Precisa de Visto Para Viajar Para a Rússia?

russia precisa visto

A melhor notícia que temos para te dar hoje é que brasileiro não precisa de visto para a Rússia! O período de permanência é de no máximo 90 dias a cada 6 meses.

Sempre que conversávamos com algum europeu na Rússia isso era motivo de inveja, porque a maior parte deles precisa de visto para a Rússia, e o processo é caro e burocrático.

Porém mesmo que sabendo que brasileiro não precisa de visto para a Rússia, há algumas particularidades na imigração, então confira nossas dicas para não cometer o mesmo erro que nós cometemos (e que nos custou 2 dias de viagem).

A Rússia faz fronteiras com 11 países. Maior país do mundo, né? E pra cada país há uma ou mais passagens terrestres pelas quais se pode acessar o território russo, cada qual com suas particularidades.

Nesse post vamos dar detalhes da nossa passagem por algumas delas, além de dicas sobre a entrada na Rússia.

Lembrando que viajar na Rússia de trem é uma ótima opção, porém se você for cruzar fronteiras terrestres é bem mais barato e rápido viajar de ônibus.

Se você ainda não leu nossas outras dicas sobre a Rússia e a transiberiana, confira todas as informações que reunimos em mais de 2 meses de viagem:

russia precisa visto
Cazã, parada obrigatória na transiberiana

Seguro Viagem Para a Rússia

A Rússia é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.

Um seguro viagem na Rússia irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Rússia.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Cartão de Migração (Миграционная карта)

O Cartão de Migração, ou Migration Card em inglês e Migratsyunaya Karta em russo, serve mais ou menos como sua identidade durante o tempo que se está na Rússia.

Toda vez que fizer check-in num hotel ou hostel, esse cartão será pedido. É recomendável ter uma foto dele no celular, junto com uma do passaporte, para poder apresentar a um policial ou qualquer autoridade que pedi-lo.

russia precisa visto

Às vezes você deve preencher o Cartão de Migração à mão, outras vezes ele é preenchido e impresso pelo próprio oficial na fronteira.

As informações são básicas: Nome, Data de Nascimento, Gênero, Nacionalidade, Número do Passaporte, Número do Visto (campo não necessário para brasileiros), Data de Entrada e Saída e Assinatura.

Sempre informe ao oficial ou preencha a data de saída corretamente. Caso não tenha uma data ainda, coloque ou diga 90 dias, período máximo de estadia para brasileiros.

Se você colocar uma data e resolver sair depois dela, será necessário sair do país e retornar para pegar um cartão novo. Ou tentar a sorte resolvendo a questão com burocratas russos que não falam inglês.

Relatos dizem que é comum pedido de suborno ou a necessidade de intermediários, que cobrarão o quanto quiserem, além da tarifa oficial, que não encontramos informação na internet mas sabemos da existência.

Melhor preencher com os 90 dias caso não tenha uma passagem marcada.

Quando nós entramos na Rússia nos confundimos e colocamos a data de saída errada. Percebemos isso quando já estávamos em São Petersburgo, e o jeito mais fácil de consertar foi pegar um ônibus para a Estônia e entrar de novo na Rússia, dessa vez preenchendo a data certa.

russia precisa visto
Não precisa de visto para a Rússia, mas precisa preencher o cartão de imigração direitinho pra não ter que voltar pra Estônia como nós tivemos

Se tiver uma data de saída já certa e o oficial estiver preenchendo seu Cartão de Migração, o melhor é escrever a data no celular e mostrar para ele.

Os russos separam o dia do mês com um ponto. Então 24/06 fica 24.06. Só para facilitar para o oficial. Afinal, você não quer irritar um funcionário russo na fronteira do país.

Outro campo que chama a atenção aqui é a parte do nome. Na Rússia, assim como nos países eslavos, uma parte do nome completo da pessoa se chama patronímico (отчество).

Ele é formado pelo nome do pai da pessoa com um sufixo. Todos esses nomes terminados em “itch” e “ievna” que nós ouvimos são na verdade patronímicos.

