Dicas: Palácio de Verão (Pequim) Sem Perrengue!

palacio de verao pequim

A cerca de 20km do centro de Pequim você encontra o magnífico Palácio de Verão, nosso lugar favorito na cidade. Confira a seguir nossas dicas super detalhadas para conhecer o palácio da melhor maneira possível.

O Palácio de Verão é um complexo de construções e natureza belíssima, com o Lago Kunming e a Colina da Longevidade dominando a paisagem.

A história de sua construção e inúmeras reformas remonta aos anos 1.100. O Palácio de Verão era usado pelos imperadores chineses como um local para descanso e lazer.

palácio de verão pequim suzhou street
Suzhou Street, atração imperdível dentro do Palácio de Verão – Pequim

Nós visitamos o Palácio de Verão quando estivemos em Pequim, em nossa viagem de quase 3 meses pela China. Leia mais sobre a cidade aqui:

E se você ainda está planejando sua viagem pela China, não deixe de ler nossas dicas.

Nós viajamos por conta própria e passamos muito perrengue até entender enfim como funciona esse país tão diferente, e graças a isso escrevemos muitos textos completinhos para te ajudar em sua viagem:

Palácio de Verão – Pequim: Dicas Para Conhecer

Para percorrer todo o complexo do Palácio de Verão de Pequim é bom chegar cedo e se preparar para andar durante muitas horas.

palácio de verão pequim jardins
Parece um cenário de filme 🙂

É importante escolher por qual portão você vai entrar, pois isso vai fazer bastante diferença na sua visita.

O Palácio de Verão de Pequim é um complexo de construções numa área imensa. As principais atrações estão no topo da Colina da Longevidade e na beira do Lago Kunming.

As duas estações de metrô que dão acesso ao Palácio de Verão são a Xiyuan e a Beigongmen.

Se você optar entrar pela Beigongmen, primeiro irá passar pela maravilhosa Suzhou Street, depois subir a colina por um complexo de templos antigos até chegar ao topo, na Torre do Incenso Budista. Um monte de nomes, mas continue lendo o post que a gente vai explicar cada lugarzinho desses.

A partir de lá você pode descer pelas escadarias ou por trilhas em meio à vegetação da colina.

palácio de verão pequim incenso budista
Torre do Incenso Budista

Dois lugares lindos, mas que ficam em direções opostas, são o Marble Boat e a Nanhu Islad, com sua Ponte Dos 17 Arcos.

Escolhendo descer na estação de metrô Xiyuan, o passeio começará pelo Pavilhão Zhichun, um lugar lindo demais, e mais um monte de construções menores e tradicionais, porém menos interessantes do que todo o restante.

palácio de verão pequim
Palácio de Verão – Pequim

Esse caminho tem teoricamente 6km, mas na realidade você vai andar muito mais para explorar de fato os lugares. Nós passamos quase o dia todo no Palácio de Verão de Pequim e não vimos tudo!

Outra coisa é decidir se você vai comprar o ingresso completo, que custa 60 yuan e te dá acesso a todos os locais dentro do Palácio de Verão, ou o ingresso simples, que custa 30 e só te permite circular pelo complexo.

Na nossa opinião vale mais a pena comprar o ingresso simples e separadamente pagar para entrar na Suzhou Street (5 yuan) e na Torre do Incenso Budista (5 yuan).

O outro local que cobra entrada à parte é uma galeria perto da saída para o metrô Xiyuan, mas que não tem nada demais, na nossa opinião. A entrada lá custa 20 yuan.

Cotação (janeiro/2022): 1 yuan = R$0,89

Como o Google Maps não funciona na China, a não ser que você tenha um VPN, nós disponibilizamos os mapas das cidades que visitamos no país, com os pontos de interesse, para você usar offline. Clique aqui para baixar.

Se você ainda não sabe, na China todos os apps e ferramentas do Google são bloqueados, tais como o Gmail, Google Maps e Google Tradutor.

