Você sabia que tem muitas cidades, praias e pontos turísticos fabulosos no Estado do Piauí? Reunimos aqui os principais 7 lugares que valem (e muito) a pena conhecer em uma viagem pelo PI!
Se quiser assistir aos vídeos em ordem que fizemos viajando pelos pontos turísticos do Nordeste (incluindo o Piauí, é claro) clique aqui.
Mapa dos Pontos Turísticos e Praias do Piauí
Confira no mapa abaixo onde ficam os pontos turísticos e praias do Piauí.
Dá para ver que tirando a capital Teresina e os Parques Nacionais, os principais pontos turísticos do Piauí são suas praias, então se concentram no litoral do Estado.
Como Conhecer os Pontos Turísticos e Praias do Piauí
- Transporte no Piauí
A não ser que você venha de algum Estado vizinho, como o Maranhão ou o Ceará, ou então esteja percorrendo a Rota das Emoções (leia mais sobre ela aqui – em breve!), a melhor opção é pegar um voo para Teresina.
Você também encontra voos para Parnaíba, porém mais caros e são voos mais longos, com conexão.
Para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez.
Faça uma busca clicando aqui ou abaixo:
Embora você consiga viajar o Piauí de ônibus, essa não é a melhor opção, pois você terá dificuldades para chegar até as praias e pontos turísticos, como por exemplo o porto de onde saem os passeios para o Delta do Parnaíba.
Uma opção muito melhor para viajar pelo Piauí é alugar um carro, o que é bem fácil e econômico. Além do mais, as estradas são boas e as distâncias não são tão grandes.
Dá para reservar on line, pagar parcelado e pegar o carro sem burocracias na locadora escolhida. Foi nossas opção quando viajamos para o Piauí e não nos arrependemos. Clique aqui para consultar preços e modelos disponíveis.
- Hospedagem no Piauí
O Piauí pode até ser um Estado pouco visitado quando você compara com outros do Nordeste, como Ceará e Bahia, mas a estrutura turística não deixa a desejar.
Você sempre vai encontrar pousadas legais e confortáveis, a preços justos e com a melhor hospitalidade piauiense.
Nossa dica é sempre reservar on line com antecedência, para garantir que sua pousada vai atender às expectativas de sua viagem.
Nós usamos o booking.com para reservar, pois é o melhor site de hospedagem e permite reservar sem pagamento antecipado.
Além disso, sempre tem descontos e você consegue ficar numa pousada muito boa por um preço menor do que seria o normal.
Por exemplo, em Barra Grande no Piauí nós ficamos por um preço ótimo no Hotel Be Caju, que é muito lindinho e tem um café-da-manhã divino.
- Alimentação no Piauí
Frutos do mar, caranguejo e carne de sol são alguns dos ingredientes que predominam na comida típica do Piauí. Mas também tem muito caju, macaxeira e alguns elementos bem curiosos.
Um deles é uma cerveja feita de caju, a Berrió.
A Berrió é uma cerveja da Ambev produzida somente no Piauí. A propaganda da cerveja é que ela é perfeita para aliviar o B-R-Ó BRÓ.
Está confuso? Em outro post aqui do blog eu explico que diacho é isso e te dou uma listinha com 15 pratos para provar no Piauí. Clique aqui para ler.
- Passeios no Piauí
Se você estiver de carro alugado não vai ter dificuldade para conhecer os pontos turísticos e as praias do Piauí.
Em quase todos os lugares também há passeios muito legais e alguns são imperdíveis, como é o caso do passeio de barco no Delta do Parnaíba.
Você pode reservar esses passeios on line ou diretamente com as agências de turismo nos destinos. Sempre é uma boa pedir recomendação na sua pousada, para saber preços e agências que prestam um bom serviço.
1) Delta do Rio Parnaíba – Piauí
O Delta do Parnaíba (também chamado de Delta das Américas) está na divisa entre o Piauí e o Maranhão e é um destino cheio de atrativos e passeios legais para quem ama contato com a natureza.
