Fizemos uma viagem de um mês por esse país incrível que é a Turquia, e um dos locais que nunca tínhamos ouvido falar e nos surpreendeu muito foi Dalyan.
Confira nossas dicas do que fazer em Dalyan, onde se hospedar e muito mais dicas desse lugarzinho quase secreto na Turquia.
Também temos uma lista com as melhores praias do país, incluindo outras para conhecer na região de Dalyan.
E assista nosso vídeo:
Índice
Onde Fica e Como Chegar a Dalyan na Turquia
Dalyan está situada na costa sudoeste da Turquia, numa região onde o rio Dalyan Çayı serpenteia em meio a uma paisagem repleta de curvas e reentrâncias antes de se encontrar com o Mar Mediterrâneo.
A distância entre Dalyan e Istambul é de aproximadamente 800 a 900 quilômetros por estrada, dependendo da rota escolhida. De carro, a viagem pode levar cerca de 10 a 12 horas.
Essa área liga o mar ao vasto lago Köyceğiz, criando um cenário único.
Localizada entre as cidades de Marmaris e Fethiye, Dalyan oferece uma combinação de beleza natural, história e cultura, com as ruínas antigas de Kaunos e as famosas praias de Iztuzu, conhecidas pela preservação das tartarugas marinhas.
O Aeroporto de Dalaman é o principal ponto de entrada para quem chega de avião. Esse aeroporto oferece conexões com várias cidades turcas e internacionais.
Para encontrar voos baratos use o Skyscanner, que é o melhor site para buscar passagens flexíveis com preço baixo.
Se estiver em uma cidade próxima, como Marmaris ou Fethiye, é possível pegar um ônibus ou dirigir até lá, aproveitando as estradas cênicas da região.
O trajeto de carro a partir de Marmaris leva cerca de uma hora, e de Fethiye, aproximadamente uma hora e meia.
Para alugar carro nós usamos o site da RentCars, que permite pagar em R$ com parcelamento e sempre tem cupons de desconto.
Onde Ficar em Dalyan na Turquia
Dalyan tem muitas opções com bom custo x benefício. Selecionamos aqui alguma de acordo com a localização:
Hotéis de Frente Para o Rio de Dalyan
Não necessariamente eles ficam mais perto do centrinho de Dalyan, mas com certeza a vista é espetacular. Algumas das melhores opções são:
Hotéis Perto do Centro de Dalyan
Dalyan não é uma cidade grande, mas ficar bem pertinho do centro te garante passeios super agradáveis por aquela região. Essa parte da cidade é muito bonitinha e organizada. Os melhores hotéis que encontramos por ali, com preços baixos, são:
O que Fazer em Dalyan
Use o mapa abaixo para entender a localização de cada ponto do qual falamos nesse post.
O clima de Dalyan em si é muito gostoso, sendo uma cidade tranquila, bonita, com uma praça bem ampla, brisa refrescante vinda do rio, bastante gente passeando na rua e muitos restaurantes de comida turca maravilhosa.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Iztuzu Beach (passeio de barco em Dalyan – Turquia)
O desenho dessa praia no mapa já dá uma ideia de quão linda é a área: um arco de terra de 5km de extensão separando o Mar Mediterrâneo do rio, começando da base de uma montanha e indo até o delta do Dalyan Çayı.
Essa praia só pode ser acessada das 8h até as 20h (no período de 01/05 a 31/10), e só por barcos pequenos com motor de baixa potência, pois de noite é hora das tartarugas da espécie Caretta Caretta colocarem seus ovos e tomarem conta do pedaço.
Essa espécie de tartaruga marinha é única da região, e há esforços contínuos para não destruírem o ambiente que elas escolheram para habitar.
Na praia, de um lado pode-se curtir a água doce vinda do rio, e do outro as águas do Mediterrâneo, aqui já não tão clarinhas quanto na Grécia, mas ainda refrescantes.
Na ponta da praia vê-se a saída da água do rio pro mar, sob um paredão rochoso, dando a tudo aquilo uma sensação de se estar num lugar mágico e único.
Não é à toa que essa praia foi considerada já como melhor destino turístico de praia da Europa.
Ali também pode-se visitar o Kaptan June Sea Turtle Conservation Foundation, um centro com a missão de proteger e conservar o habitat das Caretta Caretta, uma das raras construções permitidas na praia.
As outras são dois restaurantes, todas elas feitas de madeira.
Pra chegar até a praia, toma-se um barco público da Daylan Boat Cooperative, que parte lá do centrinho de Dalyan.
Os barcos começam às 9:30h e saem sempre que estão cheios, ou seja, com muita frequência.
Conserve o ticket para poder pegar o barco de volta, que é de graça e sai de hora em hora, a partir das 13h, da praia pra cidade.
Banho de Lama (passeio de barco em Dalyan – Turquia)
As informações são um pouco confusas sobre os famosos rejuvenescedores banhos de lama em Dalyan, então aqui vamos tentar esclarecer as coisas. Existem dois lugares para se enlamear todo: o Small Mud Bath e o Sultaniye Thermals.
O Sultaniye Thermals fica à beira do lago Köyceğiz e normalmente é visitado junto com um passeio pelo lago, sendo que a parada no banho de lama tem 1h de duração.
