Popayán na Colômbia é uma cidade com pouco mais de 200 mil habitantes no sul do país. É a capital do departamento do Cauca.
Entre os turistas ela é famosa por sua arquitetura colonial muito bonita, com casas predominantemente brancas e baixas no centro histórico.
Entre os religiosos mais fervorosos, a Semana Santa é o principal motivo para ir à cidade. As procissões são imensas e a cidade fica cheia.
Popayán também é uma cidade universitária da Colômbia, então os bares são bem animados (mais do que estávamos acostumados no Equador, pelo menos) e vê-se muitos jovens pelas ruas.
Popayán foi a segunda cidade que visitamos na Colômbia, logo depois de Ipiales e o incrível Santuário de Las Lajas.
Não deixe de ver nosso vídeo:
Índice
- O Que Fazer em Popayán – Colômbia
- Quantos Dias Ficar em Popayán – Colômbia
- Bares e Restaurantes em Popayán
- Onde se Hospedar em Popayán – Colômbia
- Ônibus de Ipiales a Popayán – Colômbia
- Voo Barato Para a Colômbia
- Transporte Público, Táxi e Uber em Popayán
- Moeda Usada na Colômbia
- Chip Internacional Para a Colômbia
- Seguro Viagem Para a América do Sul
O Que Fazer em Popayán – Colômbia
Centro Histórico de Popayán
Um mar de casinhas brancas! O melhor jeito de conhecer o Centro Histórico de Popayán é caminhando.
O trânsito pode ser bem caótico por lá, mas para nosso alívio a região mais bonita do centro é somente para pedestres.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Parque Caldas
É a praça central de Popayán. Todas as ruas em volta da praça são cheias de comércio e muita gente, principalmente de dia, mas de noite também.
A praça é grande e tem bastante espaço pra sentar e relaxar, o que muitas famílias fazem.
Muitos cachorros na rua, e eles são loucos. Um ficou perseguindo a gente por um tempo, cuidado (*rindo de nervoso*).
Leia também: o que fazer em Cartagena, cidade colonial da Colômbia
Igrejas de Popayán
No Parque Caldas fica a Catedral Nuestra Señora de La Asunción, igreja de arquitetura muito bonita.
A gente não é muito de ficar visitando igrejas, mas as principais de Popayán são:
Claustro de Santo Domingo: fica junto com a Universidade no centro histórico e é bem bonita.
Ermita de Jesus de Nazareno: passamos pela frente dela algumas vezes e achamos a pracinha e as redondezas bem agradáveis.
Iglesia de San Francisco: arquitetura muito bonita (só vimos por fora). A praça em frente a ela é bem animada à noite, porque há alguns bares universitários na região.
Leia também: tudo sobre San Andrés, o Caribe Colombiano
Puente del Humilladero
Pertinho do Parque Caldas fica a Puente del Humilladero, um dos locais mais visitados de Popayán. Construída em 1873, a ponte ainda está muito bem conservada.
Ela funciona como ligação entre o centro da cidade e o bairro vizinho, que devido a uma falha do terreno, eram separados por uma grande vala.
Nós visitamos a ponte num domingo, mas parece que aos sábados acontecem eventos culturais por lá. De lá tem-se uma vista do Morro del Tulcán.
Leia também: vale a pena conhecer Medellín, na Colômbia?
El Morro del Tulcán
Um morro em formato de pirâmide, construído no período pré-colombiano.
No topo há uma estátua do conquistador espanhol que fundou Popayán, o que é bem controverso por estar em cima de uma construção feita por indígenas.
Além da história curiosa, o morro é o ponto ideal para curtir um pôr-do-sol. No caminho para subir há barracas e pequenos restaurantes que vendem souvenir e comida local.
Quantos Dias Ficar em Popayán – Colômbia
Isso é basicamente o que há de interessante para se fazer em Popayán. Um ou dois dias são o suficiente para conhecer tudo.
Porém nós ficamos 8 dias por lá! A cidade é muito agradável e a atmosfera universitária no centro histórico nos conquistou. Então se prepare, pois temos muitos bares pra sugerir aqui embaixo.
Leia também: o que fazer em Bogotá
Bares e Restaurantes em Popayán
O melhor bar de Popayán, sem sombra de dúvida: Bar Bendito! Ambiente super agradável, comida maravilhosa (não deixe de comer o pão recheado!) e preços bem de boa.
Estava sempre cheio, mesmo na primeira vez que fomos, em plena segunda-feira. Volta e meia tem música ao vivo lá. Tem um montão de jogos lá disponíveis de graça, como dominó, baralho e jenga.
Se você busca um clima mais das antigas, vá ao Bar El Sotareño. O bar só toca boleros e serestas dos velhos tempos, em vinil, e não vende nada pra comer. No máximo conseguimos um pacote de carantantan, salgadinho de mandioca típico de lá.
O curioso é que você pode ir ao balcão e pedir uma música específica. Que seja dentro do clima e que ele tenha em vinil, claro. Se você pedir Vai Malandra ali, sei lá o que pode acontecer.
Outro bar que só serve bebidas, mas que vale a visita, é o Alhambra. O bar é pequeno e antigo, porém bem animado por ser tão próximo da universidade. Em frente a ele há uma hamburgueria que parece ser boa, mas no dia que fomos estava fechada.
Leia também: comidas típicas para provar na Colômbia
Também fomos ao MalaBar, que fica num terraço com vista para a Iglesia de San Francisco. As asinhas de frango de lá são maravilhosas!
Comida barata nós encontramos no Mey Chow (chinês) e na padaria Cuaresnor (crepes super recheados maravilhosos).
