Fazer uma viagem para a China requer bastante planejamento. Afinal não estamos falando de um país tão fácil de conhecer para o turista. Mas com as 11 dicas que reunimos aqui sua viagem vai ser bem tranquilinha.
Nós passamos quase 3 meses de viagem pela China e mesmo assim, depois de todo esse tempo, ainda tínhamos que enfrentar algumas dificuldades diárias.
Então decidimos escrever esse texto beeeem completinho com tudo que nós gostaríamos que tivessem nos dito antes de começar nossa viagem pela China.
E vamos à primeira grande questão:
Índice
- 1) É Difícil Viajar Pela China?
- 2) Como Tirar o Visto Chinês?
- 3) Quais Cidades Conhecer na China?
- 4) Como se Locomover Pela China?
- 5) Como se Comunicar Com as Pessoas na China?
- 6) Como é a Internet na China?
- 7) Qual Moeda Levar Para a China?
- 8) A China é Cara Para Viajar?
- 9) Como São os Hotéis e Hostels na China?
- 10) Como é a Comida Chinesa?
- 11) Como São os Chineses?
- 12) É Perigoso Viajar Pela China?
- Seguro Viagem Para a China
1) É Difícil Viajar Pela China?
Não é nada fácil viajar pela China. Mas eu não diria que “dificuldade” é a palavra correta para descrever o que um viajante enfrenta por lá. Eu diria que está mais para “cansaço” e “frustração” em muitos momentos.
Da mesma maneira que há esses pontos negativos, há muitos positivos. Afinal, a China é um país super moderno, rico e com uma infra-estrutura invejável.
O sistema de transporte, tanto de curta quanto de longa distância, funciona super bem. Há ótimos hotéis em todas as cidades. Os pontos turísticos são maravilhosos num nível que vai te marcar para sempre. A comida é super exótica e cada refeição é uma aventura. Facilmente a China está entre um dos países mais incríveis da nossa vida.
Mas tudo isso tem um preço. Conhecer a China envolve muitas burocracias. Pagar uma conta de restaurante ou de hotel na China não é tão fácil quanto gostaríamos. Os locais turísticos às vezes são extremamente caros e lotados de gente. A comunicação com os chineses é, quase sempre, impossível. O acesso à internet na China é um verdadeiro pé no saco…
Calma que pra tudo isso tem solução. Se você estiver preparado para as possíveis “dificuldades” de uma viagem pela China, pode ter certeza que você vai amar esse povo de olho puxado e suas complicações.
Então fica aqui o aviso: só passa perrengue na China quem não estiver preparado! Continue lendo pra não dar essa bobeira.
2) Como Tirar o Visto Chinês?
O primeiro passo para fazer uma viagem para a China é obter o visto chinês.
Para isso você terá que procurar um consulado chinês. São 4 no Brasil: Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Cada um deles atende moradores de estados específicos, então é importante buscar a informação atualizada sobre onde você tem que ir.
Além de pagar uma taxa alta (quase R$500), você precisará preencher alguns formulários e documentos. Isso inclui seu roteiro de viagem, com passagem aérea e reserva de hotel para cada cidade.
Se você não estiver no Brasil, pode procurar qualquer consulado chinês que atenda estrangeiros no país onde você está.
Nós conseguimos o nosso visto chinês em Ulan Bator, capital da Mongólia, pois estávamos viajando a Rota Transiberiana. Você pode ler mais sobre esse processo aqui:
Se você estiver só de passagem pela China, pode ser que o visto de trânsito seja o suficiente, dependendo da duração da viagem e cidade de entrada/saída. O tempo concedido no seu visto de trânsito depende de muitas variáveis.
Leia todas as informações oficiais no site da Embaixada da China no Brasil: clique aqui.
3) Quais Cidades Conhecer na China?
Montar um roteiro de viagem pela China não é tarefa fácil. Estamos falando de um país maior que o Brasil, com regiões absolutamente diferentes entre si e paisagens naturais das mais diversas e magníficas.
Sério! A China está facilmente entre nossos países favoritos de toda essa viagem maluca ao redor do mundo sem data pra acabar.
Muita gente viaja somente para cidades grandes (principalmente Pequim e Xangai) por falta de tempo, o que é uma pena. Cantinhos como Yunnan e Hunan são absolutamente imperdíveis!
A China não é divida em estados como o Brasil, mas sim em províncias, municipalidades e regiões autônomas. Cada um desses pedacinhos do país tem alguma coisa interessante pra gente conhecer.
