Na Jordânia, o turismo revela uma diversidade incrível de pontos turísticos. Desde as antigas ruínas de Petra, passando pelo local de bastismo de Jesus Cristo e até as paisagens do deserto de Wadi Rum, há algo para todos.
Explore os sítios históricos de Jerash, vivencie a movimentada capital Amã e relaxe nas margens do Mar Morto. A Jordânia oferece uma experiência única, combinando história, cultura e belezas naturais.
O maior destaque da Jordânia é Petra, um dos pontos turísticos mais reconhecidos internacionalmente e uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, que hoje é o principal lugar para conhecer no país a turismo.
A culinária da Jordânia também merece destaque quando o assunto é turismo, pois os viajantes tem a oportunidade de provar pratos árabes tradicionais com ingredientes de excelente qualidade.
Onde Fica a Jordânia
A Jordânia fica no Oriente Médio e é um dos países com melhor estrutura de turismo na região.
Faz fronteira com Arábia Saudita, Iraque, Síria, Israel e Cisjordânia, além de ter conexão bem próxima com o Egito pelo Mar Vermelho.

Como é o Turismo e Qual é a Capital da Jordânia
Amã é a capital e maior cidade da Jordânia, porta de entrada para a maioria dos viajantes a turismo no país.
Enquanto a maioria dos turistas pensa que não vale a pena perder tempo por ali, nós achamos Amã muito agradável, interessante e ótima para um dia de passeio despretensioso.

Amã fica no norte da Jordânia, a 777 metros acima do nível do mar.
Sua distância para alguns dos principais pontos turísticos do país é:
- Petra: 236km
- Deserto de Wadi Rum: 321km
- Jerash: 52km
- Mar Morto: 53 km
Voo Para a Jordânia a Turismo
O Aeroporto de Amã é bem organizado e tem conexões com todos os aeroportos importantes da Europa e do Oriente Médio.
Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.
Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.
Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:
Visto de Turismo Para a Jordânia (e o Jordan Pass Para os Pontos Turísticos)
A maioria dos viajantes que visitam a Jordânia a turismo acabam adquirindo o Jordan Pass, que é um passe bastante vantajoso.
Nele estão incluídas as taxas de visitação de vários pontos turísticos como Jerash (10 JOD), Wadi Rum (5 JOD)), e principalmente de Petra (50 jOD a 60 JOD).
Além disso, com o Jordan Pass você fica isento de pagar a taxa de emissão de visto de turismo para entrar na Jordânia, que é de 40 JOD.
Em 2023 nós pagamos 75 JOD pelo Jordan Pass com direito a 2 dias de visita a Petra. O preço varia conforme quantos dias você escolhe para visitar as ruínas – 1, 2 ou 3.

Outro detalhe é que somente visitantes que passem pelo menos 4 dias (3 noites) na Jordânia tem direito de usar o Jordan Pass a turismo.
Chegando no aeroporto já tem uma fila específica para quem tem o Jordan Pass.
É só apresentar o passaporte + o Jordan Pass e seu visa on arrival será emitido sem custo. Siga para o balcão da imigração para ganhar seu carimbo de entrada.
O Aeroporto de Amã é bem estruturado, mas as coisas são mega caras por lá. Já na área de coletar as bagagens tem caixa eletrônico, casa de câmbio, etc, mas do lado de fora tudo é bem mais barato.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Moeda Usada na Jordânia
Nome da moeda: Dinar Jordaniano (JOD)
Cotação (janeiro/2024): 1 JOD = R$ 6,90
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para a Jordânia o melhor é viajar com Dólar, porque você não vai encontrar Dinar para comprar antes de chegar lá.
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Usamos o nosso cartão da Wise na Jordânia e funcionou direitinho tanto para saque quanto para compras.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Em Jordânia a maior parte dos lugares aceita cartão, mas você precisará fazer um saque para pagar coisinhas pequenas aqui e ali.
Dica: no Arab Bank a taxa de saque é mais baixa.
E se for para o Wadi Rum, precisará de um valor bem mais alto em mãos, pois lá eles não aceitam cartão.
Idioma da Jordânia e Como é Para Turismo
O idioma oficial da Jordânia é o árabe, mas é bastante comum encontrar pessoas que falam inglês no comércio, em restaurantes e em locais turísticos.
Nós não sabemos sequer uma palavra de árabe e viajamos de boa pela Jordânia a turismo, sempre usando o inglês.
Ainda assim, é legal ter um tradutor off line no celular (como o Google Translate) para eventuais necessidades, como traduzir uma placa ou um cardápio, embora a imensa maioria sempre esteja em inglês.