O Delta do Parnaíba, que é um dos principais pontos turísticos do Piauí, recebe esse nome porque no encontro do rio com o mar, ele se esparrama pela planície, abrindo-se em 5 braços de rio principais e formando mais de 70 ilhas fluviais.
Adquire, assim, o formato da letra grega Delta, que é um triângulo.
Só existem 3 lugares assim no mundo. Além do Delta do Parnaíba, são o Delta do Rio Mekong, no Vietnã, e o Delta do Rio Nilo, no Egito.
Para conhecer o Delta do Parnaíba, a melhor opção é se hospedar na cidade de Parnaíba, que tem boa estrutura turística e fica pertinho do porto de onde saem os passeios.
As melhores pousadas no centrinho de Parnaíba são:
- Pousada Porto das Barcas (na melhor localização possível, baratinha e com café da manhã)
- Vila Parnaíba (fica bem no centrinho e tem quartos maravilhosos com banheira de hidromassagem)
- Solar Hostel (um pouquinho mais afastado, mas é uma opção mais econômica)
O passeio pelo Delta do Parnaíba passa por muitos mangues e igarapés, uma região de dunas gigantes e lagoas, e enfim o impressionante encontro do rio com o mar.
Em outro post do blog nós passamos um roteiro completo para conhecer o Delta do Parnaíba e outras atrações da região – clique aqui para ler.
Também mostramos como é o passeio e um pouquinho da cidade de Parnaíba nesse vídeo:
O Delta do Parnaíba combina bem num roteiro que inclua Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses.
Desse jeito você conhecer 3 lugares sensacionais, em 3 Estados diferentes, numa viagem só.
Esse roteiro é chamado de Rota das Emoções e normalmente começa em São Luís – MA e acaba em Fortaleza – CE (ou vice-versa).
Falamos mais sobre como viajar a Rota das Emoções em outro post aqui do blog.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
2) Praia de Barra Grande (Cajueiro da Praia – PI)
Barra Grande é um paraíso ainda a ser descoberto entre as praias do Piauí. Ou melhor ainda: que não seja descoberto. Que seja deixado com a paz maravilhosa que reina por lá!
A maior parte dos viajantes que se aventura a conhecer alguns dos pontos turísticos do Piauí está percorrendo a Rota das Emoções, ou então está atrás das praias com vento forte, perfeitas para a prática de Kitesurfing.
Fato é que uma viagem a Barra Grande vai te render muitos momentos de sossego, com cenários lindos banhados pelo pôr do sol, boa comida e pousadas de ótima qualidade.
Se até hoje você nem sabia da existência de Barra Grande no Piauí, deixa eu te contar um pouco da história do lugar:
Em 1880 o Piauí não tinha litoral nenhum, então fez uma troca com o Ceará, cedendo duas cidades de importância no interior e ganhando assim 66km de costa.
Hoje é o Estado com o menor litoral do Brasil. Mas não pense que as praias do Piauí são pouca coisa não!
Esses 66km do litoral do Piauí são de praias perfeitinhas, bem naquele estilo que a gente sonha quando vai pro Nordeste: areia branquinha, vento fresco e estrutura rústica.
Barra Grande se destaca nesse último quesito: o vilarejo é bem rústico, com ruas de areia, construções de madeira e cavalos e jegues vagando livremente.
Quanto à praia, a água é bem transparente, tem uma profundidade legal (não funda demais, mas dá para nadar) e tem uma temperatura ótima mesmo em março, que foi quando nós viajamos – e é considerado o pior mês na região, por conta das chuvas.
Clique aqui para ler nosso artigo completo com dicas para visitar Barra Grande.
Em nossa viagem nós escolhemos um lugar simplesmente perfeito e que recomendamos muito – o Hotel Be Caju, que tem suítes amplas, piscina, e um café-da-manhã maravilhoso.
