Istambul é uma cidade imensa na Turquia, com alguns bairros legais onde ficar hospedado para conhecer os lugares interessantes sem passar perrengue.
Depois de visitar a cidade duas vezes, conseguimos entender qual a melhor região para se hospedar dependendo do tipo de viajante que você é:
Prefere acordar já de cara com os pontos turísticos? Ou prioriza estar perto da badalação à noite? O mais importante é estar bem localizado ou pagar pouco na hospedagem?
Independentemente de onde você se encaixa, nesse posts nós contamos o bairro onde você deve ficar em Istambul.
E em outro post (clique aqui para ler), nós listamos os pontos turísticos imperdíveis de Istambul, com dicas de como visitar cada um deles.
Mas primeiro, deixamos aqui uma dica que vale para qualquer viajante:
Dica: Fique Perto do Bonde ou do Metrô
Antes mesmo de falar sobre onde são as melhores regiões para ficar em Istambul, eu já vou deixar aqui essa dica: fique perto de uma parada de bonde ou de metrô!
Apesar do táxi não ser muito caro em Istambul, os bondes e o metrô funcionam muito bem, são extremamente econômicos e te levam a basicamente todos os pontos turísticos.
A grande facilidade é que tanto locais quanto turistas podem pagar a passagem com cartão de crédito por aproximação.
Basta aproximar seu cartão no ponto indicado nas catracas e entrar. Super prático!
O Google Maps dá as rotas direitinho, então é só ver onde são as paradas e pronto.
Outra opção para se locomover com facilidade é usando o ônibus turístico, que circula por todos os locais de interesse e tem várias paradas, onde você pode subir e descer conforme quiser durante o dia todo.
Mapa de Onde Ficar em Istambul
Use o mapa abaixo para entender onde são os bairros para ficar em Istambul que mencionaremos adiante.
Sabia que Istambul não é a capital da Turquia? Leia sobre essa e outras curiosidades nesse outro post
Entenda Qual é o Melhor Bairro Onde Ficar em Istambul
Istambul é uma cidade muito movimentada e animada, seja em lugares turísticos ou em bairros mais residenciais.
Parece que em todo canto tem muita gente nas ruas durante o dia e à noite também, com cafés e restaurantes em cada esquina.
Sabendo disso, desde que você não fique muito longe da área turística (para não perder tempo demais no transporte), há muitos bairros legais para ficar hospedado.
Essas que selecionamos aqui são as melhores, cada uma por um bom motivo:
Sultanahmet é o Centro Histórico e a Área Mais Barata* Onde Ficar em Istambul
Sultanahmet é o nome de um bairro de Istambul, e também da praça onde ficam os principais pontos turísticos da cidade.
Ficar perto dessa praça facilita muito a vida do turista que acorda cedo e quer estar já perto de tudo que vai conhecer no dia.
É ali que fica a Mesquita Azul, a Santa Sofia e a Cisterna Subterrânea. O Grande Bazar também fica a uma curta caminhada dali.
Apesar de os hotéis nessa área serem mais baratos nessa área, os preços dos restaurantes acabam sendo bem mais elevados por aqui.
Chegamos a pagar 3x mais na cerveja em Sultanahmet do que em Beyoğlu, o que acaba impactando bastante na vida de quem curte tomar uma ou duas no fim do dia.
Os preços dos restaurantes em Sultanahmet são mais elevados porque é onde a maioria dos turistas passa o dia e acaba almoçando.
Apesar disso, se você tem pouco tempo em Istambul (1 ou 2 dias só), é o melhor lugar para ficar.
Leia também sobre os melhores doces para provar na Turquia
Alguns hotéis baratinhos e com ótimas avaliações, além da localização perfeita, são o Kare Hotel, o Grandma’s House e o Efzen Hotel.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
O Mula Hotel é um hotel mais requintado, com 5 estrelas e todas as comodidades que se pode esperar. Além de ser lindinho e bem localizado, a estrutura é impecável.
