Festival de Trompetes de Guca – Sérvia

guca servia

Um vilarejo no interior dos Balcãs de 1200 habitantes que, durante uma semana, tem sua população aumentada pra até quase um milhão. O culpado é o Festival de Trompetes de Guca, que atrai gente da Sérvia toda, além de muita gente da Europa Ocidental e dos Estados Unidos.

Milhares de barracas de camping tomam conta da cidade, as pousadas ficam lotadas e as ruas decoradas e em polvorosa.

Dá pra imaginar quem toca num festival assim né? Beyoncé, Bruno Mars e por aí vai, certo? Nada disso! É um festival de trompete! Guča Trumpet Festival, pra ser mais exato! Uma semana de música balcânica e cigana, comida de rua barata e verdadeira, bandas de metais tocando nas ruas um ritmo que nunca dá folga, que é impossível ficar sem pular e dançar.

Assista nossa vídeo sobre esse festival incrível:

Longe dos grandes patrocinadores, apenas com o básico (uma cervejaria sérvia pra não deixar a cerveja faltar e umas pequenas marcas locais), o Guča Trumpet Festival é completamente grátis e foi o evento que vimos na Europa que mais se assemelha ao nosso carnaval.

Loucura incessante, música que entra pelos ouvidos e balança o corpo todo, gente bêbada, pessoas subindo nos monumentos públicos, gritaria, muvuca pra quem é de muvuca, bar pra quem é de bar, e por aí vai. Loucura mesmo! Um festival pra nunca se esquecer!

guca servia
Foto: dragansabas [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Se você nunca ouviu falar desse festival, normal. Nos países vizinhos mesmo não tem muita gente que sabe disso. Na verdade, essa é a pérola escondida da Europa.

O festival existe desde 1961 e divide o posto de maior festival da Sérvia com o gigantesco Exit Festival, um dos maiores do continente, e mesmo assim pouca gente sabe dele.

Viajantes loucos como nós, basicamente, vindos principalmente da Europa e Estados Unidos, mas aparecem bastante latinos também, além de centenas de milhares de sérvios pra destruir a cidade no fim de semana do festival.

Talvez por não contar com grandes estruturas, nem grandes nomes e nenhuma propaganda. Ou talvez por ser um festival cigano. Sei lá. Seja o que for, o festival está no seu auge e não é em todo canto que se encontra um festival autêntico como esse.

Quando é o Festival de Trompetes de Guca – Sérvia

Normalmente, na primeira semana de agosto. Começa numa segunda-feira e vai até domingo.

Os concertos acontecem todo dia, mas os principais são no fim de semana. O que não faz muita diferença pra maioria das pessoas, porque não são nomes muito famosos.

guca servia
Foto: dragansabas [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Mas, pra quem curte música balcânica, o Goran Bregović e o Boban Marković costumam tocar por lá. Pra quem não conhece ainda, não perca tempo e vá se familiarizando com o ritmo: assista filmes como Underground (Emir Kusturica) e Train de Vie (com trilha sonora do Goran Bregović).

Como é o Festival de Trompetes de Guca – Sérvia

O evento inteiro é grátis. Durante o dia o sol é de rachar, então as bandas de metais ficam percorrendo os bares e restaurantes, animando o povo com seu ritmo insano e melodias fora de tudo que se está acostumado a ouvir. Isso começa desde muito cedo.

Conforme o dia vai passando, mais pessoas vão aparecendo na rua, e as bandas também começam a fazer a festa por lá. As barracas de bebida e comida começam a ficar mais cheias e a loucura toma conta da cidade toda.

Foto: PetarM [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Quando a noite cai, as ruas já estão completamente tomadas, os dois parques de diversão já estão funcionando à toda, e os concertos no estádio começam.

O lado de fora lembra muito uma quermesse, mas com todo mundo bêbado e louco, além da música pulsante que não para de tocar. Do lado de dentro é a mesma coisa, porém com preços mais altos e pessoas tentando passar bebida por cima do muro. E assim vai a semana toda.

Como Chegar em Guca – Sérvia

Pra ajudar quando estiver pedindo uma informação, aqui vai uma dica: pronuncia-se “Gutcha”.

Guča é no meio do país, um pouco perto da fronteira com a Bósnia. A cidade “grande” mais próxima é Čačak (“tchatchak”) e ela conta com uma estação de trem e boas conexões de ônibus. É possível chegar lá facilmente desde Montenegro, Bósnia, Belgrado, Novi Sad e Niš (pronuncia-se com um S carioca), essas três últimas sendo as maiores cidades sérvias.

Os ônibus dentro da Sérvia são bem ruins, mas essa é a vida no Leste Europeu. De Čačak pra Guča é uma viagem de uma hora com vistas maravilhosas da montanha, porém numa van apertadinha (e cheia, claro, porque é um festival de quase um milhão de pessoas). Vale a pena tentar pegar o horário do pôr-do-sol.

Onde Dormir em Guca – Sérvia

Estive no festival duas vezes e posso dizer que não há lugar melhor pra ficar do que o Amigos Camp, cujo dono é o boa-praça Drago, que, juntamente com sua esposa (Maria), filhos e mais alguns voluntários, fazem daquilo a perfeição completa.

guca servia
Amigos Camp em Guca – Sérvia

Sente só essa descrição: o Drago encontrou um lugar à beira do rio que tinha árvores em número suficiente pra fazer sombra quase o dia todo, e resolveu limpar, terraplanar e colocar bar e banheiro no lugar. Tudo roots e feito com estruturas desmontáveis. O sujeito ainda faz parte do Couchsurfing e do Workaway, através dos quais ele divulga o local.