Pousadas bem avaliadas e com a localização no centrinho de Barra Grande (perto da praia):
3) Parque Nacional da Serra da Capivara – Piauí
No interior do Piauí, a 530km de Teresina, fica a Serra da Capivara, um dos mais importantes Parques Nacionais do Brasil.
Esse local, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, é um dos maiores e mais antigos conjuntos de exemplares pré-históricos das Américas.
O Parque Nacional da Serra da Capivara ainda é um destino pouco visitado pelos turistas brasileiros, embora seja bastante popular entre estrangeiros que viajam pelo Nordeste do Brasil.
A cidade que serve de base para o turismo no parque é São Raimundo Nonato, que tem boa estrutura, com pousadas, restaurantes e guias turísticos.
Há poucas pousadas na cidade, sendo que as melhores são:
Além das centenas de oportunidades de observar pinturas rupestres dentro de cavernas pré-históricas, o Parque Nacional da Serra da Capivara ainda oferece cenários incríveis, com formações rochosas, montanhas e vegetação únicas.
4) Praia da Pedra do Sal (Parnaíba – PI)
Pedra do Sal é a única praia da cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. É uma praia bem rústica e ainda com a estrutura turística bem precária. Fica a 15km do centro da cidade.
Seu cenário tem águas clarinhas e boas para banho, pedras, dunas de areia, turbinas de energia eólica (aqueles cata-ventos gigantes) e um farol centenário.
Para quem está em Parnaíba e tem um dia livre, a Praia da Pedra do Sal pode ser uma boa pedida. Escolha um dos poucos quiosques pé na areia para almoçar uma comida típica piauiense e relaxe até o pôr do sol pintar tudo de dourado.
Essa praia, e na verdade qualquer outro destino do litoral do Piauí, encaixa bem numa viagem pela Rota das Emoções. Falamos mais sobre ela nesse vídeo:
5) Teresina – Piauí
Teresina é a capital do Piauí. Fica no interior do Estado, a 440km de São Luís – MA e 600km de Fortaleza – CE, as capitais vizinhas mais próximas.
Teresina foi a primeira capital planejada do Brasil, por isso é bastante arborizada, conta com muitos parques e passeios na orla dos rios Poti e Parnaíba, que banham a cidade.
Alguns dos principais pontos turísticos de Teresina, no Piauí, são:
- Mirante da Ponte Estaiada
- Palácio de Karnak
- Encontro dos Rios
- Polo Cerâmico do Poty Velho
Clique aqui para ler nosso artigo completo com os pontos turísticos de Teresina, a capital do Piauí
O ideal é ficar pelo menos 2 dias em Teresina para conhecer os pontos turísticos com calma e visitar muitos restaurantes, para provar o melhor da comida típica do Piauí.
As melhores pousadas na região central de Teresina são:
6) Parque Nacional de Sete Cidades – PI
O Parque Nacional de Sete Cidades é um desses lugares muito únicos no Brasil, mas que pouca gente conhece ou sequer ouviu falar.
Formado por imensas estruturas naturais de pedra, o nome do parque se deve à semelhança dessas formações com cidades.
Elas se distribuem por mais de 30km, e a cidade usada como base para o turismo na região é Piripiri.
Um roteiro completo por esse lugar, que é um dos pontos turísticos mais impressionantes do Piauí, te leva pelas sete cidades imaginárias que compõem o parque.
Cada uma delas tem estruturas em formatos específicos, que lembram animais, pessoas e símbolos. Pelo caminho você ainda encontra piscinas naturais, cachoeiras e inscrições rupestres pré-históricas.
Não há muitas opções de hospedagem perto do Parque Nacional de Sete Cidades, mas o Oca Tocarijus Eco Resort tem chalés lindos e bem localizados para quem viaja pra lá.
Leia também: as 16 melhores praias do Ceará
7) Praia de Macapá (Luís Correia – PI)
Praia de areia branquinha, com um mar de água cristalina que forma piscinas naturais na maré baixa. Quer mais o que?