Onde se Hospedar em Popayán – Colômbia
Ficamos no Coffe Break Hostel e amamos. Embora ele fique no centro histórico, sua localização é em uma rua mais tranquila, sem o trânsito caótico de todo dia em Popayán.
O hostel é um casarão colonial muito espaçoso, iluminado e arejado. A cozinha é grande e bem equipada e os quartos são espaçosos (mesmo os compartilhados).
Nós pagamos COP 40.000 pelo quarto privado (maio/2018). Para consultar o preço na data da sua viagem clique aqui.
Popayán tem boas opções de hostel no Centro Histórico. Não faz sentido ficar em outra localização, já que tudo de interessante fica ali mesmo. Um bom ponto de referência é o Parque Caldas. Outras boas opções são Hostel Caracol e Sausalito Hostel.
Para quem prefere mais privacidade e conforto em hotel, selecionamos alguns em várias faixas de preço, todos com localização excelente:
- La Casona de Virrey ($$)
- Hotel Los Balcones ($$$)
- Hotel Camino Real ($$$$)
- Hotel Dann Monasterio ($$$$$)
Ônibus de Ipiales a Popayán – Colômbia
Popayán fica a uma distância considerável tanto de Cali (norte) quanto de Ipiales (sul). Nós viemos do sul e pagamos COP 30.000 (maio/2018) pelo trajeto de quase 10h.
Viajamos com a TransIpiales, que era uma das poucas a oferecer ônibus grande para a viagem. Cuidado na hora de escolher, porque a maioria são vans ou micro-ônibus, muito desconfortável para uma viagem tão longa.
Sempre pergunte antes, pois os caminhos são quase sempre pelas montanhas. Essa regra vale para a Colômbia inteira, porque ô povo pra gostar de andar grandes distâncias em van.
A viagem foi bem tranquila, a estrada é linda de morrer, passando por muitas montanhas e vales.
Voo Barato Para a Colômbia
Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.
Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.
Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:
Transporte Público, Táxi e Uber em Popayán
O trânsito de Popayán é bem caótico mesmo, principalmente por causa da quantidade imensa de motociclistas. Há transporte público e nós víamos os ônibus passando com bastante frequência, embora não tenhamos usado, já que não saímos do centro histórico.
Os taxis lá são muitos, porém às vezes é bem difícil conseguir um. Quando estávamos indo embora, tivemos que andar muito pra conseguir um que nos levasse até a rodoviária. Então a dica é sair com um tempo de folga, pra evitar perder seu ônibus. O preço médio entre centro e rodoviária é COP 5.000 (maio/2018).
No app da Uber há motoristas, porém nas 2 vezes que tentamos usar, a viagem foi cancelada ou o motorista simplesmente ficou andando pela cidade e não foi nos buscar. Parece que isso é bem comum por lá, de acordo com o rapaz do nosso hostel.
Moeda Usada na Colômbia
Nome da moeda: peso colombiano (COP)
Cotação (maio/2023): 1000 pesos colombianos = R$ 1,11
Em qualquer cidade média ou grande da Colômbia, o cartão de crédito é um meio bem comum de pagamento.
É bom sempre ter um pouco de peso em mãos para comprar coisas pequenas e de vendedores informais.
Para fazer saques, procure um caixa eletrônico e fique atento às taxas cobradas. O Colpatria é um banco que não cobra taxa e que dá um limite alto de saque.
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Leia nosso post completo sobre qual moeda levar para a Colômbia clicando aqui.
Chip Internacional Para a Colômbia
Para facilitar sua viagem, é possível embarcar já com um chip funcionando para usar sem limite de dados na Colômbia (e em outros países que você vá visitar na mesma viagem).
É muito prático poder usar mapas para se guiar pelas cidades, tradutores para conversar com as pessoas locais e também apps de transporte, como o Uber.
Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.
Clique aqui para ver preços e pacotes para a Colômbia.
Seguro Viagem Para a América do Sul
É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:
- Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
- Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A COLÔMBIA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Nossa, adorei! Nunca tinha ouvido falar da cidade e confesso que sempre pensei em visitar na Colômbia os destinos mais conhecidos. Você sentiu insegurança ou medo em algum momento da sua viagem pelo interior do Equador e Colômbia?
Oi Vivian. Insegurança nenhuma no interior. As cidades que tinham um clima mais esquisito, com muita pobreza, foram as litorâneas perto de Cartagena e Santa Marta. O interior é tranquilo e seguro 🙂
Lindo! Eu amo essas cidadezinhas, é tudo sempre muito autêntico e não parece ser tão turístico. Duro são as 10 horas de estrada até lá.
Ahh na Colômbia as viagens sempre são longas, mas sempre vale a pena rsrs
Já deu vontade de voltar pra Colômbia! Popayan parece ser linda! Adoro cidades com arquitetura colonial! Adorei o post!
Vamos voltar? Já quero!!
Opa, seria Popayán a Ouro Preto da Colômbia? Comparações (mal colocadas) à parte, a cidade parece encantadora! Como bom mineiro, adoro cidades históricas! Numa próxima vez que for à Colômbia com um roteiro mais esticado, vou tentar me ajustar para passar em Popayán!
Eita, Popayán é mesmo a cara de Minas Gerais! Comida boa, cidade gostosa e um povo simpático!
Que interessante, nunca tinha ouvido falar! Amei esse centro histórico todo branquinho, é realmente muito charmoso. Parabéns pelo post, cheio de dicas e novidades!
Uma lindeza a cidade toda branquinha né? Popayan é uma graça
Eu adoro cidades com lugares históricos. Tanto pela história em si como pelas construções. Não conhecia Popayán, mas adorei essas dicas, pareceu ser um destino bem interessante!
Você ia amar conhecer, é linda demais Popayan!