Turismo na Bélgica: Cidades, Pontos Turísticos, Idioma, Moeda & Mais Dicas

belgica turismo cidades

Planejando uma viagem a turismo para as cidades da Bélgica?

Nesse guia trouxemos dicas sobre os principais pontos turísticos da Bélgica (com mapa!), quais idiomas falados no país, a moeda usada, qual é a capital e onde fica e muito mais.

A Bélgica foi um país que conheci em minha primeira viagem à Europa. Nesse roteiro de 20 dias também passei pela França, Alemanha, Holanda, Luxemburgo, Itália e outros países. Veja o roteiro completo clicando aqui.

Se você vai viajar de mochilão, não deixe de conferir nosso vídeo sobre como é o dia a dia e os preços na Europa:

Se você vai viajar para a Europa, não deixe de ler nosso super guia com 11 dicas importantes para viajar barato por lá.

Onde Fica a Bélgica?

A Bélgica fica no Noroeste da Europa. Possui um pequeno litoral no Canal da Mancha e faz fronteira com Holanda, Alemanha, Luxemburgo e França.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

A Bélgica é dividida em 3 regiões: Região de Bruxelas, que é a capital do país, Flandres e Valonia.

É bem conectada com todos os países vizinhos, tanto por ferrovias quanto por estradas.

Por exemplo: de Paris para Bruxelas leva-se apenas 1h20min de trem, e de Luxemburgo 3h! Ou seja, sempre vai dar tempo pra fazer uma visita à Bélgica durante sua viagem à Europa!

Os principais aeroportos da Bélgica são o Bruxelas – Zaventem (BRU) e o Charleroi – Bruxelas Sul (CRL). Esse segundo opera a maioria dos voos low cost, que são os voos mais baratos na Europa.

Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.

Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.

Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:

Curiosidades Sobre a Bélgica

A Bélgica é um país pequeno, porém cheio de curiosidades.

Os 3 Idiomas da Bélgica

Há 3 idiomas oficiais na Bélgica: neerlandês (a língua falada na Holanda), francês e alemão. Há ainda muitos idiomas e dialetos menores, não oficiais, como o Flamengo Ocidental, o Limburguês e o Luxemburguês.

Tudo isso num país que você consegue atravessar em cerca de 3 horas.

Mas para fins de turismo na Bélgica, a maioria das pessoas fala inglês, principalmente na capital, onde o francês é a língua mais presente.

bélgica turismo
Tudo em inglês nos locais turísticos

A Religião na Bélgica

A principal religião na Bélgica é o catolicismo, porém menos de 10% da população se considera praticante.

Por outro lado, os sem religião, agnósticos e ateus correspondem de 15% a 31% da população.

Os Festivais da Bélgica

A Bélgica é o lar de muitos festivais imensos. O maior de todos é o Tomorrowland, realizado anualmente em uma cidade chamada Boom.

Tomorrowland – Foto: Yurigu, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O Futebol na Bélgica

Todos ficaram surpresos quando a seleção brasileira foi eliminada pela Bélgica na Copa do Mundo. Afinal, existe futebol na Bélgica?

Acontece que de 20 em 20 anos mais ou menos a Bélgica surge com uma seleção poderosíssima.

Mas, apesar do futebol ser o esporte mais popular de lá, as ligas nacionais são bem fracas, não sendo nem levadas em conta quando comparadas com as ligas dos países europeus, como a alemã, a italiana e a inglesa.

As Histórias em Quadrinho da Bélgica

Quem nunca ouviu falar do Tintin e do seu cachorrinho Milu? Apesar da língua original do quadrinho ser o francês, o Tintin é um dos maiores símbolos da riquíssima cultura dos quadrinhos da Bélgica.

Pra surpreender mais um pouquinho você leitor, lá vai mais um quadrinho que ficou bem famoso e é da Béligica: Os Smurfs, ou Les Schtroumpfs no original. Apesar de terem ficado muito famosos com o desenho animado, sua origem também remete aos quadrinhos.

Outro quadrinho que ficou famoso aqui por terras brasileiras depois de virar desenho animado foi o Marsupilami.

É de espantar que tudo isso venha daquele país tão pequenino no meio da Europa.

Andando pelas ruas de Bruxelas qualquer um pode perceber a importância dos quadrinhos no país. Há livrarias pra todo lado na capital Bruxelas, e os quadrinhos estão sempre em destaque na vitrine.