Para ajudar na hora de montar um roteiro de viagem pela China, escrevemos outro post completinho com as províncias e cidades mais interessantes de acordo com os interesses de cada viajante. Confira:
Nós conhecemos 18 cidades na China, em 8 províncias diferentes, e pudemos ver como o país é imenso e heterogêneo.
E já estamos pensando em voltar pra lá! Ficaram faltando muitos lugares em nossa viagem pela China. Não há duração de visto que baste pra ver tudo que a China tem de bom. Quando visitarmos o país de novo a gente volta aqui e atualiza o post com os lugares que conhecemos.
Como o Google Maps não funciona na China, a não ser que você tenha um VPN, aqui no blog nós disponibilizamos mapas com os pontos de interesse que você pode usar off line no app Maps.me.
Se você ainda não sabe, na China todos os apps e ferramentas do Google são bloqueados, tais como o Gmail, Google Maps e Google Tradutor.
Sem falar no Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest, Whatsapp e diversos outros sites e apps que você simplesmente não vai conseguir usar.
O jeito de evitar esse problema é instalando um VPN em seu smartphone e notebook. O Express VPN funciona bem, permite cancelamento em caso de menos de 30 dias de uso e ainda te deixa conectar 4 dispositivos por vez. Clique aqui para instalar e leia nosso post sobre o assunto para entender melhor: Tudo Sobre Internet, VPN e Apps Para Sua Viagem.
Clique aqui para ver nossos mapas off line da China.
4) Como se Locomover Pela China?
Nós já cansamos de repetir que a China é imensa, mas ali em cima também já mencionamos que o país é muito bem servido de transporte de longa e curta distância.
Além de ter muitos aeroportos espalhados pelo país, com muitas empresas de voo low cost (baixo custo) entre os principais destinos, a China é extremamente bem conectada por estradas e linhas de trem.
Voos na China
As distâncias na China são imensas, então para quem tem pouco tempo, o avião é um ótimo meio de transporte.
Apesar de não ser uma opção super econômica, considerando a distância percorrida, alguns voos valem muito a pena sim.
A principal companhia aérea é a Air China.
Lembrando que os voos baratos tem diversas restrições de bagagem e questões como levar a passagem impressa ou ter que pagar para reservar assento. Então atente bem para as condições da sua tarifa.
Trens na China
Os trens de longa distância na China são basicamente de dois tipos: os lentos (mais antigos) e os mais modernos, os famosos trens bala.
Nós viajamos com os dois e escrevemos um post bem completo falando das vantagens e desvantagens de cada um: em breve!
Foto: Anthony Ivanoff [CC0]
Transporte Urbano
Outra coisa que funciona maravilhosamente bem na China é o transporte urbano. Em todas as cidades que visitamos conseguimos andar de metrô ou de trem sem problema nenhum.
O que facilita muito a utilização do sistema público de transporte na China é que o país todo segue um padrão.
O metrô era igual em todas as cidades que visitamos. Nós já tínhamos aprendido a usar o metrô em Pequim, e quando chegamos em Xi’an, outra cidade gigante e que tem metrô, ficamos aliviados de ver que funcionava exatamente do mesmo jeito.
Foto: Daniel Case [CC BY-SA]
O mesmo vale para os ônibus. Depois que você entende como pagar a passagem, pedir parada e outras coisinhas, vai ver que funciona igualzinho em todas as cidades.
Outra opção bem legal para usar na sua viagem pela China é o app Didi, que funciona igualzinho ao Uber.
Nós escrevemos um texto bem completinho sobre como usar metrô, ônibus e Didi na China. Leia aqui: em breve!
5) Como se Comunicar Com as Pessoas na China?
Essa é uma das partes mais complicadas de uma viagem pela China. Não só se comunicar com as pessoas, mas ler cardápios, placas e coisas do tipo.
Pra gente foi muito útil aprender um pouquinho de Chinês. Saber perguntar o preço de alguma coisa e entender a resposta é algo de muita utilidade. Dar oi, tchau e dizer obrigado também, porque cortesia nunca é demais.
Mas mesmo que você não tenha tempo (ou paciência) de aprender o chinês básico, instale alguns (mais de um) apps de tradução no seu celular e use sem moderação.
Os chineses estão muito acostumados a se comunicar usando tradutores, então não precisa ter receio.
Nós tivemos muito contato com os chineses e, depois de tantas tentativas de comunicação, escrevemos dois posts que podem te ajudar demais na viagem:
- Chinês Básico Para Viagem (em breve!)
- China: Tudo Sobre Internet, VPN e Apps Para Sua Viagem
6) Como é a Internet na China?
Ta aí um negócio que nos incomodou e prejudicou muito na China. Como a gente trabalha on line, precisamos de internet boa para acessar e atualizar nosso blog e redes sociais.
