Cidade de Castro – PR: O Que Fazer na Colônia Holandesa Castrolanda

cidade castro parana castrolanda pr

Castro é uma pequena cidade na região dos Campos Gerais, no interior do Paraná, com clima gostosinho e tranquilo de interior. Nesse texto reunimos informações sobre turismo em Castro, incluindo a parte histórica da cidade e a Colônia Holandesa Castrolanda, com seu imenso moinho.

Castro é uma cidade de grande importância histórica, pois foi uma das primeiras do Estado do Paraná (na época a “Província de São Pedro do Rio Grande do Sul”) e chegou a ser sua capital.

Era um ponto de parada importante para os tropeiros que viajavam de São Paulo para o Rio Grande do Sul, o que garantiu desenvolvimento da cidade.

Mais recentemente, nos anos 1950, Castro recebeu um grande número de imigrantes holandeses, que fundaram Castrolanda, uma colônia focada na produção de gado leiteiro.

moinho de castrolanda parana
Nosso golzinho quadrado no moinho de Castrolanda

Hoje Castro oferece muitas atrações turísticas, com foco nos museus históricos e na arquitetura holandesa.

Nós estivemos em Castro a turismo por um dia e produzimos um vlog de viagem sobre nossos passeios por lá. Não deixe de assistir clicando aqui.

Outra colônia holandesa que nós visitamos no Brasil e curtimos muito foi Holambra, a Cidade das Flores no interior de São Paulo.

Onde Fica e Como Chegar a Castro – Paraná

Castro fica no interior do Paraná, a 157km de distância de Curitiba, 274km de Londrina e apenas 42 km ao norte de Ponta Grossa.

Para quem viaja de ônibus, a partir de Curitiba a viagem é feita com a Viação Princesa do Norte.

Nós viajamos para Castro de carro depois de ter conhecido Jaguariaíva, Carlópolis e Ribeirão Claro no Norte do Paraná. As estradas lá para cima são bem ruins, mas depois de Jaguariaíva a coisa melhora e depois fica até duplicada!

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Como é o Clima em Castro – PR

Castro pode ser visitada o ano todo, mas esteja ciente de que no inverno as temperaturas são bem baixas na região, podendo baixar até próximo de 0°C, e o ar é muito seco. Já o verão é bastante quente e úmido.

Hotel em Castro – PR

Castro é uma cidade pequena e conta com poucos hotéis. Selecionamos aqui os melhores:

Foto: Central Palace Hotel
Foto: Hotel Pousada Oosterhuis
  • Borgen Hotel, próximo ao Centro Cultural Castrolanda, com essa piscina maravilhosa:
Foto: Borgen Hotel

Mapa de Castrolanda e Castro – PR

No mapa abaixo você pode conferir a localização dos pontos turísticos de Castro e da Colônia Holandesa Castrolanda, sobre os quais vamos falar em detalhe a seguir.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

O Que Fazer na Cidade de Castro – Paraná

Os pontos turísticos de Castro e da Colônia Holandesa Castrolanda podem ser visitados em 1 dia, mas se você pretende conhecer também as belezas naturais da região dos Campos Gerais, como o Buraco do Padre, o Parque Estadual de Vila Velha e o Parque Estadual de Guartelá, serão necessários pelo menos 4 dias.

Confira a seguir as atrações a serem visitadas na cidade de Castro:

Centro Cultural de Castrolanda

Castrolanda é um charmosa vila que faz parte de Castro, localizada a 6,5km do centro da cidade. O caminho até lá é por uma estrada asfaltada, passando por muitos campos cultivados, o que já faz a gente se sentir na Holanda.

O local a ser visitado em Castrolanda é o Centro Cultural, parte da vila totalmente dedicada ao turismo, que conta com um moinho holandês, lago, jardins e um museu histórico.

Nós nos surpreendemos um pouco com o cenário ao redor do Centro Cultural de Castrolanda, que ao invés de uma pacata vila, como esperávamos, na verdade é um grande e barulhento polo agroindustrial.

Mesmo assim, Castrolanda vale a visita e rende lindas fotos.

Centro Cultural de Castrolanda
Centro Cultural de Castrolanda

Dica: embora seja um local turístico, nem sempre há muito movimento por Castrolanda. Em nossa visita nós estávamos com a esperança de encontrar um bom restaurante de comida holandesa para almoçar, mas não rolou. Acabamos comendo um salgado na única lanchonete aberta, parte da Pousada Oosterhuis.

Falando em comida, não deixe de ler nossa lista com 13 Melhores Pratos Típicos do Paraná.

