Pontos Turísticos e Dicas: Nijni Novgorod – Rússia

nijni novgorod

Durante nossa viagem pela Transiberiana conhecemos Nijni Novgorod em uma parada de poucas horas. Confira nossas dicas e quais os pontos turísticos interessantes na cidade a seguir.

A cidade onde nasceu o poeta Maksim Gorki, Nijni Novgorod (Нижний Новгород) chegou até a levar o nome do artista durante o período soviético, mas voltou a ser Nijni em 1990, quando deixou de ser uma cidade fechada.

Essa abertura pós-comunismo aconteceu em diversas cidades na Rússia, para proteger áreas industriais, militares e nucleares importantes.

Nijni Novgorod é uma das maiores cidades da Rússia, com cerca de 1,3 milhão de habitantes, e bem agradável de se passar um dia ou dois.

Por estar na margem do Rio Volga, um dos principais da Rússia, ganhou muita importância e é um dos principais pólos de turismo pelo mencionado rio.

rio volga russia
Rio Volga e o Estádio da Copa 2018

Antes da Copa do Mundo de 2018, foi uma das cidades russas que mais gastou em urbanização para se preparar pro evento.

Hoje em dia, Nijni é um dos grandes centros tecnológicos e automobilísticos do país.

Nós fomos parar lá no meio do nosso roteiro pela transiberiana. Como estávamos ansiosos para conhecer Kazan, a próxima cidade na viagem, optamos por passar apenas uma tarde em Nijni Novgorod, sem nem dormir por lá.

nijni novgorod
Nijni Novgorod

Atenção para um detalhe: existe uma cidade na Rússia também bastante turística chamada Velik Novgorod, próxima de São Petersburgo, a qual os russos se referem apenas como Novgorod.

No caso de Nijni Novgorod, os russos a chamam apenas de Nijni. Quando escrito em alfabeto latino, o mais comum é ver o nome Nizhny Novgorod.

E se você ainda está meio perdido tentando organizar sua viagem pela Rússia, leia nossos textos. Passamos quase 3 meses no país e explicamos tudo direitinho:

Nijni Novgorod: Pontos Turísticos

Desenhar um roteiro pelos pontos turísticos de Nijni Novgorod é bem simples, já que eles são poucos e todos estão na mesma rua, basicamente.

Em 1 dia é possível conhecer tudo com sobra de tempo.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Chegando em Nijni Novgorod

Chegando na estação de trem da cidade, chamada Moskovskii Vokzal (vokzal é a palavra para estação de trem em russo), ali mesmo já tem lockers para guardar sua mala.

Custa 280 rublos por um compartimento bem grande, onde couberam todas nossas mochilas. Exceto a viola, então pagamos mais 160 rublos para deixa-la na salinha de bagagem.

O compartimento vale por 24 horas e funciona com cartão, então a qualquer momento você pode retirar sua bagagem de lá. Já a salinha fecha meia noite.

Os lockers na Rússia sempre são bem carinhos, por isso às vezes realmente vale mais a pena pagar um hostel, caso seu roteiro permita.

Os banheiros nessa estação são pagos, diferentemente do resto da Rússia. Porém, caso você tenha a sua passagem, basta apresentá-la na entrada do banheiro que sai de graça.

A estação de metrô fica junto da de trem. Basta seguir pelos túneis subterrâneos até chegar nela. Chama-se Moskovskaya.

nijni novgorod
Estação de metrô

O metrô custa 28 rublos (maio/2019), tem máquina e um caixa onde se pode comprar a passagem e o “bilhete” em si é uma moedinha muito charmosa. Pelo preço, dá pra levar uma de souvenir.

Boa parte dos metrôs na Rússia funcionam com essa moedinha também, então dá pra levar uma de cada cidade, quase.

nijni novgorod
Ficha do metrô

A estação é levemente confusa, pois é a junção das duas únicas linhas de metrô de Nijni Novgorod.

Mas basta seguir as placas que dizem Gor’kovskaya (Горьковская). Essa é a estação que fica no comecinho da principal rua turística, a Bolshaya Pokrovskaya.

Bolshaya Pokrovskaya (Большая Покровская)

A Bolshaya Pokrovskaya é a rua de pedestre que começa na Praça Maksim Gorki (пл. Максима Горького) e vai até o Rio Volga, passando pelo Kremlin.

Quase tudo de interessante na cidade está nessa rua. Restaurantes, bares e gente pra todo lado.

nijni novgorod
Bolshaya Pokrovskaya

Começando na Praça Maksim Gorki, que nada tem de especial além do monumento em homenagem ao poeta, não há nenhum ponto turístico marcante de fato até chegar no Kremlin.

A graça é caminhar mesmo e ver umas estátuas aleatórias na rua. Afinal, você ainda está no início da Rússia e tudo ainda é novidade.