Arte de rua em Bruxelas – Foto: Ferran Cornellà, CC BY-SA 3.0

Moeda Usada na Bélgica

A Bélgica usa o Euro como moeda oficial, o que facilita muito o turismo por lá e países vizinhos.

Nome da moeda: Euro

Cotação (setembro/2022): 1 euro = R$ 5,05

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

As Comidas e Bebidas Típicas da Bélgica

Uma viagem à Bélgica não é completa sem provar suas comidas típicas. Coisas comuns ganham destaque por lá.

  • Batata Frita Belga

Você sabia que a batata frita foi inventada na Bélgica? Pois é! E passeando pelas cidades do país é muito fácil encontrar lojinhas que vendem essa delícia em cones de papel.

Foto: Jon Åslund, CC BY 2.0

As batatas fritas da Bélgica são fritas duas vezes, o que deixa elas super sequinhas e crocantes.

  • Chocolate Belga

Outra coisa que merece destaque quando se fala em turismo na Bélgica são os chocolates. Em qualquer rua turística você encontra dezenas de lojas de chocolate artesanal, com sabores e aromas tão maravilhosos que deixam a gente com vontade de comprar tudo.

bélgica turismo
Uma vitrine normal na Bélgica
  • Waffle Belga

Para quem gosta de doces também é obrigatório comer os waffles belgas. Eles são daqueles quadradinhos, bem fofos e com muitas opções de cobertura, desde frutas e chocolate (claro!) até sorvete.

bélgica turismo
Outra vitrine normal na Bélgica – Foto: Samuel Ramkalawan
  • Mexilhões com Batata Frita

Para um jantar típico procure um restaurante que sirva moules frittes, que são mexilhões muito consumidos no país, acompanhados de batatas fritas e uma boa cerveja belga. Essa é uma refeição imperdível para quem curte frutos do mar e quer ter uma experiência completa de turismo na Bélgica.

Marisco e batata frita combina? – Foto: Georges Seguin (Okki), CC BY-SA 4.0
  • Cerveja Belga

Falando em cerveja, se você ama uma gelada se prepare: as da Bélgica são as melhores do mundo! Sério mesmo!

A Bélgica possui mais de 1.000 (sim, MIL) marcas de cerveja! Mais uma vez, olha que país pequeno e cheio de surpresas!

Ao contrário da vizinha Alemanha, onde as cervejas devem obedecer uma lei para serem fabricadas, na Bélgica cada cerveja tem uma coloração, um aroma e um teor alcóolico específico.

É difícil escolher uma só. Em minha primeira viagem para lá eu fiz questão de provar o máximo de cervejas diferentes, sem repetir nenhuma. Minha favorita foi a Kwak, que é servida nesse copo surreal de lindo:

bélgica turismo
Minha amada Kwak

Aliás, cada cerveja que você pede no bar vem em seu copo específico. Ninguém bate o da Kwak, mas tem vários outros copos lindos também.

Curiosidade: o Delirium Café, um bar em Bruxelas, está no Guinness Book por ser o bar com a maior carta de cervejas do mundo!

No dia em que bateram o recorde havia 3.162 cervejas diferentes disponíveis para seus clientes, desde as cervejas Delirium (aquela do elefantinho rosa), passando por inúmeras torneiras de chopp belga e outras cervejas internacionais, com cervejas até do Brasil!

Quais Cidades Visitar na Bélgica a Turismo? (com mapa!)

Agora que você já sabe o basicão sobre turismo na Bélgica, é hora de montar seu roteiro pelo país.

Para conhecer as principais cidades de turismo na Bélgica você precisa de poucos dias. Dá para fazer em 4, mas se você não gosta de correria, reserve uma semana.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

A Capital da Bélgica: Bruxelas (Brussel)

A capital da Bélgica parece ter saído de um conto de fadas.

Comece seu passeio pela Grand Place, a praça central da cidade, e é impossível não ficar de queixo caído. A praça é cercada por prédios imensos de arquitetura deslumbrante.

bélgica turismo
Grand Place de Bruxelas – Foto: Georges Seguin (Okki), CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

É um mais bonito que o outro e a gente fica até tonto lá no meio. Não deixe de ver a praça à noite também, para apreciar a iluminação, e sentar no chão pra tomar umas e ouvir os jovens fazendo música.

