Você sabia que Santa Catarina tem comida típica para todos os gostos? Sua culinária mistura ingredientes do litoral e pratos típicos da Alemanha, e o resultado é surpreendentemente delicioso!
Confira aqui nossa seleção com 18 pratos típicos de Santa Catarina. Foram comidas que provamos em nossa viagem de quase 3 meses pelo Estado.
Nós gravamos vlogs de viagem de todas as cidades que conhecemos e comidas que provamos. Se quiser assistir todos, clique aqui para acessar a playlist no Youtube, ou comece por esse, no qual tem uma receita muito especial:
E para planejar sua viagem não deixe de ler quais as melhores praias de Santa Catarina e os lugares mais legais para conhecer em todo o Estado.
Índice
Comida Típica de Santa Catarina
Tainha
Não importa a receita – a tainha é o peixe que mais tem a cara de Santa Catarina!
Típico do inverno, esse peixe delicioso é motivo de grande movimento nas praias do litoral catarinense. Quem viaja por lá de maio a julho com certeza se depara com cenas como essa:
A pesca da tainha é feita com imensos arrastões, que são lançados ao mar com muita destreza dos pescadores.
Na hora de tirar essa rede gigante da água, todo mundo que está na praia vai ajudar. Isso porque uma tainha pesa facilmente mais de 2kg, e uma dessas redes pode ter centenas e até milhares delas.
Sim, é isso mesmo: toneladas de tainha em uma só rede! A pesca da tainha é patrimônio imaterial do Estado de Santa Catarina e um espetáculo que vale a pena assistir, participar – e comer!
Nós curtimos tanto que até escrevemos um artigo contando mais sobre a pesca da tainha em Santa Catarina. Não deixe de ler.
No inverno todos os restaurantes do litoral vendem tainha frita, na brasa ou de qualquer outra maneira que a criatividade permitir. Em Floripa nós optamos por tainha frita com muitos acompanhamentos:
Pirão
Feito com farinha de mandioca, temperos e peixe, o pirão é um prato que pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil.
Porém em Santa Catarina o pirão merece destaque como comida típica. Tanto que tem até uma festa inteiramente dedicada a essa delícia, que ocorre em Barra Velha, no litoral norte.
Ostras
Eu amo ostras e fiquei super feliz ao chegar a Florianópolis e descobrir que essa delícia é super popular por lá.
Além de ser razoavelmente barata nas peixarias, a ostra também é muito presente nos cardápios dos restaurantes de Santo Antônio de Lisboa, o bairro mais gastronômico da capital.
A ostra já é uma delícia por si só, mesmo sem muito tempero, mas quando preparada no bafo com manteiga de ervas finas fica simplesmente sensacional:
Pastel de Berbigão
Mais uma comidinha tradicional do litoral catarinense. O berbigão é um pequenino molusco, com textura e sabor bem peculiares.
Nós tivemos que andar muito para encontrar um restaurante que servisse pastel de berbigão, a principal receita com esse bichinho, e acabamos descobrindo que já tínhamos comido muito berbigão antes – só que com outro nome!
No Nordeste brasileiro o berbigão é chamado de sururu e é bastante comum também, principalmente em caldos e risotos.
Cada região tem seu temperinho especial, então mesmo já conhecendo o sururu nordestino, vale a pena provar o berbigão catarinense!
Pão com Bolinho
A princípio você pode até achar bobo que um simples pão com bolinho de carne seja uma comida típica de Santa Catarina – isso até prová-lo.
O tempero do bolinho de carne que vai no meio do pão, coberto de queijo, é muito especial! Eu nem sei explicar, mas é uma delícia que dá vontade de comer todo dia!
O mais famoso, e que foi o primeiro que provamos, é o da Padaria Benkendorf em Blumenau. É muito gostoso, mas ainda melhor que ele foi o que comemos no Mercado Público de Itajaí.
Choripan
O choripan é um sanduíche preparado com linguiça e molho de chimichurri, um combinado de ervas e temperos.
Comida típica da Argentina, essa receita também é muito encontrada em Santa Catarina, trazida pelos imigrantes que vieram viver em suas praias e cidades.
É fácil encontrar choripan em muitas cidades, mas o mais gostoso que comemos foi, assim como o pão com bolinho, no Mercado Municipal de Itajaí. Que lugarzinho pra ter comida boa!
Café Colonial
Podendo ser servido e degustado a qualquer hora do dia, o Café Colonial é um verdadeiro banquete, com grande variedade de massas, pães, frios, embutidos e doces.
Cada cidade tem um restaurante ou padaria que ganha o título de “melhor café colonial”, basta pesquisar. O mais famoso é o do Cafehaus, em Blumenau.