O AJWA Sultanahmet é uma experiência digna dos antigos sultões, com decoração tradicional nos quartos e nas áreas de lazer. O atendimento também é excelente, com nota altíssima de avaliação dos hóspedes.
O White House é um hotel 4 estrelas próximo da perfeição (nota 9,8 de 2 mil avaliações de hóspedes), fica na melhor localização possível e, além de quartos confortáveis, tem um terraço com a vista surreal.
Apesar de Sultanahmet ter muitas vantagens e hotéis excelentes, em nossa próxima viagem para Istambul essa será nossa opção de hospedagem:
Eminönü é o Melhor Para Chegar Fácil nos Pontos Turísticos
Eminönü é o nome de um bairro grande de Istambul, mas a melhor parte para se hospedar nele é perto da Ponte de Gálata.
A grande facilidade é que ali tem estação de metrô, ponto de bonde (de 2 linhas diferentes) e ainda as estações de barco, de onde partem os passeios pelo Bósforo, o canal que separa a Ásia da Europa.
Mesmo para quem não pretende usar o transporte público, essa ainda é uma ótima localização porque fica bem no meio do caminho entre as áreas turísticas. No mapa que colocamos lá em cima dá pra ver bem isso.
O Cronton Design Hotel é um dos melhores hotéis 5 estrelas dessa área, com quartos imensos, comodidades para ninguém botar defeito e localização excelente.
O Régie Ottoman Istanbul é outro hotel 5 estrelas na região de Eminönü, e tem um estilo mais moderno e super requintado.
Apesar de não ter tantas opções de hospedagem econômicas como em Sultanahmet, em Eminönü há hotéis intermediários e bem avaliados, como o Sirkeci Grand Family e o Villa Sweet Hotel.
Beyoğlu é o Melhor Lugar Onde Curtir a Vida Noturna de Istambul
Para quem não se importa de pegar transporte durante o dia para passear pela cidade, mas faz questão de estar perto do agito quando a noite chega, Beyoğlu é o melhor lugar onde se hospedar em Istambul.
Beyoğlu é um bairro grande, então anote isso: a área legal para ficar é perto da Praça Taksim e nas redondezas da Istiklal Cd., uma rua de pedestres bem extensa.
O Element Garden é um hotel intermediário, com localização excelente e avaliações muito boas dos hóspedes, principalmente considerando o preço econômico.
O Platt Inn Hotel tem quartos amplos e bem organizadinhos, também fica numa excelente localização e tem ótimas avaliações.
Já o CVK Park Bosphorus é um hotel de alto nível, com 5 estrelas, ambientes incríveis e todo o conforto que você pode desejar em sua viagem a Istambul.
Leia também sobre as melhores praias da Riviera Turca
Seguro Viagem Para a Turquia
Não é obrigatório apresentar seguro viagem para viajar para a Turquia.
Porém, independente disso, o seguro é recomendável para te poupar de estresse e gastos excessivos em caso de necessidade, tanto em situações de doença quanto de mala extraviada, voo cancelado, etc.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Turquia.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
Qual Moeda Levar Para a Turquia
Nome da moeda: Lira Turca (TL)
Cotação (agosto/2024): 100 TL = R$16,77
Lembre-se sempre que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Além de dinheiro vivo, que nos bazares e comércio informal da Turquia é a única opção de pagamento, o que nós mais usamos no país foi o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão. Ele funciona como um cartão pré-pago, então também evita surpresa na fatura.
Na Wise você consegue abrir uma carteira em TL e adicionar dinheiro antes de sua viagem, quando perceber que a cotação está boa, ou durante, caso precise de mais.
Para fazer saque na Turquia, os bancos que normalmente não cobram taxa são o HSBC e o Halkbank. Os outros cobram, mas avisam antes do saque e você pode cancelar se quiser.
Hotéis, restaurantes e locais turísticos aceitam euro, mas numa conversão desvantajosa, então o melhor é sacar a moeda local mesmo.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A TURQUIA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