Conta com uma piscina de lama e uma piscina aquecida, ambas deliciosas. Tem também um bar.
Para chegar às Termas de Sultaniye, você pode pegar um barco a partir de Dalyan, ou dirigir até lá.
O Small Mud Bath é mais próximo da cidade, porém com acesso apenas de barco. Esse banho de lama é menor, mas é mais recomendado pra quem só quer curtir a lama mesmo. O barco te deixa lá por duas horas.
Dalyan Rock Tombs ou Kaunos
As Tumbas de Rocha de Dalyan, também conhecidas como as Tumbas de Kaunos, são um lugar bem curioso, e um dos marcos da região.
Esculpidas nas encostas íngremes das montanhas ao longo do rio, essas tumbas datam do século IV a.C. e fazem parte da antiga cidade de Kaunos.
Essas tumbas foram feitas para abrigar os restos mortais da elite de Kaunos, e seu design imponente reflete a importância das pessoas enterradas ali.
As fachadas das tumbas, que lembram templos gregos, são esculpidas diretamente na rocha e são visíveis de longe, tanto da cidade quanto do rio.
Kaunos, a cidade antiga onde estão as tumbas, era uma importante cidade portuária na antiguidade, com uma história que inclui períodos sob domínio lício, persa, helenístico e romano.
Além das tumbas de rocha, as ruínas de Kaunos incluem um teatro, templos, banhos romanos e uma acrópole.
Você pode acessar as Tumbas de Kaunos de barco, navegando pelo rio, ou por trilhas que levam até a cidade antiga.
Leia também sobre a lindinha cidade de Amasya na Turquia
Bazar Público de Köyceğiz (passeio de barco em Dalyan – Turquia)
O Bazar Público de Köyceğiz é um mercado tradicional que acontece semanalmente na cidade de Köyceğiz, nas proximidades de Dalyan.
Realizado todas as segundas-feiras, o bazar é um ponto de encontro entre moradores locais e visitantes, que se reúnem para comprar e vender uma grande variedade de produtos.
O bazar é conhecido por suas barracas cheias de frutas e legumes frescos, especiarias aromáticas, ervas, mel, queijos e outros produtos locais.
Além de alimentos, você também encontra artesanato, roupas, tecidos, cerâmicas e lembranças, muitas vezes feitas à mão por artesãos da região.
A Dalyan Boat Cooperative organiza passeios para essa feira, inclusive combinando com o Sultaniye Thermals (banho de lama), um almoço gostoso no barco e mergulho no lago.
Leia também sobre Oludeniz, a melhor praia da Turquia
Qual Moeda Levar Para a Turquia
Nome da moeda: Lira Turca (TL)
Cotação (agosto/2024): 100 TL = R$16,77
Lembre-se sempre que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Além de dinheiro vivo, que nos bazares e comércio informal da Turquia é a única opção de pagamento, o que nós mais usamos no país foi o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão. Ele funciona como um cartão pré-pago, então também evita surpresa na fatura.
Na Wise você consegue abrir uma carteira em TL e adicionar dinheiro antes de sua viagem, quando perceber que a cotação está boa, ou durante, caso precise de mais.
Para fazer saque na Turquia, os bancos que normalmente não cobram taxa são o HSBC e o Halkbank. Os outros cobram, mas avisam antes do saque e você pode cancelar se quiser.
Hotéis, restaurantes e locais turísticos aceitam euro, mas numa conversão desvantajosa, então o melhor é sacar a moeda local mesmo.
Seguro Viagem Para a Turquia
Não é obrigatório apresentar seguro viagem para viajar para a Turquia.
Porém, independente disso, o seguro é recomendável para te poupar de estresse e gastos excessivos em caso de necessidade, tanto em situações de doença quanto de mala extraviada, voo cancelado, etc.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Turquia.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A TURQUIA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Já ando há anos para visitar Dalyan, na Turquia. Infelizmente ainda não tive oportunidade. Quero tanto fazer os trilhos ali à volta.
É uma região linda, deve ser maravilhoso fazer trilhas por ali 🙂
Eu ainda não tinja ouvido falar na Cidade Dalyan, na Turquia. Vc conseguiu me convencer com esse seu post que devo colocar esse destino na minha listinha. Obrigada por me apresentar mais um destino.
É uma lindeza mesmo 😉
Post surpreendente sobre Dalyan! Adorei visitar a Turquia com vocês! E que delícia que deve ter sido esse banho de lama, heim?!
É bem gostoso mesmo! No começo dá um nojinho, mas depois a gente entra na onda rsrsr
Também nunca tinha ouvido falar em Dalyan, na Turquia, mas me pareceu um destino muito interessante. Só a história das tumbas eu achei muito legal, adoro essas coisas, kkkk.
É bem doido mesmo esse papo das tumbas na pedra rsrs
Ah a Turquia tem tantos lugares lindos! Adorei passear por Dalyan com vocês. Gostei muito do Kaunos. Muito bonito e muito impressionante que sejam de 2500 anos atrás!
Pois é, a Turquia é cheia desses lugares que a gente nem imagina!