Viagem Para a Grécia: Mochilão por Meteora, Atenas + 6 Ilhas Gregas

viagem para grecia

Fizemos uma viagem para a Grécia que durou um mês e curtimos muito o país. Nesse post reunimos dicas de roteiro, locomoção (barcos para as Ilhas Gregas), hospedagem, passeios e muito mais. Confira!

No verão de 2017, o leste europeu enfrentou uma onda de calor extremamente intenso, convenientemente batizada de “Lúcifer”. Nessa época estávamos na Romênia, a caminho do incrível festival cigano em Guča, na Sérvia, e nem tínhamos pensado em fazer um mochilão pela Grécia, mas uma coisa era certa: a gente queria praia! Queria muito!

Nossa primeira ideia foi tocar pra Croácia, mas uma pesquisa rápida nos revelou algo bem triste: qualquer hospedagem estava custando ao menos 50 euros, e qualquer praia estaria cheia de jovens europeus dos países mais ricos do Ocidente. Essa é a realidade dos meses de julho e agosto em praticamente qualquer destino com praia na Europa. Nós não queríamos isso.

Depois de muitas pesquisas, decidimos mudar completamente nossos planos: vamos fazer uma viagem para a Grécia! Ia dar certinho: até chegarmos nas ilhas gregas já seria quase setembro, fim da altíssima temporada, e os preços e as praias já estariam mais a nossa cara.

viagem para grecia
Samos, Grécia

Você sabia que esses países fazem parte de uma região chamada Balcãs? Nós escrevemos um post completão sobre como montar um roteiro de viagem por eles. Leia mais:

Se você pensa em viajar pela Europa, não deixe de ler:

Roteiro da Nossa Viagem de Mochilão Para a Grécia

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

1) Lárissa

Entramos na Grécia pelo Norte, cruzando a fronteira com a Macedônia. Fomos pra cidade de Larissa visitar uns amigos. Uma cidade meio grande, meio pequena, sem muitos atrativos. A uma hora de distância dá pra encontrar umas praias bem bonitas, frequentada mais pelos gregos mesmo.

2) Meteora

De Lárissa nós seguimos para Meteora, lugar incrível e apaixonante ao extremo. Clique aqui para ler o post completo com as dicas para explorar esse paraíso de pedras e monastérios.

viagem para grecia
Meteora, Grécia

3) Patras

Depois de Meteora, fomos até Patras, sudoeste da Grécia, para visitar uma outra amiga. A ideia era partir para Zakynthos, uma ilha que ficou bem famosinha nos últimos anos por causa da Navagio Beach, eleita uma das praias mais bonitas do mundo. Essa fama foi despertada principalmente entre os brasileiros.

(desculpem, mas não resisti e coloquei fotos dos cachorrinhos fofos da nossa amiga)

Nossa amiga grega, entendendo que o que mais queríamos eram praias tranquilas pra acampar e curtir o mar, nos aconselhou a seguir outro roteiro. Eu disse a ela que queria ver as praias bonitas, as famosas casinhas brancas com teto azul, e ela riu de mim:

“Amiga, isso tem em todas as ilhas. Não precisa ir pra Mykonos ou Santorini. Essas ilhas são sim muito bonitas, porém tudo nelas custa mais caro, porque são muito populares entre os turistas. Elas também perdem o clima tranquilo devido à imensa quantidade de navios de cruzeiro que passam por lá. Imagine você na praia, e de repente chega um navio desembarcando milhares de pessoas que só querem andar de um lado pro outro tirando fotos e consumindo o lugar. Não, né?”.

E não mesmo! Depois de longas conversas com ela, debruçados sobre um mapa da Grécia, desenhamos mais ou menos qual seria nosso roteiro.

4) Atenas

Partimos para Atenas, nossa última parada em terra firme, e nos preparamos para passar semanas acampando pelas ilhas gregas.

Curtimos um dia em Atenas num roteiro bem enxuto, com vontade de quero mais. Confira as dicas clicando aqui.

viagem para grecia
Atenas, Grécia

5) Paros e Antiparos

Pegamos um barco de Atenas até Paros, de onde fizemos um passeio de um dia para Antiparos, ilha menorzinha e ainda mais paradisíaca. Clique aqui para ver nosso relato.

6) Folégandros

A gente pensou que a água não podia ficar mais cristalina, mas em Folégandros isso é possível. Além das praias lindas (com muito nudismo e gente acampando), curtimos uma festa tradicional grega, a Panagiria. Confira nosso relato completo de Folégandros clicando aqui.

7) Naxos

Depois de dias de tranquilidade absoluta em Paros, Antiparos e Folégandros, o tamanho e a quantidade de gente em Naxos nos assustou um pouco. Aqui já rola um pouquinho mais de caos, mas ainda assim as praias são maravilhosas e foi possível seguir nosso roteiro “roots” pela Grécia.

