China: Tudo Sobre Internet, VPN e Apps Para Sua Viagem

internet na china

A China é uma potência econômica com quase um bilhão e meio de pessoas. Mas o país vive em uma espécie de bolha, onde tudo funciona diferente, principalmente no mundo virtual. A internet da China bloqueia a maior parte dos sites e aplicativos que a gente usa no dia a dia:

  • Instagram,
  • Facebook,
  • YouTube,
  • Netflix,
  • Whatsapp,
  • Gmail, Google Maps e qualquer outra ferramenta do Google

Isso não quer dizer que as pessoas da China não utilizem a internet. Eles usam sim, e muito! Só que eles tem seus próprios sites e aplicativos.

Por mais que alguns deles funcionem pra gente, como o buscador e mapa do Baidu, com tudo em chinês fica difícil de usar.

E por mais que você instale o WeChat, por exemplo, que é o comunicador mais comum por lá (e NINGUÉM usa o Whatsapp), a não ser que seus contatos também o instalem, não servirá de nada.

Então antes de ir para a China você tem que tomar uma decisão: fazer dessa viagem um momento offline, sem muito contato com o resto do mundo; ou então instalar um VPN para conseguir acessar tudo quase normalmente.

Mesmo se você decidir ficar offline, precisará baixar alguns aplicativos básicos para conseguir fazer traduções, usar mapas e outras coisas assim.

Então vamos deixar aqui todas as dicas necessárias para sua viagem, independente do que você decidir. Falaremos dos apps indispensáveis na China e também das melhores opções de VPN para usar a internet na China.

Se você está planejando sua viagem pela China e ainda não entendeu como tudo funciona (afinal, estamos falando de um país super diferente), não deixe de ler nossas dicas.

Depois de quase 3 meses viajando pela China nós reunimos muita informação e escrevemos tudo super detalhadinho aqui no blog:

Mas O Que é VPN?

VPN é um programa que mascara sua conexão. Funciona assim:

A internet da China bloqueia o Facebook. Então o VPN muda sua conexão para fazer parecer que você está na internet nos EUA, e não na China. Assim você consegue acessar a rede social normalmente, como se estivesse nos EUA.

Existem muitos VPNs gratuitos por aí, mas como os bloqueios da internet chinesa são pesados, eles funcionam bem mal na maior parte do tempo.

Como nós precisamos da internet para trabalhar, e em nossa viagem pela China isso não foi exceção, optamos por contratar 2 VPNs pagos: o Astrill e o Express.

E que bom que contratamos 2, pois é bem comum um deles não funcionar de jeito nenhum. Mais adiante falaremos de qual nós achamos melhor.

Como Usar VPN na Internet da China

O primeiro passo é instalar o VPN antes de chegar na China, porque lá o download deles é bloqueado.

Quando chegar no seu hotel, por exemplo, conecte normalmente no wi-fi.

Aí a primeira coisa estranha é que a rede sempre fica com um X, como se não estivesse funcionando. Mas fique tranquilo, é assim mesmo.

Ahh essa internet da China…

Se você tentar usar algum daqueles apps que mencionei no começo, não vai conseguir. Pesquisa no Google, nem pensar. Mas dá pra usar o Bing, da Microsoft, para fazer pesquisas. A gente nunca tinha usado, e me surpreendi com a qualidade. A parte de imagens dele, por exemplo, é bem melhor que a do Google.

O WhatsApp também funciona às vezes, mas só para mensagens de texto. Normalmente assim que você conecta as mensagens chegam e é possível enviar algumas também. Daí ele cai.

Ah, o Wikipedia também é bloqueado. Por sorte o Bing mostra o conteúdo inteiro nos resultados da pesquisa mesmo, então dá pra ler as informações.

Para acessar tudo normalmente, agora você precisa ligar o VPN.

internet china

Escolha um servidor específico para a China, pois as chances de a conexão ficar rápida são maiores.

internet china

E pronto! Agora você consegue acessar suas redes quase normalmente.

Eu disse “quase”. O VPN deixa a conexão mais lenta, por mais que você esteja conectado numa rede rápida (o que é extremamente raro na China). Então tenha paciência.

Alguns sites também funcionam de modo diferente por estar conectado com VPN. A Netflix, por exemplo, às vezes só disponibiliza legenda no idioma do país que você conectou.

Por outro lado, você consegue acessar o catálogo de filmes e séries de quase qualquer país do mundo, o que é ótimo.

Astrill x Express VPN

Depois de mais de 2 meses brigando com a conexão e com os VPNs na China, podemos dizer sem dúvidas: o Astrill funciona definitivamente melhor.

Ele é mais rápido pra conectar e raramente fica sem funcionar. A única desvantagem é que é um pouco mais caro e a política de devolução de dinheiro deles é de apenas 7 dias.

O Express parece ser mais preocupado com a conexão na China. Estão sempre divulgando atualizações tanto do aplicativo quanto da situação do VPN no país.

Porém o Express nos deixou na mão muitaaas vezes. Tem hora que ele simplesmente não conecta, independente da qualidade da conexão, do servidor e de qualquer outra coisa.

internet china

As vantagens do Express são a interface mais fácil e simples, além de ser mais barato e ter uma política de devolução de dinheiro em até 30 dias de uso.

Na hora de criar e ativar uma conta no Astrill, ele pede um número de celular, e o endereço do cartão de crédito tem que ser o mesmo do DDI do celular.

Nós estávamos na Mongólia antes de ir pra China, então tivemos que entrar em contato com o suporte do Astrill para poder criar a conta sem receber um SMS.

Eles responderam e resolveram a questão bem rápido.

Aplicativos na China

Agora que você já sabe como usar um VPN, vai poder usar Google Maps, Uber e tudo mais na China, certo? Errado.