Melhor Época Para Viajar e Como se Vestir na Jordânia a Turismo
Leve em conta o clima na estação que você vai viajar. Os verões são extremamente quentes na Jordânia, enquanto no inverno as noites são muito frias.
A melhor época para visitar a Jordânia é na primavera e no outono, quando o clima é mais ameno. Os meses de março a maio e de setembro a novembro são ótimos.
Nós viajamos no fim do inverno (março) e passamos um friozinho, mas não a ponto de ficar desconfortável.

Na hora de fazer as malas, pense em roupas e calçados específicos para as longas caminhadas que te aguardam em Petra. Sapatos confortáveis e roupas de tecidos leves são uma boa pedida.
Para o banho imperdível no Mar Morto não leve seu biquíni mais novo, pois ele irá sofrer com o sal e a argila.

Não esqueça de considerar também a cultura islâmica que predomina na Jordânia. Embora o país receba muitos turistas e todo mundo esteja acostumado com roupas não muçulmanas, ainda é bom se vestir com alguma modéstia para não chamar atenção demais.
Lenços e chapéus são sempre bem vindos para se cobrir um pouco e se proteger do sol.

Preciso de Chip de Internet na Jordânia?
No Aeroporto de Amã você encontra pelo menos 3 quiosques que vendem chips com planos interessantes para turistas.
Por exemplo, em 2023 nós pagamos 10 JOD por um chip da Orange com 15GB para usar em até 10 dias de viagem. Funcionou bem no país todo (exceto no Wadi Rum, mas nenhum pega lá).
Outra opção, até mais cômoda, é sair do Brasil com um chip internacional. Embora normalmente seja mais caro do que um chip local, para a Jordânia acaba saindo bem parecido o preço.
E se você for viajar para outros países vizinhos (como Israel, por exemplo), você pode usar o mesmo chip com a mesma configuração, sem precisar chegar lá e ir atrás de comprar e ativar outro.
Nós trabalhamos em parceria com a empresa O Meu Chip e recomendamos. Já testamos o chip deles em nossas viagens e foi ótimo, inclusive para resolver questões com o suporte técnico.
Use nosso cupom CAMINHOSMELEVEM para ter 15% de desconto.
Comidas Típicas da Jordânia
As comidas típicas da Jordânia são um grande destaque para quem viaja para o país a turismo e quer se aprofundar em sua cultura e seus costumes.
Pratos preparados com especiarias, ervas frescas e azeites da melhor qualidade estão presentes na culinária da Jordânia.

As comidas típicas da Jordânia incluem vários pratos bem familiares para quem já teve contato com a culinária árabe, mas cada um com um tempero, ingrediente ou modo de preparo especial.
Algumas delas são:
- Hummus
- Falafel
- Shawarma
- Babaganoush
- Mansaf
- Maqluba
Leia nosso artigo completo com 23 comidas para provar na Jordânia