Sem falar no Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest, Whatsapp e diversos outros sites e apps que você simplesmente não vai conseguir usar.

O jeito de evitar esse problema é instalando um VPN em seu smartphone e notebook.

O Express VPN funciona bem, permite cancelamento até 30 dias de uso e ainda te deixa conectar 4 dispositivos por vez. Clique aqui para instalar e leia nosso post sobre o assunto para entender melhor: Tudo Sobre Internet, VPN e Apps Para Sua Viagem.

Clique aqui para baixar nossos mapas e usar offline. Dá pra abrir esses mapas em vários apps, mas nós recomendamos o Maps.Me, que foi o que usamos, e funciona muito bem.

Basta instalar o Maps.Me, baixar o nosso mapa que você vai usar, e abrir com o app.

Atualização 2024: Alguns leitores viajaram para a China recentemente e não conseguiram acessar as ferramentas do Google nem mesmo com VPN.

A seguir nós vamos falar sobre cada um dos lugares do Palácio de Verão de Pequim e dar dicas de como aproveitar ao máximo sua visita.

palácio de verão pequim
Detalhes…

Suzhou Street

De tirar o fôlego, a Suzhou Street é uma rua construída em volta de um canal no estilo do sudeste chinês. Imagine um cenário de filme chinês misturado com um conto de fadas para entender do que estamos falando.

palácio de verão pequim suzhou street
Suzhou Street

Você vai passar por uma ponte da qual dá pra ver boa parte da rua lá embaixo, mas vale muito a pena pagar os 5 yuan para descer e caminhar pela margem do canal.

Ali há várias lojinhas de artesanato chinês e também alguns restaurantes.

palácio de verão pequim suzhou street
Suzhou Street

Destaque para a loja de um músico que vende ocarinas, um instrumento de sopro que ele fica tocando e deixando o lugar ainda mais parecido com um filme. Pena que as fotos não vem com música…

palácio de verão pequim suzhou street
Suzhou Street

Duobao Glazed Pagoda

Seguindo em frente depois da ponte que passa por sobre a Suzhou Street, você vai dar de cara com várias construções em nível por sobre a encosta da colina.

São muitas escadas, passando por pátios e torres lindas, que vão dar na Duobao Glazed Pagoda, lá no alto.

palácio de verão pequim
Vai ter que subir isso aí tudo
palácio de verão pequim glazed pagoda
Duobao Glazed Pagoda

Essa pagoda chamou muito nossa atenção: uma construção predominantemente amarela, com todo seu exterior incrustado de pequenas estátuas de Buda.

palácio de verão pequim duobao glazed pagoda
Duobao Glazed Pagoda

As paredes são de madeira envernizada, o que dá um aspecto ainda mais bonito e único à pagoda.

Tower of Buddhist Incense

Seguindo as placas para não se perder, você vai chegar à Torre do Incenso Budista, a construção de maior destaque na Colina da Longevidade.

palácio de verão pequim
Torre do Incenso Budista

Para entrar ali você paga 5 yuan à parte do ingresso simples, e vale bastante a pena.

Além de visitar a torre em si e os outros prédios em volta, você consegue descer pelas belas escadarias com vista para o Lago Kunming.

palácio de verão pequim
Lago Kunming ao fundo

Uma curiosidade é que a Colina da Longevidade só existe devido à quantidade imensa de terra que foi deslocada para a criação do Lago Kunming, que é artificial.

palácio de verão pequim
Vista do alto da colina

Long Corridor

Depois de descer a colina você estará entre sua encosta e o lago, por onde passa uma espécie de corredor coberto e super decorado.

É o chamado “Long Corridor”, por ter mais de 700m e conectar o leste e o oeste do parque.

palácio de verão pequim
Lago à esquerda e corredor à direita

Para o oeste fica um dos principais locais do Palácio de Verão de Pequim, chamado Marble Boat. Para o leste fica outro conjunto de construções, bem como o acesso para a Ilha Nanhu e a Ponte dos 17 Arcos.

