Ilha Ometepe: Vulcões, Praias e Muita Natureza na Nicarágua

ilha ometepe

A Ilha Ometepe (Isla Ometepe, em espanhol) fica no meio do Lago Cocibolca, na Nicarágua, e na verdade parece duas ilhas, devido aos dois vulcões imensos que desenham sua silhueta.

Dentre suas maravilhas, uma ponta de areia natural parece feita especialmente para tirar fotos de cartão postal. Definitivamente um dos lugares mais bacanas pra se ir na Nicarágua.

Se você ainda não leu, temos muitos posts com dicas e roteiros para a Nicarágua e América Central. Confira:

E leia também sobre os outros destinos que visitamos na Nicarágua:

Não deixe de conferir nosso vídeo no Youtube falando mais sobre esse destino, com muitas histórias e perrengues que passamos.

Onde Ficar na Ilha Ometepe

Chegando à ilha tem-se várias opções de lugares pra ficar:

  • Moyogalpa: o vilarejo principal, onde o barco vindo de Rivas/San Jorge atraca;
  • Altagracia: outro vilarejo mais grandinho, onde chega o barco vindo de Granada;
  • San Ramón: ideal para quem vai subir o Vulcão Maderas e ir na Cascata de San Ramón;
  • Santo Domingo, onde fica uma das melhores praias da Ilha Ometepe.
Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Nós ficamos só em Moyogalpa e nos hospedamos na Hospedaje Central. Além do hostel e área de camping eles tem um bar que serve as melhores bebidas e comidas do vilarejo. Super recomendado!

ilha ometepe
Foto: Hospedaje Central

A melhor localização é perto da Calle Santa Ana, que é o centrinho de tudo. A maior parte das hospedagens lá são em quarto compartilhado. Pra quem prefere um quarto privado, a Guest House Nena é a pedida. E bem baratinha!

Na nossa opinião não faz muito sentido se hospedar em Altagracia, a não ser que você chegue lá de barco. Nesse caso, o Hotel Kencho é o melhor da região, muito bem avaliado e baratinho.

Pra quem quiser ficar pertinho do começo da trilha da Cascata San Ramón, a Hospedaje La Cascada tem a melhor localização. Falaremos mais sobre como conhecer a cascata a seguir.

Para ficar na Praia Santo Domingo há várias opções, sendo que o melhor hotel da região é o Hotel Villa Paraíso. É um desses lugares que dá pra ficar uma semana inteira sem ver o tempo passar.

ilha ometepe
Foto: Hotel Villa Paraíso

Você também pode escolher se hospedar num lugar mais isolado, fora dos vilarejos. Na Ilha Ometepe há várias fincas (fazendas) que aceitam hóspedes, e também tem alguns hotéis no estilo resort:

Foto: Hotel La Omaja
ilha ometepe
Foto: La Bambouseraie
ilha ometepe
Foto: Hotel La Punta Resort

O Que Fazer na Ilha Ometepe

Na Ilha Ometepe é possível fazer passeios com níveis variados de adrenalina: desde subir um vulcão, até relaxar na praia. Esses tours mais extremos tem que ser feitos com guia e tudo mais: carro, equipamentos, etc.

Para quem só quer fazer caminhadas mais leves e curtir a tranquilidade da natureza, como nós, dá pra fazer tudo por conta própria.

Punta Jesus María

É o principal cartão postal da Ilha Ometepe. Uma restiazinha de areia que se prolonga por mais de um quilômetro adentro da lagoa, e da ponta tem-se a vista dos dois vulcões. Ótimo pra tomar banho aí.

Punta Jesus Maria
ilha ometepe
Punta Jesus Maria

Pra chegar, são 5km de Moyogalpa, pouco depois de cruzar a pista do aeroporto. Dá pra ir caminhando (nós fomos), ou alugar uma bike ou moto. Paga-se 1 dólar pra entrar.

Volcán Concepción

Ojo de Água

É uma represinha feita com a água do rio. Ótimo pra refrescar, e a água é muito linda. Aí rola slack line e um cipó pra se jogar na água.

ilha ometepe
Ojo de Água

Pra chegar vindo de Moyogalpa, pega-se um ônibus indo pro outro lado da ilha e pede-se pra soltar lá. Outra opção é tomar um ônibus pra Altagracia e, descendo na estrada, espera-se outro ônibus que vai pro outro lado da ilha.

