Ícone do site Caminhos me Levem

Turismo no Equador: Dicas de Viagem e Pontos Turísticos Para Conhecer

equador turismo

Sua pesquisa sobre o turismo no Equador acaba por aqui, com esse artigo completinho escrito por quem passou 3 meses viajando o país de Norte a Sul.

Reunimos aqui as dicas mais importantes sobre qual a moeda utilizada no Equador (e qual é melhor levar a turismo), qual o idioma falado, a necessidade ou não de visto e passaporte para brasileiros entrarem no país, como conseguir as melhores hospedagens, e é claro, quais os pontos turísticos imperdíveis para incluir no seu roteiro.

Muita gente sonha em conhecer Macchu Picchu, no Peru, o Salar de Uyuni, na Bolívia, ou a Patagônia, na Argentina e no Chile. Já é bem menos comum encontrar alguém que tenha o sonho de conhecer o Equador a turismo.

“Mas Galápagos fica no Equador!”. Isso é verdade, só que a maioria dos turistas que vai pra lá só passa rapidamente por Quito ou Guayaquil e acaba não conhecendo as cidadezinhas do interior, no alto das Cordilheiras dos Andes, e nem os vilarejos litorâneos.

Nós passamos 3 meses no nosso roteiro pelo Equador a turismo (89 dias, pra ser mais exata). Tivemos momentos de muito amor pelo país, e outros nem tanto.

Fomos pra Galápagos, subimos os Andes, ficamos mal por causa da altitude e fugimos pra praia, voltamos pros Andes e finalmente conhecemos a encantadora capital Quito, bem no finalzinho dos nossos dias pelo país.

Temos muita informação sobre o turismo no Equador aqui no blog e também nos vídeos que gravamos sobre o país. Não deixe de assistir: Primeiras Impressões do Equador, Lugares Mais Bonitos do Equador e Como Conhecer Galápagos Gastando Pouco.

Roteiro de Turismo Pelo Equador

O Equador é um país um pouco difícil de montar um roteiro a turismo. A gente sempre acaba passando mais de uma vez pela mesma cidade.

O país é dividido basicamente em 4 regiões: Arquipélago de Galápagos, Costa (praia, eba!), Serra (a Cordilheira dos Andes) e Oriente (a Amazônia Equatoriana).

No alto dos Andes, em Cuenca

Nós nem fomos pra Amazônia, e ainda assim fizemos um vai e volta meio doido pelo país. No fim, nosso roteiro ficou essa confusãozinha aqui:

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

As cidades que conhecemos estão listadas a seguir. Para ler mais sobre alguma delas basta clicar no nome:

Quito

Pra quem não tem muito tempo, o destino mais incrível do Equador a turismo (se você tiver que escolher só um), são as Ilhas Galápagos. Para chegar lá você vai precisar de um voo para Quito ou Guayaquil.

Ilha Isabela

E ao contrário do que se pensa, não é necessário viajar para Galápagos com guia ou num cruzeiro. É bem fácil ir por conta própria e conhecer tudo.

Leia nosso guia sobre o arquipélago, pois lá nós detalhamos tudo, incluindo todos os gastos.

Para os amantes de cidades históricas e grandiosas, nós recomendamos uma parada em Quito ou em Cuenca. Ambas são incríveis, sendo que Cuenca é menor e mais charmosa, e Quito é mais agitada e de fácil acesso.

Cuenca

Se você se hospedar em Quito por alguns dias, vai poder fazer passeios de bate e volta para Otavalo, onde ocorre uma imensa e exótica feira indígena, ou então para a Laguna Quilotoa, que tem um cenário surrealmente lindo e de outro planeta.

Laguna Quilotoa

Se você ama a natureza e uma boa dose de adrenalina, então Baños é parada obrigatória. A cidade conta com cachoeiras gigantes, rotas de aventura e o famoso “Balanço do Fim do Mundo”, onde você se joga num abismo (e sobrevive).

Baños

Se sua parada é praia, agito e curtição, então Montañita não pode ficar de fora. Conhecida como a “Ibiza do Equador”, esse é o principal destino dos jovens e mochileiros pelo país. E é realmente um lugar encantador, a ponto de nos lembrar Jericoacoara, no Ceará.

Montañita

Quanto a Guayaquil, a maior cidade do Equador tem seus atrativos de turismo, mas é bem caótica e pode ficar de fora do seu roteiro de turismo pelo país.

Guayaquil

Porém, uma boa dica é: se você pretende conhecer tanto cidades do Norte quanto do Sul do país, vale a pena comprar a passagem de ida para Quito e a volta de Guayaquil (ou vice-versa), de modo a enxugar o roteiro.