Moinho Holandês de Castrolanda

O grande cartão postal de Castrolanda é um moinho holandês que recebe o nome de “De Immigrant”, inaugurado em 2001 para comemorar os 50 anos na imigração holandesa na região.

O moinho de Castrolanda é uma réplica perfeita do moinho “Woldzigt”, situado numa cidade ao norte da Holanda, região de onde os imigrantes vieram.

Museu Histórico moinho de Castrolanda
Moinho Holandês de Castrolanda

O interior do moinho contém uma exposição histórica com artefatos tipicamente holandeses.

Museu Histórico de Castrolanda

Ao lado do moinho fica o Museu Histórico de Castrolanda, cujos prédios representam casas e fazendas típicas do norte da Holanda.

No interior pode ser visitada uma exposição com móveis e objetos originais dos imigrantes de Castrolanda. No exterior, os jardins e hortas também contam a história da vida em uma fazenda holandesa.

Museu Histórico de Castrolanda
Museu Histórico de Castrolanda

A visita ao interior do moinho e do museu custa R$15 por pessoa. Funciona de sexta-feira a domingo e feriados das 13h às 18h, com venda de ingressos até 17h15. Mais informações no site oficial clicando aqui.

Praça Manoel Ribas

Um ótimo ponto para começar seu passeio pelo centro de Castro é a Praça Manoel Ribas, que possui uma bela fonte de águas dançantes no centro e é rodeada de enormes araucárias, a árvore símbolo do Paraná.

Museu do Tropeiro

Situado em um prédio histórico no centro de Castro, o Museu do Tropeiro conta com uma exposição de objetos e documentos que retratam a vida dos tropeiros que passavam por Castro.

Castro foi um importante ponto de parada para os tropeiros que viajavam entre São Paulo e o Rio Grande do Sul conduzindo tropas de cavalos e carroças com mercadoria para ser comercializada.

museu do tropeiro castro
Museu do Tropeiro

Igreja Matriz de Castro

A igreja matriz de Castro, localizada numa praça central da cidade, possui belíssima arquitetura e jardins bem cuidados na frente, com uma estátua de Sant’Ana, sua padroeira.

A Paróquia de Sant’Ana foi construída em 1704.

o que fazer em castro parana igreja matriz
Igreja Matriz de Castro – Paraná

Parque Lacustre de Castro – PR

O Parque Lacustre de Castro é uma grande área verde de lazer, com jardins e lagos formados pelo Rio Iapó. Fica próximo ao centro da cidade e possui ciclovia, quadras de esporte e pedalinho para passeio. O lugar perfeito para quem viaja com crianças!

o que fazer em castro parana parque lacustre
Parque Lacustre de Castro – Paraná

Morro do Cristo – Castro

Para aqueles que querem uma vista privilegiada de Castro, principalmente do Parque Lacustre, a boa é subir o Morro do Cristo.

Nós não fomos até lá, mas tiramos essa foto com a estátua do Cristo lá no alto:

o que fazer em castro parana morro do cristo
Morro do Cristo de Castro – Paraná

Prainha de Castro: Doutor Libânio Cardoso

Um dos lugares mais bonitinhos e agradáveis de Castro é a Prainha, apelido carinhoso dado ao Parque Doutor Libânio Cardoso.

O visual formado pelas imensas araucárias refletidas nas águas calmas do Rio Iapó é muito lindo:

o que fazer em castro parana Prainha
Prainha de Castro

A Prainha de Castro é um lugar bem gostoso para um passeio no fim do dia, quando é possível ver os morados caminhando e pescando.

o que fazer em castro parana Prainha
Prainha de Castro

Além de Castro nós reunimos aqui no blog 31 Lugares Para Conhecer no Paraná – não deixe de conferir!

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL

Booking.com

castrolanda castro pr

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

10 comentários em “Cidade de Castro – PR: O Que Fazer na Colônia Holandesa Castrolanda”

  1. Que lindeza essa cidade de Castro. Dá mesmo pra se sentir em uma colônia holandesa. Fiquei encantada com tantas áreas verdes bem cuidadas e lindas, assim como o Moinho. Já coloquei em minha lista de cidades a visitar. Obrigada por compartilhar.

  2. Muito legal seu post sobre Castro, no Paraná! Deixa eu tirar uma dúvida com você… sabe se posso usar a cidade como base e fazer um bate volta até o Buraco do Padre? É viável?

    1. Caminhos me Levem

      Oi Lidiane, que bom que gostou! Eu acho mais prático você se hospedar em Ponta Grossa e fazer bate e volta tanto para o Buraco do Padre quanto para Castro de lá, porque tem mais opções de hospedagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share