Hospedagem na Jordânia a Turismo
A Jordânia tem opções muito boas de hospedagem para os variados tipos de pessoas que visitam o país a turismo.
Em nossa viagem nós fizemos todas as reservas pelo Booking.com e não tivemos nenhum problema, tudo correu bem.
Para os viajantes econômicos, recomendamos os locais onde ficamos em nossa viagem a turismo pela Jordânia:
- Em Amã: Twins Downtown
- Em Petra: Petra Cabin Hostel
- Em Wadi Rum: Salameh’s Bedouin Camp
- No Mar Morto: Ramada Resort
Para quem busca locais com mais comodidades e confortos, opte por alguns dos melhores hotéis para turismo na Jordânia:
- Em Amã: Hotel Philosophy
- Em Petra: Mövenpick Resort Petra
- Em Wadi Rum: Hasan Zawaideh Camp
- No Mar Morto: Kempinski Hotel Ishtar
Turismo na Jordânia: Como é o Transporte Entre Pontos Turísticos
- Aluguel de Carro
A Jordânia é um país pequeno e com boas estradas conectando seus pontos turísticos.
Uma boa pedida é alugar um carro para viajar por lá, uma opção cômoda e econômica que lhe permite liberdade para montar um roteiro.
Para alugar carro recomendo fazer uma busca na Rentcars, que é nosso parceiro de confiança e permite parcelamento do aluguel.
- Para Sair do Aeroporto
Na saída da área de desembarque do Aeroporto de Amã tem 3 quiosques: um de táxi (aceita cartão), um de Uber (aceita cartão) e um de ônibus (só aceita dinheiro).
O Uber funciona bem e você pode chamar de boa usando o mesmo app que usa no Brasil. O táxi tem preço fixo.
Tem um ônibus que funciona como shuttle entre Amã e o aeroporto, que fica bem afastado da cidade.
Pagamos 3,30 JOD cada. É bem confortável. A viagem leva quase 1h. O ponto final é na Estação Norte de Amã (Tabarbour Bus Station), de onde você pode pegar um táxi ou Uber para seu hotel.
- De Amã Para Petra
A empresa JETT é a responsável pelos ônibus turísticos que conectam Petra à capital da Jordânia.
Há um ônibus diário de Amã para Petra que sai às 6h30 da Estação de Abdali e às 7h do 7th Circle.
Nós viajamos nesse ônibus e foi bem tranquilo. Acordamos cedinho e fomos para Abdali de Uber. Não tivemos dificuldade para conseguir um carro, mesmo sendo ainda de madrugada.

Como só há um ônibus por dia, é bom garantir sua passagem com antecedência.
Até o momento (2023) estrangeiros não conseguem fazer compras no site da JETT, então você precisa pedir para sua hospedagem ou alguma agência de turismo comprar para você.
- De Petra Para Wadi Rum
Para chegar ao Deserto de Wadi Rum de Petra há um ônibus da JETT às 17h. Ele sai todos os dias do estacionamento ao lado do centro de visitantes de Petra.
Esse ônibus chega no centro de visitantes de Wadi Rum um pouco antes das 19h. É importante já deixar um transporte combinado com o gerente do acampamento onde você vai se hospedar.
- De Wadi Rum Para Aqaba (ou Amã)
Para ir embora de Wadi Rum tem como pegar um ônibus para Aqaba (o ônibus que vem de Petra e passa por volta de 18h30), mas o preço dele é bem alto (15 JOD por pessoa) e para quem não está sozinho vale mais a pena ir de táxi (25 JOD no total).
Em nossa viagem nós fomos para Aqaba às 13h de táxi e tivemos tempo de sobra para pegar um ônibus para Amã (da JETT), que saiu às 14h30.
Aqaba é a segunda maior cidade do país e tem muitos ônibus diários de/para Amã.
- De Amã Para Jerash
Jerash fica no norte da Jordânia, a menos de 1h de Amã. É muito fácil, econômico e cômodo ir e voltar de transporte público num mesmo dia.
Os micro-ônibus saem da Estação Norte de Amã (Tabarbour Bus Station). A viagem custa 1 JOD por pessoa. Os micro-ônibus saem quando enchem, o que é o tempo todo.

