O Delta do Parnaíba (também chamado de Delta das Américas) está na divisa entre o Piauí e o Maranhão e é um destino cheio de atrativos e passeios legais para quem ama contato com a natureza.
Recebe esse nome porque, no encontro do rio com o mar, ele se esparrama pela planície, abrindo-se em 5 braços de rio principais e formando mais de 70 ilhas fluviais. Adquire, assim, o formato da letra grega Delta, que é um triângulo.
Só existem 3 lugares assim no mundo. Além do Delta do Parnaíba, são o Delta do Rio Mekong, no Vietnã, e o Delta do Rio Nilo, no Egito.
Para conhecer o Delta do Parnaíba, a melhor opção é se hospedar na cidade de Parnaíba, que tem boa estrutura turística e fica pertinho do porto de onde saem os passeios.
Se quiser assistir aos vídeos em ordem que fizemos viajando pelos pontos turísticos do Nordeste (incluindo o Piauí, é claro) clique aqui.
Índice
- Onde Fica e Como Chegar a Parnaíba no Piauí
- Melhor Época Para Conhecer o Delta do Parnaíba no Piauí
- Melhores Pousadas em Parnaíba – Piauí
- Passeio no Delta do Parnaíba – Piauí
- Nosso Roteiro no Delta do Parnaíba (Lancha Privada)
- Revoada dos Guarás no Delta do Parnaíba
- Praias Perto de Parnaíba – Piauí
- O Que Fazer à Noite em Parnaíba – Piauí
Onde Fica e Como Chegar a Parnaíba no Piauí
Parnaíba é a segunda maior cidade do Piauí, com 150 mil habitantes.
Fica a 333km de distância da capital Teresina, 211km de Jericoacoara e 183km de Barreirinhas, onde ficam os Lençóis Maranhenses.
O roteiro Barreirinhas (MA) – Parnaíba (PI) – Jericoacoara (CE) é bastante seguido por quem viaja pela região, tanto que ganhou até um nome próprio: Rota das Emoções.
Falamos mais sobre a Rota das Emoções em outro post aqui do blog e também nesse vídeo abaixo, com dicas de como fazer, preços, roteiros e mais.
Parnaíba tem um aeroporto que recebe alguns voos por dia. Além dele, os mais próximos são os de Jericoacoara e Teresina.
Para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez.
Faça uma busca clicando aqui ou abaixo:
O melhor jeito de viajar por ali é de carro alugado, pois o preço não é alto e o conforto é o melhor possível. Há muitos transfers privados na região, mas os preços costumam ser salgados.
As opções de ônibus não são muitas, então acabaram se popularizando também os transfers compartilhados entre os destinos da Rota das Emoções.
Tem uma empresa chamada Rota Combo que cobre a maior parte dos trechos. O preço não é exatamente econômico, mas em muitos casos é a melhor opção.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Como eu já disse, o melhor é alugar um carro e ir por conta própria. Assim você pode ir parando pelo caminho e fazer seu próprio horário. E dá para alugar em um destino (por exemplo: São Luís) e devolver em outro (por exemplo: Fortaleza).
Em nossa viagem pelo Maranhão, Piauí e Ceará nós alugamos um carro e foi muito conveniente, além de econômico e divertido, pois as estradas são uma aventura.
Dá para reservar on line, pagar parcelado e pegar o carro sem burocracias na locadora escolhida. Clique aqui para consultar preços e modelos disponíveis.
Melhor Época Para Conhecer o Delta do Parnaíba no Piauí
Os meses mais ensolarados e sem chuva vão de maio a agosto. Essa é a melhor época para conhecer o Delta do Parnaíba porque você conseguirá curtir os passeios sem imprevistos e verá a natureza em todo seu esplendor.
Se você vai fazer a Rota das Emoções, é bom considerar também a melhor época para ver os Lençóis Maranhenses, que podem estar com as lagoas sem água se você viajar na época errada:
- Junho a Agosto: lagoas cheias de água; dias de sol – alta temporada
- Setembro a Dezembro: lagoas com menos água a cada mês; dias de sol e vento forte – temporada média a baixa
- Janeiro a Maio: lagoas com mais água a cada mês; dias de chuva e sol – temporada baixa
Se viajar de janeiro a abril, esteja preparado para enfrentar possíveis chuvas. Mas se essa for sua única opção, não desanime. Com sorte o sol acaba saindo em algum momento.
Nós viajamos em março e quase não vimos outros turistas no Delta do Parnaíba. Ainda assim tinha pousadas funcionando, agências oferecendo passeios e restaurantes abertos à noite.
Nessa época de chuvas as águas do Delta do Parnaíba ficam avermelhadas (quase douradas) por conta da terra, o que nós achamos lindíssimo. Em outras épocas ela fica mais clarinha e transparente.
Nós pegamos muita chuva em Barra Grande, que é uma praia lindinha perto de Parnaíba, mas nas outras paradas da Rota das Emoções tivemos mais sorte e deu para curtir melhor.