Pertinho de lá fica uma das atrações mais superestimadas que já vimos no mundo, o Manneken Pis. Trata-se de uma estátua (bem pequena) de um garotinho fazendo xixi, que faz referência a uma lenda local.

bélgica turismo
O mijão

A estátua fica em uma esquina qualquer, sem muito destaque, mas está sempre rodeada de turistas. Em ocasiões especiais ele é vestido a caráter. Por exemplo, se você for pra lá no Natal, provavelmente ele estará com roupa de Papai Noel. Nós vimos ele peladinho mesmo.

Outro lugar para apreciar a beleza de Bruxelas é o Mont Des Arts, uma parte mais elevada da cidade, de onde se tem uma vista privilegiada.

bélgica turismo
Mont des Arts

O que nós achamos mais gostoso em Bruxelas é caminhar sem rumo. Em qualquer ruazinha perto das áreas turísticas você encontra muitos prédios lindos, lojinhas de chocolate e cervejarias.

Não deixe de passar pelo Delirium Café para conferir o cardápio imenso deles e tomar pelo menos uma cervejinha (ou várias, como foi nosso caso).

bélgica turismo
Delirium Cafe – Foto: Jamie Lantzy, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Para ver todos os passeios disponíveis em Bruxelas e reservar on line com cancelamento grátis e o melhor preço, clique aqui.

  • Onde se Hospedar em Bruxelas

Para quem viaja gastando pouco, o Jacques Brel Youth Hostel é uma opção econômica com ótima localização.

Se você não gosta de se hospedar em hostel, mas ainda assim quer pagar pouco, dê uma olhada no Chez Poussin.

E para ficar naquele lugar top, esbanjando conforto, opte pelo Secret Suites Royal.

Foto: Secret Suites Royal

Se você vai viajar para Bruxelas, leia também as dicas sobre um dos principais pontos turísticos da cidade no blog Ideias na Mala: Atomium em Bruxelas – Como é a visita

Cidades da Bélgica Para Turismo: Gante (Gent)

Dá para conhecer Gent fazendo um bate e volta de Bruxelas ou dormindo uma noite na cidade. Nós preferimos essa segunda opção para curtir o agito dos bares cervejeiros da cidade.

Durante o dia a boa é caminhar pelo centrinho histórico de Gent. A cidade é tão perfeita que parece de brinquedo. As casinhas coloridas, os canais cheios de barcos passando e o lindo Castelo de Gent ao fundo.

Gent
bélgica turismo
Castelo de Gent

Siga caminhando para a Sint Veerplein, a pracinha mais linda da cidade, cheia de restaurantes e aquela arquitetura típica da Bélgica.

Passe também pela St. Nicolas Chuch e pela Sint-Baafskathedral (Catedral de St. Bavos), uma igreja de pedra com quase 500 anos de idade.

bélgica turismo
Sint-Baafskathedral (Catedral de St. Bavos) ao fundo

Para ver o centro de Gent em seu máximo esplendor você pode fazer um passeio de barco pelos canais.

Nós viajamos no verão e estivemos em Gent em um domingo, então os canais estavam bem cheios, com barcos rolando festa e tudo mais. Preferimos só caminhar pelas margens e pontes, de onde já tivemos uma visão perfeita de tudo.

Gent
  • Onde se Hospedar em Gent

Para se hospedar num hostel, opção econômica em Gent, escolha o KaBa Hostel.

Para ficar com mais comodidade, sem abrir mão do preço baixo, dê uma olhada do Studio Getaway.

E para uma ocasião especial, escolha o Marriott Hotel:

Foto: Marriott Hotel

Se você não quer dormir em Gent, é possível conhecer a cidade num passeio de um dia a partir de Bruxelas. Escolha o passeio para ver preços e datas, reservar on line pagando em real (sem IOF) e com cancelamento grátis:

Para ver todos os passeios disponíveis em Gent clique aqui.

Leia mais sobre a cidade no blog Segredos de Viagem: O que fazer em Gante, na Bélgica

Cidades da Bélgica Para Turismo: Bruges (Brugge)

A cidade mais bonita do mundo? Eu sei que estou sendo repetitiva quando digo que as cidades da Bélgica são lindas, mas é a pura verdade!

