Eurotrip, Mochilão ou Lua-de-Mel. Não importa o nome! Se você está planejando sua primeira viagem à Europa, esse roteiro de 20 dias é perfeito!
Quer ter uma ideia de como estão os preços na Europa nos últimos anos? Assista abaixo nosso vídeo viajando entre França e Portugal ou clique aqui para abrir no Youtube.
A grande dúvida pra marinheiros de primeira viagem montando um roteiro pela Europa é sempre: o que visitar e quanto tempo ficar por lá? Há lugares obrigatórios demais, e outros que podem ser uma furada. Então depois desse post tudo ficará bem claro e resolvido em sua cabeça!
Fizemos esse roteiro em 2015, na minha primeira viagem à Europa, e curtimos demais os 20 dias que passamos mochilando por lá e conhecendo esse continente que para mim era tão novo.
Depois nós começamos uma volta ao mundo sem data para acabar e visitamos muitos países do continente, inclusive alguns onde ninguém vai. Você pode ler sobre alguns aqui:
E se você quer conhecer a Europa sem passar nenhum perrengue, não deixe de ler:
Índice
- Roteiro de 20 Dias na Europa: Mapa
- Roteiro de 20 Dias na Europa
- O Que Eu Faria Diferente Nesse Roteiro de 20 Dias Pela Europa
- Roteiro de 20 Dias na Europa: Melhor Época
- Dinheiro na Europa
- Hospedagem – Roteiro de 20 Dias Pela Europa
- Locomoção Na Europa: Voos, Trens, Ônibus e Caronas
- Posso Fazer um Roteiro Com Mais de 20 Dias na Europa?
- Seguro Viagem Para a Europa
Roteiro de 20 Dias na Europa: Mapa
Roteiro de 20 Dias na Europa
Minha viagem pela Europa seguindo esse roteiro durou 22 dias, sendo que 2 dias foram as viagens de ida e volta do Brasil. Ou seja, na prática eu tive 20 dias livres na Europa para conhecer os lugares desse roteiro.
Esse foi meu roteiro de 20 dias na Europa:
- Paris e Versalhes – França (4 noites)
- Luxemburgo – Luxemburgo (1 noite)
- Bruxelas – Bélgica (1 noite)
- Bruges – Bélgica (1 noite)
- Amsterdam – Holanda (3 noites)
- Berlim – Alemanha (3 noites)
- Munique – Alemanha (3 noites)
- Salzburgo – Áustria (não dormi, fiz passeio bate e volta)
- Roma – Itália e Vaticano (3 noites)
- Lisboa – Portugal* (1 noite)
* Eu não planejava conhecer Lisboa, mas meu voo tinha escala lá e devido a um atraso eu tive que passar 24h na cidade.
Paris e Versalhes – França (4 noites)
Para quem tem 20 dias na Europa, um roteiro de 3 ou 4 dias é o ideal e suficiente para conhecer o basicão de Paris, que é uma cidade muito imensa, cheia de história e atrações. Imagina que Paris já foi, junto com Londres, a principal cidade do mundo ocidental.
No meu roteiro de 3 dias por Paris eu escolhi os pontos turísticos de modo a poder fazer tudo a pé ou de metrô. Aqui está um resuminho dele (foram 4 noites na cidade, mas só 3 dias livres para conhecer lugares):
- Roteiro – Dia 1 em Paris: Torre Eiffel, Champ de Mars, Jardin du Trocadéro, Arco do Triunfo, Av. e Jardins Champs-Élysées, Ponte Alexandre III e Museu D’Orsay.
- Roteiro – Dia 2 em Paris: Jardim de Luxemburgo, Panteão, Ponte de l’Archevéché, Catedral de Notre Dame, Saint Chapelle, Hotel de Ville, Centro Georges Pompidou e Museu do Louvre.
- Roteiro – Dia 3 em Paris: Palácio de Versalhes, Montmartre, Moulin Rouge e Basílica de Sacré Coeur.
Leia o artigo completo sobre Paris para encaixar no seu roteiro pela Europa:
Luxemburgo – Luxemburgo (1 noite)
Embora o turismo não seja tão forte quanto nos países vizinhos, achamos que Luxemburgo vale muito a visita!