Em Jerash eles te deixam bem ao lado da entrada das ruínas, é só atravessar a rua e pronto. E depois para voltar para Amã, é só pegar um ônibus ali pertinho também.
- De Amã Para o Mar Morto
A opção mais econômica para chegar ao Mar Morto é viajar de táxi ou Uber a partir de Amã, ou ainda combinando táxi com ônibus.
Qualquer que for sua escolha, é preciso dizer ao motorista se você vai para um resort, para um praia com day use ou para uma praia pública.
Nós fomos de ônibus + táxi dessa maneira:
- Pegamos o micro-ônibus local de Amã (Muhajireen Station) para Alrama, que é uma cidadezinha próxima do Mar Morto. Custou 1 JOD por pessoa.
- De Alrama pegamos um táxi/van meio informal que nos levou até o resort que tínhamos reservado. Custou 4 JOD para 2 pessoas.
Lemos muitos viajantes criticando a opção dos micro-ônibus na Jordânia, mas achamos bem de boa. É como muitos locais viajam.

Preciso de Seguro Viagem Para a Jordânia a Turismo?
A Jordânia é um país com a cultura, o clima e a culinária bem diferentes da nossa realidade. Esses fatores podem causar desconfortos e problemas de todo tipo para os viajantes que se aventuram por lá.
Um seguro viagem te garante não só assistência e reembolso de despesas médicas, mas também de bagagem perdida e problemas com voos.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para Dubai.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
Pontos Turísticos da Jordânia
A Jordânia é um país compacto e com pontos turísticos que se encaixam bem num roteiro de 7 a 10 dias.

Pontos Turísticos da Jordânia: Amã
Amã é uma capital movimentada, com um clima gostoso e um centro cheio de vida.
É bem legal andar pelas ruas da Downtown descobrindo feiras, bazares e mesquitas.

Alguns dos principais pontos para conhecer na cidade são:
- Rainbow Street
- King Abdullah I Mosque
- Cidadela
- Teatro Romano

A melhor localização para se hospedar em Amã é, sem dúvida alguma, o centro da cidade (Downtown).
Um hotel bom e barato, limpinho e com ótima localização, é o Twins Downtown. Foi onde nós ficamos em nossa viagem e foi um ótimo custo / benefício.

Pontos Turísticos da Jordânia: Petra
Petra é um dos principais pontos turísticos da Jordânia, tanto que não dá nem para imaginar viajar para o país sem conhecer a famosa cidade de pedra.
Petra é considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e é um local de imensa importância histórica.

Dá para conhecer o essencial de Petra em um dia, mas dois dias são o ideal para ver pontos mais distantes da entrada.
Alguns dos principais pontos para ver em Petra são:
- Siq (cânion)
- Treasury
- Tumbas Reais
- Monastery
- Great Temple
Nós escrevemos um guia BEM DETALHADO com tudo para visitar Petra, incluindo o roteiro que fizemos (e que deu certinho), os melhores horários, ingressos e tudo mais.

Dica de hospedagem em Petra:
Para quem só quer um lugarzinho econômico para dormir e deixar suas coisas, nós recomendamos muito o Petra Cabin Hostel para se hospedar. Foi onde ficamos e gostamos bastante.
Essa hospedagem fica pertinho do Centro de Visitantes e oferece quartos no estilo cápsula que acomodam uma ou duas pessoas.
O local é limpinho, tem um bom ar condicionado e banheiros amplos.
Se você busca um hotel intermediário, com quartos confortáveis e na melhor localização para conhecer Petra, escolha entre essas opções que selecionamos:
Para uma experiência inigualável em Petra, você pode escolher entre alguns resorts e hotéis 5 estrelas:

Pontos Turísticos da Jordânia: Wadi Rum
“As pessoas viajam para a Jordânia para ver Petra, mas é por Wadi Rum que elas acabam se apaixonando”.
Quando estava planejando nossa viagem para a Jordânia e li essa frase eu tive certeza de que precisava conhecer o Deserto de Wadi Rum!

Desertos sempre tem algo de especial, e só de dar uma espiadinha nas fotos já dá para perceber que o Wadi Rum é diferente.
As formações rochosas, os cânions e os acampamentos dão ao cenário um algo a mais do que simplesmente uma imensidão de dunas de areia.