Fica a 1,5km de descida do cruzamento com a estrada principal. Pra voltar, é uma subida bem pesada. O horário dos ônibus que levam de volta à civilização fica afixado na guarita de entrada do Ojo de Água.

Aos fins de semana fica cheio. Paga-se 2-3 dólares pra entrar.

A estradinha que tem que caminhar (mais ou menos 1km) é repleta de macacos.

Playa de Santo Domingo

É a principal da ilha. Demos azar porque estava horroroso o clima no dia, mas deu pra perceber que a vista é linda, com o vulcão Maderas bem grandão ao fundo, e a água tranquila.

Foto: Xalli Beach Hotel

Fica a 1km depois do Ojo de Água pra quem vem de Moyogalpa. De ônibus, é só seguir as mesmas instruções para chegar.

Cascata de San Ramón

Não fomos, mas parece ser uma cachoeira bem bonita. Tem que se certificar se tem água na época, porque pode estar seca, caso não haja muita chuva.

Paga-se pra entrar e, por conta dos horários dos ônibus, é difícil ir e voltar para Moyogalpa no mesmo dia, então teria que dormir lá perto. A partir da estrada são 2h30 de trilha subindo para chegar à cachoeira.

Isso para fazer por conta própria, mas é possível contratar um passeio e ir e voltar no mesmo dia.

Charco Verde

É uma lagoazinha com a água verdona por conta de algas. O ônibus pra Altagracia deixa lá, e pega-se uma trilhazinha de meia hora.

Tem também um museu sobre a história da ilha, que é riquíssima. A cultura indígena é bem presente por lá, com muitos índios ainda vivendo pela ilha.

Como Chegar na Ilha Ometepe

Tem que pegar barco, por ser uma ilha. Há dois portos lá: Moyogalpa (principal) e Altagracia.

Para chegar em Altagracia, pega-se o barco de Granada. Ele sai duas ou três vezes por semana, e todo hostel tem informação sobre o horário, mesmo quando muda (e muda com bastante frequência).

Para chegar em Moyogalpa você tem que ir até San Jorge, que é onde fica o porto. Desde Rivas, uma cidadezinha que serve de conexão entre vários destinos na Nicarágua, você consegue um ônibus para San Jorge.

ilha ometepe
Porto de San Jorge

Mas atenção: chegando em Rivas, o assédio é tremendo. Muita gente tentando convencer de que, para chegar à Ilha Ometepe, é necessário um táxi. Dentro do ônibus mesmo já aparecem umas pessoas perguntando seu destino. Responda que vai ficar em Rivas, e assim ninguém enche mais o saco.

Achar o ônibus perguntando é difícil, porque todos mentem dizendo que ele não existe mais, ou fingem não saber onde passa. O segredo é: de um lado do terminal, é comércio de barraquinhas e um lugar mais caótico.

Do outro lado, existem lojas de verdade. Nessa ruazinha passa o San Jorge. A parada dele é exatamente em frente a uma lojinha de produtos agrícolas.

E ele vai passar sim. Exceto se for muito muito tarde ou muito muito cedo. Mas, enquanto há barcos pra ilha, há ônibus para San Jorge.

Chegando ao porto basta comprar bilhete pro próximo barco, que custa em torno de 50 córdobas. A viagem dura 1h30 e a vista dos vulcões na ilha é incrível.

ilha ometepe
Barco para a Ilha Ometepe
ilha ometepe
Vista do barco

Bares e Restaurantes em Moyogalpa

Os restaurantes em Moyogalpa praticam preços bem parecidos num geral. Na rua principal tem uns estabelecimentos mais chiques, principalmente pizzarias.

Leia mais: Comidas e Bebidas Típicas da Nicarágua

Nosso lugar favorito foi a Hospedaje Central, com seu bar lindinho que é também um dos lugares mais movimentados da vila.

ilha ometepe
Foto: Hospedaje Central

Seguro Viagem Para a América Central e Caribe

O seguro viagem não é um documento obrigatório para viajar para todos os países da América Central, mas nós recomendamos fortemente a contratação de um mesmo assim.

Os valores são beeem mais baixos do que a gente imagina. O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América Central.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A AMÉRICA CENTRAL

camping, ilha, lagoa, mochilão américa central, mochilão nicarágua, montanha, praia, trekking, isla ometepe, punta jesus maria, vulcan madera, lago nicaragua

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

1 comentário em “Ilha Ometepe: Vulcões, Praias e Muita Natureza na Nicarágua”

  1. Pingback: Dicas para quem quer visitar NICARÁGUA - Meu Intercambio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share