Encante-se com Antiparos e Paros – Grécia

paros grecia

Antiparos e Paros provavelmente foram nossas ilhas favoritas na Grécia! Passamos 6 dias em Paros e fizemos uma viagem de um dia à sua pequena vizinha, Antiparos.

Não sei se é porque foi a primeira que visitamos, mas Paros nos encantou profundamente! Se você ainda não leu, confira também:

E leia mais sobre outras ilhas que visitamos:

E não deixe de ver nosso vídeo sobre as ilhas gregas:

Ferry de Atenas a Paros – Grécia

Viajamos para Paros num barco noturno, saindo do porto Piraeus, em Atenas. Essa era a opção mais barata para fazer o trajeto, e foi bem confortável.

Embora nossa passagem fosse de classe econômica, depois que o ferry saiu de Piraeus nós fomos à sala da primeira classe e percebemos que todo mundo estava lá se preparando pra dormir, de boa no ar condicionado. Ficamos lá também e não tivemos nenhum problema.

Amanhecer em Paros

Quando chegamos a Paros ainda era madrugada, e ficamos esperando a recepção do camping abrir pra podermos montar nossa barraca.

Em setembro não vimos nenhuma gotinha de chuva na Grécia, todos os dias foram quentes e ensolarados, e as noites frescas com um ventinho gostoso entrando na barraca.

Paros, Grécia

O Que Fazer em Paros – Grécia

Muita praia e cidadezinhas lindas pra passear. No mapa estão marcados todos os pontos que visitamos e a seguir vamos falar um pouquinho de cada um.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Livadia Beach

Na praia Livadia há restaurantes que cobram (caro, preço pra turista europeu) pelo uso do guarda-sol e cadeiras. Mas o melhor é ficar na sombra debaixo das oliveiras mesmo. E são muitas delas, então dá pra ficar relaxando por ali sem gastar nada.

O mar de Livadia, Paros
Praia Livadia, Paros, Grécia

Krios Beach

Um pouco fora da cidade fica outra praia incrível: a Krios. Dá pra ir até lá de táxi, mas nós preferimos ir caminhando pela trilha que beira o mar. Escolha certa! Olha só esse visual aí na foto.

Praia Krios, Paros, Grécia

Krios é bem parecida com Livadia, mas com a água ainda mais trasparente (se é que isso é possível). Lá também tem um camping.

Pôr-do-sol em Paros

As Ilhas Gregas não são exatamente baratas para mochilar. Embora dê pra economizar na hospedagem e no transporte entre as ilhas, comida e bebida são bem caras.

Nossa alternativa sempre era comprar uns vinhos no mercado e ficar bebendo na praia, vendo o pôr-do-sol e depois a lua nascendo.

E falando em pôr-do-sol, eles são de tirar o fôlego na Ilhas Gregas.

Kolimpithres Beach

Um dia fomos visitar a praia Praia Kolimpithres. Pra chegar até lá, pegamos um ônibus que ia até Naoussa, a outra cidade “grande” da ilha, e pedimos pro motorista nos deixar no começo da estradinha que leva à praia. Caminhamos cerca de meia hora pra chegar nesse paraíso.

Praia Kolimpithres, Paros, Grécia

Essa praia é cheia de pedras incríveis, de cor clara e moldadas em formas muito bonitas.

Naoussa

Depois do dia de praia, caminhamos até Naoussa (quase uma hora) e ainda passeamos pela cidade antes de voltar para Paros. O centrinho de Naoussa é lindo, todo branco e azul no estilo Grego.

Paros à Noite

O centro de Paros também é super charmoso, principalmente à noite. Nós pensávamos que a cidade era basicamente o que estávamos vendo à beira do mar, mas quando começamos a entrar pelas ruazinhas levamos um susto. Quanto charme!

Paros à noite

Antiparos

Enquanto estávamos acampando em Paros, aproveitamos para conhecer também a ilha vizinha, chamada Antiparos.

No porto de Paros, o mesmo onde chegam os ferrys, pega-se um barco e rapidinho você já está se deslumbrando com as águas cristalinas da ilha.

paros grecia
Igreja próxima ao porto de Antiparos

Já ao chegar no porto de Antiparos nos deparamos com águas de um tom de azul incrível e uma ilha bem mais tranquilinha que Paros, com menos gente.

Porto de Antiparos

Psaralyki Beach

Do porto de Antiparos caminhamos menos de meia hora até a Praia Psaralyki. A caminhada é bem bonita por perto do mar, apesar do sol super forte.

Praia Psaralyki

Psaralyki na verdade são duas praias, uma muito próxima da outra. As duas são bem parecidas e ótimas para banho, mas nós escolhemos ficar na segunda, que tinha menos gente.

Agios Spyridonas Beach

Depois caminhamos de volta para o porto e seguimos até a Praia Agios Spyridonas. Não ficamos lá porque achamos a água um pouco suja.

Praia Agios Spyridonas

Antiparos Camping Beach

Seguimos caminhando até chegar ao camping de Antiparos (chama-se Camping Antiparos mesmo, sem nenhuma criatividade), que fica numa das praias mais fantásticas que já vimos na vida. Se trata de uma praia oficial de nudismo, o que não nos surpreendeu.