A Praia de Macapá tem uma boa estrutura turística para visitar e se hospedar. Há ótimas pousadas no vilarejo, que também conta com bares e restaurantes.
Na praia tem barracas e quiosques onde você pode passar o dia relaxando e vendo os kitesurfings voarem de um lado pro outro.
As melhores hospedagens na Praia de Macapá são:
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Imagem em destaque de Mayra Pavanello Munerato, CC BY-SA 3.0
Conhecer o Parque da Serra da Capivara está na minha lista de desejos faz tempo! Aliás, é o que vem à minha cabeça quando penso em Piauí. Uma pena os pontos turísticos sejam ainda tão pouco conhecidos e divulgados quando comparado ao outros estados do Nordeste, não é mesmo?
Com certeza, a Serra da Capivara é um tesouro! Concordo que, apesar da incrível riqueza histórica e natural, ainda é menos conhecida. Espero que em breve mais pessoas descubram e apreciem essa joia do Piauí. Que sua visita aconteça em breve e seja uma experiência inesquecível! 🏞️✨😊
Meu pai nasceu em Parnaíba e até hoje não visitei o Piauí mas esse ano sai de qualquer jeito. Adorei as dicas de pontos turísticos e praias do Piauí. Você tem dica de guia para o Parque Nacional de 7 Cidades?
Oi Lilian! Que legal conhecer o Piauí sabendo que seu pai é de lá 🙂 Faça uma boa viagem!
Estive em Teresina há alguns anos, mas não conheci muita coisa. Já salvei seu artigo, pois vi que o Piauí é um Estado cheio de beleza. Pretendo retornar.
Tem muito lugar lindo no Piauí, o litoral em especial é incrível!
Ai, Serra da Capivara é simplesmente O lugar que mais quero ir no Brasil todo faz anos já! E nesse post tem várias outras ideias que posso combinar na mesma viagem pro Piauí!
A gente também tem muita vontade de voltar pro Piauí e conhecer lugares que ainda não fomos 🙂
Eu já tinha lido seu post sobre a Barra Grande e agora voltei pra conferir os pontos turísticos e praias de Piauí. A Serra da Capivara deve ser o mais famoso, mas gostei de saber das opções.
Que bom que curtiu nossos posts do Piauí! Abraço!
Estou louca para conhecer a Serra da Capivara e os outros pontos turísticos do Piauí. Adorei as dicas. Obrigada!
O Piauí não é dos Estados mais famosos para turismo, mas nós adoramos conhecer e recomendamos muito esses pontos turísticos 🙂
O Piauí é um estado que está na minha lista pra conhecer. Não imagina que tivessem tantos pontos turísticos assim, tá difícil escolher onde ir hehehe. O Parque Nacional da Serra das Capivaras já estava nas minhas anotações, mas agora o roteiro deu uma crescida!
Se conseguir montar um roteiro incluindo o litoral não vai se arrepender! O Piauí é lindo demais
Que delícia esses pontos turísticos do Piauí.
Estive no Piauí há uns 15 anos a trabalho e não pude passear, mas conheci alguns lugares, como o Rio Parnaíba que eu tive que atravessar.
Nossa, imagino como eram esses destinos do Piauí há 15 anos!
Fui a Teresina nos anos 90 e sofri com o calor. Queria muito ter ido ao Delta do Parnaíba, mas não deu. Ainda quero me programar para ir lá! Seu post deu várias sugestões legais e o “caminho das pedras”!
O Piauí foi o último estado do nordeste que eu conheci, e Teresina a única capital que ficou de fora das minhas viagens (por enquanto). Mas um dia a gente volta, né? Tem tantos lugares legais no Piauí, motivo não falta 🙂
É um Estado que ainda não conheço e salvei seu post aqui sobre Pontos Turísticos do Piauí: TOP 7 Lugares e Praias Para Conhecer, porque vai me ajudar muitíssimo quando eu for! Obrigada por compartilhar!
É lindo esse Piauí, viu? Espero que um dia vá conhecer!