Linguiça Blumenau
Blumenau é uma cidade que sofreu muita influência alemã, principalmente na culinária, então espere ver seu nome muitas vezes aqui nessa lista.
Como se não bastasse, Blumenau ganhou até mesmo uma linguiça em sua homenagem.
A linguiça Blumenau é curada, fermentada, seca, maturada e defumada. O resultado é uma carne que parece crua, mas que está pronta para ser consumida.
O sabor é uma perfeita combinação de algo suave e forte ao mesmo tempo. Por isso a Linguiça Blumenau vai bem tanto no café da manhã, num pãozinho com queijo, quanto numa tábua de frios para petiscar e tomar uma cerveja.
Nos supermercados de Santa Catarina é fácil encontrar essa comida típica, que fica sempre pendurada em ganchos, sem necessidade de refrigeração.
Em locais turísticos encontra-se Linguiça Blumenau em lojinhas de produtos coloniais, que vendem também queijos, doces e bebidas.
Joelho de Porco (Eisbein)
Um dos principais pratos típicos de Santa Catarina com origem alemã é o Eisbein, um joelho de porco cozido e então assado, até ficar com a pele bem sequinha.
Acompanhado de chucrute, batatas e purê de maçã, é sempre o carro chefe das cervejarias com temática alemã em Santa Catarina. Esse da foto abaixo nós comemos (inteirinho) na Bier Vila, em Blumenau.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Churrasco
Nós ainda estamos falando de Santa Catarina, e não do Rio Grande do Sul, mas é fato que lá também encontramos carnes de excelente qualidade.
E pode apostar que os catarinenses levam essa tradição muito a sério.
Nós percebemos isso já quando chegamos no Estado e alugamos um apartamento com uma churrasqueira na varanda. Logo percebemos que praticamente toda casa tem uma – e aos domingos o cheiro de churrasco domina tudo! Que delícia
Leia também: 24 Melhores Comidas da Região Sul
Marreco
Mais um prato de origem alemã, o marreco é temperado e então recheado com moela, fígado, bacon e temperos.
Assim como o joelho de porco, é servido com chucrute, batatas e purê de maçã.
Salsichas Alemãs
Com tanta comida típica de Santa Catarina com origem alemã, é claro que as deliciosas salsichas não ficariam de fora. As mais comuns são a Bratwurst e a Currywurst.
Chucrute
Já falei dele várias vezes como acompanhamento, mas você sabe o que é o chucrute?
Essa comidinha de sabor forte e azedo é originária da Alemanha e consiste em repolho (branco ou roxo) temperado e fermentado.
Pastel com Caldo de Cana
Eu não falaria de algo tão simples como pastel e caldo de cana aqui se não fosse uma comida típica tão comum em Santa Catarina.
Em nossos passeios nós percebemos que os catarinenses gostam muito dessa combinação – e quem não gosta, né?
Enquanto o caldo de cana é bem normal, os pastéis catarinenses geralmente são gigantes e super recheados!
Hackepeter
Uma comida típica de Santa Catarina que nós simplesmente amamos! O Hackepeter é uma receita que leva carne crua muito temperada, servida com porções generosas de mostarda escura e manteiga sobre pão preto.
É um prato típico de Santa Catarina com sabor bastante forte, e vai bem demais com uma cerveja bem geladinha!
Nós comemos Hackepeter também em Curitiba, onde o prato é chamado de carne de onça, devido ao bafo que os temperos fortes da carne causam no indivíduo!
Pinhão
Um ingrediente que é o símbolo do Paraná, o Estado vizinho, mas que não fica fora da culinária de Santa Catarina.
O pinhão pode ser preparado de muitas maneiras, mas é muito comum encontrá-lo na beira das estradas, já cozido, para ser comido só com sal. Muito bom!
Comida Típica de Santa Catarina: Doces
Chimia
Embora os descendentes de alemães defendam que não é a mesma coisa, para nós que somos leigos, a chimia é uma deliciosa geleia.
Podendo ser feita com quase qualquer fruta e muito açúcar, a chimia vai super bem com um pãozinho caseiro.
Nós tivemos a sorte de provar uma chimia caseira deliciosa em Pomerode, feita pela família Siewert no fogão a lenha. Simplesmente divina!
Cuca
Quando cheguei numa padaria de Santa Catarina querendo comer um pedaço de bolo me deparei com vários deles, mas sempre um pouco diferentes, com uma espécie de farofinha doce e crocante por cima.
Depois eu descobri que esse tipo de bolo é a famosa Cuca!
A mais comum é a Cuca de banana, que além da fruta pode levar uvas passas e granola na farofa que vai por cima.
Apfelstrudel (Torta de Maçã)
Um dos doces mais gostosos, embora simples, é a torta de maçã feita da maneira tradicional alemã.
O recheio bem molhadinho, com muita canela e creme por cima, torna a Apfelstrudel uma das maiores delícias para a sobremesa.
Cervejas e Bebidas de Santa Catarina
Cervejas Artesanais
Confesso que quando cheguei em Santa Catarina eu nem sabia o que tinha de comida típica por lá, mas eu sabia muito bem que iria encontrar cervejas deliciosas!
O auge do turismo cervejeiro em Santa Catarina ocorre em outubro, quando Blumenau sedia a maior Oktoberfest do mundo fora da Alemanha.
São centenas de milhares de litros de chopp consumidos nessa festa! Que sonho!
Eu estive em Blumenau fora da festa, mas fiz questão de visitar o local onde ela ocorre, um espaço temático chamado Vila Germânica.
Em uma única choperia encontrei mais de 40 rótulos, todos nacionais e de excelente qualidade!
Cervejas em Garrafa Pet
Mas não é só nas cervejarias e choperias que você vai conseguir provar cerveja de alta qualidade em Santa Catarina. Nos mercados é possível encontrar ótimas opções, até mesmo em garrafa de plástico!
Pode parecer estranho (eu achei, no começo), mas essas cervejas são deliciosas! A que eu provei (várias vezes) e aprovei foi a Buffalo Beer, principalmente do tipo Pale Ale.
Cachaças e Licores de Luiz Alves
Para quem não é fã de cerveja, mas ainda quer provar alguma bebida típica de Santa Catarina, basta procurar pelas cachaças e licores produzidos na cidade de Luiz Alves.
Geralmente são bebidas de ótima qualidade e com grande variedade de tipos e sabores:
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Vou pra Santa Catarina em Outubro e agora fiquei com agua na boca com todas essas dicas. Que delícia ja estou ansiosa pra ir. Obriagdo pelas dicas são maravilhosas!!
Fico feliz que tenha curtido nossas dicas 🙂 abraço!
Ô delícia de post, daquele que quando terminamos de ler estamos com a boca cheia d’água. Adorei conhecer um pouco mais sobre a comida típica de Santa Catarina, um estado com as influências que ele teve não poderia deixar de ter uma gastronomia tão rica.
A gente também fica salivando de reler esses posts rsrs
Que post delicioso! Experimentar os pratos locais faz parte da experiência de viajar, eu particularmente amo. E a comida típica de Santa Catarina não decepciona!
A gente nunca deixa de provar as comidas típicas de um lugar, e em Santa Catarina não nos decepcionamos. Bom demais!
Quando fui a Santa Catarina pensei que fosse passar aperto, porque não como carne. Mas são tantas opções de pratos à base de pinhão que eu me esbaldei. Os doces são deliciosos também, vocês capricharam na seleção!
A gente curtiu muito as comidas de Santa Catarina! Realmente as carnes não são tão protagonistas por lá, tem pra todos os gostos 🙂
Algo quer me levar para Santa Catarina e as comidas típicas estão fazendo bem esse papel de sedução, rs… Provaria a maioria das opções mas as ostras me pegaram de um jeito especial porque amoooo
Nossa, Maria, se vc gosta de ostra, as de Florianópolis são uma coisa de outro mundo, vc vai surtar. Deu até água na boca de lembrar rsrs
quero comer meu computador!!!estou com agua na boca agora…
Muita comida boa né? kkk
Menina, já estive em Santa Catarina e admito que não provei nem metade das comidas típicas, isso já é uma razão para que eu volte ☺️
Ahh é assim mesmo, a gente acaba provando um monte de comida típica em Santa Catarina, e depois descobre que tem mais rs
Eu amo Santa Catarina e a culinária típica da região é maravilhosa. Alguns eu já experimentei, mas tem outros que estão presentes no texto que fiquei com agua na boca e certamente não vou deixar de conhecer na próxima viagem. Parabéns pelo canal no Youtube, adorei o vídeo.
Oi Michele! Que bom que curtiu nosso texto e vídeo 🙂 Santa Catarina tem muita comida típica gostosa, vale a pena tentar provar várias delas na viagem! Abraço
Eu amo conhecer as comidas típicas quando viajo, mas de Santa Catarina não sabia muita coisa. Gostei principalmente desse café colonial cheio de gostosuras, me deixou com água na boca!!!
O café colonial é um verdadeiro banquete! Perfeito pra quem passa o dia inteiro turistando e precisa repor as energias rsrs
Confesso que eu não sabia nada sobre comida típica de Santa Catarina mas agora já quero comer tudooooo! fiquei com fome! heheheh eu AMO Tainha! <3
A gente nunca tinha comida tainha, aí saímos de lá viciados rsrs Tem muita comida boa em Santa Catarina, já vale a viagem só pra comer!