Capital do maior país do mundo, a Rússia, Moscou guarda tesouros que você não pode deixar de conferir em sua viagem. Siga nossas dicas e aproveite ao máximo um roteiro de viagem por Moscou!
Nossa ideia inicial era passar mais do que 3 dias em Moscou, a capital da Rússia, mas como seguiríamos viagem pela transiberiana, estávamos ansiosos para começar logo essa aventura e conhecer o resto do país.
Resolvemos então dedicar somente 3 dias mesmo em Moscou – Rússia, e acabou sendo uma ótima decisão.
Deu tempo de ver e curtir tudo que queríamos na cidade e ainda fazer um bate e volta para Sergiev Posad, o centro espiritual da Igreja Ortodoxa Russa.
A seguir vamos falar de todos os lugares que consideramos imperdíveis para ver em Moscou, a capital da Rússia. O tempo que você vai gastar em cada um deles vai depender de vários fatores. Se você for conhecer tudo por dentro, ver exposições e museus, é bom reservar mais tempo.
Considere também a época do ano, que influencia muito no horário e temperatura: no verão o sol só se põe às 22h em Moscou (Rússia), então o dia rende mais. Já no inverno o dia é mais curto e é mais difícil ficar muito tempo na rua, por causa do frio extremo.
Índice
- Onde Fica e Como Chegar a Moscou, a Capital da Rússia
- Moeda Usada na Rússia
- Idioma Falado na Rússia
- Clima e Previsão do Tempo em Moscou – Rússia
- Precisa de Visto Para Viajar Para a Rússia?
- Onde Ficar em Moscou – Rússia
- Seguro Viagem Para a Rússia
- O Que Fazer em Moscou – Rússia
- Bares e Restaurantes em Moscou
Onde Fica e Como Chegar a Moscou, a Capital da Rússia
Moscou fica na porção europeia da Rússia, perto de países como a Letônia, Estônia e Lituânia (os chamados “Países Bálticos“), assim como da Finlândia, Bielorrússia e Ucrânia.
É fácil e razoavelmente barato voar de países europeus para a Rússia, ou até mesmo viajar por terra. Nós cruzamos a fronteira da Estônia com a Rússia e da Letônia com a Rússia e foi super tranquilo.
Vale lembrar que São Petersburgo, que é outra cidade incrível da Rússia, fica a menos de 4h de trem de Moscou e vale muito a pena a visita.
Se você pretende voar do Brasil para Moscou – Rússia, saiba que não há voos diretos. É preciso fazer escala em algum país. Os voos mais baratos costumam ser via Istambul, com a Turkish Airlines, via Amsterdam, com a KLM, e com a Airfrance, via Paris.
Moeda Usada na Rússia
A moeda da Rússia é o rublo russo (RUB), e ela está lá por muitos anos. O copeque é a subdivisão do rublo, como o centavo é pra gente, e 100 copeques vale 1 rublo.
Cotação (janeiro/2022): 10 rublos russos = R$0,75
É muito pouco, então esteja pronto para pagar valores como 150 rublos numa cerveja.
Idioma Falado na Rússia
Obviamente o idioma falado na Rússia é o russo. Mas o que não está óbvio é que há diversas outras línguas e dialetos no país, inclusive alguns que beiram a extinção. São mais de 150, para ser mais exato; entre eles o tártaro, o altaico e o checheno.
Entretanto, o russo é amplamente usado em todo o território. A maior dificuldade para o viajante é que o idioma russo usa o alfabeto cirílico, ou seja, a princípio você bate o olho e não entende absolutamente nada do que está escrito.
Mas a notícia boa (mais ou menos) pra você que vai viajar pra lá é que, sabendo ler o alfabeto cirílico, você conseguirá entender uma boa parte das palavras escritas em cardápios e estações de trem, por exemplo.
Entender o russo? Como assim?
Apesar de o russo ser uma língua eslava, o latim, de onde vem o português, tem grande influência sobre ele. Além disso, várias palavras internacionais são reconhecíveis em qualquer lugar, basta você conseguir lê-las.