No Delta do Parnaíba escapamos de uma chuva bem no fim do passeio e deu para aproveitar muito bem o dia.
Melhores Pousadas em Parnaíba – Piauí
A melhor localização para ficar em Parnaíba é perto do Centro, no bairro Nossa Sra. do Carmo.
Ali perto (dá pra ir a pé) tem o Porto das Barcas e o Calçadão Cultural, que são lugares legais para passear à noite em Parnaíba e encontrar um bom bar ou restaurante.
As melhores pousadas dessa região são:
- Pousada Porto das Barcas (na melhor localização possível, baratinha e com café da manhã)
- Vila Parnaíba (fica bem no centrinho e tem quartos maravilhosos com banheira de hidromassagem)
- Solar Hostel (um pouquinho mais afastado, mas é uma opção mais econômica)
Outra opção legal de hospedagem para quem vai a Parnaíba para fazer o passeio do Delta, mas ainda tem um tempinho livre para curtir uma praia, é ficar em Luís Correia, a 13km do centro de Parnaíba.
As melhores pousadas na praia em Luís Correia são:
- Pousada Sonho de Mar (pousada linda com piscina e quartos com varanda)
- Pousada Canto do Mar (quartos econômicos, café da manhã caprichado e boa localização)
- Pousada Vila Cajuína (pousada cheia de mimos e confortos, na beira do rio)
Passeio no Delta do Parnaíba – Piauí
Para ver e sentir o Delta do Parnaíba, a melhor escolha é um passeio de lancha pelo rio, seus braços dominados pelo mangue e igarapés.
O passeio sai do Porto dos Tatus, na cidade de Ilha Grande, que é vizinha de Parnaíba. Lá tem alguns restaurantes, mercadinho e estacionamento para deixar o carro.
Dica: antes do passeio comemos um petisco no Restaurante O Jaime, que fica na beira do rio, e recomendamos muito, pois estava uma delícia.
Existem duas maneiras de fazer esse passeio:
- Em embarcações para até 80 pessoas, num passeio que dura em torno de 7h e inclui almoço;
- Em lancha privada, na qual você combina com o piloto qual vai ser o itinerário e as paradas.
Claro que o passeio coletivo é bem mais econômico, e é uma opção que te permite conhecer bastante bem o Delta do Parnaíba.
Esse passeio começa na parte da manhã, então se você não tiver dormido em Parnaíba fica difícil de chegar a tempo.
Nós tivemos esse problema, pois dormimos em Barra Grande e a gente já sabia que não ia chegar a tempo de fazer o passeio coletivo.
Por conta disso, fechamos o passeio privativo on line com uma agência (porque ficamos com medo de chegar lá e não conseguir piloto, por ser temporada baixíssima), mas desse modo acabamos pagando caro.
Se você for direto ao porto e fechar com um barqueiro vai sair bem mais em conta. E mesmo na baixa temporada sempre tem gente por lá.
De qualquer modo, o passeio foi excelente e o fato de ter sido privativo tornou tudo mais especial, pois tivemos o Delta do Parnaíba só pra gente.
Nosso Roteiro no Delta do Parnaíba (Lancha Privada)
Embarcamos com um isopor cheio e navegamos um pouco pelo Rio Tatuí. O cenário é muito lindo, com a vegetação bem densa nas duas margens.
Fizemos uma parada numa região de dunas chamada Morro Branco. Caminhamos um pouco por lá e subimos em dunas e nos banhamos em pequenas lagoas antes de seguir pelo rio.
O Rio Parnaíba antes de chegar no mar se espalha em vários braços e forma um triângulo, por isso sua foz é chamada de delta. No passeio a gente navega por alguns desses braços e suas pequenas ramificações, chamadas igarapés.
Entramos em um igarapé para ver o mangue de pertinho, e foi quando nosso piloto se jogou na lama e catou 2 caranguejos pra mostrar pra gente, explicando as diferenças entre o macho e a fêmea.
Depois seguimos para o encontro do rio com o mar de fato, onde a água é bem mais agitada e a gente quase não vê as margens do rio, de tão largo que fica.
Descemos da lancha para caminhar num banco de areia e o cenário era muito surpreendente. De um lado o mar, do outro rio.
A surpresa: a água é quase totalmente doce, mesmo a das ondas que vem do mar. O rio é tão volumoso que deixa o mar doce!
Dependendo do clima e da época a água pode estra cristalina ou então avermelhada. Quando chove muito fica com terra, então a água fica com uma cor dourada linda.
Depois dessa parada refrescante, a final foi num restaurante muito maravilhoso na beira do rio, o Casa de Caboclo, na Ilha das Canárias.
Além da vista incrível do restaurante, que tem até um mirante, lá comemos uma ostra na cachaça que foi uma das coisas mais gostosas da vida.
Curiosidade: como o rio é a divisa entre o Piauí e o Maranhão, esse restaurante na verdade fica no Maranhão.
