Turismo na Letônia: 4 Super Passeios a Partir de Riga

letonia turismo

Existem algumas cidades interessantes ao redor de Riga que podem ser alcançadas numa viagem de menos de três horas. O turismo na Letônia é muito interessante, com cidades medievais, castelos e até praias.

O mais legal é que dá até para combinar alguns deles no mesmo dia. Nesse post então falaremos sobre essas cidades legais para turismo na Letônia, como chegar e, claro, se valem a pena.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Junto com Vilnius e Tallinn, Riga é muito visitada por quem viaja pelos Países Bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia), pelo Leste Europeu ou até mesmo pela Escandinávia e pela Rússia.

As opções de roteiro de viagem que incluem Riga são tantas que nós escrevemos um post com todas elas. Confira:

Cesis – Letônia

Cesis é a cidade do interior da Letônia que vem caindo nas graças do turismo europeu.

O grande charme dessa vila é ter um castelo medieval com uma das torres em ótimo estado de conservação, que foi construído em 1206, ao lado de um castelo que mais parece um palácio, datando do século 17.

Essas são várias informações de enciclopédia, mas é legal mesmo visitar Cesis?

Os Castelos Velho e Novo de Cesis

Bem, a gente adorou a experiência de subir uma torre medieval com um candeeiro em mãos; as escadas completamente escuras e em curva, a vista lá de cima, e as paredes com as pinturas gastas de sei lá quantos séculos atrás.

Isso tudo só no castelo velho. O castelo novo funciona como um museu, com exposições diferentes que falam do papel de Cesis durante as Guerras Mundiais e da história do castelo e da Letônia.

Quase tudo é apenas em letão, o que dificulta muito. Mas o ingresso pro castelo velho é o mesmo pro ingresso novo, então por que não caminhar por lá né?

Castelos de Cesis – Preço

O ingresso custa 5 euros. Há um esquema de guia para o castelo velho, e dá pra facilmente se juntar ao grupo.

Porém estavam falando em russo, daí não entendemos foi nada e desistimos de acompanhá-los. Uma pena, pois as histórias pareciam interessantíssimas.

Castelo novo

São mais de 800 anos de história, então imagina quanta coisa história doida não tem pra contar.

Por exemplo, durante um cerco à cidade, mais de 300 pessoas cometeram um suicídio coletivo estourando pólvora dentro das paredes do castelo.

Jardins do Castelo de Cesis

Atrás do castelo há um parque lindíssimo em Cesis – Letônia. Ali há um lago com patos e uma vista e tanto do castelo. Os jovens da cidade se reúnem por lá, ficando sentados nas escadarias e bebendo.

turismo letonia
Jardins

Talvez uma visita a Cesis sem entrar no castelo seja meio sem graça, pois além do parque só há uma igreja que não difere em nada das outras igrejas em Riga ou mesmo no Brasil.

A cidade é muito pequena e há poucas opções de restaurantes e bares.

Trem de Riga a Cesis

Pra chegar a Cesis, basta pegar um trem na estação. Porém os horários são meio escassos. No site da Paszieru Vilciens é possível consultar. Atenção, pois nos fins de semana os trens tem horários diferentes.

O que nós fizemos foi ir de trem de manhã e voltar de ônibus, pois o horário do trem para voltar era meio tarde. A estação de trem de Cesis é no mesmo prédio da rodoviária.

turismo letonia
Cesis

Assim que chegamos em Cesis vimos quais eram as opções de ônibus para voltar. Saía de hora em hora até o fim do dia. O trem custou 3,50 euros e o ônibus, 4,10.

Sigulda – Letônia

Sigulda é uma cidadezinha no caminho para Cesis e de bem fácil acesso a partir de Riga. É um dos locais mais visitados da Letônia, que como vocês estão vendo tem o turismo muito interessante.

As grandes atrações de lá são o Castelo de Sigulda, o Castelo de Turaida, a Caverna de Gutmanis e, curiosamente, uma pista de bobsled.

Castelo de Sigulda

O Castelo de Sigulda na verdade é um castelo-palácio construído em 1878. Por trás dele há as ruínas de um castelo medieval que datam do século 17.

É gostoso caminhar pelos jardins do castelo, ver as ruínas, o anfiteatro e curtir a natureza.

letônia turismo
Imagem de brazma

Castelo de Turaida

O Castelo de Turaida fica a quase 5km de distância do Castelo de Sigulda.

Ele se encontra parcialmente restaurado, mas a maior parte é de ruínas. Data de 1214 e tem um desenho bem diferente, com seus tijolos vermelhos.