Bem, você vai poder usar sim, mas eles não vão te servir de muita coisa. O Uber não existe na China, mas você pode usar o app local, chamado Didi.

O Google Maps não é nada confiável na China. Como ele é bloqueado e pouco usado no país, as informações são imprecisas e desatualizadas.

Então vamos falar aqui dos melhores apps para usar na China e alguns que consideramos essenciais.

App de Mapa

Já que o Google Maps não é confiável, a maior parte dos viajantes estrangeiros usa o Maps.me, que funciona até offline e dá para salvar lugares.

Ele não é 100% confiável e não dá opções de transporte público, mas foi o que mais usamos em nossa viagem pela China.

Para ver opções de transporte público nós usamos o Baidu Maps (tem na Playstore).

O imenso problema é que ele é todinho em chinês, então você precisa saber um pouquinho do idioma para usar. Temos um post ensinando um pouquinho do chinês essencial para sobrevivência que a gente aprendeu por aqui (em breve!).

Ele também não funciona bem com VPN ligado e é inútil se você não estiver online. Além disso, por algum motivo ele trava demais nosso celular, é um saco de usar.

internet china

Mas mesmo que você não saiba, instale-o no seu celular, pois os chineses podem apontar as direções no app e você só precisa seguir o GPS.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

PASSEIOS

VÔO BARATO

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

App de Tradução

E já que falamos de pedir ajuda para chineses, é imprescindível ter pelo menos um app de tradução para se comunicar na China.

Nós já escrevemos um outro post sobre comunicação na China, não deixe de ler (em breve!).

Os chineses estão super acostumados a usar aplicativos para se comunicar com estrangeiros, então use e abuse dessa ferramenta.

Aliás, boa parte dos chineses que trabalham com turismo (e até nas lojas de celular) usam apps de tradução o tempo todo. Acontece que as marcas de celular chinesas, que não são as mesmas do Brasil, claro, tem sempre um aplicativo embutido de tradução. E eles são ótimos. Pena que não tem versão pra Android…

Um app de tradução é muito mais útil do que qualquer conhecimento de inglês numa viagem para a China. Ninguém fala inglês, mas todos usam apps tradutores.

O Tradutor do Google funciona bem, porém para usar online você precisa de VPN. O ideal é baixar o pacote de tradução do chinês offline antes de viajar.

internet china

Outro tradutor que nós usamos bastante, e que funciona offline melhor que o do Google, foi o Dear Translate.

Ele deixa traduzir com a câmera, mesmo offline, o que é super útil para cardápios, por exemplo.

internet china

E um terceiro aplicativo muito útil é o Pleco, que funciona como um dicionário. Nele você consegue traduzir palavras e expressões, mas não frases inteiras.

O legal é que dá pra desenhar o ideograma chinês nele:

internet china
Pleco

Teclado Chinês

Complementar ao tradutor, um teclado chinês é extremamente útil na sua viagem. Nas configurações do seu teclado é só adicionar o Chinês (simplificado) por pinyin.

internet china

Além de poder escrever o nome de lugares em chinês para usar o Baidu Maps, por exemplo, você pode pedir para um chinês escrever no seu tradutor se for preciso. Alguns chineses vão demorar um pouco pra digitar, pois existem inúmeras formas de teclado para chinês. Mas o resultado será alcançado, certamente.

Apps de Locomoção

Além do Baidu Maps, tem 2 aplicativos que achamos importante citar aqui. O primeiro é o MetroMan, que funciona como guia para todos os metrôs da China.

internet china
MetroMan

Esse app de metrô é tão maravilhoso que nós até fizemos um vídeo no nosso canal do Youtube mostrando como é simples usar o metrô na China:

Outro app muito bom é o Didi, que funciona igual ao Uber. Ele tem uma versão quase completamente em inglês e nós nunca tivemos problemas usando. Até aceita cartão de crédito, algo raríssimo na China. Aproveite esse app, pois táxi e Didi na China são muito baratos.

internet china

Nós explicamos como usar esses dois apps em outro post: em breve!

WeChat

O WeChat funciona como o Whatsapp na China. E muito mais, pois é o app que se usa para efetuar pagamentos, entrar no metrô, ônibus, comprar fruta na rua, hambúrguer no McDonald´s… Bem, basicamente pra tudo.

Nós fizemos um post sobre a questão do dinheiro na China (em breve!), então aqui vamos focar na função de mensageiro do app.

O WeChat é bem deficiente para uso de estrangeiros. Em 2019, quando estamos escrevendo esse post, é necessário ter um número chinês pra conseguir logar no app. Teoricamente é possível usar um número estrangeiro, no entanto o próprio aplicativo fica travando o uso, dizendo que você fez algo contra a política do WeChat.

Mesmo com um número chinês, é necessário encontrar alguém que use o WeChat há mais de 6 meses e que não tenha autorizado o acesso de um novo membro nos últimos 2 meses. Parece complicado, mas normalmente é só pedir na recepção do seu hotel ou hostel mesmo.

O nosso WeChat foi bloqueado após alguns dias sem uso e nunca mais conseguimos nos comunicar por ele. Nada na China é fácil…

No nosso canal do Youtube tem um vídeo com essas e mais dicas para viajar para a China, com muitas histórias engraçadas. Não deixe de assistir e se inscrever para acompanhar nossas andanças pelo mundo.

Seguro Viagem Para a China

A China é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.

Um seguro viagem irá te ajudar em diversas situações, como em caso de acidentes e até extravio de bagagem, dependendo da cobertura que você selecionar.

Um seguro viagem na China irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a China.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A CHINA

internet na china

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

2 comentários em “China: Tudo Sobre Internet, VPN e Apps Para Sua Viagem”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share