Preços:
- Caipiostra: R$29
- Carne de sol com macaxeira frita: R$44
A Caipiostra foi só uma das comidas deliciosas que provamos no Piauí. Escrevemos uma lista delas aqui no blog, não deixe de ler.
Depois de um almoço sem pressa, voltamos para o Porto dos Tatus. Foram 4h de passeio em lancha rápida e achamos que valeu muito a pena.
O passeio coletivo é mais longo, mas o roteiro é o mesmo (sem a parada no restaurante). Ele demora mais porque o barco é grandão, tipo um catamarã, e navega bem mais devagar que a lancha.
Mostramos como foi esse passeio divertidíssimo em família (meus pais estavam viajando com a gente) nesse vídeo.
Revoada dos Guarás no Delta do Parnaíba
Outro passeio muito popular na região do Delta do Parnaíba é para ver a revoada dos guarás, que são pássaros típicos dessa região, com as penas bem vermelhas.
Esse passeio é feito no fim do dia, que é quando os pássaros estão voando em bando. Para vê-los é preciso pegar uma lancha no Porto dos Tatus e navegar até a Ilha dos Guarás.
Você consegue fazer esse passeio com as agências de viagem da região, ou conversando diretamente com os pilotos das lanchas no Porto dos Tatus.
Praias Perto de Parnaíba – Piauí
Se você tem mais de um dia em Parnaíba, terá tempo de conhecer algumas praias do Piauí.
O litoral do Estado é o menor do Brasil, com apenas 66km de extensão. É bem fácil conhecer ele todinho numa viagem.
A praia que nós conhecemos, na qual ficamos 2 noites para curtir bem a calmaria, foi Barra Grande.
Essa praia fica num vilarejo com ruas de areia, quiosques de palha e o auge do turismo se dá na temporada de ventos, com os praticantes de kitesurfing.
Certamente um lugar que vale a pena conhecer. Leia mais sobre ele aqui no blog.
Além de Barra Grande, outras praias perto de Parnaíba são as de Luís Correia (Praia do Coqueiro e Maramar).
Em Parnaíba de fato tem a Praia da Pedra do Sal, que aparente ter bem pouca estrutura turística.
O Que Fazer à Noite em Parnaíba – Piauí
Se você seguiu nossa dica mais acima de se hospedar perto do centro, então à noite vai conseguir caminhar até as áreas de Parnaíba onde tem bares e restaurantes.
Uma delas é o Calçadão Cultural, e a outra é o Porto das Barcas.
Nós fomos no Porto das Barcas e achamos o lugar lindo. Tem vários prédios antigos com lojas de souvenir, sorveterias e restaurantes.
Jantamos no Dr. Camarão e a comida estava ótima, muito bem servida. O restaurante estava animado e tinha música ao vivo rolando, mesmo num dia de semana da baixa temporada.
Segue um mapa com todos os locais que menciono aqui no post, para você conseguir se localizar e ver as distâncias:
O Delta do Parnaíba está nessa lista de lugares mais bonitos do Brasil, junto com outros 20 destinos. Não deixe de ler.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
A Rota das Emoções está no meu radar das viagens pelo Brasil e o Delta do Parnaíba é o lugar pelo qual tenho mais expectativas. Adorei o que vi aqui, fiz várias anotações :).
A Rota das Emoções é uma viagem muito gostosa de fazer, difícil escolher um lugar favorito rsrs
Conhecer o Delta do Parnaíba deve ser incrível, a paisagem é linda e bem diferente, né? Adorei as dicas
É bem diferente mesmo, o Delta do Parnaíba é desses lugares únicos no mundo 🙂
Adorei o super guia completíssimo para planejar uma viagem para o Delta do Parnaíba! Confesso que quando penso em Piauí, penso na Serra da Capivara e esqueço que também tem litoral rs.
Rsrs o litoral do Piauí é tão pequeno que fica esquecido, coitadinho! Mas o Delta do Parnaíba vale a pena conhecer, é muito lindo
Que delícia deve ser esse passeio. O encontro do rio com o mar deve ser maravilhoso. Conheço o Delta do Mekong, mas não conheço do Delta do Parnaíba. Coloquei na minha lista! Obrigada por compartilhar tantas dicas valiosas.
A gente viajou pra quase 70 países antes de ir pro Piauí rsrs Mas valeu a pena, curtimos demais!
Esse ano sem falta visitarei Lençóis e o Piauí e amei esse post sobre o Delta do Parnaíba com tantas dicas ótimas. Impressionante como dois estados um ao lado do outro e a melhor época para visitar um é diferente do outro
Pois é, cada lugar tem sua particularidade. Mas dá pra conciliar numa viagem só 🙂
Estou doida para fazer essa viagem pela Rota das Emoções. Deve ser perfeita. Amei as dicas das pousadas em Parnaíba, já anotei algumas. Bjs
É uma viagem muito legal! Nós adoramos o Delta do Parnaíba e os outros destinos da Rota das Emoções.