O único prédio que nos chamou a atenção nesse trecho foi o do Bank Rossii (Банк России), uma espécia de palácio de esquina cheio de detalhes.

nijni novgorod
Bank Rossii

Kremlin de Nijni Novgorod

Ao contrário dos Kremlins históricos da Rússia, o de Nijni Novgorod é ainda o centro administrativo da cidade. Ali estão o prédio da prefeitura, a embaixada da Bielorrússia, um Ministério e uma sala de concertos.

nijni novgorod
Kremlin de Nijni Novgorod

Porém o mais interessante do Kremlin é a vista para o Rio Volga e para o estádio da Copa. O Kremlin é bem no alto, o que deixa o panorama amplo e bem interessante.

No Kremlin também tem uns tanques e outros veículos militares, como não pode faltar em nenhuma cidade da Rússia.

nijni novgorod
Kremlin de Nijni Novgorod

A Chama Eterna (Вечный огонь) fica dentro do Kremlin também, em homenagem aos combatentes da Segunda Guerra Mundial.

Na Rússia, ela é conhecida como Grande Guerra Patriótica (Великая Отечественная война).

chama eterna de Nijni Novgorod
Kremlin de Nijni Novgorod

Escadaria Chkalov (Чкаловская лестница)

A Escadaria Chkalov é possivelmente a principal atração turística de Nijni Nogorod, nomeada em homenagem ao primeiro homem a completar uma viagem aérea sem interrupções cruzando o Pólo Norte, saindo de Moscou e indo até Vancouver, WA, nos Estados Unidos.

Nijni Novgorod
Escadaria Chkalov

Chkalov ganhou uma estátua grandona pra decorar o início da escadaria.

Do topo da escadaria há uma vista ainda mais ampla e bonita do Volga. Descendo os mais de 150 degraus, chega-se a uma praça na beira do rio. As fotos mais famosas da escadaria são tiradas dali.

nijni novgorod
Escadaria Chkalov

Lá embaixo também está exposto o barco Herói (герой) suspenso em um pedestal. Esse barco esteve presente na batalha de Stalingrado, durante a Segunda Guerra Mundial.

Teleférico para Bor

Bor é a cidade que fica do outro lado do Rio Volga. E há um teleférico que liga Nijni Novgorod a Bor, passando por cima do rio.

Infelizmente não tivemos tempo para fazer essa viagem, pois a estação é um pouco afastada do centro turístico e não há metrô para lá.

A estação do teleférico se chama Borskaya (Борская) e a cidade de Bor parece não ter muito atrativo. É mais pra poder “voar” por cima do Volga mesmo.

Museum da História do GAZ (Музей истории ГАЗ)

A cidade de Nijni Novgorod foi um grande pólo automobilístico.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a fábrica de automóveis GAZ (sigla para Fábrica de Automóveis de Horki) foi completamente destruída durante o bombardeio à cidade, sendo ela o principal alvo do ataque.

Foi reconstruída em 100 dias pelo povo de Nijni Novgorod, na época chamada Gorki.

O museu hoje em dia abriga uma porção de carros e veículos da era soviética e, para fãs de carro, é uma parada certa durante a visita à Nijni Novgorod.

Fica bem afastada da parte turística da cidade, do outro lado do rio. Mas é possível chegar de metrô.

O nome da estação é Avtozavodskaya (Автозаводская). O site do museu é esse aqui.

Onde se Hospedar em Nijni Novgorod

Se você for dormir em Nijni Novgorod, fique perto da Bolshaya Pokrovskaya. É lá que rola todo o movimento interessante.

Para quem viaja economizando, o Hostel Smile é perfeito: lindo, baratinho e perto do Kremlin. Clique aqui para reservar.

Hostel Smile

Se você prefere um hotel, o Joy Hotel também fica pertinho do Kremlin e tem quartos imensos. Clique aqui para reservar.

Joy Hotel

Restaurante em Nijni Novgorod

Nós chegamos com fome em Nijni Novgorod. Quando chegamos na Bolshaya Pokrovskaya, paramos no primeiro restaurante que encontramos. E que sorte, porque ele era muito bom e barato.

Se chama Hachapuri (Хачапури) e é um dos inúmeros restaurantes de comida da Geórgia espalhados por esse lado ocidental da Rússia.

O menu em inglês era com imagens e tinha preços bem altos, mas conseguimos ler um cardápio em russo específico para a hora do almoço.

Os preços variavam entre 200 e 280 rublos pra uma refeição com 3 pratos diferentes, bebida e uma sobremesa no final. Saímos rolando de lá.

nijni novgorod
Sobremesa

Ao redor deste restaurante havia várias opções que ofereciam promoção pro almoço.

Fique atento para a expressão бизнес-ланч (exatamente a transliteração para business lunch, ou almoço executivo em português).

Para beber em Nijni Novgorod, com certeza a Bolshaya Pokrovskaya é a que tem os bares mais legais. Pelo menos durante o dia. São muitos, principalmente na parte final, chegando perto do Kremlin.

Seguro Viagem Para a Rússia

A Rússia é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.

Um seguro viagem na Rússia irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Rússia.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A RÚSSIA

nijni novgorod

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share