Luxemburgo é extremamente bem conectada por trem com as capitais dos países vizinhos. São 2h de viagem para Paris, 3h para Bruxelas e 8h para Berlim. É um dos menores países da Europa, portanto um dia é suficiente para conhecer a capital.
- Roteiro de 1 dia em Luxemburgo: Place D’Armes, Place Guillaume, Clairefontaine, Cathédrale Notre Dame, Palais Grand Ducal, Casemates du Bock e de la Pétrusse, Corniche e Grund
Leia o artigo completo sobre Paris para encaixar no seu roteiro pela Europa:
Bruxelas – Bélgica (1 noite)
A capital da Bélgica parece ter saído de um conto de fadas. É bem conectada com todos os países vizinhos, tanto por ferrovias quanto por estradas.
Por exemplo: de Paris para Bruxelas leva-se apenas 1h20min de trem, e de Luxemburgo 3h! Ou seja, sempre vai dar tempo pra fazer uma visita à Bélgica durante seu roteiro pela Europa!
Resumo do que fazer em Bruxelas: Grand Place, Manneken Pis, Mont Des Arts, Delirium Café e muitas lojinhas de chocolate!
Leia nosso artigo completo sobre Bruxelas + 3 cidades incríveis da Bélgica:
Bruges – Bélgica (1 noite)
Totalmente imperdível para quem visita a Bélgica. Pra ter uma ideia, Bruges costuma figurar em qualquer listinha de cidades mais bonitas do mundo, ao lado de Veneza, Paris e outras desse nível.
Não se preocupe em montar um roteiro certinho por Bruges, porque o mais legal da cidade é que não importa pra que lado você ande, tudo será maravilhoso. É o principal local de turismo na Bélgica e tudo é perfeito.
Leia nosso artigo completo sobre Bruges + 3 cidades incríveis da Bélgica:
Amsterdam – Holanda (3 noites)
É difícil conhecer alguém que visite Amsterdam e não se apaixone pela cidade! Além de ser um destino lindo, com seus canais e construções de cair o queixo, Amsterdam ainda é uma cidade moderna, com princípios liberais e que agrada todo tipo de turista.
Resumo do que ver em Amsterdam: Monumento Nacional, Koninklijk Paleis, Spui, Beginhof, Bloemenmarkt, Herengracht, Leidseplein, Red Light District, Vondelpark, Heineken Experience, Rembrandtplein.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Berlim – Alemanha (3 noites)
Berlim é a capital da Alemanha e uma cidade com muita coisa para ver e fazer. Para os amantes das artes, de história, de boas comidas e cervejas, Berlim não pode ficar fora do roteiro pela Europa.
Resumo do que fazer em Berlim: Portão de Brandenburgo, Reichstag, Memorial do Holocausto, Potsdamer Platz, Ilha dos Museus, Gendarmenmarkt, Alexanderplatz, Muro de Berlim e Kurfürstendamm.
Munique – Alemanha (3 noites)
A Alemanha é um país imenso e muito diverso, então vale a pena conhecer mais uma cidade no mesmo roteiro pela Europa. Eu recomendo que essa cidade seja Munique, na Bavária, tão diferente de Berlim!
Além do clima mais ameno, em Munique a cultura cervejeira reina com força! Os Biergarten são numerosos e ponto de parada perfeito para descansar entre uma atração e outra.
Resumo do que ver em Munique: Marienplatz, Viktualien Market, Residenz, Odeonsplatz, Hofbräuhaus, Schloss Nymphenburg, Frauenkirche, Sendlinger Tor, Deutsches Museum, Englischer Garten e Theresienwiese.
3 dias pode ser muito em Munique, mas de lá dá para conhecer uma cidade austríaca num passeio de bate e volta que dura um dia inteiro:
Salzburgo – Áustria (bate e volta de Munique)
Salzburg é uma cidadezinha que parece saída de um conto de fadas. É comumente confundida com alguma cidade alemã, porém conta com suas peculiaridades: foi lá que nasceu e viveu o grande Mozart!
