Jerash, Jordânia: Dicas Para Visitar as Ruínas Romanas

jerash jordânia

Se você vai viajar para a Jordânia e está buscando um passeio interessante e fácil para fazer a partir da capital, Amã, considere visitar Jerash e suas impressionantes ruínas romanas.

É verdade que Jerash não é tão impressionante quanto Petra ou o Deserto de Wadi Rum, mas seus mais de 2km de ruínas bem preservadas valem a visita e certamente figuram entre os pontos turísticos mais importantes da Jordânia.

Aliás, as ruínas romanas de Jerash são consideradas as maiores e mais bem preservadas fora da Itália. Por esse motivo é conhecida como a “Pompeia do Oriente“.

Jerash, localizada na Jordânia, é uma cidade com uma rica história que remonta à Idade do Bronze. Principais pontos da história de Jerash incluem:

  • Origens Antigas: Fundada pelos semitas no século IV a.C., a cidade prosperou sob o domínio grego e romano, sendo parte integrante da Decápole, uma liga de dez cidades na região.
  • Auge Romano: Durante o domínio romano, Jerash experimentou um período de grande prosperidade. Grandes estruturas foram construídas, incluindo um teatro, fórum, e a imponente Rua de Colunatas.
  • Declínio: Após o declínio do Império Romano, Jerash enfrentou tempos difíceis. Eventualmente, foi abandonada e esquecida.
  • Redescoberta: Em meados do século XIX, Jerash foi redescoberta por exploradores europeus. As escavações revelaram uma cidade bem preservada, com muitas estruturas ainda intactas.
  • Importância Atual: Hoje, Jerash é uma das cidades romanas mais bem preservadas do mundo. Seus monumentos, colunas e teatro proporcionam aos visitantes uma visão única da arquitetura e da vida cotidiana durante a era romana na região. O Festival de Jerash, realizado anualmente, destaca a cidade como um importante centro cultural e histórico.

Onde Fica e Como Chegar a Jerash na Jordânia

Jerash fica no norte da Jordânia, a menos de 1h de Amã. É muito fácil, econômico e cômodo ir e voltar de transporte público num mesmo dia.

Os micro-ônibus saem da Estação Norte de Amã (Tabarbour Bus Station). A viagem custa 1 JOD por pessoa. Os micro-ônibus saem quando enchem, o que é o tempo todo.

Micro ônibus na Jordânia

Em Jerash eles te deixam bem ao lado da entrada das ruínas, é só atravessar a rua e pronto. E depois para voltar para Amã, é só pegar um ônibus ali pertinho também.

Muita gente opta por alugar um carro para viajar pela Jordânia. Se for esse o caso, fica bem fácil de chegar até Jerash.

Para alugar carro recomendo fazer uma busca na Rentcars, que é nosso parceiro de confiança e permite parcelamento do aluguel.

Se preferir se juntar a uma excursão guiada saindo de Amã, clique aqui para ver uma opção que inclui outros lugares legais para conhecer.

Voo Para a Jordânia

O Aeroporto de Amã, a capital da Jordânia, é bem organizado e tem conexões com todos os aeroportos importantes da Europa e do Oriente Médio.

Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.

Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.

Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:

Leia também: dicas para visitar Wadi Rum, o deserto da Jordânia

Onde se Hospedar em Jerash

Se você está com um roteiro tranquilo pela Jordânia e tem tempo de passar uma noite em Jerash para conhecer mais pontos turísticos da região, saiba que a cidade tem ótimas opções de hospedagem.

Jerash Hill, Moon Valley e Panorama Hotel são pousadas próximas às ruínas de Jerash, bem avaliadas e baratinhas.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

CHIP INTERNACIONAL

CÂMBIO

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Ingresso Para Visitar Jerash na Jordânia

A entrada para as ruínas de Jerash está incluída no Jordan Pass, então não esqueça de levá-lo junto com seu passaporte.

Se você não tiver comprado o Jordan Pass, o ingresso para visitar as ruínas de Jerash custa 10 JOD. Você pode comprar na bilheteria do local.

