Estivemos em Pamukkale para conhecer os famosos Castelos de Algodão da Turquia e nos encantamos com as piscinas de águas termais (incluindo a da própria Cleópatra!) e as ruínas de Hierápolis.
Nesse texto te contamos tudo que é preciso saber para sua visita, incluindo onde fica Pamukkale, como chegar ao local, quantos dias são necessários para conhecer e onde se hospedar.
Índice
O Que São os Castelos de Algodão de Pamukkale – Turquia
Pamukkale é um daqueles lugares que parece ter saído direto de um conto de fadas, sabe?
É essa a impressão que dá quando se vê os “Castelos de Algodão”, aquela imensidão branca em meio às montanhas normais.
Primeiro a gente pensa: “isso é neve?”, mas aí vai chegando mais perto e começando a entender…
Na verdade, são formações naturais feitas de depósitos de calcário que, ao longo dos séculos, criaram terraços brancos que descem pela encosta da montanha.
A água quente e rica em minerais brota do solo e escorre por esses terraços, formando pequenas piscinas de uma cor azul turquesa esbranquiçada.
Caminhar pelas piscinas é dá aquela sensação gostosa de estar em um lugar completamente fora do comum. Esse é um dos lugares que incluímos nesse post sobre curiosidades da Turquia.
Além de toda essa beleza natural, Pamukkale tem também uma história pra contar.
Nas proximidades, você encontra a cidade antiga de Hierápolis, que foi um importante centro termal na época dos romanos.
As ruínas podem ser visitadas, sendo a mais legal de todas a piscina da Cleópatra, onde você pode se banhar.
Mais adiante explico com detalhes como fazer sua visita da melhor maneira.
Como Chegar a Pamukkale – Turquia
Pamukkale fica meio fora de mão para os viajantes na Turquia, mas há basicamente 3 opções de como chegar lá: de avião, de ônibus (por conta própria) ou com um passeio organizado.
A cidade mais próxima é Denizli, que tem um aeroporto com voos domésticos partindo de várias cidades turcas, como Istambul e Izmir. Se você estiver em Istambul, por exemplo, pode pegar um voo direto para Denizli, que dura cerca de uma hora.
Para encontrar voos baratos na Turquia nós usamos o site Skyscanner, que deixa comparar datas e aeroportos próximos, dando o melhor preço, e no final te redireciona para comprar no site que estiver oferecendo o voo mais barato.
Do aeroporto de Denizli, Pamukkale fica a uns 65 quilômetros de distância, e você pode pegar um ônibus, táxi ou até alugar um carro para chegar lá.
Outra opção é ir de ônibus, que é uma maneira econômica e popular de viajar pela Turquia. Há ônibus que partem de várias cidades grandes, como Istambul, Esmirna e Antalya, com destino a Denizli.
A viagem de Istambul, por exemplo, pode durar cerca de 10 a 12 horas, então, se você optar por esse meio, um ônibus noturno pode ser uma boa ideia.
Se você estiver em qualquer cidade mais próxima, procure um ônibus que te leve até Denizli ou o mais próximo possível. É sempre fácil fazer conexões nas rodoviárias da Turquia.
Se você prefere viajar com um grupo organizado, veja as opções, podendo reservar on line e pagar em reais ou euros, com cancelamento gratuito:
Também dá para encaixar a Capadócia no roteiro, claro, mas as distâncias não são pequenas.
Quanto Tempo Ficar em Pamukkale – Turquia
Pamukkale é uma cidade bem pequena, mas que tem muitas hospedagens e restaurantes e um centrinho gostoso de passear.
Leia mais sobre comidas típicas e sobre os doces turcos aqui no blog 🙂
Eu acho que dormir uma noite em Pamukkale vale a pena, principalmente porque as viagens para chegar/sair de lá são longas.
Também vale a pena, se conseguir se planejar assim, ir bem cedinho nas piscinas, pois o sol forte e as multidões vão chegando com o passar do dia.
Há muitas pousadinhas bem avaliadas e com preço bom em Pamukkale.
O Aspawa Hotel, Bavella Boutique Hotel e Paradise Boutique Hotel se destacam também pela ótima localização, perto de tudo.
Para ver mais opções de hospedagem em Pamukkale clique aqui.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Como Visitar as Piscinas de Pamukkale – Turquia
Como já disse, o ideal é acordar cedinho para visitar as famosas “travertines”, nome dado às piscinas naturais formadas no calcário.
É isso que torna Pamukkale um lugar tão único. Seu nome significa, literalmente, “castelos de algodão”.
Você pode comprar os ingressos na entrada do local, e seguir por uma subidinha até onde começam as piscinas. Ali é recomendado andar sem calçados.
Há várias piscinas e canais por onde a água quente desce com pressão, então aproveite para receber uma massagem natural e relaxar naquele ambiente tão único, curtindo a paisagem.
