Uma viagem a São Luís não é completa se você não provar as deliciosas comidas típicas do Maranhão, com pratos típicos surpreendentes e várias frutas super diferentes para conhecer.
Nesse post daremos sugestões de pratos típicos, bebidas e nossos bares e restaurantes favoritos pra se deliciar com as comidas típicas do Maranhão.
Se quiser assistir aos vídeos em ordem que fizemos viajando pelos pontos turísticos do Nordeste (incluindo o Maranhão, é claro) clique aqui.
Frutas do Maranhão
Não sei se você já percebeu, mas São Luís fica bem pertinho da entrada da Floresta Amazônica. Por isso na Ilha do Amor, como é conhecida a capital do Maranhão, está cheio de frutas diferentes das que encontramos no resto do país.
Já tô com água na boca só de começar a escrever esse tópico – as frutas do Maranhão são maravilhosas!
Se você vai viajar para o Maranhão, você não deveria perder a chance de experimentar frutas como bacuri, juçara, pitomba, jambo, cupuaçu, murici, cajá, caju, seriguela, umbu-cajá, etc, etc, etc.
Quando passar um vendedor, pode comprar tudo porque é bom demais!
Muitas dessas frutas você também encontra nas comidas do Piauí e nas comidas do Ceará. Eita região boa pra viajar e comer!
Juçara (açaí)
O açaí se popularizou no Brasil inteiro, mas quando você come ele no Norte do Brasil (de preferência no Pará), percebe que o nível de qualidade é outro, lá no alto.
O maranhense também não fica muito pra trás. Lá ele é chamado de juçara e é consumido tanto com pratos salgados quanto doces.
Em São Luís a juçara é comida principalmente com peixe frito ou camarão seco e farinha d´água ou de tapioca.
Você também encontra com banana ou guaraná, em preparações doces. Pra mim o melhor é comprar um saquinho da juçara pura (no mercado central você encontra) e comer com um pouquinho de açúcar.
Bacuri – A Melhor das Frutas do Maranhão!
Além da juçara, o bacuri é um dos frutos mais especiais do Maranhão. De textura incrivelmente ímpar e gosto entre o doce e o azedo, essa é de longe a minha fruta favorita.
Dela se faz creme, sorvete, geleias picantes e sucos maravilhosos. No Reviver (o Centro Histórico de São Luís) é possível encontrar um monte de gente vendendo o sorvete. Mas não há nada como comer a fruta de fato.
Falando em Reviver, na nossa opinião ele é o melhor lugar para se hospedar em São Luís do Maranhão. É ali que acontece toda a cena cultural da cidade, incluindo as festas e celebrações típicas. Tem bastante bares e restaurantes e boas opções de pousadas para todos os gostos e bolsos.
Algumas opções de pousadas e hotéis no Centro Histórico de São Luís, adequadas para casais e pessoas que buscam maior conforto e privacidade:
- Pousada Portas da Amazônia, com ótima localização e café da manhã incluído. Eles também possuem uma pizzaria e bar no local.
- Pousada Catarina Mina, também com excelente localização (coladinha na maravilhosa Rua Portugal) e café da manhã muito elogiado pelos hóspedes.
- Pousada Casa Frankie, que tem uma piscina (ótima pedida pro calor de São Luís) e café da manhã incluído. Os quartos têm uma varandinha voltada para a piscina, uma graça.
- Grand São Luís Hotel, que tem 4 estrelas e conta com piscina, serviço de quarto, café da manhã, academia e muitas outras comodidades. A localização também é ótima e os preços não são tão altos quanto a gente imaginaria.
Cupuaçu
O Cupuaçu é uma fruta amazônica muito comum no Maranhão, mas que já ganhou corações por todo o Brasil.
A fruta é imensa e possui uma polpa super cremosa, perfeita para rechear doces e fazer sorvete.
Na Praia do Calhau, especificamente na Barraca do Henrique, você encontra sucos maravilhosos feitos com essas frutas. É nosso lugar favorito para passar o dia com os pés na areia em São Luís.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Comidas Típicas do Maranhão
O que o Maranhão tem em quantidade aparentemente infinita é comida boa.
Predominantemente de raiz indígena, a dieta na Ilha do Amor é baseada em peixes e frutos do mar, mandioca, quiabo, farinha d´água, frutas e outras plantas em geral.
Houve também grande influência das culinárias europeias, principalmente as portuguesa e francesa.