Bruges fica no topo da lista quando se trata de charme e de fazer a gente se sentir num conto de fadas.

Bruges

Pra ter uma ideia, Bruges costuma figurar em qualquer listinha de cidades mais bonitas do mundo, ao lado de Veneza, Paris e outras desse nível.

Dá para conhecer Bruges num bate e volta de Bruxelas ou de Gent, mas é aquilo: a cidade é tão surrealmente linda à noite, com as luzes acesas, que é um desperdício não dormir lá.

Bruges à noite

Não se preocupe em montar um roteiro certinho por Bruges, porque o mais legal da cidade é que não importa pra que lado você ande, tudo será maravilhoso. É o principal local de turismo na Bélgica e tudo é perfeito.

Bruges é uma cidadezinha muito antiga e toda no estilo medieval. O ponto central de tudo é a Grote Markt, uma praça rodeada por prédios históricos transformados em museus, bares e restaurantes.

Grote Markt de Bruges

Bruges é inteirinha cortada por canais, mas se você quiser ver a curva de rio mais linda da sua vida, vá para o Rozenhoedkaai, um dos pontos mais cinematográficos da cidade.

Rozenhoedkaai

É até difícil de acreditar que o cenário é real: o sol se pondo, as luzes da cidade refletindo no canal, um grupo de cisnes passando e uma árvore derramando seus galhos por cima da água.

Assim como em Gent, em Bruges você pode fazer um passeio de barco para ver a cidade de outro ângulo.

Para ver todos os passeios disponíveis em Bruges e reservar on line com cancelamento grátis e o melhor preço, clique aqui.

  • Onde se Hospedar em Bruges

Hostel Lybeer é perfeito para quem quer gastar pouco e ficar bem hospedado

Para mais conforto e privacidade, olhe o Hotel Biskajer

E para uma experiência inesquecível, escolha o Hotel Dukes Palace, todo em estilo medieval:

Foto: Hotel Dukes Palace

Quer mais dicas? Confira no blog Mulher Casada Viaja: O Que Fazer em Bruges e Outras Dicas

Cidades da Bélgica Para Turismo: Antuérpia (Antwerpen)

Antuérpia certamente é a cidade menos interessante para turismo na Bélgica entre as 4 mencionadas aqui, porém se você resolveu ficar um tempo mais longo na Bélgica é porque está apaixonado(a) mesmo!

Em Antuérpia os canais super charmosos dão lugar a rios largos e ao comércio de alta classe em ruas luxuosas.

A rua com as lojas mais caras do Benelux (a união comercial formada por Bélgica-Holanda-Luxemburgo) fica em Antuérpia e se chama Meir e é um dos principais pontos pra quem vai visitar a cidade.

Caso você seja como eu e não tem dinheiro pra gastar nessas lojas, dá pra tirar uma foto com a mãozona já famosa ali da rua.

A mãozona – Foto: FaceMePLS from The Hague, The Netherlands, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Outras atrações da cidade são o Grote Markt (Praça do Mercado), que lembra as outras praças grandonas da Bélgica; a Groenplaats, com a Catedral de Nossa Senhora ao fundo; a casa do pintor Rubens, que nasceu e foi enterrado em Antuérpia, e que foi transformada em museu; e a própria estação de trem em si, que já foi considerada a mais bonita do mundo!

Groenplaats – Foto: Wouter Hagens, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Estação Central de Antuérpia
  • Onde se Hospedar em Antuérpia

Escolha o Hostel Boomerang se você quer gastar pouco

Luxury Suites é uma opção intermediária, com conforto e privacidade sem deixar de ser econômico

Dê uma olhada no Raphael Suites se você busca algo especial

Foto: Raphael Suites

Para ver todos os passeios disponíveis em Antuérpia e reservar on line com cancelamento grátis e o melhor preço, clique aqui.

Free Walking Tours na Bélgica

Uma boa ideia para conhecer as cidades da Bélgica é se juntar a um grupo de Free Walking Tour, que são tours grátis, com guia especializado.

Ao fim do tour espera-se que você dê uma gorjeta ao guia, ainda que isso não seja obrigatório.

