Festivais Alternativos de Verão na Europa

festivais de verão na europa

Algo diferente e único é ir aos festivais de verão na Europa. Diferentemente do Brasil, os festivais grandes europeus geralmente envolvem acampar, o que significa passar o dia inteiro se divertindo com os amigos novos, muita energia positiva, festas paralelas e muita coisa mais.

Daí resolvemos fazer uma listinha com os festivais que mais chamaram nossa atenção no velho continente. Não há menção a festivais dedicados exclusivamente à música eletrônica, porque não é muito nossa onda, então nunca pesquisamos nem fomos a nenhum desses.

As datas não são muito fixas, mas classificamos por mês só pra ficar mais fácil de se orientar.

Nesse post colocamos, primeiramente, os festivais que frequentamos e/ou que nos chamaram bastante a atenção. Ao final fizemos uma lista dos principais festivais alternativos de alguns países.

Festivais na Europa em Junho

O comecinho do verão já chega com vários festivais e festas interessantes.

Portugal

Em Portugal os santos católicos são celebrados o mês inteiro. As principais festas são o Santo Antônio, em Lisboa (noite do 12 para 13/6, também conhecida como “Santos”), e o São João, no Porto (noite do 23 para 24/6).

As duas festas são as principais de cada cidade, e o povo todo da cidade toma as ruas, com muita música, sardinha, bebida e loucura. A entrada é grátis, claro, já que as festas se desenrolam pela cidade inteira.

Em Lisboa, as principais são nos bairros da Alfama e Graça. Já no Porto, toda a beira do Rio d´Ouro é uma grande festa.

festivais na europa
Porto – Portugal

Ainda em Portugal, no fim do mês de junho, tem o Musa Cascais Festival, em um camping de Carcavelos. São 2 noites de shows, e mais uma noite de festa no camping.

Em 2017, pagamos 60 euros pelo camping pra 3 noites, já incluindo os shows e a festa. O line-up teve nomes como Ponto de Equilíbrio e Skatalites e o festival foi excelente.

Confira nosso vídeo no Youtube, no qual falamos mais sobre essas festas e nossa viagem pelo país:

SANTOS EM PORTUGAL: FESTA DE SÃO JOÃO NO PORTO E SANTO ANTÔNIO EM LISBOA

Holanda

Na Holanda, na cidade de Ewijk, acontece um festival que se chama Down the Rabbit Hole Festival, que acontece lá pro dia 25/6.

Não fomos, mas nos chamou muita atenção. Primeiro pelo nome, e depois porque o local é escondido dentro dum parque, numa praiazinha de rio muito linda. Já tocaram lá Damien Rice e Iggy Pop, por exemplo.

Tem camping e são 3 dias de shows, mas parece que rolam outras coisas nos outros dias. Custa 130 euros com camping.

Polônia

Na Polônia, em Gdynia, acontece o Open´er Festival, que parece ser grande e divertido. Nesse ano de 2017, por exemplo, tocarão Foo Fighters e Radio Head. É mais carinho, mas tem camping. Rola no fim de junho.

festivais na europa
Varsóvia – Polônia

Festivais na Europa em Julho

Julho é, com certeza, o mês dos festivais. Não tem um fim de semana sem muitos rolando em vários países diferentes.

França

Nas proximidades de Montpellier, na França, tem um festival grande que envolve a cidade inteira chamado Worldwide Festival. No início de julho, conta com palcos grátis pela cidade, mas pra ter acesso às atrações principais é necessário pagar a entrada (240 euros pra 7 dias).

Conta com camping também. O clima parece ser muito legal e alternativo.

Também na França tem o Summer Reggae Festival. É bem menor, mas festivais de reggae sempre são bem divertidos. Esse rola em Sélestat, que é uma cidade mais alternativa, no fim de julho. Custa 65 euros com camping.

festivais na europa
Paris – França

Espanha

O Benicassim é um festival que acontece na Costa Azahar, na Espanha. Artistas grandes se apresentam por lá, como Red Hot Chilli Pepers e Kasabian. O legal desse festival é que dura 4 dias, mas tem-se acesso ao camping por 7 dias. O ingresso custa 150 euros e rola lá pro dia 10/7.

