O Que Fazer em Reykjavik – Islândia

reykjavik islandia

Reykjavik é a capital da Islândia e é uma cidade diferente de todas as outras cidades que conhecíamos na Europa. 1 ou 2 dias são o suficiente para conhecer suas atrações, provar a culinária local e partir para explorar o resto do país, que é incrível.

Confira nossos vídeos no Youtube contando tudo sobre essa viagem. Foram muitos tombos no gelo! São 2 vídeos em sequência falando dessa viagem inesquecível:

Reykjavik é uma cidade é linda demais, pequena e simples. Existe uma certa ingenuidade pairando no ar, não existe violência urbana, existe pouquíssima desigualdade social e a gente é linda.

É muito diferente chegar numa capital onde o turismo histórico é todo baseado em lendas sobre vikings e elfos.

O turismo tá tentando devagarzinho acabar com esse clima gostoso de lá, mas, ainda que a gente acredite que as pessoas não permitirão que de fato aconteça, isso não tira a magia do lugar.

Se você ainda não leu, confira também:

O Que Fazer em Reykjavik

Dá pra conhecer todo o centrinho de Reykjavik caminhando. A cidade é deliciosa para um passei, apesar de mudanças bruscas do clima, principalmente no inverno.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

O centro é pequeno e todas as distâncias são facilmente feitas a pé. Tem uma ou outra atração mais distante, mas que, com um pouco de planejamento e inteligência pra usar a integração do ônibus, dá pra combinar com todo o resto.

Laugavegur

A rua principal do comércio. Muitos restaurantes, mercado, barraquinha de cachorro quente e lojas ultra hiper caras.

Tjörnin

O lago principal da cidade. Bonito demais, com a City Hall (Ráđhúsiđ) do lado, a catedral (Dómkirkjan), o parlamento, um monte de pato, uma ponte de frente pro pôr-do-sol, casinhas bucólicas numa das margens, e mais um monte de coisa linda

Reykjavik Islandia
Reykjavik – Islândia

The Icelandic Opera (Harpa)

Um centro cultural e de eventos. A fachada é interessante e à noite vira um mosaico bem bonito. Vale a pena ver de noite.

reykjavik islandia
Imagem de Catherine Rogan

Arnarhóll

Uma colina com uma estátua de um viking cuja história remonta à fundação da cidade.

reykjavik islandia
Reykjavik – Islândia

Walking Tour de Graça

Uma ótima forma de ser apresentado à Reykjavik é fazendo um walking tour de graça. É necessário agendar pelo site deles (citywalk.is) e é muito divertido e interessante.

O local de encontro de onde começa o tour é a Austurvöllur, que é a praça do parlamento.

Parlamento de Reykjavik - Islândia
Parlamento de Reykjavik – Islândia
Imagem de falco

Hallgrimskirkja

A igreja mais bonitona da cidade, que fica bem no alto, que tem uma estátua grande de um viking importante na frente e que é imperdível.

Hallgrimskirkja
Hallgrimskirkja

Piscinas Termais Públicas

Algo muito imperdível de ser feito em Reykjavik – Islândia é visitar ao menos uma das piscinas públicas. Como o álcool é caríssimo e frequentar bares não é algo saudável pro bolso, os islandeses vão para as piscinas públicas para socializar, bater papo e tudo o mais.

A entrada em qualquer uma delas custa 900 coroas. É obrigatório ficar nu para limpar o corpo com água e sabão antes de entrar nas piscinas. Dizem que às vezes tem até fiscal pra ver se você tá lavando tudo mesmo. Como tá tudo em islandês e tudo é muito novo, é bem engraçada a experiência.

Vesturbæjalaug

É a maior piscina pública do centro, sendo também a mais frequentada por turistas. Outra piscina interessante é a Sundlaug Seltjarnarness, que fica mais afastada (próxima à igreja citada acima), onde pode-se ver mais islandeses apenas socializando e sendo islandeses.

Foto: Bex Walton

Grótta Island Lighthouse

Uma ilha muito próxima ao finzinho da península com um farol.

reykjavik islandia
Imagem de Bernd Hildebrandt

Blue Lagoon

Não é bem na cidade, mas é pertinho. Um dos principais pontos turísticos da Islândia.

Um lago de águas termais que é lindíssimo e de uma cor surreal. A entrada não é barata, mas essa é uma das poucas atrações pagas em Reykjavik e na Islândia.