Leia também: dicas para viajar para a Jordânia

Como é a Visita a Jerash

Na entrada para as ruínas de Jerash na Jordânia tem um centro de visitantes com a bilheteria, lanchonetes e muitas lojinhas de souvenir (que vendem o mesmo que as de Amã, mas cobram mais caro).

Dentro das ruínas também tem vendedores em barraquinhas. Eles são muito insistentes (e chatos). Jerash foi o último lugar que visitamos na Jordânia, e de todos os comerciantes que encaramos pelo país, esses foram os piores.

jerash jordânia
A grandiosidade de Jerash

Jerash é um ponto turístico muito visitado. Tem muitos grupos de turistas, de escolares, de idosos… é bem movimentado mesmo. Especialmente às sextas-feiras (dia de descanso dos muçulmanos) e aos finais de semana

Como são ruínas bem antigas, também não tem sombra em Jerash, então é bom evitar o horário de sol mais forte.

Turbante improvisado pra se proteger do sol

No total, são 2km de uma ponta a outra das ruínas. A caminhada não é difícil, mas um pouco cansativa. Dá para ver tudo em cerca de 2h30, incluindo o caminho de volta.

Para se guiar pelos principais pontos de Jerash nós recomendamos o app Maps.Me, que é gratuito e funciona off line. Lá tem todos os caminhos de pedestres e dá para calcular as distâncias direitinho.

De qualquer modo, nem tem como se perder em Jerash. Basta seguir a rota principal e você passará por todos os locais interessantes.

jerash jordânia
Turistas em Jerash

Leia também: O Que Fazer em Amã, a Capital da Jordânia

Pontos Para Conhecer em Jerash – Jordânia

As ruínas romanas de Jerash na Jordânia se estendem por uma área ampla e bem organizada. Sugerimos esse roteiro abaixo para passar por todos os pontos de interesse:

  • Arco de Adriano: No extremo sul das ruínas, funciona como um portal de entrada para Jerash. Foi construído em homenagem ao imperador, que estava de visita pela região.
jerash jordânia
Arco de Adriano

Adriano (Publius Aelius Hadrianus) foi um imperador romano que governou de 117 a 138 d.C.

Ele é conhecido por suas realizações militares, administrativas e culturais durante seu reinado, como a construção da Muralha de Adriano na Bretanha (atual fronteira entre Inglaterra e Escócia) para proteger contra invasões.

  • Hipódromo: Uma imensa pista de corrida de cavalos, que ainda hoje preserva bem sua arquibancada e os muros que a delimitavam.
Arquibancadas do Hipódromo de Jerash
  • Templo de Zeus: Fica no topo de uma colina, e além de ter colunas imensas também proporciona uma vista muito bonita de Jerash, principalmente do Fórum Oval e do Cardo Máximo.
jerash jordânia
As colunas do Templo de Zeus

Na mitologia grega, Zeus é o rei dos deuses e governante do Monte Olimpo, a morada dos deuses olímpicos. Ele é considerado o principal deus no panteão grego. Filho dos titãs Cronos e Reia, Zeus é conhecido por sua força, liderança e domínio sobre o céu e o trovão.

  • Teatro Sul: Com capacidade para cerca de 2 mil pessoas sentadas, o Teatro Sul de Jerash é uma das maiores construções das ruínas. durante sua visita pode ser que haja artistas locais realizando performances, então vale a pena sentar para assistir e sentir a acústica do local.
jerash jordânia
Teatro Sul
  • Fórum Oval: A praça central de Jerash, com formato oval e rodeada de colunas e mais colunas. Nela começa o Cardo Máximo.
jerash jordânia
Fórum Oval
  • Cardo Máximo: É a rua principal de Jerash, que conecta a parte norte com a parte sul das ruínas. É toda ladeada por imensas colunas e diversas ruínas de construções outrora importantes.
jerash jordânia
Cardo Máximo com uma parte urbana de Jerash ao fundo
  • Santuário de Ártemis: Assim como o Templo de Zeus (na parte sul), o Templo de Ártemis fica no alto de uma colina e tem vistas incríveis de Jerash, além de sua própria arquitetura ser impressionante.
jerash jordânia
Templo de Ártemis

Ártemis é uma deusa da mitologia grega, associada à caça, à natureza selvagem e à virgindade. Ela é filha de Zeus, o principal deus olímpico, e Leto, uma titã. Como irmã gêmea de Apolo, outro deus importante, Ártemis desempenha um papel fundamental nas histórias mitológicas gregas.