É bem complicado escolher um bom local para dormir em Wadi Rum, pois a oferta é imensa e há muitos acampamentos com pouca estrutura.
Nós ficamos no Salameh’s Bedouin Camp (foto acima) e recomendamos para quem busca um preço acessível, mas sem abrir mão de confortos essenciais, como uma cama quentinha, um bom banheiro e refeições bem servidas.
Fizemos a reserva direto na página deles no booking.com e eles logo entraram em contato pelo whatsapp para combinar tudo.
Agendamos hospedagem, transporte e passeio com eles e foi tudo perfeito.
Leia nosso guia de Wadi Rum para ver todos os detalhes que você precisa para planejar essa viagem

Pontos Turísticos da Jordânia: Jerash
Se você vai viajar para a Jordânia e está buscando um passeio interessante e fácil para fazer a partir da capital, Amã, considere visitar Jerash e suas impressionantes ruínas romanas.
É verdade que Jerash não é tão impressionante quanto Petra ou o Deserto de Wadi Rum, mas seus mais de 2km de ruínas bem preservadas valem a visita e certamente figuram entre os pontos turísticos mais importantes da Jordânia.

Aliás, as ruínas romanas de Jerash são consideradas as maiores e mais bem preservadas fora da Itália. Por esse motivo é conhecida como a “Pompeia do Oriente“.
Se você está com um roteiro tranquilo pela Jordânia e tem tempo de passar uma noite em Jerash para conhecer mais pontos turísticos da região, saiba que a cidade tem ótimas opções de hospedagem.
Jerash Hill, Moon Valley e Panorama Hotel são pousadas próximas às ruínas de Jerash, bem avaliadas e baratinhas.
Leia nosso guia completo de Jerash, com todos os pontos para conhecer nas ruínas

Pontos Turísticos da Jordânia: Mar Morto
Se você está planejando viajar para a Jordânia, não deixe de incluir o Mar Morto no seu roteiro.
Conhecer o Mar Morto te proporciona a curiosa experiência de flutuar em suas águas salgadas, observar a total ausência de peixes e apreciar a beleza de seu cenário inóspito.
Isso porque o Mar Morto é o ponto mais baixo do planeta, a 392 metros abaixo do nível do mar.

Dá para sentir no ar a diferença de estar num local tão baixo! A atmosfera do Mar Morto é bem quente e seca.
Em nossa viagem, enquanto chovia e fazia 15°C em Amã (a 770 metros acima do nível do mar), no Mar Morto nós pegamos 30°C, sol forte e água morninha.
O Mar Morto é um dos lagos (sim, é um lago, e não um mar) mais salgados da Terra, com 300 gramas de sal por litro de água – 10x mais que a água dos nossos oceanos!
Essa altíssima concentração de sal altera a densidade da água e faz com que a gente boie com muita facilidade. Na verdade, é basicamente impossível afundar no Mar Morto.
Quando você entra na água e tira os pés do chão, imediatamente eles são jogados para cima, para fora da água. É uma sensação bem curiosa.
Ao boiar, nosso corpo todo fica para fora da água, como se ela estivesse nos repelindo.

Também é por conta dessa concentração muito alta de sal que o Mar Morto é morto – ou seja, não tem nenhuma forma de vida.
Nenhum peixe ou criatura aquática consegue sobreviver nessa água tão salgada e hostil.
Para conhecer o Mar Morto na Jordânia é importante escolher um bom local com estrutura de day use ou se hospedar em um resort.
Leia nosso guia completo do Mar Morto
São poucas as opções de hospedagem no Mar Morto na Jordânia.
Depois de muitas pesquisas nós conseguimos montar uma lista com os resorts que são bem avaliados e que tem praia privada no Mar Morto:
- Ramada Resort ($)
- Crowne Plaza Resort & Spa ($$)
- Mövenpick Resort & Spa ($$$)
- Kempinski Hotel Ishtar ($$$)

Pontos Turísticos da Jordânia: Rio Jordão (Betânia)
Para quem está com os dias contados na viagem à Jordânia, conhecer o Mar Morto num passeio de bate e volta pode ser a melhor opção.
De Amã para o Mar Morto a viagem dura apenas 1h, por isso normalmente as agências que oferecem esse passeio incluem Betânia no mesmo dia.
Betânia é o local de batismo de Jesus, às margens do Rio Jordão. É um local de grande importância para quem é religioso, o que também faz dele um dos principais pontos turísticos da Jordânia.

