O Que Fazer em Tallinn – Estônia | Dicas e Roteiro

o que fazer em tallinn

Tallin é a capital da Estônia e é uma cidade super agradável, com um centro histórico medieval muito bem conservado. Um dia é suficiente para conhecer tudo e ainda curtir o clima gostoso da cidade. Nesse post vamos falar sobre o que fazer em Tallinn e também sobre nossos gastos.

Tallinn não é a cidade mais barata da Europa. Na verdade, a Estônia é o país mais caro dos Países Bálticos. Mas mesmo assim não é uma viagem super cara.

Junto com Riga e Vilnius, Tallinn é muito visitada por quem viaja pelos Países Bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia), pelo Leste Europeu ou até mesmo pela Escandinávia e pela Rússia.

As opções de roteiro de viagem que incluem Tallinn são tantas que nós escrevemos um post com todas elas. Confira:

E leia também: Narva: Uma Cidade Para se Apaixonar Pelo Interior da Estônia

O Que Fazer em Tallin – Estônia

Os passeios que fizemos em Tallinn foram todos de graça, apenas caminhando na Old Town. Porém em alguns lugares é preciso pagar para entrar, como subir em algumas torres.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Old Town de Tallin

A Old Town de Tallinn é uma das mais bem preservadas da Europa e faz parte da lista de patrimônios históricos da UNESCO.

  • Town Hall Square (a praça central)
  • Masters’ Courtyard (ruela artística com cafés)
  • Passagem de Catarina (beco medieval muito lindo)
  • Catedral de Alexandre Nevsky (igreja ortodoxa)
o que fazer em tallinn
Town Hall Square

Mirantes

Na Old Town de Tallinn também há dois mirantes, um pertinho do outro, que são imperdíveis para ter uma vista incrível da cidade:

  • Kohtuotsa Viewing platform (mirante)
  • Patkuli viewing platform (mirante)
o que fazer em tallinn
Kohtuotsa Viewing platform
o que fazer em tallinn
Patkuli viewing platform

Torres

E a muralha da Old Town de Tallinn também não pode passar em branco na sua viagem. Ela é super bem preservada e tem alguns pontos interessantes:

  • Viru Gate (portão principal do Centro Histórico)
  • Eppingi Tower
  • Fat Margaret (torre mais bonita da muralha do centro)
  • Kuldjala Tower
  • Maiden Tower Museum-Cafe (pátio com estátuas bonitas)
Fat Margaret
o que fazer em tallinn
Maiden Tower Museum-Cafe

Museus

Algo que realmente pareceu muito interessante, mas descobrimos apenas no último dia quando já estava fechado, é o Museu do Teatro de Marionetes (Nuku Puppetry Museum).

É um museu interativo e parecia ser muito bonito. Pelo menos o que pudemos ver de fora era bem interessante. Custa 7 euros para a entrada para adultos e 5 para crianças, com desconto para famílias.

Outro museu que pode ser interessante para quem curte essa onda feudal/medieval é o Estonian Open Air Museum. Esse fica fora da Old Town e a ideia é simular a vida real da época. Custa entre 8 e 10 euros para adulto, dependendo da época, e também tem ingressos familiares.

Onde Ficar em Tallin

Não cogite se hospedar fora da Old Town, pois você passará praticamente o tempo inteiro lá. Dentro da Old Town faz-se absolutamente tudo a pé, apesar de a área ser grande.

Dentro da Old Town estão quase todos os pontos turísticos da cidade, muitos bares, restaurantes e supermercados (falaremos de todos eles mais aí embaixo).

A vida noturna na Old Town é intensa também, então nada melhor do que se hospedar pertinho do lugar onde você vai curtir à noite.

Pra quem viaja como nós, economizando ao máximo, há boas opções de hostel na Old Town de Tallinn, sendo que os melhores são:

Foto: Red Emperor Hostel

Pra quem prefere ficar em hotel, na Old Town de Tallin tem alguns ótimos. Os com melhor custo x benefício nós selecionamos aqui:

Foto: My City Hotel

Em Tallinn a melhor opção, com ótima qualidade, são os apartamentos na Old Town. Boa parte deles funciona como hotel, com recepção normal. E os preços são bem melhores que os hotéis:

Foto: Rapunzel Tower Apartment

Bares e Restaurantes em Tallin

Os bares em Tallinn são um pouco caros. Meio litro de cerveja ou cidra custa entre 3 e 5 euros, dependendo do bar. Quase todos os bares vendem comida, e normalmente é mais barato almoçar no bar do que em restaurante.