Cuxá
O cuxá está sempre no topo da lista de comidas típicas do Maranhão.
É um preparado com folha de vinagreira e outras hortaliças (cuidado quem não gosta de coentro, porque às vezes entra na receita também), gergelim torrado, camarão seco e pimentas.
O resultado é saborosíssimo. O arroz de cuxá é um dos acompanhamentos mais comuns de se encontrar em São Luís.
Um bom lugar para provar cuxá e várias outras comidas típicas do Maranhão é na Feirinha de São Luís, que rola aos domingos na Praça Benedito Leite.
Peixada Maranhense
Um preparado de pescada amarela (às vezes vai com outros peixes também), com muito molho e ovos cozidos inteiros. Lembra muito uma moqueca.
Existe também uma variação com camarão e outros frutos do mar, levando o nome de caldeirada maranhense.
Pra mim lembra muito a peixada cearense, lá de Fortaleza. Lembro da minha surpresa quando comi pela primeira vez, e no meio do ensopado cheio de filé de peixe, batata e legumes, encontrei um ovo cozido inteiro!
Arroz do Mar
Mais um prato delicioso preparado com arroz, dessa vez levando lula, polvo, mexilhão e camarão.
O Arroz do Mar é perfeito para quem ama frutos do mar sem miséria. O local para provar essa maravilha é no Cafofinho da Tia Dica, no Centro Histórico de São Luís.
Na hora de pedir, atente-se ao tamanho imenso da porção. O que está escrito que serve 2 pessoas no cardápio, na verdade dá para 4.
Caranguejo
Às vezes levando o título de melhor caranguejo do país, em São Luís os restaurantes que vendem o caranguejo tuk-tuk (vem com um martelinho para quebrar a casca, daí o nome) ficam lotados nos fins de semana. E tem muito desse crustáceo na ilha.
Um dos pratos mais famosos da culinária maranhense é a torta de caranguejo, que é simplesmente uma torta com caranguejo mesmo.
Mas os ludovicenses também fazem um bolinho com a carne do caranguejo. Dá pra reconhecer de longe, porque uma parte da patinha do bichinho fica pra fora do bolinho.
Dica: um restaurante que conhecemos em nossa última viagem e que é sensacional para provar comidas típicas do Maranhão feitas com muito amor é o Cozinha Ancestral.
Além da decoração linda e do cardápio que muda com frequência, os pratos são bem servidos e os preços são bons.
Comidas Típicas do Maranhão: Caldos
Na Praia do Calhau, em frente ao Bar do Nelson (o point do reggae em São Luís) encontramos uma barraquinha de caldos que são divinos. Difícil tomar um só!
Destaque para o caldo de ovos, que é uma receita bem tradicional das comidas típicas do Maranhão.
Sarrabulho
Também conhecido como sarapatel em alguns lugares do Brasil, não é uma comida originalmente maranhense, mas tem aos montes por lá.
A receita vem de Portugal e não é para qualquer um. Preparado com tripas e vísceras de porco, além de sangue coagulado, esse prato saborosíssimo é bem completo e pode ser comido só com arroz, dispensa mais acompanhamentos.
Sururu
O sururu está por todo o Nordeste. Inclusive no Maranhão é muito comum o prato com esse molusco, boiando num preparado de leite de coco. Vale a mesma dica daí de cima: taca farinha e pimenta.
Acompanhado de arroz de cuxá ou um Maria Isabel (arroz com carne de sol) deixa qualquer um não querendo ir embora da ilha.
Falando em Maria Isabel, esse arroz é bem tradicional no Piauí, que também tem uma culinária deliciosa!
Leia também: 33 Melhores Comidas Nordestinas
Camarão Seco
O camarão seco vai em inúmeras receitas, como o cuxá, a torta de caranguejo e outras mais.
É bem salgado e meio crocante, perfeito também pra ficar de petisco na mesa do bar. No Mercado das Tulhas (Feirinha da Praia Grande) é vendido por todo lado.
Nosso programa favorito no fim do dia é comprar um pouquinho de camarão salgado e tomar uma cerveja.
Carne de Bode
Se você curte carnes de sabor mais forte, então vai amar carne de bode. Nas comidas típicas do Maranhão ele é preparado com bastante molho até ficar derretendo e soltando do osso.
Servido com farinha é bom demais. Nós comemos sempre no Mercado das Tulhas e é divino.
