O Sergipe é um Estado pequenino (o menor do Brasil), mas tem muita comida típica boa para provar em uma viagem para Aracaju e suas belas praias.
Passando pela capital Aracaju vale a pena escolher uns bons restaurantes para se deliciar com caranguejo, lambreta, amendoim verde cozido e maus um monte de comida típica que você talvez nunca tenha provado antes.
Se quiser nos ver em ação, provando uma ou outra comida típica de Sergipe durante nossa viagem, não deixe de ver nosso vídeo.
1) Caranguejo
O caranguejo é a comida típica número um de Sergipe.
O mais comum é encontrar caranguejo cozido no leite de coco (também chamado de caranguejada), temperado com alho, cebola, pimentão e muito coentro.
E o caranguejo não é simplesmente uma comida típica do Sergipe, mas sim um ritual complexo.
Já vimos muitos turistas sem saber o que fazer quando recebem esses bichinhos peludos na mesa, acompanhados de um martelo e uma tábua.
Mas a graça é essa: passar horas martelando a casca do caranguejo para encontrar cada pedacinho de carne lá dentro e chupar todo o molho que fica escondido.
O caranguejo é tão tradicional que na orla de Aracaju tem uma região com muitos bares e restaurantes que recebe o nome de “Passarela do Caranguejo”, e tem até uma escultura em sua homenagem:
Leia também: comidas típicas do Ceará
2) Café da Manhã Sergipano
Se você se hospedar num hotel que serve café-da-manhã em Sergipe, é bem provável que ele inclua cuscuz. E macaxeira cozida. E inhame. E batata da terra. E carne do sol. E várias outras comidas que a gente considera meio “pesadas” para comer logo de manhã.
Mas a verdade é que esse café da manhã é típico do sertão, e essas comidas são muito a cara do Nordeste. Não deixe de provar um pouco de tudo, pois os temperos e as texturas vão te surpreender.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
3) Moqueca Sergipana
O Sergipe é logo ali ao lado da Bahia, e até já foi parte do vizinho antes de se tornar um Estado.
Então não é nenhuma surpresa encontrar uma moqueca bem caprichada no dendê e no leite de coco na comida típica de Sergipe.
Nos restaurantes de Aracaju você encontra moqueca de camarão ou de peixe. É só escolher sua favorita com um arroz branco e um pirão para acompanhar, que é sucesso.
Leia também: comidas típicas de Pernambuco
4) Comida Típica de Sergipe com Carne de Sol
Carne de sol, queijo coalho e macaxeira são uma combinação super tradicional em quase todos os Estados do Nordeste, e em Sergipe não é diferente.
Está querendo um petisco gostoso, salgadinho pra acompanhar uma cerveja e sem ingredientes diferentes demais pro seu paladar? Pode apostar numa carne de sol!
5) Amendoim Verde Cozido
Da primeira vez que estive no Nordeste já achei super diferente (e gostoso) o amendoim cozido com casca, e não torrado como sempre comi.
Em Sergipe existe uma receita ainda mais gostosa de amendoim cozido, que é feita com ele ainda verde, antes de ficar totalmente maduro.
O amendoim verde é cozido (ainda na casca) na água com sal e limão até ficar macio.
O sabor e a textura são simplesmente inexplicáveis de tão boa que é essa comida típica de Sergipe! Tão boa que até ganhou o título de patrimônio imaterial da culinária local.
Leia também: comidas típicas de Alagoas
6) Feijoada Sergipana
Diferente da feijoada que comemos no resto do Brasil, em Sergipe é tradicional servir o feijão com muitos legumes cozidos, em complemento às carnes.
Batata doce, maxixe, jiló e quiabo trazem um sabor especial a esse prato. Acompanha arroz, couve, farofa e banana da terra frita para ficar completo.
Leia também: 33 Melhores Comidas Nordestinas
7) Pirão
Seja de camarão, peixe ou de carne mesmo, basicamente em toda refeição que fizemos em nossa viagem pelo Sergipe nós comemos pirão.
Afinal é um acompanhamento perfeito, super saboroso e que dá saciedade. Além de realmente combinar com tudo.