Caverna de Gutmanis

A Caverna de Gutmanis é a mais alta e mais larga caverna na região dos Países Bálticos, com 12 metros de largura e 10 de altura.

Data de mais de 10.000 anos e fica a uns 3km do Castelo de Sigulda, no meio do caminho para o de Turaida.

letonia turismo
Imagem de snichiporenko

Pista de Bobsled

A última atração é com certeza a mais interessante de Sigulda. Uma pista de bobsled e luge de 1.420 metros, com 16 curvas e onde é possível chegar a 125km/h.

Mas o que é bobsled e luge? São dois esportes de inverno que ficaram famosos no Brasil por conta do filme Jamaica Abaixo de Zero.

letônia turismo
Imagem de skeeze

Inclusive, o luge é considerado um dos esportes mais perigosos do mundo, pois é apenas uma pessoa descendo e fazendo curvas numa pista bem íngreme e de gelo.

Essa pista em Sigulda talvez hospede as competições das modalidades nas Olímpiadas de Inverno de 2026, caso Stockholm seja escolhida como sede.

Mas ela pode ser usada também por amadores, inclusive por pessoas sem experiência nenhuma, em qualquer época do ano.

Informações, preços e contato estão nesse site (em inglês).

Trem de Riga a Sigulda

Os mesmos trens que vão para Cesis passam por Sigulda.

Para combinar Sigulda com Cesis e aproveitar melhor um dia de passeio é bem simples: todo ônibus e trem para Riga que sai de Cesis para em Sigulda.

O ônibus te deixa um pouco mais distante do castelo e da pista de bobsled, pois não entra na cidade. O caminho dele é pela estrada A2. Já a estação de trem é bem na parte turística de Sigulda.

Jurmala – Letônia

Jurmala (fala-se “Yurmala”) é uma cidade de praia bem pertinho de Riga. Pela proximidade, tornou-se o grande point de turismo na Letônia durante o verão. Festivais e badalação te esperam por lá nessa época do ano.

Já nas outras estações, não recomendo a visita. Além da praia não ser nada demais, é frio e com bastante vento. No inverno tem neve também.

Fora do verão, as atrações são o Kemeri National Park, terceiro maior da Letônia, e o Dzintari Forest Park. Mas não espere nada de especial, apenas um passeio no parque mesmo.

Um passeio a Jurmala pode ser interessante para ver como os letões curtem a praia. Afinal, durante o verão, essa parte do mundo tem dias super longos.

Imagina estar às 22h assistindo a um show na praia com luz do sol. Eu achei diferente quando vivenciei isso.

letonia turismo
Jurmala

Para chegar, há trens o tempo todo desde Riga a Jurmala.

Se viajar no verão, vale a pena dormir pelo menos uma noite em Jurmala. Algumas boas opções econômicas são o Summer Hostel Kaija e o Hotel Concordia.

Pra quem prefere mais conforto, tem o Hotel Villa Joma e o Hotel Parus, além do chiquérrimo TB Palace Hotel & SPA.

Bauska – Letônia

A cidade de Bauska é procurada por turistas que buscam conhecer o Castelo de Bauska, construção que consiste em duas partes: as ruínas do castelo construído no século 15 e um castelo construído no fim do século 16.

Para chegar em Bauska, só de ônibus. O Google Maps informa os horários das saídas para lá.

Palácio de Rundale

Boa parte das pessoas que fazem turismo na Letônia e vão para Bauska aproveitam para conhecer também o Palácio de Rundale, construção imponente que é uma das maiores atrações turísticas da Letônia.

Funciona como museu hoje em dia, além de hospedar líderes de nações estrangeiras.

letonia turismo
Imagem de lovelydress0

Para chegar de transporte público, há duas opções: via Bauska, onde pode-se visitar o castelo, ou via Jelgavas, cidade média que não tem atrativo turístico mas que pode ser alcançada por trem.

Dinheiro na Letônia

Nome da moeda: Euro

Cotação (setembro/2022): 1 euro = R$ 5,05

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A EUROPA

Salve esse post no seu PINTEREST:

o que fazer na letonia

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

10 comentários em “Turismo na Letônia: 4 Super Passeios a Partir de Riga”

  1. Adorei a sua dica de turismo na Letonia e essas cidades que podemos conhecer a partir de Riga. Um destino pouco conhecido por aqui no Brasil e muito interessante! A variedade de opções (de castelo a praia) fazem o roteiro ser bem legal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share