Clique aqui para ver nosso post completo sobre Naxos.

viagem para grecia
Naxos, Grécia

8) Mykonos

A gente não queria ir pra Mykonos, pois estávamos cientes dos preços mais altos e da quantidade de turistas. Mas não teve jeito. Para pegar o barco que queríamos até a Turquia tivemos que passar por essa ilha.

No fim até que curtimos bastante Mykonos e achamos tudo muito bonito por lá. Clique aqui para ver nossas dicas de como economizar em Mykonos.

viagem para grecia
Mykonos, Grécia

9) Samos

Nossa última parada na Grécia, já com muitos aspectos da Turquia pela proximidade. Curtimos praias maravilhosas e o friozinho que já anunciava o outono. Clique aqui para ver nossas dicas sobre Samos.

viagem para grecia
Samos, Grécia

Qual a Moeda Usada na Grécia

Nome da moeda: Euro

Cotação (setembro/2022): 1 euro = R$ 5,05

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Melhor Época para Visitar as Ilhas Gregas

Quando ir para as ilhas gregas? A resposta mais fácil é: no verão! Além de ser o melhor clima para curtir aquelas praias paradisíacas, durante o verão é mais fácil encontrar barcos entre as ilhas. Fora dessa época, tem ilhas que tem um barco por mês conectando elas, e mesmo pra ir de uma ilha famosinha pra outra não é tão fácil.

Mas cuidado: no auge do verão (julho e agosto), quando todos os europeus estão de férias e sedentos por praia e sol, fica tudo lotado e com música alta pra todo lado.

E os preços sobem muito! Pra ter uma ideia, sempre que pesquisamos o preço de um camping ou outra hospedagem qualquer, encontramos uma tabela do tipo: preço até 30 de agosto: x, preço a partir de 1° de setembro: um valor bem menor que x.

quanto custa acampar ilha grega
Tabela de preço de um dos campings que pesquisamos

Nós saímos de Atenas no dia 5/setembro e ficamos nas ilhas até 30/setembro.

A galera dos campings e até mesmo dos restaurantes comentavam que fizemos uma ótima escolha, pois setembro é o “mês mais bonito nas ilhas”, de acordo com eles.

Até mesmo a data de saída foi bem escolhida: a partir de 1° de outubro muitos dos barcos param de rodar. O que nos leva à próxima questão.

viagem para grecia
Naxos, Grécia

Como Viajar Entre as Ilhas Gregas

Nós sempre usamos esse site aqui para fazer as pesquisas, porque ele mostra todas as opções para os dias, das diferentes companhias que fazem os trajetos entre as ilhas. Sempre viajamos pela opção mais econômica, sem se preocupar com conforto ou horário.

Se tiver dificuldades de encontrar informações nesse site, também pode procurar direto nos sites das companhias. As principais são Hellenic, Blue Star e Sea Jets.

Todos os ferries que viajamos eram grandes e com vários ambientes diferentes. Embora a gente tenha viajado sempre de classe econômica, depois de o barco sair do porto ninguém se incomodou de a gente ir pra primeira classe, que é mais confortável e com ar condicionado, dependendo da companhia.

Embora alguns trajetos sejam bem demorados, a viagem é tranquila. Os ferries não balançam muito, dá até pra esquecer que tá lá dentro.

Conseguimos dormir, comer, ler e usar o banheiro sem nenhum problema. Falando em comida, sempre vimos restaurantes abertos nos barcos. Quando a viagem era noturna, eles avisavam qual o horário de funcionamento, que não era a noite toda.

Campings Nas Ilhas Gregas

O clima em setembro é absolutamente perfeito para acampar nas ilhas gregas. Não vimos sequer uma gotinha de chuva em nenhuma das ilhas. Os campings possuem ótima estrutura e sempre são mais econômicos que outros tipos de hospedagem.

Algumas vezes foi difícil encontrar informações sobre camping. Nossa pesquisa era basicamente no Google e no Google Maps: é só dar um zoom na ilha e escrever “camping” na caixa de pesquisa, e o Maps vai te mostrar todos os campings que estão naquela área do mapa.

Também é importante ficar atento às datas de funcionamento dos campings, pois alguns encerram a temporada já no meio do mês de setembro. Quase todos os campings tem barracas para alugar.

Hostels e Hotéis nas Ilhas Gregas

Se você não curte acampar, mas quer economizar em hospedagem, a gente recomenda buscar hostels ou hotéis pelo booking.com. A grande maioria das hospedagens usam o site para reserva de quartos e sempre rola umas promoções bem boas.

