Moldávia: Turismo e Dicas de Viagem ao País Mais Barato da Europa

moldavia turismo

Moldávia? Oi? E isso é um país, é? Se você realmente não sabe onde fica a Moldávia, não se preocupe. Estivemos lá e vamos contar tudo aqui nesse post sobre nossa viagem e o que achamos do turismo na Moldávia.

Moldávia: Curiosidades

Existe um jogo de tabuleiro britânico chamado “Where is Moldova?” (Onde fica a Moldávia?), baseado em perguntas e respostas sobre países, com o objetivo de coletar mais territórios possíveis. Óbvio que o foco são os países mais bizarros, e a Moldávia ganhou a honra de estar no título do joguinho.

Além de ser um país pouco conhecido e lembrado para turismo, a Moldávia é um dos lugares mais baratos para se conhecer na Europa – e também um dos mais pobres.

Apesar de ter belezas naturais e cidades interessantes, a Moldávia sofre com questões políticas complicadas, como é o caso de zonas separatistas.

São muitas as curiosidades sobre a Moldávia, mas no fim das contas é fato que foi uma experiência muito boa e enriquecedora conhecer esse país a turismo!

Não deixe de assistir nosso vídeo no Youtube no qual contamos tudo sobre a Moldávia e nossa viagem por lá. Clique aqui para abrir no Youtube.

Após essas curiosidades, voltamos à nossa programação normal pra falar mais sobre como e o turismo na Moldávia.

Qual a Moeda Usada na Moldávia?

A moeda usada na Moldávia é o leu moldavo (MDL). Não confundir com o leu romeno (RON), que possui cotação completamente diferente.

Cotação leu moldavo (janeiro/2022): 10 MDL = R$3,20

moldavia turismo
Precinho de uma sopa num restaurante “chique” em Chisinau

O máximo para saque é 3.000MDL e caixas eletrônicos cobram tarifa proporcional ao valor sacado.

Casas de câmbio tem presença forte em Chisinau, na capital, principalmente na Strada Sthepan cel Mare. Levar dinheiro estrangeiro é bem conveniente, pois, com tanta casa de câmbio, a cotação termina ficando muito próxima à oficial.

Euro, dólar, leu romeno e moeda ucraniana são aceitas em todas as casas.

Idioma Falado na Moldávia

Oficialmente se fala tanto o romeno quanto o russo na Moldávia. Enquanto o romeno é legível para nós, pois usa o alfabeto latino, o russo é escrito em cirílico e é preciso conhecer esse alfabeto para poder ler alguma coisa.

Nós já escrevemos um guia de como ler o cirílico (fácil e rápido) aqui no blog e achamos que vale a pena aprender algumas palavrinhas, já que quase ninguém fala inglês por lá.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Precisa de Visto Para a Moldávia?

Atualização: temos um post especificamente sobre como foi nosso processo de obtenção do visto em 2017, e novidades sobre a necessidade ou não de visto para brasileiros. Clique aqui para acessá-lo.

Melhor Época Para Visitar a Moldávia

Pra um clima de União Soviética, ir no inverno é uma boa pedida. Neve, frio e clima de ex-república soviética sempre é uma boa combinação. Temperaturas negativas, mas não um frio de rachar.

Já o verão (quando nós viajamos) é quente de verdade, com um sol poderoso que não te deixa sair da sombra.

moldavia turismo
Turismo na Moldávia: Verão

Turismo na Moldávia: O Que Fazer

O principal lugar para conhecer na Moldávia é sem dúvida alguma sua capital, Chisinau (pronuncia-se Quichinau).

De lá dá pra fazer viagens de um dia para todos os pontos interessantes do país, motivo pelo qual Chisinau é a única cidade onde você precisa se hospedar no país.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Os principais pontos turísticos da Moldávia são:

  • Old Orhei – um complexo arqueológico e eclesiástico, rodeado por natureza linda.
  • Cricova – a maior adega do mundo, com 1,5 milhões de garrafas.
  • Soroca – a capital dos ciganos na Europa, com suas exóticas mansões.
  • Tiraspol – capital da Transnítria, região separatista e república autoproclamada.
  • Capriana Monastery – um dos monastérios mais antigos do país.
  • Curchi Monastery – monumento de importante valor arquitetônico.
  • Codrii Natural Reserve – região de florestas para quem ama a natureza.
moldávia
Euzinha em Old Orhei

Como Chegar na Moldávia

Tem gente que voa pra Chisinau, uma capital não tão bem conectada com a Europa, mas possível de se encontrar alguns voos.

moldavia turismo
Turismo na Moldávia: Orhei

O meio mais comum é de ônibus/van (chamados de muitos nomes, como Marshrutkas ou Maxi-Taxi) ou trem. Muitas fronteiras terrestres, principalmente do lado ucraniano, são fechadas para não-locais.