Resumo de 1 dia em Salzburg: A casa onde Mozart nasceu, Grobes Festspielhaus, Teatro Felsenreitschule, Nova Haus für Mozart, Fortaleza de Hohensalzburg, Abadia de São Pedro, Mosteiro de Nonnberg e Getreidegasse.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Roma – Itália e Vaticano (3 noites)
Ahh Roma! Ahh a Itália! É difícil encaixar 3 ou 4 noites em Roma em sua viagem, porque a vontade é de passar seu roteiro de 20 dias pela Europa todinho lá!
A capital italiana é uma cidade totalmente apaixonante e une o melhor de dois mundos: as atrações históricas e aquele cenário de conto de fadas que só tem na Europa, e um pouquinho do caos do dia a dia de um povo mais parecido com a gente.
Além disso, visitar o Vaticano é uma experiência incrível, e super fácil, pois fica literalmente no meio de Roma!
Resumo do que fazer em Roma e no Vaticano: Fontana di Trevi, Piazza di Spagna, Piazza del Popolo, San Giovanni in Laterano, Santa Maria Maggiore, Coliseu, Forum Romano, Palatino, Monumento Vittoriano, Museus Capitolinos, Museus do Vaticano, Capela Sistina, Termas de Caracalla e Piazza Venezia.
Lisboa (1 Noite*)
Lisboa merece muito mais do que uma noite, mas como eu nem tinha planos de conhecer a cidade e só fiquei lá por um atraso de 24h no meu voo, foi o que deu para fazer.
Muita gente passa por isso, pois os voos da TAP são excelentes opções para ir e voltar do Brasil para muitas capitais da Europa.
Se for o caso, ou se você tiver como passar 2 ou 3 dias na capital portuguesa, vá fundo! Essa cidade é linda demais!
Em uma manhã em Lisboa eu conheci: Praça do Comércio, Alfama, Torre de Belém, Mosteiro dos Jerônimos e Padrão dos Descobrimentos.
Uma boa ideia é se juntar a um grupo de Free Walking Tour, que são tours grátis, com guia especializado, caminhando por uma área da cidade. Ao fim do tour espera-se que você dê uma gorjeta ao guia, ainda que isso não seja obrigatório. É preciso fazer reserva:
O Que Eu Faria Diferente Nesse Roteiro de 20 Dias Pela Europa
Considerando o tempo que eu tive para fazer essa viagem eu não mudaria quase nada. O número de dias que fiquei em cada cidade foi bem escolhido.
Talvez eu ficasse um dia a menos em Munique e um dia a mais em Bruges ou Bruxelas.
O motivo dessa alteração? Cervejas! Essa minha viagem foi bem cervejeira e eu me apaixonei pelas cervejas belgas. Já na Alemanha não encontrei tanta cerveja boa quanto eu esperava.
É verdade também que Espanha e Portugal merecem destaque para uma primeira vez na Europa, mas eu queria era ver coisas diferentes né… Esses dois países se parecem um tantinho com o que vemos nas cidades coloniais do Brasil e da América do Sul.
Outro país que ficou de fora dessa vez foi a Inglaterra, especialmente Londres. A cidade é magnífica e você se sente dentro de vários filmes, porém definitivamente é o país mais caro dessa parte da Europa, então o bolso pesou na decisão.
Roteiro de 20 Dias na Europa: Melhor Época
Escolher a época certa para sua viagem à Europa é essencial para que você tenha uma experiência inesquecível em sua primeira vez por lá.
O verão e o inverno são ambas estações bem rigorosas na Europa.
Todo mundo sabe que faz frio, neva e tal; mas ninguém espera enfrentar 40 graus quando vai para a Europa pela primeira vez!
Os prós do verão são que as pessoas estão animadas, nas ruas e nos bares, e há muitos eventos acontecendo em espaços públicos.
O dia é mais longo, então você consegue aproveitar para conhecer muitos e muitos lugares e ainda ver o pôr-do-sol às 22h.
No inverno a grande vantagem é a chance de ver neve em alguns lugares, coisa que nós brasileiros sempre queremos. Mas prepare a mala de acordo para não passar perrengue!
