Costa Rica: Pontos Turísticos e Dicas de Viagem a Turismo

costa rica pontos turísticos

Durante nossa viagem pela América Central nós passamos pela Costa Rica, e reunimos aqui os principais pontos turísticos do país e mais dicas para sua viagem a turismo.

A Costa Rica é um país pequeno porém com muita natureza e turismo super desenvolvido: vulcões, praias no Oceano Pacífico e no Mar do Caribe, montanhas, rios, Parques Nacionais… a lista parece infinita.

costa rica pontos turisticos
Vulcão em La Fortuna

Mas antes de falar dos lugares bonitos e mostrar fotos maravilhosas, queremos deixar aqui nossa opinião bem sincera sobre a Costa Rica:

Estamos falando de um país que é hiper turístico e tem preços bem mais altos do que os seus vizinhos, inclusive o Panamá, que já não é barato.

E, ao menos nos lugares que visitamos, tudo é baseado em tours de empresas, sendo bem difícil fazer turismo por conta própria na Costa Rica.

Você encontra caravanas de estadunidenses adolescentes pra todos os lados. Nossa impressão é de que são grupos em viagens de formatura ou algo assim.

De um modo geral não há nada de errado com isso, mas pra quem está esperando curtir tranquilidade absoluta na natureza, pode esquecer.

Para os brasileiros, fora os vulcões, quase tudo no país se parece muito com o que se vê no Brasil: praias bonitas e muita natureza tropical. E as praias nem são assim tão sensacionais, principalmente depois de ter conhecido paraísos como Bocas del Toro e San Blas, ali do lado.

Na verdade, o forte do turismo na Costa Rica é o esporte de aventura. Por isso os adolescentes! São muitas opções de rafting, rapel, canoagem e essas coisas. Não é o nosso lance, mas o que podemos ver foi que tudo é beeeeem mais caro do que na Nicarágua, por exemplo.

Nós não conhecemos lindas praias do Caribe na Costa Rica, mas visitamos vários países caribenhos de forma econômica. Veja nosso comparativo entre eles aqui:

Voo Para a Costa Rica

No momento (novembro/2022) não há voos diretos do Brasil para a Costa Rica, então é preciso pegar um voo com escala. O mais comum é parar no Panamá ou nos Estados Unidos (o que você só pode fazer se tiver o visto americano).

Os voos mais frequentes e econômicos são para San José, a capital da Costa Rica.

Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.

Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.

Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:

Moeda Usada na Costa Rica

Nome da moeda: Cólon Costa-Riquenho (CRC)

Cotação (novembro/2022): 100 CRC = R$ 0,90

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para a Costa Rica o melhor é viajar com Dólar, porque você não vai encontrar Cólon para comprar antes de chegar lá.

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

costa rica pontos turisticos
Nota lindinha de Cólon Costa-Riquenho

Na Costa Rica você consegue pagar tudo em dólar normalmente, com uma cotação um pouco abaixo da oficial.

A dica é evitar usar seus dólares e trocar nos bancos por Cólon. O BAC oferece uma taxa surpreendentemente boa e sem cobrar comissão. Conseguimos trocar muito próximo da cotação oficial.

Se não fizer câmbio, a perda será de uns 5% a 10% dos seus gastos. Ou seja, só use dólar pra coisas pequenas mesmo.

Língua Falada na Costa Rica

A língua falada na Costa Rica é o espanhol, como em boa parte da América Central. Não tivemos dificuldade de comunicação, porque o país é hiper turístico. O inglês é tão usado quanto o espanhol, num geral.

O portuñol até funciona, mas não é tão bem entendido quanto na América do Sul, já que brasileiros são minoria entre os turistas por ali.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Melhor Época para visitar a Costa Rica

Entre dezembro e abril é a melhor época para visitar as praias do Pacífico, e de março a setembro as praias do Caribe. É quando não chove muito e o céu está azul.

De maio a junho é a época mais verde e chuvosa, com um pequeno risco de ciclones. Foi quando nós viajamos e realmente pegamos muita chuva, mas ainda com temperaturas altas.