Booking.com

O Que Faríamos Diferente em Nossa Viagem Pela Grécia

Nós gostaríamos muito de ter visitado a Ilha de Ikaria, que segundo nossa amiga grega, é um paraisinho hippie. Lá as pessoas fazem camping livre na praia mesmo, além de ter, de acordo com ela, as melhores “panagirias” da Grécia.

Porém, não é tão fácil quanto parece: os barcos para lá são poucos e em horários ruins. No fim de setembro, já não tem mais muita gente e nem muito transporte na ilha, pois as férias acabaram e todo mundo voltou pra sua rotina.

Falamos mais da festa panagiria no post de Folégandros.

viagem para grecia
Folégandros, Grécia

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Leia mais no blog Turista Imperfeito: Chrissi Island: a ilha dourada de Creta

E não perca as dicas do blog Across The Universe: 5 Coisas Sobre a Navagio Beach

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A GRÉCIA

Pra quem quer conhecer Santorini eu recomendo as dicas do blog Fui Ser Viajante: Um dia em Santorini: o que fazer na ilha mais romântica da Grécia e do blog Descobrir Viajando: Um Dia Em Santorini.

E veja também as dicas sensacionais do blog Viajante Móvel: Ilha de Corfu – Grécia

Salve no seu Pinterest:

camping, ilha, locomoção, mochilão europa, mochilão grécia, mochilão leste europeu, praia, roteiro de viagem, ilhas gregas, verão na europa, praia na europa

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

22 comentários em “Viagem Para a Grécia: Mochilão por Meteora, Atenas + 6 Ilhas Gregas”

  1. São tantas ilhas para visitar na Grécia que eu fico bem perdidinha kkkkk Não sou muito de praia então não faria questão de ir no alto verão, além d ser bom para fugir dos altos preços kkkk Mas gostei que vcs incluíram a região de Meteora além de Atenas tb pq Grécia é muito mais do que as ilhas!

  2. Adorei esse roteiro de mochilão pela Grécia. As ilhas Gregas são aquele tipo de lugar que dá para fazer mil viagens e sempre se surpreender. Quero muito voltar e conhecer mais e vc já me deu algumas ideias aqui. Obrigada!

  3. Que delícia de viagem pela Grécia! Ainda não conheço e gostei do roteiro de vocês, entrando no país pela Macedônia. A minha dúvida é se vocês fizeram essa rota porque é a melhor ou porque iriam visitar amigos.

  4. Que delícia de roteiro! Não imaginei a possibilidade de um mochilão na Grécia, mas amei a ideia para tornar a viagem mais acessível. Já vou deixar salvo pra quando eu for.

  5. Pingback: Planejando 10 dias pelas ilhas jônicas da Grécia - Viajante Móvel

  6. Adorei o post. Gratidão! Olha só, vou ficar 6 dias na Grécia (primeira semana de setembro) depois de pedalar 5 mil km (comecei na Estônia). Queria ficar em uma ilha, bem tranquilo, acampado de pés pra cima, hahah. E gastando o menos possível, é claro. Qual delas vc indicaria?

    1. Caminhos me Levem

      Oi José! Que viagem massa! Parabéns! Paros é uma ilha maravilhosa, que tem ferry direto de Atenas, e tem pelo menos 2 campings. Em Antiparos, que você chega de barco a partir de postos Paros, também tem um camping e a ilha é menor e ainda mais tranquila. Acho que são boas opções pra você 🙂

  7. Deu uma saudade da Grécia lendo esse post…do roteiro de vocês fomos à Atenas e Mykonos e em Naxos fizemos uma parada no ferry para alguns passageiros descerem e outros subirem. Amamos o país e pretendemos voltar.

  8. Muito legal seu post. Nós já estivemos na Grécia duas vezes, uma só em Atenas e outra conhecendo as ilhas Jônicas, uma das melhores viagens que ja fizemos. Lendo seu post vimos que precisamos voltar para conhecer todas essas outras ilhas que você visitou.

  9. Se uma ilha grega já é um sonho, imagino como deve ser conhecer tantas! Ótimo saber da opção de camping, a gente prefere. Não só pelo fato de ser mais barato, mas pela vibe do lugar e de quem frequenta.

    1. Que bom que você gostou! Realmente eu lembro dessa viagem como um sonho, foi perfeita! E os campings são excelentes, pode ir sem medo de ser feliz. Abraço

  10. Adorei! Eu fui no verão desse ano para Atenas e amei, infelizmente não consegui ir nas ilhas, mas depois de saber que as famosas casinhas brancas com teto azul tem em várias ilhas, já vou me programar para o ano que vem.

  11. Muito interessante o seu roteiro, passando por lugares menos conhecidos/populares. Gostei muito das dicas práticas. Quero ir para a Grécia já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share