Por isso nós escrevemos um guia rápido para aprender cirílico. Em menos de uma hora você consegue aprender a ler essas letrinhas esquisitas e vai conseguir saber o preço de uma cervejinha no cardápio. Não deixe de ler: Aprenda o Alfabeto Cirílico Para Sua Viagem
Para quem não quer se dar ao trabalho, você pode contratar um guia que fala português para acompanhar você e seu grupo por Moscou – Rússia. Clique aqui para ver preço e mais detalhes.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Clima e Previsão do Tempo em Moscou – Rússia
O clima de Moscou, a capital da Rússia, é extremo: o verão é muito quente, o inverno é muito frio, e as estações intermediárias (primavera e outono) duram pouco.
No verão o mais normal é a temperatura ficar por volta dos 20 – 25ºC, porém ondas de calor ocorrem com frequência e levam a temperatura para cima dos 35ºC.
Já no inverno, a neve domina o cenário e as temperaturas podem cair para a casa dos -20ºC! Mas isso é raro, sendo que a temperatura no inverno costuma ficar poucos graus abaixo de zero.
Precisa de Visto Para Viajar Para a Rússia?
Brasileiros não precisam de visto para ficar na Rússia a turismo por até 90 dias.
Isso causa grande inveja nos estadunidenses e em boa parte dos europeus, porque eles passam por um processo bem burocrático e caro para conseguir entrar no país, e normalmente só conseguem um visto de 30 dias.
Ao entrar na Rússia, você receberá um cartão de imigração e turismo, que deve ser mantido consigo até a saída do país. O mais importante aqui é indicar a data certa da sua saída do país no cartão, pois você não poderá ficar na Rússia nem mais um dia além daquela data.
As autoridades dizem que esse cartão funciona como uma identidade provisória sua enquanto se está na Rússia. No entanto, coloque-o junto ao passaporte e não os leve para a rua. Basta uma foto dele e do passaporte, caso te peçam.
Mais informações sobre o cartão de imigração e algumas fronteiras da Rússia que cruzamos estão em outro post. Lá nós contamos um erro que nós cometemos e que nos custou 3 dias de viagem, para que você também não o cometa: Precisa de Visto Para Viajar Para a Rússia?
Onde Ficar em Moscou – Rússia
Moscou é uma cidade imensa, então a princípio é difícil entender qual a melhor localização para se hospedar por lá.
Melhores Hotéis em Moscou – Rússia
Opções mais confortáveis e com todas as comodidades que se espera de um excelente hotel em Moscou, com a melhor localização possível, são o President Hotel, o Park Inn, o Peking Hotel, o Kensington Hotel o Pentahotel Moscow e o incrível La Maison Residence.
Se você busca um hotel econômico, com a privacidade de uma boa suíte e café-da-manhã incluído, as melhores opções são o Agios Hotel, o MetaMovska, o Magic Circus, o Hotel Element e o Gesten Hotel, todos com ótima localização.
Hostel em Moscou – Rússia (Opção Econômica Para Mochileiros)
Em Moscou – Rússia nós optamos por ficar em um hostel, já que a estadia seria curta e passaríamos a maior parte do tempo na rua. Ficamos no Strawberry Duck e foi ótimo.
Quartos limpinhos e amplos, camas com cortinas e tomadas individuais, armário com cadeado para guardar seus pertences, cozinha grande e equipada, lavanderia, etc.
Ele fica perto do Metro Chistyye Prudy, uma região bem animada de noite e com muitos restaurantes, além de um parque super gostoso para caminhar.
Outros hostels excelentes em Moscou são o Trans-Siberian Hostel, o All Music e o Christal Lubyanka.
Hotel Cápsula em Moscou – Rússia
Uma opção interessante é se hospedar em Hotel Cápsula, como o Qube Capsule Hotel. Nós tivemos essa experiência em Kazan e contamos como foi aqui: Hotel Cápsula: Como é se Hospedar
Outros Hotéis Cápsula em Moscou são:
Seguro Viagem Para a Rússia
A Rússia é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.
Um seguro viagem na Rússia irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Rússia.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
O Que Fazer em Moscou – Rússia
Ao longo do texto vamos falar de muitos lugares, então use esse mapinha para se situar:
Free Tour Por Moscou – Rússia
Isso mesmo, um tour guiado de graça por Moscou! Funciona assim: você se inscreve para participar do tour clicando aqui e comparece ao ponto de encontro no horário marcado.