Bolo de Macaxeira
Se você escolher uma pousada com bom café-da-manhã em São Luís, com certeza terá bolo de macaxeira. Geralmente ele não é muito doce, é meio molhadinho e super macio. Vai bem com um café preto de coador.
Se você for de ônibus para os Lençóis Maranhenses, não deixe de comer o bolo de macaxeira na lanchonete onde ele faz a parada. É bom demais.
Ostras do Maranhão
Eu amo ostras e esse é um dos motivos pelos quais eu coloco as comidas típicas do Maranhão entre as melhores do Brasil.
Lá você encontra essa delícia muito fresca a um preço surrealmente baixo! Em nossa última visita (2022) a dúzia estava custando menos de R$15 com os vendedores ambulantes, que abrem na mesa para você consumir na hora com sal e limão.
As ostras são grandes e mega saborosas, dá para comer dúzias sem nem se dar conta.
Um dos passeios mais legais para fazer em São Luís é para Raposa, onde você vê praias, dunas, anda de barco e ainda tem acesso às ostras mais frescas que possa imaginar.
Bebidas do Maranhão
E falando em cerveja, o Maranhão possui uma oferta bem variada de bebidas. Além dos sucos das frutas citadas aí em cima, merecem destaque as bebidas alcoólicas.
Cerveja Magnífica
Começando pelo lançamento de 2018, que ganhou o coração de todos em São Luís, a cerveja Magnífica.
Ela tem um sabor bem leve, e o que chama a atenção é o preço baixíssimo e o fato de ser sem glúten.
A cerveja é produzida a partir da mandioca, com teor alcoólico de 5%.
Se você curte cervejas mais pesadas, principalmente as artesanais, não deixe de conhecer as marcas que vendem na Feirinha de São Luís, aos domingos. Tem muita cerveja boa sendo produzida no Maranhão.
E aproveitando o assunto cerveja, se você está procurando um lugarzinho que é a cara do Maranhão para tomar umas, vá ao Butiquim do Carlos.
É um barzinho minúsculo, mas com o melhor atendimento de Carlos e sua filha. E o ambiente é tão charmoso que foi até usado como set de gravação da novela Travessia, da Globo.
Tiquira
A Tiquira é uma cachaça de cor levemente arroxeada, por ser fervida com casca de tangerina, e de gosto bem forte.
Também produzida a partir da mandioca, tem um teor alcoólico que vai até 54% e é repleta de lendas, já que tudo começou com os índios.
A principal delas é talvez a mais importante: se você tomar banho depois de beber tiquira, pode morrer. O que é mentira comprovada por mim. Mas é fato que se você tomar tiquira e entrar na água, fica bêbado mesmo. Ou talvez seja lenda também. Mas funcionou pra mim.
No Mercado das Tulhas você encontra Tiquira para comprar e levar pra casa. Boa sorte.
Cachaças Temperadas
O que ludovicense gosta muito é de cachaça, e pra diversificar e melhorar o sabor, eles fazem as “cachaças temperadas”, que são misturadas com todo tipo de coisa.
O destaque maior vai para as Cachaças do Corinthiano, que tem um stand bem no meio do Mercado das Tulhas. Muitas ervas misturadas para fazer cachaças supostamente afrodisíacas.
Passe lá e tome algumas provinhas antes de escolher a sua. Prepare-se para sair trocando as pernas.
Guaraná Jesus
Por fim, uma bebida não alcoólica que passou a ser símbolo absoluto do Maranhão.
O Guaraná Jesus é um refrigerante rosa, doce, a latinha leva os azulejos da cidade de São Luís e as pessoas se dividem entre as que amam e as que odeiam o sabor.
Fato é que não tem uma festinha ou confraternização de trabalho em São Luís sem uma garrafa do Guaraná Jesus.
Mais recentemente a Coca-Cola comprou a fábrica. Por um tempo, a venda do Jesus ficou proibida fora do Maranhão, mas isso já está sendo flexibilizado.
O motivo da proibição? O Maranhão era o único Estado onde a Coca não estava liderando as vendas, perdendo justamente pro Jesus.
O Maranhão é parte da Rota das Emoções junto com o Piauí e o Ceará.
Leia mais aqui no blog sobre os Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba, Jericoacoara e Fortaleza, alguns dos principais destinos para conhecer nesse roteiro.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Pingback: Barreirinhas MA: passeios, pousadas e dicas para sua viagem
Eu adoro e acho que nenhuma viagem é completa sem conhecer a culinária local! Fiquei com muita vontade de conhecer o Maranhão!