Marble Boat

Em nossa visita ao Palácio de Verão nós estávamos bem confusos com o desenho do local e acabamos andando muito, bem mais do que nossas pernas aguentavam.

No fim das contas deixamos de conhecer o Marble Boat, que parece ser um dos lugares mais incríveis de lá.

Trata-se de uma construção em forma de barco, que foi construída no lugar de um barco de madeira que pegou fogo.

Marble Boat
Foto: Daniel Case [CC BY-SA]

Zhishun Pavillion

Local de onde saem passeios de barco pelo Lago Kunming e também de onde se tem uma vista incrível da Torre do Incenso Budista, lá no alto da colina.

palacio de verão pequim
Essa vista

Nanhu Island e 17-Archs Bridge

Desde o Zhishun Pavillion até a Ilha Nanhu e sua ponte você vai caminhar bastante pela beira do lago, por um espaço cheio de árvores, lojinhas de comida e de souvenir e alguns portais.

A ilha em si nós não achamos tão impressionante, mas essa caminhada foi bem bonita e a Ponte dos 17 Arcos é linda demais.

Se você se cansar, tem um monte de sombra. Só tem que conseguir um espacinho entre os chineses.

palacio de verão pequim
Ponte dos 17 Arcos

Hall of Benevolence and Longevity

Perto da entrada leste do Palácio de Verão fica o Hall da Benevolência e Longevidade, além de várias outras construções que funcionam como museu ou que estão vazias e/ou fechadas.

Nós caminhamos bastante por entre elas, mas a verdade é que não há nada demais por ali. Todos os outros locais que mencionamos são mais interessantes.

palacio de verão pequim
Palácio de Verão – Pequim

Nessa região do Palácio de Verão, um local que merece destaque é esse aqui:

Garden of Harmonius Pleasures

Se você ainda tiver pernas para conhecer mais um lugarzinho encantador dentro do Palácio de Verão de Pequim, vá para esse jardinzinho.

Um laguinho cercado de construções bonitas e com suas águas tomadas de flor de lótus será perfeito para relaxar um pouco antes de ir embora.

palacio de verão pequim
Garden of Harmonius Pleasures

Nós visitamos o Palácio de Verão quando estivemos em Pequim, em nossa viagem de quase 3 meses pela China. Leia mais sobre a cidade aqui:

Onde Ficar em Pequim – China

Por ser uma cidade tão grande, é complicado escolher onde ficar em Pequim.

Nós não conseguimos hospedagem no centro porque estava muito caro, já que era um feriadão chinês.

Pequim é uma cidade bem mais cara do que o resto da China, mas os preços não são absurdos em época normal.

Estávamos com receio de ficar num bairro afastado e de ser perigoso ou difícil de alcançar os locais turísticos, mas depois que chegamos lá percebemos que esse medo era totalmente infundado.

A China é um país muito seguro e, por ter muita gente, todos os bairros pelos quais passamos eram bem movimentados, com muito comércio e transporte público fácil.

A dica básica é tentar se hospedar dentro do 2nd Road Ring de Pequim, que é essa estrada circular (meio retangular, na verdade) que rodeia o centro de Pequim.

Outro ponto essencial é ficar perto de uma estação de metrô. Aliás, essa é a dica mais importante com certeza! O metrô de Pequim é excelente e fácil de usar, então acaba sendo a melhor maneira de chegar aos pontos turísticos.

Nós estivemos em Pequim em duas ocasiões diferentes, e na segunda, por já conhecer a cidade, escolhemos uma hospedagem mais barata, fora do 2nd Road Ring, perto da Estação Beijing West. Mesmo ali encontramos tudo que precisávamos.

Da primeira vez que fomos pra Pequim, ficamos hospedados perto do metrô Nanluoguxiang e adoramos. Ali é a área dos Hutongs, com uma rua de pedestres maravilhosa (South Luogu Alley) para comer e se afundar no clima chinês.

