas de solteiro e uma janela com a vista mais espetacular da vida para as montanhas. Aliás, ali na Tea Horse Guesthouse foi onde nós tivemos as vistas mais lindas de todo o trekking!

Trekking Tiger Leaping Gorge China naxi family guesthouse
Vista do quarto na Naxi Family Guesthouse

Outras opções na hospedagem: 40 yuan a cama em dormitório e 150 yuan o quarto de casal com banheiro privado.

Veja o vídeo do nosso segundo dia de trekking, que terminou em churrasco:

Trekking na Tiger Leaping Gorge: Dia 3

Tomamos café-da-manhã na Tea Horse Guesthouse (20 yuan um “Naxi sanduíche”, típico da minoria étnica, que dá para 2 pessoas, 5 yuan um iogurte e 5 yuan a garrafa de 1,5 de água) e começamos a caminhada do dia por volta das 9h da manhã.

Em menos de 2h chegamos na Halfway Guesthouse. Essa parte do caminho foi muito tranquila, sem grandes descidas e subidas, e passando por uma cachoeira.

Trekking Tiger Leaping Gorge China half way guesthouse
Vista do terraço na Halfway Guesthouse

Não encontramos ninguém na guesthouse, mas entramos para conhecer o terraço deles e o famoso banheiro com a vista mais bonita do mundo. Realmente, é difícil imaginar fazer suas necessidades olhando para um lugar mais bonito que aquele.

Seguimos caminhando tranquilamente depois da Halfway Guesthouse. Verdade que o caminho era bem estreito na beira do abismo, porém sem dificuldades de fato.

Trekking Tiger Leaping Gorge China
Esse lugar não para nunca de ser lindo

Até que encontramos uma parte da trilha que estava tomada por um deslizamento de pedras. O lugar era inacreditavelmente lindo, com cachoeirinhas caindo por cima da trilha, mas nós passamos um sufoco para atravessar aquilo, praticamente engatinhando e se agarrando nas pedras.

Trekking Tiger Leaping Gorge China
Trecho tenso

Depois dessas cachoeiras o caminho sobe mais um pouco antes de começar a descer absurdamente. O trecho final até a Tina’s Guesthouse é só de descidas super íngremes. Muitas partes a gente teve que percorrer praticamente escorregando com a bunda no chão.

Trekking Tiger Leaping Gorge China
Descendo

Chegamos na Tina’s Guesthouse a tempo de pegar o ônibus para Shangri-lá, mas decidimos dormir lá porque o lugar era lindo e porque queríamos, no dia seguinte, conhecer a parte baixa do cânion.

Pagamos 120 yuan num quarto com banheiro privado, o que nos deixou muito felizes depois do sufoco do fim da trilha. E tinha privada de verdade!!! Até abraçamos a bichinha de tanta saudade que estávamos sentindo dela.

A Tina’s Guesthouse tem um restaurante muito bom. Custa 20 yuan um prato de macarrão, 10 yuan a garrafa de cerveja e 5 yuan a dose de cachaça artesanal.

cerveja chinesa dali
Comemorando

Confira o vídeo do nosso terceiro dia de trilha, onde finalmente encontramos a plantinha na natureza:

Trekking na Tiger Leaping Gorge: Dia 4

Acordamos muito cansados, mas ainda assim fomos caminhar um pouco.

Um pouco depois da Tina’s Guesthouse tem uma ponte de onde a vista é bem bonita, com uma cachoeira, e mais adiante tem vista aberta para o vale de fato.

Trekking Tiger Leaping Gorge China vista do rio
Vista do rio lá embaixo

Ali já tem algumas placas indicando o caminho para a parte inferior do cânion, chamada de “middle tiger gorge hike”. Por ser um local ainda pouco desenvolvido turisticamente, o acesso à parte inferior da Tiger Leaping Gorge é só para os corajosos.

Trekking Tiger Leaping Gorge China sky ladder
Informação sobre as escadas

Tanto a descida quanto a subida é feita por escadinhas de ferro encravadas nas pedras, na beira do abismo. Paga-se 15 yuan para descer e 15 yuan para subir. Para você ter uma ideia elas são conhecidas como “sky ladders”, que significa “escadas do céu”.

Nós não encaramos esse desafio e ficamos tomando umas cervejas na Tina’s até a hora de ir embora. A vista do restaurante já vale a pena:

Trekking Tiger Leaping Gorge China tinas guesthouse
Vista na Tina’s Guesthouse

O ônibus para Shangri-lá custa 55 yuan por pessoa e sai da Tina’s Guesthouse às 15h30. É recomendável comprar um dia antes, pois há risco de esgotar.

Trekking Tiger Leaping Gorge China onibus lijiang shangrila bus luggage
Informação sobre transporte

A China não para nunca de surpreender os viajantes, e em Shangri-lá entramos ainda mais no Tibete e nos apaixonamos mais um pouquinho pelo país. Leia mais:

  • Visitando a Cidade de Shangri-la, o “Horizonte Perdido” na China (em breve!)

Seguro Viagem Para a China

A China é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.

Um seguro viagem irá te ajudar em diversas situações, como em caso de acidentes e até extravio de bagagem, dependendo da cobertura que você selecionar.

Um seguro viagem na China irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a China.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A CHINA

trekking tiger leaping gorge china yunnan

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

10 comentários em “Trekking na Tiger Leaping Gorge (China) – GUIA MEGA COMPLETO”

  1. Gente, ameiiiiii esse post sobre esse treking Tiger Leaping Gorge na China. Viajei sem sair de casa por esse visual belíssimo, sem gastar nada e sem ficar com o coração na boca. Senti um frio na barriga só de ver as fotos !!!! Vocês são muito corajosos e criaram um guia super útil para outros viajantes desbravadores.

    1. Caminhos me Levem

      Oii Lilian! Que bom que você gostou do nosso guia! A Tiger leaping Gorge é um dos lugares mais maravilhosos da China, mas realmente tem que ter coragem rsrs

  2. Que tigre mais sagaz, atravessar o vale com uma única pedra.. kkk.. realmente, parece que o caminho seria na parte baixa, mas achei o máximo em saber que é pelo alto das montanhas, oferecendo uma vista fabulosa pros visitantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share