Pela nossa experiência as melhores estações na Europa são a primavera e o outono.
Além do clima mais ameno, os preços podem ser mais baixos porque não coincide com as férias do povo de lá, fica mais fácil encontrar boas hospedagens com vagas ainda e é capaz de você até conseguir ver a Mona Lisa um pouco mais de perto…
Dinheiro na Europa
Nome da moeda: Euro
Cotação (setembro/2022): 1 euro = R$ 5,05
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Hospedagem – Roteiro de 20 Dias Pela Europa
É aqui que o planejamento varia bastante dependendo do seu tipo de viagem: mochilão, lua-de-mel, em família…
Nós somos mochileiros e nos hospedamos em hostel ou na casa de pessoas durante toda essa viagem. Se você não sabe bem como é isso, leia:
- CouchSurfing: O Que é e Como Funciona + Nossas Experiências
- Como é Ficar em Hostel
- Como Usar o Workaway (+ Nossas Experiências)
Mas é claro que na Europa há opções para todos os gostos (e bolsos).
Hostel na Europa
Hostels, ou albergues, ganharam uma fama negativa no mundo das viagens por conta dos filmes e aquelas cenas de quartos coletivos com todo mundo empilhado. Mas continue lendo que você vai mudar sua cabeça quanto ao tema!
E mais do que em qualquer outro lugar do mundo, é muito fácil encontrar hospedagem em hostel bom para seu roteiro pela Europa.
Nós sempre usamos o booking.com para pesquisar e reservar nossas hospedagens, já que na maior parte das vezes não é preciso pagar com antecedência, o que ajuda muito em caso de mudança de planos.
Lembrando que hostel também tem quarto privado e muito conforto, tudo por um precinho bom.
Olha que quarto lindo no Hostel Le Regent Montmatre:
Hotéis e Pousadas na Europa
Essas são as opções mais caras para se hospedar na Europa, mas se essa é uma viagem especial, vale a pena buscar os lugares mais incríveis e garantir sua estadia.
Aqui o booking.com também é a melhor ferramenta, pois permite que você filtre sua pesquisa de acordo com as comodidades que quer, como café-da-manhã, ar condicionado / aquecedor, quarto com varanda, número de camas, estacionamento, etc.
Imagina só que sonho tomar o café-da-manhã com essa vista para o Coliseu de Roma no Hotel Palazzo Manfredi:
Locomoção Na Europa: Voos, Trens, Ônibus e Caronas
Nesse roteiro de 20 dias pela Europa as distâncias são relativamente grandes, mas na Europa há muitas empresas aéreas Low Cost (baixo custo), então acaba ficando fácil viajar de um lado pro outro sem perder muito tempo.
Voos Low Cost na Europa
Eu peguei 4 voos nessa viagem:
- Brasil – Paris (escala em Lisboa) com a TAP
- Amsterdam – Berlim com a EasyJet
- Munique – Roma com a RyanAir
- Roma – Brasil (escala em Lisboa) com a TAP
Uma dica ótima para deixar seu roteiro pela Europa mais flexível é comprar ida e volta de cidades diferentes, como eu fiz. Para quem vai e volta do Brasil a TAP é sempre uma boa opção.
As principais companhias aéreas Low Cost da Europa são a RyanAir e a EasyJet, mas há outras crescendo muito no mercado, como a Vueling Air, a WizzAir e outras mais.
Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.
Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.
Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:
Roteiro de Ônibus na Europa (20 dias)
Ônibus são a maneira mais barata de viajar pela Europa. Como o meio de transporte tradicional na Europa é o trem, quando as empresas de ônibus entraram no mercado, tiveram que baratear muito as passagens.
E isso continua até hoje! Dá pra conseguir passagens promocionais até por cinco euros, mesmo para viagens longas!
Nesse roteiro de 20 dias na Europa eu fiz a viagem de Berlim a Munique com a FlixBus.
Eu tinha uma passagem comprada para viajar de Bruxelas a Amsterdam, mas perdi o ônibus e acabei pagando uma fortuna para ir de trem e chegar ainda no mesmo dia.
Roteiro de Trem na Europa – Vale a Pena?