Na parte mais alta, depois de passar pelas piscinas, há lanchonetes, banheiros e uma estrutura turística legal para fazer uma pausa antes de seguir com o passeio.
Leia também sobre a lindinha cidade de Amasya na Turquia
Ruínas de Hierápolis
As ruínas de Hierápolis são os restos de uma antiga cidade romana que fica bem ao lado de Pamukkale.
Essa cidade foi fundada lá pelo século II a.C. e era famosa por suas águas termais, que o povo acreditava ter poderes curativos.
Por isso, muita gente ia para lá tomar banho e tentar se curar de várias doenças.
Quando você visita Hierápolis hoje, pode ver de perto as ruínas que sobraram daquela época, como o teatro romano, que ainda está super bem conservado, e a Necrópole, cheia de túmulos e sarcófagos.
Andar por essas ruínas é como dar um passeio por uma cidade antiga, e é legal de ver como eles viviam. É um complemento interessante para a visita a Pamukkale.
Piscina de Cleópatra
Confesso que o que mais nos interessou nessa parte de cima foi a Piscina da Cleópatra. Trata-se de uma piscina natural com água termal (claro!). A entrada é paga à parte, não está incluída no ingresso de Pamukkale.
Diz a lenda que essa piscina termal foi um presente de Marco Antônio para Cleópatra, mas, verdade ou não, o lugar é incrível.
A água é morna e cristalina, cheia de bolhas que dão aquela sensação de estar em um spa natural.
O mais interessante é que a piscina é cheia de colunas e pedaços de mármore que caíram durante um terremoto que destruiu parte da antiga Hierápolis.
Você pode nadar entre essas ruínas submersas, o que é muito divertido.
Leia também sobre as praias de Oludeniz na Turquia
Mapa de Pamukkale – Turquia
No mapa abaixo está apontada a entrada, a área das picinas de calcário, das Ruínas de Hierápolis e da Piscina de Cleópatra
Qual Moeda Levar Para a Turquia
Nome da moeda: Lira Turca (TL)
Cotação (agosto/2024): 100 TL = R$16,77
Lembre-se sempre que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Além de dinheiro vivo, que nos bazares e comércio informal da Turquia é a única opção de pagamento, o que nós mais usamos no país foi o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão. Ele funciona como um cartão pré-pago, então também evita surpresa na fatura.
Na Wise você consegue abrir uma carteira em TL e adicionar dinheiro antes de sua viagem, quando perceber que a cotação está boa, ou durante, caso precise de mais.
Para fazer saque na Turquia, os bancos que normalmente não cobram taxa são o HSBC e o Halkbank. Os outros cobram, mas avisam antes do saque e você pode cancelar se quiser.
Hotéis, restaurantes e locais turísticos aceitam euro, mas numa conversão desvantajosa, então o melhor é sacar a moeda local mesmo.
Leia também sobre Ancara, capital da Turquia
Seguro Viagem Para a Turquia
Não é obrigatório apresentar seguro viagem para viajar para a Turquia.
Porém, independente disso, o seguro é recomendável para te poupar de estresse e gastos excessivos em caso de necessidade, tanto em situações de doença quanto de mala extraviada, voo cancelado, etc.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Turquia.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A TURQUIA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Que iradoooooooo, não conhecia a piscina de Cleópatra e Hierápolis. Que lugar top, já quero ir hahhaha
Pamukkale é surpreendente né?
Só estou em dúvida em relação ao funcionamento do parque de Pammukale. Alguns lugares dizem que não funciona segunda-feira. Outros dizem que é todos os dias.
Oi Marco. Tem que ver no site oficial direitinho, é a única informação 100% confiável que você vai conseguir, porque essas coisas mudam o tempo todo né
Sempre tive vontade de viajar para a Turquia. Com essas suas dicas de Pamukkale então, mais ainda. Essas piscinas naturais são lindas demais! Gostei de saber que se ficarmos na cidade tem restaurantes legais. Eu adoro a culinária de lá.
Pamukkale é um lugarzinho bem tranquilo, a maioria dos turistas nem passa a noite lá, mas nós curtimos!
Uauuu que lugar maravilhoso!!! Nunca tinha ouvido falar de Pamukkale, mas com essas piscinas naturais (maravilhosas) e ruínas já não preciso de mais nada. Fiquei doida para conhecer!
Pamukkale é um lugarzinho incrível mesmo!!
Já tinha lido acerca dos castelos de algodão de Pamukkale, mas as suas fotos provaram o quanto são incriveis. Sentiu muita diferença na pele, por causa das águas termais?
A pele fica esbranquiçada por causa do calcário, mas nada demais. A água de Pamukkale é uma delícia!
Essas piscinas naturais de Pamukkale são a coisa mais incrível! Sou doida para conhecer, adorei a dica de dormir uma noite na cidade, realmente é vantagem!
Vale muito a pena incluir Pamukkale em sua viagem pela Turquia!