Um guia vai conduzir você, junto com um grupo, em uma caminhada por pontos interessantes de Moscou. No final do passeio ele pede uma contribuição, totalmente voluntária. Você paga quanto quiser, se quiser.
Nós já fizemos esse tipo de tour em vários lugares do mundo e sempre foram ótima experiências!
Clique aqui para consultar o itinerário e as regras de participação.
Ônibus Turístico Por Moscou
Outra opção bem legal para conhecer Moscou com guia é o ônibus turístico. Com 3 circuitos e mais de 50 paradas, o bilhete é válido por 48h e você pode usar quantas vezes quiser nesse intervalo.
Clique aqui para ver preço, itinerário e mais detalhes.
Teatro Bolshoi (Большой театр)
Quem nunca ouviu falar no Teatro Bolshoi, né? A companhia de balé do Bolshoi é considerada uma das melhores do mundo e é o sonho de todo grande bailarino dançar na companhia.
No Teatro Bolshoi de Moscou acontecem apresentações diariamente. Você pode consultar a programação e comprar ingressos no site oficial em inglês (clique aqui).
Além de balés, também há apresentações de óperas e peças dramáticas. Então fique atento à descrição do espetáculo que você escolher para não comprar errado.
O preço de um ingresso para uma peça de balé no Teatro Bolshoi é bem elevado, e eles esgotam com antecedência. Quanto melhor o assento, mais caro e mais difícil de conseguir comprar. Recomendamos que você garanta o seu pelo menos um mês antes da sua viagem.
Nós já havíamos assistido a uma peça incrível do Balé Bolshoi em Minsk, na Bielorrússia, então não fizemos questão de ir aqui também. E tendo só 3 dias em Moscou, ficaria corrido.
Em Minsk pagamos 4 vezes menos do que pagaríamos em Moscou, nas melhores cadeiras do teatro.
Se quiser saber mais sobre Minsk e a Bielorrússia, já que fica a um trem de distância de Moscou e não é necessário visto para brasileiros, leia mais aqui: Minsk, a Capital da Bielorrússia
Estátua e Mural da Bailarina Maya Plisetskaya (Майи Плисецкой)
O artista brasileiro Kobra é um grafiteiro que ficou mundialmente famoso graças ao seu trabalho de estilo único e marcante. Nova York, Rio de Janeiro, Amsterdam, Dubai e outras dezenas de cidades ostentam sua arte em murais imensos.
Em Moscou, Kobra deixou seu registro com um grafite da bailarina Maya Plisetskaya, uma das maiores de todos os tempos, dançarina da companhia do Teatro Bolshoi.
O mural fica próximo ao teatro, em uma pracinha na rua Ulitsa Bol’shaya Dmitrovka (ул. Большая Дмитровка). A localização exata está no mapa ali em cima.
A pose em que Maya foi representada no mural de Kobra é de O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, e foi o momento que consagrou sua carreira. Além de bailarina, Maya também foi diretora e coreógrafa no balé russo.
Essa mesma praça conta com uma estátua da bailarina. A escultura transmite toda a leveza e talento de Maya. Nós até tentamos reproduzir sua graciosidade, mas acho que não deu muito certo.
Rua Kamergerskiy (Камергерский пер)
Kamergerskiy é uma rua muito agradável que descobrimos por acaso em Moscou. Trata-se de uma rua de pedestres, de paralelepípedos, repleta de restaurantes e cafés.
Fica pertinho do Teatro Bolshoi e do Mural do Kobra, então é um ponto perfeito para um descanso no seu roteiro por Moscou. Se você for seguir esse roteiro e partir daqui para a Praça Vermelha, essa é a última chance de conseguir uma refeição por um preço razoável.
Na rua há um teatro de atores onde grandes nomes da dramaturgia russa se apresentaram. Em frente a ele está uma estátua do Tchekhov, um dos maiores contistas da Rússia, que também atuava e escrevia peças de teatro.
World Clock Fountain (Фонтан Часы Мира)
A World Clock Fountain (algo como a “fonte do relógio mundial” em tradução livre para o português) é um domo imenso na praça Manezhnaya, próximo ao Kremlin de Moscou. A fonte funciona como um relógio, girando lentamente ao longo do dia.
Para saber a hora em algum lugar do mundo, você precisa encontrar a cidade no mapa representado no domo. O número na parte inferior do domo representa a hora, e cada uma das luzes acesas naquela faixa de fuso horário representa 5 minutos.