Nós testamos alguns bares por lá, e aqui vai uma lista dos melhores:

Kompressor

Esse está aqui na lista não por ser um bom bar exatamente, mas por ter os melhores preços. Ele está mais para um restaurante, com foco absoluto nas panquecas. Porém espere todo mundo bebendo lá dentro.

É um dos lugares mais baratos da Old Town para uma cerveja ou cidra. Custa em torno de 3 euros o meio litro.

E as panquecas? Hmmm, fabulosas! Eles usam várias frigideiras velhas na decoração, pra deixar claro que o que eles sabem fazer bem é panqueca mesmo.

o que fazer em tallinn
Kompressor

Karja Kelder

O bar se auto-proclama o mais antigo da Estônia. Com certeza beber no Karja Kelder é uma delícia. O bar fica num porão, com bastante clima de taverna medieval, mas com televisões e decoração moderna.

O meio litro de cerveja ou cidra custa a partir de 4 euros. Na hora do almoço, eles servem uns pratos simples porém bem gostosos por 3,70 euros também. Um dia fomos quase às 16h e ainda tinha a promoção do almoço.

o que fazer em tallinn
Karja Kelder

Não esqueça de levar o tradutor, pois o cardápio não está em inglês (ainda que os funcionários se comuniquem bem em inglês). Se fosse para escolher apenas um bar pra ir em Tallinn, esse seria o escolhido.

Põrgu

Se o assunto é bar medieval, o Põrgu tem ainda mais clima de taverna da Idade Média do que o Karja Kelder. O bar é menor e bem menos moderno. Nem TV tem.

porgu tallinn
Porgu

Em compensação, é o bar com a maior oferta de cervejas diferentes em que sentamos. O cardápio é um livro, basicamente. No dia que fomos, a única opção de cidra disponível já tinha acabado.

Nesse aqui espere pagar mais de 4 euros no meio litro de cerveja. Servem comida também. Bar aprovadíssimo, com um clima mais quieto.

III Draakon

O III Draakon está em qualquer lista de coisa obrigatória a se fazer na Old Town. Isso porque, além da localização perfeita (bem na Raekoja Plats, a praça principal da Old Town), ele se esforça muito para propiciar a maior experiência medieval possível.

É todo decorado em estilo da Idade Média, inclusive panelas, instrumentos, a roupa das mulheres da cozinha, a iluminação etc. Tem até um barril de madeira com pickles boiando.

O III Draakon funciona da seguinte forma: há apenas 2 ou 3 opções de comida, 1 opção de sopa e 1 salgado assado. Não há cardápio e nem talheres. Tampouco há garçom.

Você vai até o balcão/cozinha, escolhe o que quer, paga (1 euro é sempre para as mulheres da cozinha), leva até sua mesa iluminada apenas com luz de vela, come sem talher e depois devolve a cumbuca. O pickles é grátis, e tem que pegar no barril.

Nós gastamos 7 euros cada um para comer uma sopa e duas linguiças num espeto. A cerveja custa 5 euros por 1 pint (0,568L). Só há um tipo de cerveja e não há cidra, mas com certeza comer lá é uma experiência bem curiosa.

Hell Hunt

Outro bar que se auto-proclama o bar mais antigo do lugar, mas esse se diz apenas o mais antigo de Tallinn. O Hell Hunt é um pubzinho mais moderno, com um cardápio vasto de cervejas e cidras.

O lugar está sempre animado, com esportes passando na TV. Aqui a cerveja sai por uns 4,50 euros o meio litro. Eles serve também pratos e aperitivos. Um pouco caro, mas o clima no bar é tão gostoso que dá vontade de ficar por lá.

comida da estonia
Comida da Estônia

Noku

Nós só passamos pelo bar Noku, mas era cedo, então não tinha ninguém. O charme desse bar é ser escondido, o que faz com que o bar seja mais frequentado pelos locais.

Quando digo escondido, quero dizer que precisa até saber o código da porta para entrar. O bar fica no segundo andar de um sobrado na Rua Pikk, 5. Não tem nada informando que ali funciona um bar.

É digitar o código e subir as escadas. O código é 2580 há alguns anos, mas vale a pena dar uma pesquisada na internet pra saber se o código mudou.

Olde Hansa

Outro restaurante que aparece em qualquer lista do que fazer em Tallinn, o Olde Hansa tenta manter um clima bem medieval, porém com bem mais luxo do que o III Draakon.

Nós passávamos pelo Olde Hansa e realmente dava vontade de entrar. Muitos pratos típicos da Estônia e um balcão pra fora muito agradável.