Eu não queria viajar muito de trem, porque é bem mais caro que de ônibus, mas na maior parte dos trechos da viagem não teve jeito (fora o charme né…):
- Paris – Luxemburgo viajei com a TGV (o ônibus custava quase o mesmo preço)
- Bruxelas – Bruges com a Belgian Railways (ao comprar ida e volta fica mais barato que de ônibus)
- Bruxelas – Amsterdam com a Thalys (porque eu perdi o ônibus)
- Munique – Salzburgo (comprando ida e volta de trem fica mais barato que de ônibus por causa do Bayern Ticket)
Carona na Europa
Nós ficamos na casa de um amigo em Luxemburgo e ele nos levou para Bruxelas de carro, para poder curtir o dia lá com a gente também.
Nessa parte da Europa (Alemanha, Holanda e vizinhanças) é muito comum ir para a estrada pedir carona. Pra quem quer viajar assim, sugiro ler o HitchWiki (em inglês só), um guia colaborativo para caroneiros pelo mundo.
Outra ideia legal para viajar pela Europa é o aplicativo de caronas BlaBlaCar, onde você combina preço e horário com uma pessoa que está indo no mesmo caminho que você.
Aluguel de Carro na Europa
Muitos viajantes optam por alugar carro em algumas cidades durante sua viagem pela Europa. Essa é uma forma prática e econômica de conhecer cidades próximas, principalmente para quem viaja em família e a somatória das passagens de ônibus/trem acaba ficando alta.
Para alugar veículos on line, de forma segura e com antecedência, nós recomendamos a RentCars, onde você consegue comparar as melhores locadoras do destino e escolher com base em preço e qualidade.
Posso Fazer um Roteiro Com Mais de 20 Dias na Europa?
A Europa tem muitas divisões políticas difíceis para nós de fora, o que gera confusão na hora de entender como funciona o visto para brasileiros.
Existe o continente europeu, a União Europeia e o Espaço Schengen. O mais importante para nós turistas é o Espaço Schengen.
O Acordo Schengen é uma das atitudes mais bonitas que a humanidade já adotou, acabando com as fronteiras entre países, tanto comerciais quanto de pessoas. Ou seja, o trânsito é completamente livre.
Desde que se tenha um visto válido para circular ali, óbvio. O ponto negativo do Schengen é que engloba muitos países (22, para ser mais exato) e o visto é muito curto para viajar isso tudo.
Mas facilita bastante não ter que tirar visto para cada um dos 22 países, é claro.
Nesse roteiro de 20 dias que eu fiz na Europa só passei pela imigração para entrar e sair por Lisboa. Nos outros países, seja de trem, ônibus ou avião, não havia imigração, só precisava apresentar o passaporte para embarcar mesmo.
Seguro Viagem Para a Europa
Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Você acha possível fazer esse roteiro, mas que a última cidade antes de retornar ao Brasil, seja Paris?
Oi Martha! Não vejo problema. Desde que você consiga planejar os transportes direitinho vai dar certo 🙂
Ótimas dicas …adorei!
Senti falta dos aeroportos que você embarcou e desembarcou nas cidades, já que algumas possuem mais de uma opção!
Que bom que gostou das dicas! Quanto aos aeroportos, usamos os que tivessem voos mais baratos. Todos tem transporte fácil para as cidades 🙂
Nos passeios em Paris e na Itália, você comprou os ingressos antes?
Dependendo da atração é essencial comprar antes, porque muitas vezes na hora já está esgotado ou então você tem que enfrentar filas imensas!
Olá!
Gostei muito do roteiro, mas percebi que tem que ser bem pontual, pois se perder algum vôo ou ônibus , acaba ficando mais caro rsrs
Outra pergunta. Qual a média que foi gasto com hotéis, voos , ônibus , comida etc?
Pra fazer uma viagem econômica tem que ter tudo bem planejadinho mesmo 🙂
Não sei te dizer quanto gastamos com cada coisa, mas o que eu posso dizer é que ultimamente, com a desvalorização do real, está bem caro ir pra Europa 🙁
Esse roteiro de 20 dias pela Europa está realmente perfeito! Adorei as dicas! Não conheço ainda todos esses destinos.