Concordo totalmente! Viajar e conhecer comidas novas é bom demais
Que delícia essas comidas e bebidas! Adorei o post! Não sabia que eram assim em São Luís do Maranhão. Muitas dessas frutas comia quando morava em Macapá. Que saudade!
Eu ainda não conheço Macapá, mas só de saber que tem essas frutas boas por lá já quero ir rsrs
Que legal…adoro todas essaa frutas, uma delícia sem igual. Morrendo de saudades de comer essas maravilhas.
Não provei quase nenhuma dessas frutas de São Luís do Maranhão e fiquei com água na boca. Ah, terra abençoada. Lindo post!
Ruthia, quando puder viajar para o Maranhão não deixe de provar! São frutas deliciosas! Obrigada por ler nosso blog 🙂 um abraço
Tínhamos amigos maranhenses que moravam no RJ e todos os anos quando voltavam das férias traziam muito camarão seco, que delícia! Também adoraria provar o açaí com receitas salgadas.
A gente também adora! Até salivei aqui de pensar no camarão salgadinho.
Ja tomei o suco de bacuri e o suco de cupuaço duas bebidas tipicas de sao luis do maranhao e adore. A e os caldos também já saboreei em barreirinhas. A culinária do maranao é top.
Muita coisa boa, né? Eu amo os sucos de bacuri e de cupuaçu!
Eu amo experimentar coisas típicas dos destinos… ainda não conheço São Luís do Maranhão, mas amei as comidinhas.
É uma ótima viagem para provar comidas diferentes!
Morri com essa história da tiquira, estou rindo aqui sozinha kkkk maravilhoso esse post! Adoro experimentar comidas típicas e pelo jeito São Luís é um prato cheio (com o perdão do trocadilho). Único problema do norte e nordeste comigo é o coentro, que definitivamente não gosto e vai em quase todos os pratos por ali.
Eu tbm tenho problema com o coentro! Morei anos no nordeste e aprendi que a única maneira de garantir que a comida não vai ter coentro é falando que sou alérgica. Assim eles tomam um super cuidado pra não colocar no meu prato kkkk
O Maranhão é incrível. Cada cantinho dele, cada sabor incomparável de sua gastronomia é encantador. Cupuaçu, murici, jambo, são grutas que amo demais. E sem falar que o Guaraná Jesus é o clássico né!
A gente também ama as frutas, as comidas, as pessoas… tudo do Maranhão. Mas o Guaraná Jesus não fazemos questão não kkkk
Se há coisa que me dá prazer ao viajar é conhecer novas comidas e iguarias. Adorei as frutas exóticas de São Luis do Maranhão. Abriu o apetite! 🙂
Oi Maria! Tem muita coisa gostosa no Maranhão mesmo. É bom demais viajar e descobrir novos sabores né? Abraço
Adoro experimentar comidas típicas dos locais que visito, mas não lembro de tanta coisa do Maranhão (fui uns 20 anos atrás kkkkk). Claro que comi caranguejo e guaraná Jesus, que é horrível por sinal e olha que eu adoro refrigerante kkkkk.
kkkk Jesus não dá mesmo
Ah! esse post me ganhou pelas frutas! Amo frutas e já vi que por São Luis tem algumas que não conheço. Adoro coentro (soteropolitana né?!) e achei interessante o arroz de cuxá, se for possível tirar o camarão seco. Gosto dele, ingrediente típico da gastronomia baiana, mas já não como nada de origem animal. Gosto de cachaça, bom saber que não fazem boas por lá para não cair em esparrela. rsrsr Um dia, eu vou ver de perto essas comidas e bebidas típicas de São Luís. 🙂
Com certeza você vai amar tudo lá no Maranhão, principalmente as frutas!
Nossa, fiquei nem interessada em provar o Bacuri. Saber ao que lembra o sabor.
Adorei o post 😀
Bacuri é muito bom!! A melhor fruta do Maranhão, com certeza!
Adoro as comidas e bebidas tipicas de São Luis do Maranhão, mas sem dúvida meu preferido é o guaraná Jesus, como sinto falta dele aqui no Rio de Janeiro.
Sério? Eu não curto muito não, é doce demais rsrs
hummm, inspirador, já quero viajar pra Sao Luis pra experimentar todas essas delicias
É muita coisa boa nesse Maranhão!