Porém o preço não era nada convidativo. Não havia um prato por menos de 17 euros. Aliás, os restaurantes da praça principal da Old Town tem todos preços nessa faixa.

Supermercado na Old Town

Na Old Town há alguns poucos supermercados, mas para o viajante acredito que já dê conta das necessidades básicas.

Bem na entrada da Old Town está o Rimi Express, mercado nosso de todo dia. Era bem pequeninho, mas tinha tudo para um bom café da manhã, além de vender comida pronta para o almoço.

Compramos lá duas bandejas de comida pronta e coisas para o café da manhã e nos custou 12 euros.

Lembre-se que não é preciso comprar água no mercado. A água da torneira em Tallinn é potável, apesar de ter um gostinho levemente diferente.

E não deixe de provar o Vana Tallinn, uma bebida de rum misturado com pimenta e outras ervas que é típica da Estônia.

Como Chegar em Tallinn

Tallinn é acessível por terra de ônibus e trem. Mas trem não é um bom meio de transporte nos Bálticos pra ir de um país pra outro. Sai caro e demorado.

As empresas de ônibus que chegam a Tallinn são a Lux Express e a Ecolines, sendo a Lux um pouco mais confortável de viajar.

Um ônibus desde Riga, capital da Letônia (país vizinho), custa em torno de 16 euros se comprado em cima da hora pela Ecolines.

A Lux normalmente tem preços melhores em cima da hora, mas a Ecolines é melhor para comprar com antecedência.

Lembre-se: na Europa, economiza quem se planeja. A Ecolines e a Lux Express vendem passagens bem baratas com antecedência, sendo possível encontrar viagens por até 5 euros entre as capitais.

Tallinn

Como se Locomover por Tallinn

A linha 4 do tram é a que leva da rodoviária para a Old Town e custa 2 euros.

Esse preço é para o bilhete comprado direto com o condutor. Ou seja, tem que entrar no tram e ir até o primeiro vagão. Lá há um buraco para colocar o dinheiro. Assim que o tram parar, o condutor se vira, pega o dinheiro e entrega a passagem pelo mesmo buraco, junto com o troco, se houver.

É possível também comprar o bilhete on line no site ou pelo app pilet.ee. Fazendo assim, você recebe um código QR para validar dentro do tram/ônibus. Desse modo, o preço sai por 1 euro.

O bilhete custa apenas 1,10 euro comprando com cartão do banco na máquina de validação dentro do tram/ônibus, sendo válido por 1 hora. Aqui conta o tempo de viagem, não a hora da validação. Entretanto, esse método só funciona para cartões de contato (contactless).

E Tallinn também é acessível por mar, estando a apenas 2 horas de ferry desde Helsinki. O preço do ferry oscila bastante de preço. Nós pagamos 19 euros cada um, mas é possível encontrar por até 10 euros o trecho comprando com antecedência.

As empresas de ferry que fazem a viagem entre Helsinki e Tallinn são: Eckerolines (menores preços), Viking Lines e Talik (essa tem mais disponibilidade de horário).

Atenção para o local de embarque e desembarque do ferry. Tallinn possui duas docas diferentes, que são próximas uma da outra. Em Helsinki, os barcos para Tallinn sempre saem do mesmo lugar, mas há dois terminais diferentes que distam mais de 500 metros um do outro.

Tallinn

Quanto Custa Viajar Para Tallinn

No fim, nosso custo total da viagem foi de 302 euros em Tallinn em 3 dias e meio para 2 pessoas.

  • 72 euros foram de comida e bebida (incluindo mercado e restaurante),
  • 84 de bebida alcólica (pois é, a gente curtiu bastante lá),
  • 65 de hospedagem (3 noites em quarto privado),
  • 44 do ferry de Helsinki,
  • 4 euros do tram para a rodoviária,
  • e 32 euros do ônibus para Riga, indo embora de Tallinn.

Dinheiro na Estônia

Nome da moeda: Euro

Cotação (setembro/2022): 1 euro = R$ 5,05

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A EUROPA

Salve no seu PINTEREST:

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

4 comentários em “O Que Fazer em Tallinn – Estônia | Dicas e Roteiro”

    1. Olá ,
      Brasileiro precisa de visto para visitar Estônia ?
      Ouvi falar que nao precisa , mas a polícia de aeroporto às vezes pergunta muitas coisas , pode me falar sobre sua experiência no aeroporto da cidade Tallinn porfavor
      Desde já eu agradeço

      1. Caminhos me Levem

        Não precisa de visto, mas precisa estar com a documentação correta. Pesquise sobre os documentos para viajar para países do Schengen, a Estônia é parte 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share