Magicamente, o camping atrai muitos músicos de toda parte do mundo. Também um tipo de viajante bem mais de boa. O resultado é que mesmo o povo que fica hospedado em outro camping, por não saber do Amigos ou ter chegado tarde e já estar lotado, terminam indo passar o dia lá.

guca servia
Amigos Camp

Tem um rio e muita sombra, além de bebidas a preços baratíssimos (mais baratos do que na cidade toda), e música ao vivo sem parar. Drago normalmente nem põe música no lugar, diferentemente dos outros campings, já sabendo que vai rolar algo.

Pra chegar lá, basta seguir o rio. Ele fica na margem contrária da estação de ônibus, a 1km a pé. Subindo a rua da rodoviária, entre na primeira esquerda e, ao chegar na ponte, basta cruzar e continuar seguindo o rio.

guca servia
Amigos Camp

Ou, como o Drago é uma pessoa gente boa que só, basta mandar uma mensagem e provavelmente a Maria ou ele mesmo vai te buscar. É bem aconselhável entrar em contato com ele antes mesmo, já que o camping é tão maneiro que tende a lotar.

Ele também arranja barraca pra quem não tem. O Facebook do camping é esse aqui. Ah, se mandar uma mensagem, fala que leu sobre ele no blog de um flautista brasileiro. Ele vai saber quem é e ainda não é pouco provável que a gente se esbarre por lá.

guca servia
Amigos Camp

O preço do camping é: o que você quiser pagar. Ele pede uma contribuição, e cada um dá o que pode. A questão da lotação é porque ele estipula um máximo de pessoas pra que o ambiente continue agradável. E como fica agradável!

A legenda do post de uma polonesa que estava em outro camping mas conheceu a gente e vivia lá no Amigos é “O lugar mais bonito que eu fui. No próximo ano estarei lá!”. Outra polonesa que ficou no camping na primeira vez que estive lá me encontrou aleatoriamente no estádio e brigou com o namorado por não terem ido pro Amigos dessa vez.

E é bem comum pessoas que se conhecem lá seguirem viagem juntos depois dessa experiência tão única. Melhor parar de escrever porque as lágrimas de saudade já começaram a brotar.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Comida e Bebida Sérvia em Guca

Infelizmente viver no mundo custa dinheiro (na maior parte do tempo), então essas informações podem ser interessantes. O Amigos Camp tem dois únicos poréns: não serve comida e não é perto de mercado nem restaurante.

Mas dá pra comprar comida e pedir pro Drago guardar na geladeira (rezando pra ninguém comer, porque a geladeira, mesmo com as bebidas dele, é de livre acesso).

A cidade conta com dois mercadinhos bem pequenos, mas que vendem enlatados, vegetais, frutas, arroz e macarrão. Um fica bem na ponte, dentro do posto de gasolina. O outro fica próximo à delegacia, no outro oposto da cidade.

Comida de rua Sérvia guca sérvia
Comida de rua Sérvia

O Pljeskavica, principal comida da Sérvia, é um porradão de carne, formando algo parecido com um hambúrguer só que muito maior, que é preparado já cheio de coisa dentro, como cebola e queijo.

Os caras fazem isso com tudo que é carne, como frango e linguiça, com salada e molhos para se servir à vontade. Extremamente delicioso. Inúmeras barraquinhas de rua espalhadas pela cidade vendem isso, custando entre 200 e 300 dinares (em agosto/2017, a cotação era 100 dinares = R$3).

Outra comida que tá por todo lado é o Kupus, um amontoado de carne de vaca, porco e repolho cozinhado com o calor de pedras no chão dentro de uma jarra grande de cerâmica. É bem gostoso e gorduroso.

Kupus sendo preparado festival de guca
Kupus sendo preparado

E prepare-se, porque tem leitão no rolete pra todo lado. Nunca vimos tanto leitão morto quanto naquela semana. Nos primeiros dias, até se ouve o barulho deles gritando. Desnecessário falar que é delicioso, servido com pão, salada e molhos, apesar da crueldade.

Depois de falar dessas comidas, dá pra perceber que comer em restaurante por lá é furada. É bem mais caro, com uma refeição girando em torno de 800 a 1200 dinares. Bom também evitar algumas barracas onde tem mesas e cadeiras, pois lá tudo é inflacionado.

guca servia
Foto: dragansabas [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

A bebida no Amigos Camp é mais barata do que no resto da cidade. Meio litro de cerveja custa 100 dinares (nas barraquinhas custa entre 120 e 200, e dentro do estádio sobre pra 300 o preço), e a rakjia sai por 500 o meio litro dentro de uma garrafa plástica.

Rakjia? O que é isso? É uma bebida alcoólica extremamente forte destilada junto com alguma fruta. Os sabores mais comuns são ameixa, pera e marmelo.

O percentual de álcool é um mistério, mas comenta-se que gira em torno de 50 a 70%. Ninguém saía do camping sem comprar meio litrinho pra animar a noite. Até porque fora do camping o preço é caríssimo. Dentro do estádio chegam a cobrar os mesmos 500 por menos de 100mL.

Posto isso, só posso dizer que o Guča Trumpet Festival é simplesmente o melhor lugar do mundo para se estar, e torcemos pra que a gente se esbarre por lá qualquer ano desses.

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.

A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS COM DICAS DE VIAGEM

 alfabeto cirílico, alfabeto russo, festival, mochilão leste europeu, mochilão sérvia, guca festival, guca trompets festival, festival servia, mochilão servia, verão servia

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

2 comentários em “Festival de Trompetes de Guca – Sérvia”

    1. Oie! Que delícia ler seu comentário! Mas agora a gente tá na China, indo pra Coreia do Norte 😀 Colômbia foi ano passado rsrs beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share