Nós deixamos para comprar o ingresso em cima da hora e ficamos sem. Então a dica é: compre o seu assim que souber a data da sua viagem.

reykjavik islandia
Blue Lagoon
Foto: McKay Savage from London, UK [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons

Onde Ficar em Reykjavik – Islândia

A melhor localização é no centro, onde você fica perto de tudo e tem boas opções de transporte público.

Para quem quer economizar, há alguns bons hostels na cidade. Os que têm a melhor localização e custo x benefício são o Downtown HI Hostel e o Loft HI Hostel.

Foto: Downtown HI Hostel

Para quem prefere mais privacidade, há bons hotéis em todas as faixas de preço:

Foto: ION City Hotel

Transporte Público em Reykjavik – Islândia

A companhia de ônibus se chama Strætó e é o único meio de locomoção na capital. Pra pegar os ônibus em Reykjavik é possível comprar o ticket em algumas lojinhas/mercados ou pagar direto ao motorista. Ele não vai te dar troco, então é bom ir com o valor exato (440 coroas).

Ao pagar, recebe-se um ticket que permite entrar em qualquer outro ônibus por mais ou menos 2 horas. No próprio ticket vem escrito o horário limite – em islandês, mas dá pra inferir que é isso que está escrito lá.

A companhia tem um app (que se chama Strætó) muito útil. A companhia parece se dedicar bastante pra fazer o aplicativo e o site funcionarem bem. É possível até acompanhar a frota inteira em tempo real rodando pela cidade no site deles.

Como Sair do Aeroporto de Reykjavik (Keflavik)

É bom consultar no site ou no aplicativo da Strætó o horário de saída do ônibus do aeroporto pra cidade. Ele sai em horários irregulares, já que não é destinado aos turistas, e sim ao povo que trabalha no aeroporto. A linha é a número 1.

E às vezes é necessário fazer baldeação para outra linha, o que não é um problema, já que o ticket do ônibus te permite fazer isso.

O preço da passagem é em torno de 1400 coroas, o que significa uma economia de quase 1000 coroas em relação às companhias que oferecem serviço de shuttle bus.

Bem, pra chegar no ponto desse ônibus basta seguir o passeio sob a área coberta em frente ao portão de saída do desembarque (próximo ao Dunkin´ Donuts).

Onde estiverem parados os outros ônibus haverá uma placa com o número 1. Não é bem um ponto, e sim o lugar onde o ônibus fica estacionado. Ali mesmo você pega o dito-cujo.

Ao desembarcar no aeroporto, sugerimos também comprar álcool no Duty Free. Já falamos mas não custa repetir: só aqui se encontra álcool a um preço razoável na Islândia toda.

Segunda coisa: decidir se faz câmbio ou se saca dinheiro. As duas opções são caras, mas fazer câmbio se mostrou um pouco melhor.

Comida em Reykjavik

Não há nada barato na Islândia. O que há de mais em conta é um supermercado chamado Bónus. É meio caótico, mas os preços são os mais baixos possíveis pro país.

Cada dia da semana tem um horário diferente, e ele abre tarde e fecha cedo. É bom pesquisar o horário no Google antes de ir e tirar uma foto do quadro de horários quando estiver por lá.

Quanto a comida de rua, o cachorro-quente é a comida preferida dos islandeses.

E quando se fala em comida típica, a Islândia tem algumas coisas interessantes para se provar.

Abaixo listamos os melhores restaurantes.

Sægreifinn

Um restaurante recomendado pelos locais sempre. Além da supostamente melhor sopa de lagosta do mundo (de acordo com o site deles), o lugar tem uma decoração bem legal, com um boneco de cera em tamanho real do fundador do restaurante.

Foto: saegreifinn.is

Ao entrar, os espetinhos estão ali expostos gigantes e lindos pra serem escolhidos. Daí eles grelham num ponto perfeito e servem. Delicioso demais. Paga-se umas 2000 coroas por cada espetinho. Já a sopa sai por uns 1500.

Fljóttegeott

Fica dentro da rodoviária (BSÍ) e dizem ser a melhor cabeça de ovelha da Islândia. É uma experiência no mínimo curiosa. Chamar de gostoso acho que é pegar pesado, mas não é ruim.

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A ISLÂNDIA

Salve esse post no seu PINTEREST:

aventura, capital, ilha, locomoção, mochilão europa, mochilão islândia, neve, reykjavik, capital da islândia

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

2 comentários em “O Que Fazer em Reykjavik – Islândia”

  1. Cauê Araújo Goulart Bandeira

    Olá,

    Vocês foram em que época?

    Estou pensando em ir no final do ano, entre os dias 21 de dez e 7 de janeiro. Rola fazer tudo de carro no invernão pesado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share