Como nós brasileiros não temos isso, nós sempre deixamos esse campo em branco. Na parte do Sobrenome (Фамилия) e do Nome (имя), colocamos como está no passaporte. Sempre deu certo.

Fronteira Estônia x Rússia

A estrada que sai de Tallinn, na Estônia, que leva à Rússia é a mesma que continua até São Petersburgo. A fronteira fica entre as cidades de Narva, do lado estoniano, e Ivangorod, ambas sendo cidades relativamente grandes e com certa estrutura.

Nós passamos uns dias na Estônia e contamos aqui tudo:

Tallin – Estônia

Essa fronteira é bem movimentada, de modo que o governo estoniano criou um pré-registro on line para pessoas que irão atravessá-la de carro, afim de diminuir as filas. Entretanto, ônibus tem prioridade.

Ainda assim, o tempo gasto lá é bem grande. No nosso caso, demoramos mais de uma hora para resolver tudo dos dois lados.

No lado estoniano, não precisa nem sair do ônibus quando se está deixando o país. Caso se esteja entrando na Estônia, aí então é preciso descer.

Já do lado russo é necessário sair do ônibus com todas as malas, inclusive as do bagageiro, para passar no raio-X.

Nessa fronteira é o oficial que preenche seu Cartão de Migração. As perguntas são poucas, já que todas as informações estão no passaporte.

Mas é melhor levar a data de saída escrita num papel ou no celular para apresentar ao oficial. Ao final, você assina o Cartão de Migração e está liberado para aproveitar sua viagem pela Rússia.

As principais empresas de ônibus que cruzam essa fronteira são a Lux Express e a Ecolines. Ambas vendem passagens on line e, quanto antes comprar, mais barato fica.

Fronteira Letônia x Rússia

Indo de Riga, capital da Letônia, para São Petersburgo, o ponto de fronteira se chama Luhamaa e fica na Estônia. Nós cruzamos à noite, mas sabemos que ela é bem menos movimentada que a outra fronteira, por Narva.

Aqui nessa fronteira não existem cidades de fato, em nenhum dos países. Do lado russo, a primeira parada turisticamente interessante é a cidade de Pskov (Псков), a uns 40 minutos da fronteira.

Nós passamos uns dias lá e contamos tudo que tem pra fazer em Pskov e também na Letônia:

russia precisa visto
Riga – Letônia

Foi necessário descer do ônibus do lado estoniano, mas sem malas. Demoraram um pouco checando nosso passaporte, mas perguntas não foram feitas.

Já do lado russo, é necessário descer do ônibus com todas as malas, incluindo as do bagageiro, para passar no raio-X.

Nessa fronteira o Cartão de Migração nos foi entregue antes para ser preenchida à mão. Como todas as informações já estão ali escritas, não nos fizeram pergunta nenhuma.

Todos ficam esperando dentro da salinha até cada passageiro ter seu passaporte carimbado. Já dá para ir treinando a leitura do cirílico com a infinidade de avisos e cartazes colados nas paredes.

Em nossa viagem pela transiberiana nós também cruzamos a fronteira da Rússia com a Mongólia e da Mongólia com a China, sobre as quais você pode ler mais aqui:

Mongólia

ORGANIZE SUA VIAGEM:

CHIP INTERNACIONAL

CÂMBIO

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A RÚSSIA

precisa visto russia

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

6 comentários em “Precisa de Visto Para Viajar Para a Rússia?”

  1. Deisy Rodrigues Sousa

    Bom saber que não precisa de visto, contudo todas as informações de entrada e saída é bom ficar atento, ainda bem que você conseguiram resolver rápido. Adorei o post.

  2. Muito bacana todas as infos, acho que aproveitaria para conhecer a Estonia, já que é tão perto. Achei 1 hora na imigração um tempo até que ok. Já fiquei um tempo bem maior que isso em algumas fronteiras terrestres, na Ásia por exemplo.

  3. Detalhes assim são fundamentais para uma viagem sem sobressaltos! A dificuldade do idioma e esses rumores de suborno sempre me assustam, por isso é bom se informar bastante antes de viajar. E a Rússia é tão linda que vale cada minuto “perdido” no planejamento, não é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share