O problema é que na China tudo é bloqueado! Todos os sites e apps do Google, Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest… tudo bloqueado!
Para nós, nômades digitais, isso foi muito inconveniente, mas até mesmo para os viajantes comuns isso atrapalha demais. E não é só porque você não vai conseguir postar fotos da sua viagem pela China no Instagram, mas porque não vai conseguir acessar seu Gmail, usar o Google Maps, o Google Tradutor, até o Whatsapp é bem bichado.
Para driblar esses bloqueios é preciso instalar um VPN em seu celular e notebook. E é preciso fazer isso ANTES de chegar na China!
Se você não faz ideia do que é um VPN, qual usar, se vale a pena ou não, leia esse outro texto onde explicamos muito detalhadamente como funciona:
7) Qual Moeda Levar Para a China?
Sempre que você vai fazer uma viagem internacional é preciso saber qual é a moeda do país e como fazer pagamentos por lá.
Na China, especialmente, é muito importante saber qual moeda levar, como sacar dinheiro, pagar com cartão de crédito e outras coisas mais.
A moeda usada na China é chamada de Renminbi (RMB) ou Yuan Chinês (CNY).
Cotação (janeiro/2022): 1 yuan = R$0,89
O ideal é viajar para a China com Yuan, se você conseguir uma boa cotação no Brasil. Se não, leve dólares ou euros para trocar quando chegar lá.
Prefira trocar em bancos, pois nos aeroportos é mais caro. Não há casas de câmbio na China.
Quanto ao cartão de crédito, saiba que na China você não conseguirá usá-lo, exceto para sacar dinheiro. Os chineses fazem pagamentos com apps de leitura de QR Code, então ninguém aceita cartão de crédito.
Nós explicamos direitinho essa questão do cartão de crédito, qual moeda levar em sua viagem para a China e como sacar dinheiro lá em outro post:
8) A China é Cara Para Viajar?
Já que estamos falando de dinheiro, é bom ter uma noção de quanto custam as coisas por lá para saber quanto dinheiro levar, né?
A primeira coisa que é importante saber: você ficará só nas cidades grandes mais famosas, como Pequim e Xangai, ou irá para o interior e para lugares menos visitados?
Isso porque essas são as cidades mais caras na China, principalmente no quesito hospedagem e comida.
Enquanto um quarto de casal, privado e simples, num hostel em Pequim custa por volta de R$230, um quarto com os mesmos quesitos, no estilo tradicional chinês, custa R$70 no centro histórico de Pingyao, uma cidade incrivelmente linda.
Compare você mesmo:
No quesito transporte, prepare-se para gastar um pouco mais em sua viagem pela China. O país é quase todo conectado por trens bala, mas eles custam caro.
Os trens lentos e os ônibus podem ser uma boa alternativa, mas atente-se ao tempo de viagem e às distâncias, que são longuíssimas nesse país imenso.
Nós detalhamos nossos gastos de viagem e falamos mais sobre como economizar na China em outro post: em breve!
E como nós sabemos que todo mundo adora rir de um perrengue viajante, não deixe de ver esse vídeo da gente super perdido na China:
9) Como São os Hotéis e Hostels na China?
Nós já mostramos que a hospedagem é bem barata fora das cidades mais famosas da China, mas será que são bons lugares para dormir?
Essa foi uma coisa que nos surpreendeu muito em nossa viagem pela China. Por mais que você pague barato num quarto, você sempre terá muitas comodidades.
A gente viaja gastando pouco, mas mesmo assim conseguimos nos hospedar em quartos com banheiros privados, em hotéis bem localizados e geralmente com TV, chaleira elétrica e o básico para preparar um cafezinho.
Nós chegamos a pagar absurdos R$35 para ficar nessa suíte perfeitinha em Lijiang (em breve post sobre ela aqui no blog), uma das cidades mais fofas que já vimos na vida.
Falamos bastante sobre hospedagem na China e mostramos tudo (inclusive o banheiro) nesse vídeo aqui:
Uma coisa que a gente gosta muito, mas que quase nunca encontramos na China, foi hostel e pousadinha com cozinha de uso comum.
Pra gente que vive viajando, poder preparar o próprio café da manhã e algum lanchinho no fim do dia é muito cômodo.
Mas na China acabamos fazendo todas as refeições na rua. O que nos leva ao próximo ponto:
10) Como é a Comida Chinesa?
Certamente você já teve algum contato com a culinária chinesa na sua vida.
Nós já tínhamos comido em restaurantes chineses no Brasil e na Europa, mas ao chegar na China o que encontramos não foi nada daquilo. Nada mesmo! Nenhuma comida parece familiar na China.