Foi um roteiro que a gente amou fazer na Europa! São lugares lindos demais mesmo e perfeito para 20 dias
Olá gostei bastante do seu roteiro e estou pensando em fazer bem parecido. Como é minha 1° vez, queria entender como vc fez com as malas, indo de um Pais.
Eu viajei no verão, então deu pra ir com a mala pequena e leve. Levei um mochilão nas costas e uma bolsa menor com coisas de valor 🙂
Seu roteiro de 20 dias pela Europa é bem interessante, principalmente para quem vai a primeira vez e quer fazer as principais cidades. Ótimas dicas. Obrigada.
Que bom que gostou! Abraço
Amei seu post com esse roteiro pela Europa. Ainda tem algumas cidades que preciso riscar da minha lista. Assim que tudo isso passar, irei providenciar viagem 🙏🙏🙏
Que bom que você gostou do nosso roteiro pela Europa! A gente quer voltar e repetir alguns lugares 🙂
Me lembro tão bem do friozinho na barriga ao desembarcar em Paris… a primeira vez na Europa é mesmo muito marcante! Muito boa essa sugestão de roteiro, incluindo lugares mais famosos com outros nem tanto. Sou louca para conhecer a Bélgica – já ouvi falar muito das cervejas de lá kkk
A Bélgica é maravilhosa e foi um dos meus países favoritos nesse roteiro pela Europa! Lindo demais por lá
Minha primeira vez na Europa seria para ser em 2021, mas por conta da pandemia já não tenho planos para o próximo ano.
Enquanto isso estou organizando várias opções de roteiro. Adorei a sua sugestão porque você conseguiu organizar os principais destinos em uma única viagem!
Obrigado!
Oi Murilo. Nossa, que pena que sua viagem teve que ser cancelada. Mas vai planejando que logo logo você vai lá curtir muito, tenho certeza!
Lembro até hoje do frio na barriga que senti ao montar meu primeiro roteiro de viagem pela Europa: Paris e Londres.
Será que um dia nossa moeda vai voltar a valer o suficiente pra garantir uma viagem sem tanto aperto?
Ai, nem me fale 🙁 nossa moeda e toda a situação internacional só pioram, tá difícil da gente poder ir pra Europa tão cedo
Adorei esse seu roteiro para quem vai a Primeira Vez Na Europa . Na minha primeira vez fiz um pacote com agência e percorremos alguns países de ônibus ! Foi bacana mas hoje prefiro um roteiro mais livre.
Eu sempre prefiro viajar mais livre 🙂 Mas pra quem vai pela primeira vez pode ser uma boa pegar um pacote mesmo, pra não ficar muito perdido.
Muito legal suas dicas de primeira vez na Europa, eu nunca fui então vai me ajudar bastante a ter um norte.
Que bom que você gostou das nossas dicas! Aproveite muito seu primeiro roteiro pela Europa!
Muito legal o roteiro de 20 dias pela primeira vez na Europa. Concordo com você que as cervejas belgas são show de bola e por isso um dia a mais em Bruxela ou Bruges cairia super bem 🙂
Siim, eu amo as cervejas da Bélgica! São as melhores do mundo sem sombra de dúvidas!
Muito esclarecedor seu artigo! Realmente parece ser muito confuso viajar para a Europa porque tem tanta coisa pra conhecer neh! Obrigada pelas dicas!
Pois é, são tantos lugares! Espero que esse nosso roteiro pela Europa ajude 🙂
Nossa, realmente o roteiro para uma primeira vez na Europa é um desafio! A gente acaba querendo colocar mil cidades e aproveitando só um pouco de cada. Sem falar no cansaço que dá mudar tantas vezes de lugar…rsrsrs Mas vale a pena, depois a gente volta mais devagar, né? A única coisa que eu não excluiria de jeito nenhum de uma primeira vez é Londres. Apesar de cara, é inesquecível!
É assim mesmo! Sempre cansativo, mas vale a pena! É difícil mesmo deixar Londres de fora, mas quando eu fui pela primeira vez realmente não cabia no bolso 🙁