Jardim de Alexandre (Александровский сад)
Rodeando a muralha do Kremlin de Moscou você encontra o Jardim de Alexandre. Esse foi um dos primeiros jardins públicos construídos em Moscou, por volta de 1820. Seu nome é em homenagem ao Czar Alexandre I da Rússia.
Nesse jardim você encontra vários canteiros floridos, fontes e estátuas. Nós nos divertimos bastante com as fontes e passamos bastante tempo caminhando pelos jardins.
Túmulo do Soldado Desconhecido (Могила Неизвестного Солдата)
Ainda no Jardim de Alexandre você encontra o Túmulo do Soldado Desconhecido, um memorial aos soldados soviéticos mortos na Segunda Guerra Mundial.
Ali é possível presenciar a troca de guarda, momento em que o local fica rodeado de turistas.
Mausoléu de Lenin (Мавзолей В. И. Ленина)
O corpo do grande líder soviético foi totalmente conservado após sua morte e pode ser visitado em Moscou, junto às muralhas do Kremlin.
A visita é gratuita, mas se prepare para passar horas na fila. É totalmente proibido tirar fotos lá dentro e a visita é rápida e rigorosa, com muitos guardas de olho nos turistas.
Museu Histórico do Estado (Государственный исторический музей)
Prédio imponente na entrada da Praça Vermelha, o Museu Histórico de Moscou é impossível de não ser notado.
É possível visitá-lo e conhecer seu acervo de relíquias pré-históricas russas, além de obras de arte que pertenceram aos membros da Dinastia Romanov.
Catedral de Cazã de Moscou (Казанский собор на Красной площади)
Uma igreja pequena quando comparada à imensidão dos demais prédios da Praça Vermelha de Moscou.
A construção inicial da Catedral de Nossa Senhora de Cazã de Moscou foi em 1625.
Embora tenha passado por diversas restaurações ao longo dos séculos, em 1936 a igreja foi demolida a mando de Stalin, que preparava Moscou para uma parada militar da União Soviética e ordenou a “limpeza” de qualquer prédio religioso da Praça Vermelha.
Após a queda da União Soviética a catedral foi reconstruída, e hoje é um dos prédios mais charmosos da Praça Vermelha de Moscou.
Rua Nikolskaya (Никольская ул)
Uma rua de pedestres ao ladinho da Praça Vermelha. Além de diversos prédios históricos, a rua Nikolskaya reúne cafés, restaurantes e lojas de souvenir.
Quando estivemos lá ela estava toda enfeitada com luzes penduradas, o que dava um charme especial ao local. Só não conseguimos consumir nada por ali, pois os preços são bem elevados em relação ao resto da cidade.
GUM (ГУМ)
GUM é uma sigla para “lojas de departamento do estado”, ou ГУМ em russo. Muitas das repúblicas soviéticas contavam com prédios desse tipo, que eram usados como centros de varejo para todo tipo de consumidor, independentemente de sua classe, gênero e etnia.
Desde 2005, 14 anos após o fim da União Soviética, o GUM de Moscou foi totalmente privatizado e hoje é um grande shopping de produtos luxuosos.
Embora mantenha a abreviação de seu nome histórico, atualmente a sigla GUM tem outro significado, no qual “lojas de departamento do estado” foi trocado por algo como “principal loja universal”.
O termo loja universal é muito usado no país para designar lojas que vendam de tudo.
A entrada no GUM é gratuita, mas comprar qualquer coisa lá dentro custa muito caro.
Praça Vermelha (Красная Площадь)
A Praça Vermelha é considerada o coração de Moscou e de toda a Rússia. A partir dela partem as principais avenidas da cidade, algumas das quais conduzem a rodovias importantes para fora de Moscou.
É ali que você encontra o Kremlin, a Catedral de São Basílio (cartão postal de Moscou) e o GUM.
A Praça Vermelha foi a sede da União Soviética e palco das principais manifestações e paradas militares do período e de agora, como a do “Dia da Vitória”.
Nesse feriado, em 9 de maio, a Praça Vermelha e o Kremlin ficam totalmente fechados para visitação, pois lá dentro acontecem paradas militares exclusivas para militares, veteranos e seus familiares.