Leia também: comidas típicas do Maranhão
8) Lambreta
Lambreta é o nome dado a um molusco bem comum na comida típica de Sergipe, pois cresce nas regiões de mangue.
A lambreta é cozida inteira num caldo com bastante coentro, alho e cebola. Ao cozinhas as conchinhas que estão fechadas vão se abrindo.
Aí é só cavucar e pegar aquela carninha gostosa lá de dentro.
Reza a lenda que é uma comida típica afrodisíaca, então tome cuidado em sua viagem ao Sergipe!
9) Peixe Frito Inteiro
Nada como um peixe frito bem preparado, daquele jeito que fica crocante por fora e bem suculento por dentro. Com vinagrete e farofa, serve tanto de petisco como de refeição mesmo.
Nas praias do Nordeste todo (e claro que também de Sergipe) o jeito tradicional de preparar o peixe é assim, e é uma comida típica tão gostosa porque é sem empanar, viu?
10) Caju
A capital do Sergipe se chama Aracaju, então a gente já imagina que tem bastante dessa fruta por lá né?
Aracaju significa “cajueiro dos papagaios” e tem origem no idioma Tupi.
Além de sucos e doces feitos com a fruta e sua castanha, vimos até um quiosque em forma de caju em Aracaju 🙂
Leia também: comidas típicas de Santa Catarina
11) Caldinho
Para alguns parece não fazer sentido tomar um caldo quente na praia, mas depois que você se acostuma vira um vício, e você fica lá esperando o próximo vendedor aparecer!
O caldinho não podia ficar de fora dessa lista de comida típica de Sergipe, principalmente por ser algo que muitos turistas nem provam.
É normal encontrar caldinho de vários sabores, incluindo camarão, sururu, peixe, feijão e outros.
O caldinho pode ser servido puro ou com outros ingrediente dentro, como ovo de codorna, torresmo e azeitonas.
12) Escondidinho
O escondidinho é um prato bem comum no Brasil como um todo, mas ele tem um toque especial na comida típica de Sergipe.
Ingredientes como macaxeira, manteiga de garrafa, queijo coalho, charque e carne de sol deixam esse prato ainda mais gostoso e com um sabor bem nordestino.
Leia também: comidas típicas do Paraná
13) Bolo de Leite
O bolo de leite é bem comum na comida típica de vários lugares do Nordeste, incluindo o Sergipe, e é perfeito para acompanhar um cafezinho.
É um bolo sem fermento, e por isso tem uma textura bem densa e molhadinha.
O bolo de leite é simples e normalmente não tem nenhum sabor específico, além do açúcar e da manteiga que são parte da receita.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Fiquei com curiosidade de experimentar algumas dessas comidas típicas de Sergipe. Acredita que nunca comi caranguejo? Adorava experimentar mas aqui em Portugal não é muito comum, apesar de comermos bastante marisco. Confesso que tenho muita curiosidade em experimentar Carne de Sol
E é bom, o caranguejo tem que ter mais habilidades kakakak mas a carne do sol macia e suculenta. 🙂
A gastronomia do Nordeste é sempre boa, não. Como você disse, o café da manhã sergipano é um pouco pesado para quem não está acostumado, mas… cuscuz é bom demais!
Cuscuz é vida!!! 🙂
Adoro os vossos posts gastronómicos e este da comida típica de Sergipe não desilude. Nunca provei a maioria das opções
Tudo maravilhosoooo 🙂
Não conhecia o amendoim cozido. Fiquei impressionada com a quantidade de ingredientes desse café da manhã. Bem pesado…
Adoro destinos gastronómicos. Obrigada pelo artigo.
É café com sustância aakkaak mas o amendoim delicia com uma gelada kakakkak mais levinho 🙂
As comidas do Nordeste são muito boas! Mas confesso que o café da manhã é meio pesado pra mim haha mesmo não conhecendo Sergipe já provei algumas comidas dessa lista (amo escondidinho e carne de sol!), mas fiquei curiosa para provar o amendoim verde cozido, parece um ótimo aperitivo.
O amendoim vai bem com uma cervejinha gelada.. kakakka 🙂