Do lado romeno, a principal cidade de acesso é Iasi. De lá, são 4 horas de vanzinha (não espere conforto) até Chisinau. Existem também ônibus desde Brasov e Bucareste.

Já pelo lado ucraniano, é possível vir de Kiev e de Odessa, principalmente. Caso a rota seja Odessa-Chisinau, deve-se prestar muita atenção na questão da travessia pelo território da Transnístria.

Além do pequeno perigo de estar rolando algum problema militar, ainda há a questão de que não se recebe o carimbo moldavo no passaporte, e tampouco se recebe carimbo da Transnístria.

Ou seja, você vai ter o carimbo de saída da Ucrânia, mas, ao passar pelo território autônomo, não vai receber carimbo nenhum. Você não terá o carimbo de entrada na Moldávia e, ao tentar sair do país, isso será um grande problema.

O melhor é confirmar com alguém do hostel que você pretende ficar ou ligar pra embaixada.

Hospedagem na Moldávia

Nos hospedamos em Chisinau, capital da Moldávia, no Hostel Funky Mamaliga e adoramos a experiência.

Há muitas opções de Hostel e Hotéis, e a boa notícia é que são bem econômicos. Clique aqui para ver todas as opções.

Moldávia

Como se Locomover na Moldávia

Marshrutkas, ou vans, em bom brasileiro, são o transporte mais popular entre as cidades do país. E tem muitas, com horários variadíssimos.

No portal terra.md é possível acessar a maior parte das opções de transporte no país e na capital. Fizemos um pequeno tutorial de como usar esse site, pois não dá pra dizer que é fácil procurar essas coisas em cirílico.

Existem algumas poucas estações de trem também, mas os horários são nada frequentes.

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.

A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

O que Faríamos Diferente na Viagem à Moldávia

Com certeza, teríamos solicitado o visto pra mais tempo. Apesar do país não ser essa maravilha toda, é muito gostoso estar lá, além de barato. Chisinau é uma ótima cidade base, com bares e sempre algo interessante rolando na cidade.

Teríamos também visitado a Transnítria (Tiraspol). Não o fizemos porque já havíamos visitado outras cidades “soviéticas” na Bielorrússia.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A MOLDÁVIA

Booking.com

moldávia turismo

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

12 comentários em “Moldávia: Turismo e Dicas de Viagem ao País Mais Barato da Europa”

  1. O que mais gosto de ler os posts daqui, é o interesse que vocês nos despertam em conhecer países não muito comuns nos roteiros de viagem, como por exemplo esse da Moldávia. Já fiquei curioso para conhecer ao vivo e a cores.

    1. Caminhos me Levem

      Que bom que você curte os destinos alternativos que a gente visita e coloca aqui no blog 🙂 A Moldávia foi uma bela surpresa nas nossas viagens pela Europa!

  2. Cê acredita que eu já estive na Moldávia?! Fui tudo tão aleatório que nem eu pensei que passaria por lá! Amei o post e as dicas super completinhas desse mochilão maravilhoso! Beijos

  3. Sabe que a Moldávia nunca havia entrado em meus planos de turismo? Mas seu post me inspirou. Preciso negociar com meus filhos se ele topam ir, porque quando o país tem essas línguas mais estranhas, não vou sem eles de jeito nenhum. Eles são a salvação de minha viagem. Meus filhos são excelentes parceiros de viagem, adoro a companhia deles. 🙂

  4. Confesso que nunca havia pensado em fazer um mochilão pela Moldávia mas, como sempre gosto de locais fora do comum, fiquei tentada. Gostei muito de seu relato e dicas de viagem e vou explorar o blog para conhecer mais esse destino tao interessante. Parabéns pelo trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share