Para ficar ali perto, as boas opções são:

Beijing Drum Tower Internacional Youth Hostel
  • Se você prefere os confortos de um hotel, escolha o The Orchid Hotel, que fica no meio das casinhas antigas (os rústicos e lindos Hutongs).
The Orchid Hotel
Nostalgia Hotel Beijing

Se você faz questão de ficar mais perto do coração de Pequim, há boas opções perto da Praça da Paz Celestial.

Nós não achamos tão legal ficar por ali porque o comércio não é tão agitado (como sempre é na China) e tudo é beeeem mais caro.

Pra quem é viajante econômico, o Leo Hostel é a melhor opção por ali, sem dúvidas. Nós ficamos em outro hostel do mesmo dono em Badaling, perto de um trecho não restaurado da Muralha da China, e foi ótimo.

Leo Hostel perto da Cidade Proibida

Para quem prefere ficar em hotel, prepare-se para pagar um preço alto.

Citytel Inn
Hotel Kapok
Mandarin Oriental Wangfujing
Waldorf Astoria Beijing

Pra quem curte balada e ares mais modernos, o melhor bairro a se hospedar é o Sanlitun.

Lá você encontra bares e boates, shoppings e comércio aos montes. Também é perto do metrô, então fica fácil conhecer a cidade.

The One Hostel
Hostel Yolo
Oriental Garden
Poly Plaza
The Opposite House

Essas são algumas sugestões de locais super bem localizados e avaliados pelos hóspedes.

Para garantir uma hospedagem com ótimo custo x benefício em Pequim é preciso reservar com antecedência.

Mas se você tiver dificuldades em conseguir se hospedar em algum desses lugares que mencionamos aqui (ou próximo deles), não esquente a cabeça demais.

Lembre do que eu disse lá em cima: Pequim é uma cidade segura e agitada. Leia bem as referências do hotel, veja se tem metrô por perto e mande bala.

Só não se afaste demais do 2nd Road Ring para não ter que fazer viagens longas demais no metrô, atravessando a (gigantesca) cidade.

Seguro Viagem Para a China

A China é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.

Um seguro viagem irá te ajudar em diversas situações, como em caso de acidentes e até extravio de bagagem, dependendo da cobertura que você selecionar.

Um seguro viagem na China irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a China.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Vídeos de Pequim

Em nossos dias por Pequim gravamos vários vídeos para nosso canal do YouTube.

Assista para saber exatamente o que esperar para sua viagem, e também para rir da gente perdidão no meio desse mundo tão diferente e impressionante que é a China: Playlist de Vídeos da China

Clique aqui para se inscrever e não perder os próximos vídeos de nossa volta ao mundo 🙂

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A CHINA

palacio de verão pequim china

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

5 comentários em “Dicas: Palácio de Verão (Pequim) Sem Perrengue!”

  1. Fiquei encantada com o Palácio de Verão , aliás a China é um dos países que tenho muita vontade de conhecer . Já vou conferir todos os outros posts p planejar a minha viagem.

  2. Que demais esse Palácio de Verão em Pequim!
    Adoro estes tipos de lugares e os cenários aí são incríveis, hein?!

    Bom saber que o lugar é enorme e que é melhor planejar a visita antes de ir.

    Eu já deixei de conhecer muitas atrações por conta disso. Sabe aquela coisa de deixar para ver o que tem na hora, e quando chega lá acaba não indo numa super atração que estava bem ao lado simplesmente porque não sabia!? Sou especialista nisso! hahahaha

    Abraço!

  3. Que lugar sensacional!!! Ficou muito claro do por que vocês gostaram tanto do Palácio de Verão de Pequim. Me pareceu um lugar magnífico onde eu adoraria passar muito tempo! Que maravilhosa a Suzhou Street e que linda a alameda! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share