É preciso reservar on line e comparecer ao local e horário combinado. A Civitatis é nossa parceira de confiança e os passeios podem ser cancelados sem nenhum custo. Dê uma olhada nas milhares de avaliações dos clientes satisfeitos com os passeios:

  • Free Walking Tour em Bruxelas
  • Free Walking Tour em Bruges
  • Free Walking Tour em Gent
  • Free Tour em Antuérpia

Qual a Melhor Época Para Viajar Para a Bélgica a Turismo?

A melhor época para viajar para a Bélgica é na primavera, quando as temperaturas são amenas, não há muitas chuvas e os dias são longos.

No verão os lugares tendem a ficar lotados devido aos europeus de férias, o que também deixa os preços mais altos.

Também observamos que em muitas cidades europeias há prédios e monumentos fechados para reforma durante o verão, porque o risco de chuvas é menor.

O inverno na Bélgica é bastante rigoroso, com temperaturas abaixo de zero e neve em algumas regiões. Porém é no inverno que as cidades ficam mais bonitas com os Mercados de Natal, o que faz valer a pena aguentar o frio.

Foto: Mstyslav Chernov, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Nós passamos um fim de ano na Europa e escrevemos um relato sobre os Mercados de Natal.

Precisa de Visto Para Viajar a Turismo Para a Bélgica?

A Bélgica é parte do Tratado Schengen, junto com outros 21 países europeus. O tempo de permanência máximo é de 90 dias a turismo.

Para entender melhor como isso funciona, bem como os documentos que devem ser apresentados na imigração, leia Visto Schengen Para Brasileiros – Como Funciona?

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

27 comentários em “Turismo na Bélgica: Cidades, Pontos Turísticos, Idioma, Moeda & Mais Dicas”

  1. Pingback: Como Fazer um Mochilão Europa: 13 DICAS IMPORTANTES!

  2. Ahhh a Bélgica e as suas gostosuras.. É impossível não se apaixonar pela deliciosa gastronomia, waffres, batata frita, 767382 cervejinhas maravilhosas, cidades históricas, cultura e muito mais. É o meu país queridinho e não vejo a hora de retornar =)

  3. Fui a Bélgica na minha primeira viagem à Europa e foi uma experiência incrível circular de trem pelo país. Percebi que algumas pessoas falavam alemão, talvez pela proximidade com a Alemanha, mas não sabia que havia três línguas. A Tomorrowland é um marco na Bélgica, que se espelhou pelos alpes franceses e nesse ano, eles viseram virtual, sendo muito mais em conta.
    Para quem nunca foi a Bélgica, está perdendo uma ótima oportunidade de conhecer os extremos do modernismo com o tradicional, sem contar com os deliciosos chocolates belgas. 🙂

  4. A Bélgica é um daqueles lugares que me pegaram pelo estômago: overdose de fritas com mexilhões e umas cervejinhas. Sem falar dos chocolates, né?

  5. Estou completamente encantada por esse seu post sobre Turismo na Bélgica. Há tempos tenho vontade de conhecer o país, suas belezas e delícias mas agora, to ainda mais doida pra ir. Bruges está no topo da minha wishlist. Muito obrigada por compartilhar e parabéns pelo conteúdo e pelas fotos maravilhosas.

  6. Adorei as dicas!

    Você acha que 10 dias é muito tempo apenas para turismo na Bélgica?
    Gosto de viajar devagar, por isso pensei em montar um roteiro mais folgado…

    Obrigado!

    1. Dá pra conhecer bem a Bélgica em 10 dias, mesmo viajando sem pressa. Você vai se esbaldar em comida boa e cerveja por lá, sem dúvidas 🙂

  7. A Bélgica é mesmo um país pequeno mas um encanto e maravilhoso para descobrir durante uma EuroTrip. As cidades são lindas e até parece que a gente está viajando em cenário medieval, não é não?

  8. Gabriela Torrezani

    Ótimo post sobre turismo na Bélgica! Também conheci todas essas cidades e me encantei por todas… a favorita foi Ghent e olha que estava um frio de lascar!

    1. Eu nem consigo escolher minha cidade favorita na Bélgica rsrs o bom do frio é que é uma ótima desculpa para parar num bar e se esquentar

  9. Nossa não fazia ideia de que a batata-frita tinha sido inventada na Bélgica, mas pude comer em Bruxelas e realmente vi que são bem sequinhas. Valeu pelas dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share