Outros locais interessantes, porém menos visitador a turismo no Equador, são:

Puerto Lopez
Isla de la Plata
Cotopaxi

O pessoal do blog Me Leva Viajar esteve lá e escreveu todas as dicas aqui: Ingapirca, a Machu Picchu do Equador

Chimborazo

Moeda Usada no Equador (Turismo)

Nome da moeda: Dólar (USD)

Cotação (setembro/2022): 1 USD = R$ 5,12

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Desde o ano 2000 o Equador usa o Dólar Americano como sua moeda oficial. Isso facilita bastante a resposta daquela questão que sempre surge antes da viagem: “que moeda levar pro Equador?”. A resposta é simples assim: Dólar!

Importante saber: notas de 50 ou 100 dólares são muito raramente aceitas, às vezes sendo cobrado um “extra” pra aceitá-las. Mesmo as notas de 20 nós tínhamos dificuldade de utilizar.

Mesmo quando pagávamos uma conta de 8 ou 9 dólares num restaurante, o garçom fazia cara feia pra nota de 20, e geralmente tinha que ir atrás de troco no comércio próximo.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Como Sacar Dinheiro no Equador

Os caixas eletrônicos (cajero automático) dão no máximo US$600.

Tem caixa eletrônico pra todo lado, mas só dois bancos (maio/2018) não cobram tarifas: o Banco Pichincha (muito fácil encontrá-lo em qualquer cidade, até nas menores) e o Banco del Austro (menos comum).

Não se preocupe com as notas altas, pois cédulas de 50 e 100 são tão raras no país que nem os bancos fornecem elas no caixa eletrônico.

Língua Falada no Equador

Espanhol é a língua oficial e falada por todos. Na região andina existe outro idioma, o Quichua, que é mantido vivo por muita gente. Mas não encontramos ninguém que falasse Quichua e não falasse espanhol, como acontece na Bolívia e Peru, onde fala-se o Quechua.

O Quichua e o Quechua são parecidos, mas os equatorianos tem muito orgulho e fazem questão de ressaltar que o Quichua é equatoriano e bem diferente do Quechua.

Museu Pumapungo, em Cuenca

Preciso de Visto Para o Equador a Turismo?

Brasileiros podem entrar no Equador com passaporte ou com Cédula de Identidade (CNH não é aceita!) emitida a menos de 10 anos.

O tempo de permanência máximo é de 90 dias como turista.

Também é solicitado o comprovante de vacinação contra a Febre Amarela pra entrar e sair. Pra gente, ele já foi solicitado antes do embarque, no aeroporto de Guarulhos.

Quando atravessamos a fronteira terrestre para a Colômbia ele foi pedido de novo.

São vários os países onde podemos entrar sem passaporte. Confira 10 LUGARES INCRÍVEIS em Países Que Não Precisam de Passaporte!

Chip Internacional Para o Equador

Para facilitar sua viagem, é possível embarcar já com um chip funcionando para usar sem limite de dados no Equador.

É muito prático poder usar mapas para se guiar pelas cidades, tradutores para conversar com as pessoas locais e também apps de transporte, como o Uber.

Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.

Clique aqui para ver preços e pacotes para o Equador.

Melhor Época Para Visitar o Equador a Turismo

Uma das vantagens de viajar para o Equador é que o país está na linha do Equador (olha que coisa!). Isso significa que as estações praticamente não existem por ali, o que deixa o clima meio que estável durante o ano todo.

As variações climáticas são mais notáveis conforme a altitude. O clima em cima das cordilheiras é totalmente diferente do clima no litoral.

Temporal em Quito

Nós viajamos pelo Equador entre fevereiro e maio e observamos que:

Pôr do sol em Montañita

Hostels e Hotéis Para Turismo no Equador

A hospedagem no Equador é bem barata. Muito mais barata do que no Brasil, por exemplo. Nós quase sempre ficamos em quartos privados que custavam entre 10 e 15 dólares (casal).

Em todas as cidades nós encontramos acomodação usando o booking.com. É fácil e prático, porque você não precisa se dar ao trabalho de imprimir nada e geralmente a reserva pode ser cancelada gratuitamente em caso de imprevistos.

Como Chegar ao Equador

Os voos que encontramos do Brasil para o Equador sempre faziam escala em Bogotá (Colômbia) ou Lima (Peru). Os maiores aeroportos são o de Quito e o de Guayaquil.

Se você planeja uma viagem pelo país e quer otimizar seu roteiro, é recomendável que compre a ida e a volta de destinos diferentes. Por exemplo: ida para Quito, volta de Guayaquil. Assim você não precisa percorrer o país e depois voltar pro mesmo lugar só pra pegar o voo.

Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.

Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.

Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Lembrando que tem como contratar um seguro com cobertura COVID-19, já que muitos países estão exigindo esse requisito.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

O que Faríamos Diferente em Nosso Roteiro de Turismo Pelo Equador

Em Galápagos seria muito melhor pegar o voo de ida e volta de ilhas diferentes. Isso pode poupar bastante tempo, enjoo de barco e dinheiro.

Sobre Cuenca: gostamos bastante da cidade, mas fomos muito castigados pela altitude elevada.

Também gostaríamos muito de ter ido à Amazônia Equatoriana, que parece ser incrível.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE O EQUADOR

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile