Comidas Típicas de Singapura: Conheça 23 Pratos Para Provar

Singapura é um paraíso para provar comidas típicas do próprio país, mas também da China, Índia e Malásia, que tem uma imensa influência na culinária e na cultura local.

Singapura é um lugar famoso pela comida de rua boa e barata. Mas se você está imaginando carrinhos e barraquinhas montadas na calçada, com pouca higiene e um ambiente caótico, saiba que em Singapura o negócio todo é muito bem organizado. É aí que entram os Hawker Centers.

A Comida de Rua e os “Hawker Centers” de Singapura

A comida de rua sempre esteve presente na cultura de Singapura, mas numa tentativa de organizar e deixar tudo mais higiênico, foram montados os Hawker Centers, que são imensas praças de alimentação espalhadas pela cidade.

A grande diferença é que, ao invés de cada vendedor ter uma barraquinha na rua, todos estão reunidos num mesmo ambiente com cobertura e ventilação, mesas, utensílios não descartáveis e sanitários.

Leia sobre outras curiosidades de Singapura em nosso blog – clique aqui.

 comidas típicas de Singapura

O ambiente ainda é bastante descontraído e a comida não é “gourmetizada”. Tem hawker centers de vários tipos, sendo alguns bem pequenos e locais, outros com uma mega estrutura e preparados para receber turistas.

Nessa lista estão alguns que nós frequentamos e curtimos:

  • Lau Pa Sat: Esse é um dos mais bonitos, situado numa antiga construção vitoriana. Tem muitas comidas no interior e uma área grande de churrasquinho do lado de fora.
  • Maxwell Food Centre: Fica perto da Chinatown, é imenso e tem um ambiente bem organizado.
  • Chinatown Complex Market & Food Centre: Um dos principais da cidade, bem no coração da Chinatown, com muitos andares de comida.
  • Hawkers’ Street @ ION: Fica dentro de um shopping e é bem arrumadinho, com os preços um pouco mais altos, mas as comidas são excepcionais!
  • Golden Mile Food Centre: Menos turístico, com preços baixos e opções bem locais de comida.

Os Restaurantes Michelin em Singapura

O Guia Michelin de Singapura premia tanto a alta gastronomia quanto a comida acessível, e é um guia legal para reconhecer o talento de chefs de todos os níveis.

Restaurantes como o Odette, com três estrelas Michelin, servem alta gastronomia francesa com ingredientes asiáticos. O Burnt Ends, especializado em grelhados, e o Les Amis, referência em culinária francesa clássica, também são destaques.

Mas também tem opções baratinhas: o Hawker Chan foi a primeira barraca de comida de rua do mundo a ganhar uma estrela Michelin, com seu prato de frango ao molho de soja por preços extremamente acessíveis.

Hoje o local funciona em um restaurante grande e espaçoso. Mas o Hawker Chan continua sendo o restaurante a servir a refeição mais barata do mundo com estrela Michelin! Em 2025 pagamos 5 SGD pelo prato 🙂

 comidas típicas de Singapura
Hawker Chan

Além do Hawker Chan, outros estabelecimentos de comida de rua receberam reconhecimento no guia Bib Gourmand, com ótimo custo-benefício.

Entre eles, o Hill Street Tai Hwa Pork Noodle, especializado em bak chor mee (macarrão com carne de porco), e o Tian Tian Hainanese Chicken Rice, famoso pelo arroz de frango hainanês.

Leia também: Culinária Taiwanesa – Comida de Rua e Mercados Noturnos

Gasto Com Alimentação em Singapura

Singapura é reconhecidamente um lugar caro para viajar, mas isso é por conta do preço da hospedagem e de algumas atrações pagas.

Leia mais: O Que Fazer em Singapura em 1, 2 ou 3 Dias

No que se trata de locomoção e alimentação, é bem barato! Dá para conhecer a cidade toda usando o transporte público e gastando uns poucos dólares singapurianos por dia. Quanto à comida, depende de onde você come:

Preço de uma refeição:

  • Em restaurantes: a partir de 10 SGD
  • Em praças de alimentação de shopping: a partir de 5 SGD
  • Em hawker centers: a partir de 3 SGD

ORGANIZE SUA VIAGEM:

CHIP INTERNACIONAL

CÂMBIO

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

# As Melhores Comidas Típicas de Singapura

Torrada com Kaya e Ovos Cozidos Moles (café da manhã)

Torrada com kaya butter e ovos cozidos moles é um dos cafés da manhã mais tradicionais de Singapura.

O pão é tostado até ficar crocante e é servido com uma camada generosa de kaya, uma geleia doce feita de coco, ovos e açúcar. Por cima, fatias de manteiga gelada derretem aos poucos.

Para acompanhar, os ovos são cozidos rapidamente, de modo a ficarem bem moles, quase líquidos, e são servidos com shoyu e pimenta branca em pó.

O jeito certo de comer é mergulhar os pedaços de torrada nos ovos, misturando tudo a cada mordida.

Tradicionalmente esse café da manhã vem com um kopi, um café local servido com gelo, bem forte e adoçado com leite condensado.

Na primeira vez tomando esse café da manhã nós achamos tudo estranho, mas depois os sabores começam a fazer sentido. Eu fiquei viciada na textura desse ovo bem mole e também no kopi!

A Ya Kun Kaya Toast é uma rede de lanchonetes especializadas nesse café da manhã. Tem várias unidades pelo país.

Dosa e Outras Comidas Indianas Típicas de Singapura

Dosa é uma das comidas indianas mais populares em Singapura, especialmente em Little India.

É uma panqueca gigante, fina e crocante feita com farinha de arroz e lentilha. Ela vem recheada com batata temperada e acompanha vários molhos picantes.

Masala dosa é a versão mais comum, mas tem de queijo, cebola e até versões doces.

 comidas típicas de Singapura
Dosa gigante e vários molhos picantes para acompanhar

Outro clássico da comida indiana em Singapura é o roti prata, um pão crocante feito na chapa, servido com curry. Pode ser simples ou recheado com queijo, ovo e até chocolate.

O biryani também não fica de fora, com arroz super temperado e carne de frango ou carneiro. Nos restaurantes vegetarianos, os thalis vêm cheios de curries, chutneys e pães, servidos direto na folha de bananeira.

Leia também: Conheça 37 Pratos, Doces e Bebidas da Culinária da Índia

Durian e Outras Frutas (comidas típicas de Singapura)

Durian é a fruta mais famosa – e polêmica – de Singapura. Isso porque ela tem um cheiro é tão forte que é proibida no metrô e em alguns hotéis, mas quem gosta jura que o sabor compensa.

Durian é um pouco parecido com jaca, mas a textura é mais cremosa, quase como um creme de leite espesso, e o gosto varia entre doce e levemente amargo. Dá para comer puro ou em sobremesas, como bolos e sorvetes.

O durian ficou famoso, principalmente entre os chineses, o que fez com que o preço da fruta disparasse. Espere pagar algumas dezenas de dólares se quiser provar.

 comidas típicas de Singapura
O polêmico Durian

Além do durian, tem outras frutas que nós consideramos exóticas, mas que são bem comuns nas feiras e mercados em Singapura.

A snake fruit, ou salak, tem uma casca que parece escama de cobra e um sabor doce com um toque azedo.

O mangostão, conhecido como a rainha das frutas, tem uma polpa branca super suculenta e doce.

O rambutan lembra uma lichia cabeluda e é bem refrescante. A lichia também é bem comum por lá, assim como a pitomba, que é chamada de longan em Singapura.

Snake fruit

Singapore Laksa (Noodles)

Laksa noodle é um dos pratos mais famosos de Singapura, uma sopa apimentada e cremosa com influências chinesas e malaias.

 comidas típicas de Singapura
Laksa noodle que comemos em Malaca, na Malásia

O caldo é feito com leite de coco, pasta de camarão e vários temperos. Os noodles são de arroz, do tipo bem molenga, servidos com camarões, peixe e tofu.

A versão mais famosa é a Katong Laksa, onde os noodles vêm cortados para serem comidos só com colher. O caldo é espesso e bem temperado, e cada lugar tem seu próprio jeito de fazer

Fried Kway Teow (Noodles)

Esse é outro prato de noodle bem comum, mas não é uma sopa, e sim um refogado.

É feito com noodles de arroz largos fritos em fogo alto com molho de soja escuro, alho, ovos, camarões, fatias de linguiça chinesa (bem adocicada) e brotos de feijão.

Fried Kway Teow

Hokkien Mee (Noodles)

O Hokkien Mee é uma mistura de dois tipos de noodles, sendo um de ovo e outro de arroz. Eles são refogados em um caldo de frutos do mar, de modo que a massa absorve todo o sabor do caldo.

O prato leva camarões, lulas e pedaços de porco, finalizado com sambal (um molho picante) e limão.

 comidas típicas de Singapura
Hokkien Mee

Wonton Mee (Noodles)

Wonton Mee é um prato de origem chinesa, com macarrão fino e elástico servido com wontons (tipo uns raviolis) recheados de carne de porco e camarão.

A versão sem caldo é a mais popular, na qual os noodles são misturados em um molho de soja bem escuro e óleo de alho, enquanto os wontons são feitos no vapor ou fritos.

 comidas típicas de Singapura
Wonton Mee com caldo

Leia também: 28 Comidas Chinesas Exóticas [ALGUMAS BEM NOJENTAS]

Braised Duck Rice (Arroz)

Braised Duck Rice é um prato chinês no qual a estrela é a carne de pato. Ele é cozido lentamente em um molho escuro feito com soja e temperos, e a carne fica muito macia e suculenta.

As fatias de carne são servidas sobre arroz branco, e acompanha ovos cozidos, tofu e uma tigela de caldo à parte.

Braised Duck Rice

Nasi Lemak (Arroz)

Nasi Lemak é um prato com origem na Malásia, e é consumido em qualquer refeição do dia, inclusive no café da manhã.

O arroz é cozido em leite de coco e folhas de pandan, o que o deixa aromático e adocicado.

Acompanhando vem um pedação de frango frito crocante, uma saladinha, sambal (molho) apimentado, amendoins crocantes, anchovas fritas e um ovo frito.

 comidas típicas de Singapura
Um típico Nasi Lemak

Leia mais: Comidas Típicas da Malásia: 21 Pratos e Bebidas Para Provar

Chilli Crab (Caranguejo)

Chilli Crab é um prato feito com um caranguejo gigante mergulhado em um molho espesso de tomate, pimenta e ovo.

O molho é o grande destaque, e apesar do nome ele não é tão picante.

O jeito certo de comer é com as mãos, quebrando a casca para pegar a carne suculenta e mergulhando os pedaços no molho.

Para não desperdiçar nada, o prato vem com uns pãezinhos fritos que são usados para absorver o molho.

Chilli crab

Leia também: O Que Provar em Sua Viagem à Coreia do Sul (Com Preços e Nomes!)

Sambal (comidas típicas de Singapura)

Sambal é a alma de muitos pratos em Singapura, como já deu pra perceber nos tópicos acima.

Esse molho de pimenta tem várias versões, mas a base é feita de pimenta vermelha, alho, cebola, pasta de camarão e açúcar.

O resultado é adocicado, defumado e picante. O segredo é provar uma quantidade pequena antes de mergulhar nele, pois às vezes o nível de pimenta é pesado demais.

 comidas típicas de Singapura
Sambal ali no cantinho

Dim Sum (comidas típicas de Singapura)

Dim Sum e Bao são clássicos da culinária cantonesa em Singapura.

Dim Sum é uma coleção de pequenas porções servidas no vapor, fritas ou assadas. A ideia é pedir um monte dessas porçõezinhas, encher a mesa delas, e dividir com todo mundo.

Dim sum

Os char siu bao, pãezinhos fofos recheados com porco assado ao molho agridoce, são uma escolha certeira.

Os baos também aparecem em versões abertas, como o gua bao, recheado com barriga de porco caramelizada.

Satay (comidas típicas de Singapura)

Satay são os espetinhos, sempre presentes nos hawker centers de Singapura. Diferente do que estamos acostumados no Brasil, aqui os espetinhos são bem pequenos, e com pedaços pequenos de carne, para assar rápido.

Você encontra todo tipo de satay: carne, frango, porco, frutos do mar, vegetais, cogumelos, quiabo, fish ball, kani… Vale a pena fazer uma seleção e provar vários satay diferentes com os molhos que acompanham.

Satay

Rojak (comidas típicas de Singapura)

Rojak é uma das misturas mais inusitadas de Singapura.

Trata-se de uma salada com frutas e vegetais misturados, tudo coberto com um molho bem espesso de pasta de camarão, tamarindo, açúcar e amendoim moído.

Os ingredientes variam, mas geralmente tem pepino, broto de feijão, massa frita crocante, abacaxi e tofu.

 comidas típicas de Singapura
Rojak

O sabor é estranho no começo: era pra ser doce ou salgado? Mas muitas comidas na Ásia são assim, e depois de algumas mordidas começa a fazer sentido.

Murtabak

Murtabak é mais uma das comidas indianas que são super comuns em Singapura.

É tipo um pãozinho achatado, recheado com carne moída de frango, carneiro ou boi, misturada com bastante cebola e às vezes queijo.

Tudo isso é dobrado dentro de uma massa fina e crocante, frita na chapa até ficar dourada.

 comidas típicas de Singapura
Murtabak

Leia também: 101+ Comidas Típicas do Brasil Para Comer Antes de Morrer

Kueh

Kueh é o nome dado para vários tipos de docinhos tradicionais encontrados em Singapura.

Eles são feitos de arroz, tapioca, coco e feijão-mungo, com texturas que sempre são meio pegajososas, tipo gelatina ou maria mole.

 comidas típicas de Singapura
Pratinho com vários tipos de kueh

Dicas Para Viajar a Singapura

  • Escolha a época certa: Singapura tem clima quente e úmido o ano todo, com chuvas frequentes. Novembro a janeiro são os meses mais chuvosos, mas dá para visitar em qualquer época.
  • Planeje seus passeios: Use sites que dão descontos, como Civitatis e GetYourGuide, para encontrar e reservar passeios guiados. Compare sempre o preço com os sites oficiais das atrações.
  • Internet: Viaje com um chip internacional OMeuChip, que já chega funcionando, ou compre um chip local. O da Singtel funciona bem e pode ser comprado no aeroporto ou em lojas pela cidade.
  • Prove a culinária local: Não deixe de experimentar Chili Crab, Hainanese Chicken Rice e Laksa. Os hawker centers oferecem comida barata e variada. Leia mais sobre elas clicando aqui.
  • Hospedagem: Para boas opções de hospedagem, use o Booking. Filtre por localização e leia avaliações para evitar surpresas. Em Singapura, os hotéis costumam ser caros e os quartos, pequenos.
  • Dinheiro ou cartão de crédito: A moeda local é o dólar singapuriano (SGD). Cartões são aceitos em quase todos os lugares, mas alguns hawker centres e mercados de rua exigem dinheiro vivo ou pagamento via apps locais. Saque no Maybank para evitar taxas adicionais. Nós viajamos com um cartão da Wise e funcionou sem problemas, inclusive no transporte público. Abra sua conta usando nosso link para ganhar desconto nas primeiras transferências.
  • Compra de passagens: Use o Skyscanner para comparar preços de passagens e encontrar as ofertas. Não esqueça de adicionar bagagem se for necessário, pois os voos baratos não incluem. Para comprar passagens de ônibus, compare preços no 12GoAsia e no RedBus.
  • Transporte público: O metrô (MRT) é eficiente e cobre toda a cidade. Táxis e apps como Grab são práticos, mas custam mais.
  • Atenção à segurança: Singapura é uma das cidades mais seguras do mundo. Apenas evite desrespeitar as regras locais, como jogar lixo no chão ou comer no metrô, pois as multas são altas. Leia sobre outras “curiosidades” clicando aqui.

Seguro Viagem Para o Sudeste Asiático

Não é por nada não, mas eu nunca vi tanto estrangeiro enfaixado quanto nas ilhas da Tailândia! Acho que a moda de alugar scooter para conhecer as praias acaba custando caro.

Até eu acabei passando uns dias enfaixado depois de “abraçar” um coral enquanto estava nadando com meu snorkel.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para o Sudeste Asiático.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE SINGAPURA

Booking.com

COMIDAS TIPICAS SINGAPURA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share