  • Teatro Norte: O ponto mais ao norte das ruínas de Jerash, tão imponente quanto o Teatro Sul. Menos turistas chegam até aqui, então é um bom local para descansar e curtir um pouco de tranquilidade.
Teatro Norte

Leia também: como visitar o Mar Morto na Jordânia

Moeda Usada na Jordânia

Nome da moeda: Dinar Jordaniano (JOD)

Cotação (janeiro/2024): 1 JOD = R$ 6,90

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para a Jordânia o melhor é viajar com Dólar, porque você não vai encontrar Dinar para comprar antes de chegar lá.

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Usamos o nosso cartão da Wise na Jordânia e funcionou direitinho tanto para saque quanto para compras.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Em Jordânia a maior parte dos lugares aceita cartão, mas você precisará fazer um saque para pagar coisinhas pequenas aqui e ali.

Dica: no Arab Bank a taxa de saque é mais baixa.

E se for para o Wadi Rum, precisará de um valor bem mais alto em mãos, pois lá eles não aceitam cartão.

Teatro Sul de Jerash

Leia também: guia completo para conhecer Petra

Preciso de Chip de Internet na Jordânia?

No Aeroporto de Amã você encontra pelo menos 3 quiosques que vendem chips com planos interessantes para turistas.

Por exemplo, em 2023 nós pagamos 10 JOD por um chip da Orange com 15GB para usar em até 10 dias de viagem. Funcionou bem no país todo (exceto no Wadi Rum, mas nenhum pega lá).

Outra opção, até mais cômoda, é sair do Brasil com um chip internacional. Embora normalmente seja mais caro do que um chip local, para a Jordânia acaba saindo bem parecido o preço.

E se você for viajar para outros países vizinhos (como Israel, por exemplo), você pode usar o mesmo chip com a mesma configuração, sem precisar chegar lá e ir atrás de comprar e ativar outro.

Nós trabalhamos em parceria com a empresa O Meu Chip e recomendamos. Já testamos o chip deles em nossas viagens e foi ótimo, inclusive para resolver questões com o suporte técnico.

Use nosso cupom CAMINHOSMELEVEM para ter 15% de desconto.

Jerash – Jordânia

Leia também: comidas típicas da Jordânia

Preciso de Seguro Viagem Para a Jordânia a Turismo?

A Jordânia é um país com a cultura, o clima e a culinária bem diferentes da nossa realidade. Esses fatores podem causar desconfortos e problemas de todo tipo para os viajantes que se aventuram por lá.

Um seguro viagem te garante não só assistência e reembolso de despesas médicas, mas também de bagagem perdida e problemas com voos.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para Dubai.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS DA JORDÂNIA

Booking.com

jerash jordania

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

10 comentários em “Jerash, Jordânia: Dicas Para Visitar as Ruínas Romanas”

    1. Oi Marcia! Fomos em março pra lá. Usamos o cartão da wise para pagar coisas no crédito e para fazer um saque 🙂 em alguns lugares, como Wadi Rum, só aceitam dinheiro vivo

  1. As ruínas de Jerash são impressionantes. Podem não ter a fama e magnitude de Petra mas certamente merecem ser visitadas. Qual a alternativa para chegar lá se não quiser usar transporte público?

    1. Oi Lulu. Você consegue ir até mesmo de Uber, já que Jerash é razoavelmente perto de Amã 🙂 mas é bom combinar a volta com o mesmo motorista, para não arriscar ficar sem.

  2. Não sabia que havia ruínas romanas tão bem preservadas fora da Itália. Ótima dica para quem está planejando passear pela Jordânia, vale incluir esse roteiro pelas ruínas de Jerash.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share