Se sua visita a Moscou é em maio, ajeite o roteiro levando em conta que no dia 9 boa parte dos acessos de metrô e lugares turísticos ficam fechados ou extremamente cheios.
Catedral de São Basílio (Храм Василия Блаженного)
Aquela catedral toda colorida que a gente vê em fotos é real e está bem no coração de Moscou. A Catedral de São Basílio tem quase 500 anos e hoje funciona como um museu.
Para visitar o interior da catedral é cobrada uma taxa de 300 rublos.
Kremlin (Московский Кремль)
O Kremlin de Moscou é um dos conjuntos arquitetônicos mais famosos da cidade e de toda a Rússia. A palavra Kremlin se refere a uma fortificação dentro de uma cidade. Ou seja, há vários Kremlins na Rússia, mas o de Moscou é o mais famoso.
O preço do ingresso para o Kremlin de Moscou varia conforme a área da fortaleza que você quer ter acesso. É possível comprar no site oficial (em inglês). Se preferir fazer um passeio guiado, clique aqui para ver itinerário e preços.
Eu tive disposição para acordar cedo e enfrentar a fila de acesso quando estive na Rússia a primeira vez, em 2015. Apesar de o complexo ser grande, é bastante decepcionante, pois há pouca alusão ao período do comunismo.
Nós visitamos vários Kremlins na Rússia. Leia mais aqui no nosso blog sobre o Kremlin de Pskov, da Pequenina Suzdal, de Ninji Novgorod e da incrível cidade de Kazan.
Parque Gorky (Парк Горького)
O Parque Gorky é uma área verde bem grande no meio de Moscou. Estivemos lá na primavera e ficamos encantados com os canteiros floridos. No inverno são montadas pistas de gelo e o parque continua cheio de vida.
Embora a área do parque seja antiga, só em 2011 ele ganhou a carinha que tem hoje: bares e restaurantes, áreas de lazer para a família toda e wi-fi gratuito.
Rua Arbat (ул. Арбат)
A Rua Arbat é uma das mais famosas e mais antigas ruas de Moscou. Hoje ela é exclusiva para a circulação de pedestres e lá você encontra dezenas de bares, restaurantes e lojinhas de souvenir.
Alguém havia descrito a Rua Arbat como uma rua boêmia, mas quando chegamos lá o que encontramos foi um local mega turístico e com os preços bem altos.
O melhor horário para visitar a Rua Arbat é no fim do dia, para poder vê-la toda iluminada.
Estações de Metrô de Moscou
Calma, nós ainda estamos falando das atrações turísticas de Moscou, e não de locomoção. O Metrô de Moscou é um dos mais antigos do mundo e conta com estações históricas que parecem verdadeiros palácios!
Vale muito a pena dedicar uma ou duas horas para conhecer o subterrâneo de Moscou. Algumas estações são imperdíveis. Nós escrevemos um post falando mais sobre elas, confira: Metrô de Moscou: Estações Mais Bonitas (com mapa!)
Se preferir fazer esse passeio com um guia, confira essa opção de itinerário:
Bate e Volta a Sergiev Possad (Сергиев Посад)
No nosso último dia em Moscou fomos conhecer Sergiev Possad, cidade que fica a 2h de trem da capital e que é considerada o centro espiritual da igreja ortodoxa russa.
Sergiev Possad abriga um complexo de igrejas e monastérios que é comumente comparado ao Vaticano (apesar de bem diferente, a comparação é mais em termos de importância religiosa).
Nós adoramos a visita e escrevemos mais sobre ela em outro post: Sergiev Posad: O Vaticano da Rússia!
Bares e Restaurantes em Moscou
Moscou é certamente a cidade mais cara da Rússia e comer e beber por lá não é para qualquer orçamento de viagem. Entretanto, os preços estão dentro dos padrões de cidades grandes brasileiras como Rio e São Paulo.
Um lugar gostosinho e barato para experimentar a culinária russa é o Teremok (теремок), rede de restaurantes no estilo fast food espalhados por toda a capital.
Para saber mais sobre a culinária russa, visite nosso post sobre o país:
Na Rússia há um tipo de restaurante muito popular e que normalmente é mais barato. O nome é Stolovaya (столовая, e se pronuncia “stalÓvaia”), onde a comida é exibida e você só aponta e diz o que quer comer. Há alguns desses em Moscou, mas não são tão baratos. Um que comemos e voltamos inúmeras vezes foi o Karavaevs Brothers (Братья Караваевы).