Ainda na Espanha, agora em Barcelona, tem o Crujilla Festival, que não tem camping, mas pelo menos é numa cidade bem gostosa de se estar. O line-up é grande, com nomes como Prodigy e Pet Shop Boys. Custa uns 120 euros pelos 3 dias, e rola no início de julho.

festivais na europa
Madrid – Espanha

Outro na Espanha é o Lagatavajunto Festival, em Zaragoza. Um festival menor, com a vantagem de ser bem barato. 30 euros com camping para os 3 dias, lá pro dia 21/7. Puro reggae!

Sérvia

O EXIT Festival, em Novi Sad, na Sérvia, já ganhou alguns prêmios de melhor festival de verão na Europa. Com um line-up normalmente grande, como The Killers e Liam Gallagher, atrai uma multidão de pessoas.

Custa 120 euros para os 5 dias do festival, e o camping paga-se à parte. Rola no início de julho.

Festivais na Europa em Agosto

Agora já é o fim da temporada de festivais, mas os melhores com certeza estão nesse mês.

Sérvia

Numa cidadezinha muito pequena no interior da Sérvia, chamada Guča, rola o Guča Trumpet Festival. Na minha opinião, o melhor festival da Europa.

festivais na europa
Festival Guca – Sérvia

A cidade tem 1.200 habitantes e, durante o festival, a população cresce pra quase 1 milhão! É um grande carnaval de 5 dias, com bandas de música balcânica passando pelas ruas da cidade comandando a folia.

No fim do dia, sempre tem concertos grandes no estádio da cidade. Sem grandes patrocinadores (uma cervejaria pra poder suprir o povo sedento, claro!) ou nomes famosos (conhecidos na Sérvia, mas desconhecidos pra nós), esse festival é uma preciosidade.

Totalmente grátis. Só achar o quintal de alguém e pedir pra montar sua barraca lá. Clima incrível, gente de tudo que é idade e piração total. Rola sempre no comecinho de agosto.

Temos um post só sobre esse festival de Guca, clique aqui para ver!

E não deixe de assistir nosso vídeo no youtube:

COMO É O GUCA TRUMPET FESTIVAL NO INTERIOR DA SÉRVIA?

Logo após esse, tem o Nišville Jazz Festival, na cidade de Niš, bem perto do festival aí de cima. Esse é pago, mas é grande e um bom descanso da fanfarra de Guča, já que às vezes começa um logo após o outro.

Polônia

Já em Kostrzyn nad Odrą, perto da fronteira da Polônia com a Alemanha, rola o Woodstock Festival. E é exatamente isso: uma tentativa de recriar aquele clima doido do Woodstock estadunidense.

Um espaço imenso pra acampar nessa cidadezinha do interior, chegando a dar mais de meio milhão de pessoas, dois palcos, várias tendas de trabalho voluntário, comida Hare Krishna e por aí vai.

Organizado por uma organização de caridade polonesa, é totalmente grátis e, apesar de não contar com grandes patrocinadores (uma cervejaria, como não pode faltar), sempre rolam grandes nomes no palco, como Manu Chao, Anthrax, SOJA etc. Normalmente no primeiro fim de semana de agosto.

festivais de verão europa
No trem para o Woodstock na Polônia

Hungria

Em Budapeste, na Hungria, rola o Sziget Festival, esse provavelmente sendo um dos maiores festivais europeus. Uma semana inteira numa ilha no Rio Danúbio acampando num local que se diz ser uma exposição de artes gigante.

O festival é muito doido, com muitos artistas diferentes de vários países, tocando tudo que é ritmo. Atrai multidões, óbvio.

festivais na europa
Budapeste – Hungria

O ruim é o preço (325 euros para 7 dias com o camping), além de beber e comer lá dentro ser bem caro. Proíbem a entrada de bebida de fora, mas comida pode.