Há várias opções de passeio de um dia inteiro para conhecer Betânia e o Mar Morto. Algumas oferecem cancelamento gratuito e pagamento em R$.
Antes de reservar, preste atenção no que está incluído e nos demais detalhes do passeio:
Ver datas e preços do passeio a Betânia + Mar Morto com a Civitatis.
Ver datas e preços do passeio a Betânia + Mar Morto com a GetYourGuide.
Ver datas e preços do passeio privado a Betânia + Mar Morto com a GetYourGuide.
Pontos Turísticos da Jordânia: Aqaba
Aqaba é um destino de praia, porém a praia pública não é muito convidativa para estrangeiros, principalmente para mulheres, devido às restrições de vestimenta do islamismo.
A pedida para curtir Aqaba é ficar num resort e aproveitar para fazer mergulho nas águas cristalinas do Mar Vermelho.
Outra opção é ficar num resort com praia privada, onde você poderá usar seu biquíni sem chamar muita atenção.
Uma ótima opção é o Mövenpick Resort & Spa Tala Bay Aqaba, com uma mega estrutura na praia.

Jordânia: Roteiro de 7 Dias a Turismo
Esse foi nosso roteiro de 7 dias pela Jordânia, no qual conseguimos conhecer tudo o que queríamos usando transporte público e sem correria:

Quanto Custa Viajar Para a Jordânia (Nossos Gastos nos Pontos Turísticos)
Passamos 8 dias e 7 noites na Jordânia e gastamos 765 JOD no total. Esse valor foi para nós dois (casal) fazendo uma viagem mais ou menos econômica.
Dá para gastar menos numa viagem a turismo pela Jordânia, mas a maioria das pessoas acaba gastando mais.
Durante nossa viagem pela Jordânia usamos um app gratuito (WallTrip) para anotar nossos gastos, e no final montamos uma planilha com os detalhes.
Disponibilizamos essa planilha para download aqui no blog – clique para baixar.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS DA JORDÂNIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Eu quero muito conhecer Petra, mas a Jordânia é tão longe que pra compensar tem que conhecer mais lugares por perto também – gostei bastante da sugestão de Jerash!
Vale muito a pena viajar para a Jordânia! Em uma semana dá para conhecer lugares surrealmente lindos pelo país todo.
A Jordânia parece um país árabe muito interessante para se visitar – mais voltado para a sua história do que os outros, que investiram muito em obras grandiosas nos últimos anos. Adorei as dicas do que fazer por lá.
A Jordânia é incrível! Fomos pra lá sem muitas expectativas e acabou se tornando um de nossos países favoritos.
“As pessoas viajam para a Jordânia para ver Petra, mas é por Wadi Rum que elas acabam se apaixonando”. adorei essa frase e acho que quando for à Jordânia também vou gostar mais de Wadi Rum. Obrigada pelas suas dicas, tenho mesmo que explorar o Médio Oriente.
A Jordânia é um país incrível e Petra é visita obrigatória, mas Wadi Rum tem uma energia única 🙂 recomendo muito viajar pra lá!
Uau, esse post sobre a Jordânia tem tudo que eu preciso para finalizar meu roteiro. Adorei :).
Que bom que pudemos ajudar! Boa viagem para a Jordânia
Que lugar incrível, ainda não conheço, mas adorei os 13 pontos turísticos da Jordânia que você indica fazer e já anotei os gastos rrsss
Vale cada centavo para conhecer a Jordânia, viu? Um país incrível!