A região desse restaurante é uma área gourmetzinha bem distante do centro, mas ótima para se hospedar. Nós ficamos no Strawberry Duck e achamos tudo simplesmente perfeito. Falamos mais sobre hospedagem em Moscou adiante.
Outra dica legal é que a maior parte dos restaurantes tem descontos no fim do expediente. Vimos desconto de até 30%. Normalmente nas últimas duas horas de funcionamento.
Encontrar bares legais e com preço bom em Moscou é tarefa árdua. A rua Arbat, que seria um grande centro boêmio na cidade, tem menos bares do que se pode esperar, e não tão animados assim.
Porém, ali encontramos um bar chamado Eric the Red, com uma boa variedade de cervejas artesanais (e um tipo de cidra), preço razoável e decoração engraçada, tornando Eric o Ruivo em personagem fofinho.
Um pouco perto do Kremlin encontramos uma área escondida com muros grafitados e alguns bares. O mais agradável e barato foi o RULE Taproom, com destaque pra decoração das torneiras de cerveja.
Ainda próximo a essa área está o 69 Pints, um bar escondidinho bem simples, mas com preços melhores e também uma grande variedade de cervejas artesanais.
Outra opção divertidíssima em Moscou, inclusive para quem quer fazer novas amizades, é participar de um Pub Crawl, que é um tour por bares com um grupo. Clique aqui para ver preço e itinerário.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A RÚSSIA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Sou louca pra conhecer Moscou e São Petersburgo. Amei o roteiro e já vou dar uma olhadinha no link da transiberiana tb!
Ahh depois que você conhece um pouquinho da Rússia você começa a planejar mil viagens! É um país imenso e maravilhoso, Moscou é só o comecinho 😀
Moscou é realmente incrível e esse roteiro pela cidade ficou delicioso e bem informativo! Bateu saudades!
A gente amou demais conhecer Moscou e a Rússia todinha! Saudades de lá também
Adorei este roteiro completo por Moscou. Mas sempre achei que era necessário mais tempo por lá… agora fiquei doida pra fazer a transiberiana tb!
Moscou em si tá bom demais com 3 dias, agora pra conhecer a Rússia vai uma vida inteira rsrs
Vou guardar os seus posts sobre a Rússia nos favoritos, pois é um destino que quero muito conhecer. Dever ser magnífico assistir a um espectáculo no Teatro Bolshoi
Moscou é incrível, com certeza o Bolshoi é um espetáculo pra se ver ao menos uma vez na vida! Somos apaixonados pela Rússia
Sempre tive vontade conhecer Moscou e esse post facilita bastante o planejamento pois concentra as principais atrações da cidade. Aquele prédio do Museu Histórico do Estado é bem lindo! Já anotei todas as dicas.
Além de ser uma cidade linda, caminhar por Moscou é tipo um sonho, tudo é tão grandioso… saudades de lá!
Um roteiro bem completo de 3 dias em Moscou, muita coisa pra ver, fazer e comer. Valeu por organizar assim pra gente.
Que bom que gostou do nosso roteiro por Moscou! Abraço
Moscovo é uma cidade fantástica! Adorei reviver os momentos que passei aqui neste seu post.
Que bom que gostou! Nós também amamos Moscou
Muito legal seu roteiro completo por Moscou. Vou passar para um amigo que está indo bora no mes que vem para lá
Espero que tenha feito uma boa viagem! Moscou é tudo de bom
Moscovo tem bem mais coisas interessantes para ver do que julgamos… 3 dias é o mínimo para sentirmos a cidade 🙂 Belas dicas…
Sim, 3 dias dá para conhecer o basicão e partir pro resto do país, afinal a Rússia é muito imensa 😀
Que show, já deu saudades de Moscou! Caraca não sabia que aquela cúpula do shopping é um relógio! Quando comemos no teremok não colocaram tanta smetana assim! Vamos voltar pra reclamar!!! Ficamos nesse hotel capsula de Moscou, doideira, primeira experiência em hotel desse tipo… Foi legal.
Ahh que legal que vocês ficaram no hotel capsula. É uma experiência bem doida mesmo rsrs. Saudades já do Teremok!