A maior parte do público é bem jovem, lá nos seus 20 e poucos anos. De todo modo, é uma experiência bem doida dessas que só dá pra se ter na Europa.

Moldávia

Na Moldávia, um país bem ao leste, quase na Ucrânia, rola um festival extremamente alternativo e que parece ter ondas bem positivas.

Chama-se Art Labyrinth Festival, e o lugar muda todo ano. Ocorre no início de agosto, e custa mais ou menos 8 euros pra semana inteira com camping.

Esse festival consiste em encontros de músicos, palestras de instrutores de ioga, massagem, workshops de mágica, de culinária e tudo que envolve qualidade de vida e sustentabilidade.

Geralmente é numa floresta à beira de algum rio, e no festival não tem eletricidade nem abastecimento de água. Uma semana vivendo no mato com um monte de doidão, basicamente. É proibido álcool e drogas no festival.

festivais na europa
Orhei – Moldávia

Nós estivemos na Moldávia e reunimos muitas informações sobre o país, confira:

Mais Festivais na Europa

Fizemos também uma listinha de festivais por país, resultado de muitas buscas no Google, caso alguém queira curtir o verão na Europa e não saiba por onde começar.

Portugal

  • Musa Cascais,  em Carcavelos, perto de Lisboa (reggae)
  • Festa de Santo Antônio (Lisboa) e São João (Porto) (festas populares)
  • Boom Festival (eletrônico)

Para decidir onde se hospedar em Lisboa nós recomendamos a leitura desse post do blog Peciso Viajar, que é uma verdadeira mina de ouro com boas informações: Onde Ficar em Lisboa: Melhores Bairros e Hotéis Testados e Aprovados.

Espanha

  • Azkena Rock Festival, em Bizkaia (rock e comercial)
  • Download Festival, em Madrid (rock e comercial)
  • Cruilla, em Barcelona (comercial e eletrônico)
  • Benicassim, em Costa Azahar (comercial e rock)
  • Nowa Reggae, em Vilanova i la Geltrú (reggae)
  • Lagatavajunto Festival, em Zaragoza (reggae)

França

  • Solidays, em Paris (comercial e eletrônico)
  • Garorock, perto de Bordeaux (rock e punk)
  • Mainsquare, em Arras (rock e comercial)
  • Summer Reggae Fest, em Alsace (reggae)
  • Beauregarde, em Normandie (rock e comercial)
  • Worldwide Festival, perto de Montpellier (alternativo e world music)
  • Les Deferlantes, em Sud de France (rock e comercial)
  • Les Voix du Gaou, em Côtes d´Azur (rock e comercial)

Vai viajar para Paris? Confira no blog Dicas de Paris: Qual É A Melhor Época Do Ano Para Visitar Paris? Clima E Principais Eventos Por Mês

Suíça

  • OpenAir Frauenfeld, em St. Gallen (commercial e eletrônico)
  • Weekend Au Borde de L´Eau, em Lac de Gèronde, Sierre (alternativo e world music)
  • Reeds Festival, em Pfaffikersee (reggae)

Alemanha

  • Hurricane Festival, em Eichenring, Shessel (rock e comercial)
  • Southside Festival, em Neuhausen ob Eck (rock e comercial)
  • Splash Festival, em Ferropolis (comercial)
  • Reggaejam, em Bersenbrück (reggae)
festivais na europa
Berlin – Alemanha

Holanda

  • Jera On Air, em Ysselstein (metal)
  • Awakenings, em Spaarnwoude (techno e eletrônico)
  • Down the Rabbit Hole, em Ewijk (comercial e alternativo)

Bélgica

  • Paradise City, em Steenokkerzeel (festival ecológico de música eletrônica e comercial)
Bruxelas – Bélgica