Nós provamos muitas coisas gostosas e outras nem tanto. Provamos também muitas coisas esquisitas!
Fato é que você precisa ir para a China preparado para lidar com muita pimenta e muitos temperos em quantidades excessivas.
Se bater o desespero, sempre tem as redes de fast food para comer algo mais “normal”.
Dá pra ficar um dia inteiro falando sobre nossas experiências culinárias pela China, então acabamos escrevendo alguns posts sobre o assunto. Leia aqui:
- Comida Estranha na China – As 8 Mais Bizarras que Provamos em Pequim
- Comida Chinesa: O Que Provar e o Que Evitar (em breve!)
Se você não gosta de pimenta, fica aqui uma dica: Leve a seguinte frase anotada no seu celular e mostre para a pessoa que estiver te servindo cada vez que você for comer alguma coisa: 不辣
不辣 significa “não picante” e me salvou muitas vezes a vida na China. A pronúncia dessa palavra é “bùlà”, mas nem sempre os chineses entendem o que nós estamos tentando falar na língua deles, por conta do tom das palavras, então o melhor é mostrar escrito mesmo.
11) Como São os Chineses?
A gente não cansa de repetir o quanto os chineses são gente boa! Estão entre os povos mais fofos e queridos que já conhecemos na vida, sem dúvidas!
Desde o motorista de ônibus até o vendedor de frutas na esquina: todo mundo vai tentar te ajudar com um sorriso se você pedir.
Mesmo que você só consiga se comunicar com eles através de um tradutor no celular, eles vão falar e rir com você.
Se você estiver andando por um lugar turístico, espere para tirar muitas selfies com chineses também. Eles adoram tirar fotos com estrangeiros.
No mais, divirta-se vendo o jeito como eles vivem a vida. Nós presenciamos muitas coisas curiosas, como os imensos grupos de danças da terceira idade que tomam as praças públicas no fim do dia, e um passeio insano pelo Boulevard Olímpico de Pequim.
Mas nem tudo são flores. Os chineses têm alguns hábitos bem estranhos (e uns super nojentos) que acabam enchendo o saco de quem já está viajando pelo país há um tempo.
Não se preocupe demais com isso se você for fazer uma viagem curtinha, pois nem vai dar tempo de te irritar tanto. Mas se esse não for o caso, esteja preparado. Leia mais aqui:
12) É Perigoso Viajar Pela China?
Para finalizar essas dicas que vão te ajudar em sua viagem pela China, gostaríamos de dizer que a China é um dos países mais seguros que já conhecemos.
Nós andamos na rua qualquer hora do dia ou da noite, com equipamentos eletrônicos à mostra, e nunca tivemos problemas.
Claro que deve-se tomar todos os cuidados básicos em sua viagem, mas depois de umas semanas nós já estávamos super à vontade.
Chegamos ao cúmulo de deixar nossas mochilas, com notebooks e outras coisas de valor, num mercadinho de beira de estrada que tínhamos acabado de encontrar.
Enquanto isso, fizemos uma trilha de 3 dias pela Tiger Leaping Gorge. Quando voltamos, estava tudo do mesmo jeito que tínhamos deixado: numa prateleira no meio das mercadorias da lojinha.
Seguro Viagem Para a China
A China é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.
Um seguro viagem irá te ajudar em diversas situações, como em caso de acidentes e até extravio de bagagem, dependendo da cobertura que você selecionar.
Um seguro viagem na China irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a China.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A CHINA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Estou louca para ler os posts de todas as cidades pq sinceramente hoje em dia me dá até preguiça só de pensar em visitar a China… (preciso de mais incentivos) tipo, muuuita coisa diferente que fica até uma overdose de informação – idioma, comida, padrões, hábitos etc… Nossa, e td é MUITO longe! rs ô país gigante
Muito bom este texto sobre a China, deve ser um destino inesquecível, mas confesso que tenho um pouco de medo de viajar para lá, principalmente por causa da lingua. Obrigada por compartilhar sua experiência.
Muitas dicas boas da China que realmente é um país incrível e poucos sabem.
Adorei o post! Como você disse, não é fácil viajar para a China, mas só passa perrengue quem não estiver preparado! Depois de ler o seu post e assistir os vídeos fiquei com vontade de conhecer 🙂
Amei o seu post! Super completo, com várias dicas importantes. Eu nunca fui para o Oriente e tenho pensado muito em visitar a China, até porque tenho uma super amiga que mora lá. Me empolguei muito com seu relato e curiosa pra ler os outros posts que estão por vir!