O nudismo é bem comum nas ilhas gregas. Algumas praias, como essa, são oficiais, mas muitas outras praias que visitamos tinham muitos banhistas nus, geralmente num canto mais afastado.

paros grecia antiparos
Praia do camping de Antiparos

O motivo dessa praia ser tão incrível é que a água é muito transparente, sem ondas, e nunca fica funda. Dá pra ir caminhando (ou nadando) até a ilha que fica em frente a ela, a Firo.

paros grecia
Nosso lanchinho polêmico numa praia de nudismo

Centro de Antiparos

Antes de pegar o barco de volta para Paros, fomos conhecer o centro de Antiparos. Como já esperávamos, nos encantou.

A cidade é bem menor que Paros, mas também tem uma boa estrutura de restaurantes e mercados.

Ainda conta com um castelo de 1440 que é bem diferente dos castelos que se vê por aí.

Onde Ficar em Paros e Antiparos – Grécia

Paros tem opções para todos os gostos e bolsos. A melhor localização é na Praia Livadia, porque assim você fica fora da “bagunça” do centrinho (o fim de semana foi super agitado lá), mas ainda é possível ir andando.

Algumas boas opções entre os locais mais econômicos são o Stella Hotel e o Arian Hotel (ambos na praia), assim como o Hotel Acropolis (no centrinho).

Pra quem não se incomoda em gastar um pouco mais, tem o maravilhoso Sandon Hotel, na praia, e o impressionante Argonauta Hotel, no centrinho.

Em Antiparos também há várias opções de hospedagem. Como a ilha é bem pequena dá pra ficar pertinho da praia e ao mesmo tempo do centrinho.

Bons hotéis em Antiparos são o Pavlos, o Asteras e o Mantalena.

Camping em Paros – Grécia

O clima em setembro é absolutamente perfeito para acampar nas ilhas gregas. Não vimos sequer uma gotinha de chuva em nenhuma das ilhas. Os campings possuem ótima estrutura e sempre são mais econômicos que outros tipos de hospedagem.

Algumas vezes foi difícil encontrar informações sobre camping. Nossa pesquisa era basicamente no Google e no Google Maps: é só dar um zoom na ilha e escrever “camping” na caixa de pesquisa, e o Maps vai te mostrar todos os campings que estão naquela área do mapa.

Também é importante ficar atento às datas de funcionamento dos campings, pois alguns encerram a temporada já no meio do mês de setembro. Quase todos os campings tem barracas para alugar.

Camping Koula

Bastante sombra, porém o chão estava sempre com muitas folhas e galhos. Tem mesinhas e cadeiras para usar à vontade. Banheiros grandes com chuveiros bons, tudo limpo e funcionando bem. Espaço para cozinhar com geladeira à disposição dos campistas, porém sem fogão e nem acessórios. Localização perfeita, em frente a uma das melhores praias da ilha.

Camping em Paros

Em setembro/2017 pagamos 7 euros/pessoa/noite com nossa própria barraca.

Em Paros também há o Camping Krios, mas teria sido uma má escolha. Ele fica bem fora da cidade, em outra praia, e embora ofereça transporte durante a maior parte do dia, fica longe de tudo.

Camping em Antiparos

Em Antiparos, ilha menor que fica pertinho de Paros, também há um camping. Não temos muitas informações sobre ele, só que fica à beira de uma das praias mais maravilhosas que fomos. A praia é de nudismo (o que é bem comum nessas ilhas menores).

Camping Antiparos

Qual a Moeda Usada na Grécia

Nome da moeda: Euro

Cotação (setembro/2022): 1 euro = R$ 5,05

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A GRÉCIA

Salve no seu Pinterest:

camping, ilha, locomoção, mochilão europa, mochilão grécia, mochilão leste europeu, natureza, praia, paros, antiparos, ilhas gregas menos turisticas, ilha grega menos famosa, ilha grega mais barata

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar

12 comentários em “Encante-se com Antiparos e Paros – Grécia”

1. Meoo deoos, que praias maravilhosas!
    Como está difícil montar um roteiro pela Grécia, viu? Cada ilha mais linda que a outra…
    Eu já considerava ir pra Paros e Antiparos, e depois das fotos maravilhosas de vocês estou considerando ainda mais.
    Os deslocamentos entre as praias, foram feitos a pé mesmo?

2. Nossaaaaaa tô babando com essas fotocas maravilhosas! Esses dias me peguei pensando nos destinos que estavam no topo da minha lista e claro, Grécia estava lá, numa das primeiras posições. Esses post só fez aumentar os lugares que quero passar por lá! Já tô anotando tudo!!!!! Valeu!

3. Ual, nunca tinha ouvido falar de Antiparos e Paros fiquei apaixonada pela vista linda. Adorei saber também que tem opção de camping já que pode baratear um pouco a viagem pela Grécia. Ótimas dicas!

4. Assim como você, prercebi também que em muitos lugares da Grécia tem praias de nudismo. Quando estivemos em algumas ilhas pequenas, todas elas tinham.

5. 7 euros por pessoa em um camping? Caspita! Por que nunca pensei nisso antes? Eu me apaixonei por essas ilhas que eu desconhecia… E teu texto me enganou.. achei Antiparos bem mais bonita… Voces foram caminhando na água até a outra ilha?