Polônia

  • Open´er Festival, em Gdynia
  • Life Festival, em Oswecim (rock e comercial)
  • Rock Werchter, em Werchter (rock e comercial)
  • Reggaeland, em Plock (reggae)
  • Off Festival, em Katowice (comercial)
  • Woodstock, em Kostrzyn (rock, metal, reggae, alternativo, world music e comercial)

Reino Unido

  • One Love Festival, em Kent (reggae, ska e dub)
  • Noting Hill Carnival, em Londres (festa popular, em agosto)
londres
Londres – Reino Unido

Sérvia

  • Exit Festival, em Novi Saad (comercial e eletrônico)
  • Guca Trumpet Festival, em Guca (música balcânica e fanfarra)
  • Nisville Jazz Festival, em Nis (jazz)

Eslovênia

  • Overjam Reggae Festival, em Tolimin (reggae)

Eslováquia

  • Pohoda Festival, em Trenčín Airport (eletrônico e alternativo)
  • Viva Música, em Bratislava (música clássica)

Hungria

  • Volt Festival, em Sopron (eletrônica)
  • Bull´s Blood, em Eger (festival de vinho com música tranquila)
  • Bánkitó, em Bánk (alternativo e comercial)
  • Sziget Festival, em Budapeste (comercial, rock, eletrônico, reggae e alternativo)

República Checa

  • Rock for People, em Hradec Králové Airport (comercial e rock)
  • Colours of Ostrava, em Ostrava (rock e comercial)

Croácia

  • Salsa Beach Splash, em Sibenik (comercial e eletrônico)

Bulgária

  • Varna International Jazz, em Varna (jazz)

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Romênia

  • SummerWell, em Buftea (rock e comercial)
  • Electric Castle, em Cluj Napoca (eletrônico e comercial)
  • Waha Festival, em Micfalau (eletrônico e comercial)
  • Jazz in the Park, em Cluj Napoca (jazz)
  • Airfield Festival, em Sibiu (reggae, alternative e comercial)
  • Jazz TM, em Timiosara (jazz)
  • Garana Jazz Festival, em Caras Severin (jazz)
  • Folk You, em Vama Veche (folk)
  • Padina Fest, em Dambovita (rock, comercial e alternativo)
  • Spellground, em Capidava (rock e comercial)
Brasov – Romênia

Nós passamos mais de um mês viajando pela Romênia, confira:

Ucrânia

  • Faine Misto, em Ternopil (rock e comercial)
  • Night in Lviv, em Lviv (museus, teatros e concertos de música)
  • Woodstock, em Svirzh (rock e comercial)
  • Ancient Medzhybizh, em Medzhybizh (festival medieval)
  • Jazz Koktebel Festival, em Zatoka (jazz)

Geórgia

  • Kazantip, em Anaklia (eletrônico e comercial)

Moldávia

  • Art Labyrinth Festival, em local a ser escolhido a cada ano (alternativo)
  • Gustar Music Festival, em Parcul National Orhei (alternativo)

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.

A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

Veja mais festas pelo mundo:

Salve esse post no seu PINTEREST:

camping, festival, mochilão europa, mochilão leste europeu, festivais de verão na europa, verão europeu, festival hippie europa, festival de música na europa, camping europa, festival europa menos famosos

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

6 comentários em “Festivais Alternativos de Verão na Europa”

  1. Pingback: Melhor época do ano para visitar Paris: guia mês a mês

  2. Não sabia que tinha tantos festivais alternativos de verão na Europa. Adorei saber. Agora vou ficar ligada nesses festivais sempre que eu viajar pra Europa!

  3. Quantas dicas bacanas de festivais alternativos de verão na Europa. Show de bola! Adorei o nome do festival na Holanda ” down in the rabbit hole”! kkk Vou pesquisar mais sobre ele!

  4. Uau Que completo seu post! Dá vontade de sair viajando pela Europa para conhecer todos os festivais de verão! Bom demais não é? Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share