Bebidas e Comidas Típicas da Costa Rica

Os preços da Costa Rica realmente nos assustaram, de modo que nós acabamos provando pouco da comida típica do país e sobrevivemos de hambúrguer e frango frito nas lojinhas de fast food.

Vê-se muito gallo pinto, que é arroz um pouco queimado e frito com feijão também um pouco torrado. É o prato típico do café-da-manhã em toda a América Central.

Gallo Pinto – Foto: James Diggans, DC, USA, CC BY 2.0

Você pode ler nossas experiências com culinária do Panamá e as comidas da Nicarágua, que são de certo modo parecidas com a Costa Rica.

Hospedagem na Costa Rica

A Costa Rica é um país muito visitado por estadunidenses a turismo, então você encontra muitos hotéis moldados para agradá-los: resorts, villas, hotéis boutique e cassinos.

Um detalhe é que muitas propriedades são adults only, então se você viaja com crianças é importante se ligar nisso.

Parador Nature Resort and Spa em Manuel Antonio
Tamarindo Bay Boutique Hotel – Adults Only em Tamarindo

Também fica na rota de muitos mochileiros que percorrem a América Central, então na Costa Rica não faltam hostels e campings nos principais locais de turismo.

Kalunai Hostel em Puerto Viejo
Rio Danta Hostel em La Fortuna

Nós sempre fizemos reserva pelo booking.com. A maior parte das reservas não requer cartão de crédito nem pagamento antecipado, e sempre encontramos boas ofertas no site.

Como se Locomover pela Costa Rica

Viajar de ônibus dá certo, mas tenha tempo e paciência, pois as distâncias são grandes. O país é todo cortado por montanhas e matas, então as estradas não são nenhuma maravilha.

Para fazer muitos trajetos é preciso trocar de ônibus em San Jose, a capital. Fique atento que há mais de um terminal na cidade, então tem que se informar bem em qual você vai chegar e de qual vai sair.

Carona não faz parte da cultura local, mas vimos algumas pessoas que conseguiram. Para pequenas distâncias, principalmente nas áreas de praia, parece funcionar bem. Informações específicas sobre carona na Costa Rica aqui (em inglês).

Nos principais locais de turismo na Costa Rica você encontra passeios guiados, os quais muitas vezes são a única maneira de conhecer a região.

Nós gostamos muito da Civitatis para fazer reservas desse tipo de passeio, porque dá para pagar em real (sem os 6,38% de IOF) e tem cancelamento gratuito.

Carro Alugado

Normalmente nós consideramos que não vale a pena alugar um carro em outros países, mas a Costa Rica é diferente.

Pode ser uma opção cômoda e econômica viajar pela Costa Rica a turismo de carro, inclusive para conhecer os arredores das cidades e praias onde você se hospedar.

Para alugar veículos on line, de forma segura e com antecedência, nós recomendamos a RentCars, onde você consegue comparar as melhores locadoras do destino e escolher com base em preço e qualidade.

Turismo na Costa Rica: Pontos Turísticos

Os pontos turísticos que visitamos na Costa Rica foram a vila hippie de Puerto Viejo de Limón e a cidadezinha La Fortuna, aos pés do Vulcão Arenal. Passamos pela capital, mas não a tempo de fazer nada além de comer um Mc Donald’s por lá.

O motivo de não demorarmos pela Costa Rica foi, além de tudo que já mencionamos anteriormente, os preços elevados. Para quem viaja de mochilão, como nós, é bem complicado se manter dentro do orçamento.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

A Costa Rica tem muitos lugares que são considerados pontos turísticos. Há muitas praias e parques nacionais, então não faltam opções se você quiser montar um roteiro de 2 semanas ou até 2 meses por lá.

Já nós teríamos ficado ainda menos tempo, com certeza. A Costa Rica dá a impressão de que a cultura local foi destruída em prol do turismo estadunidense. Os preços foram lá pro alto, não há uma identidade própria e os atrativos não são tão atraentes assim.

La Fortuna

Um vilarejo aos pés do imenso Vulcão Arenal, onde você encontra piscinas térmicas naturais e muitas trilhas e passeios para ficar em contato com a natureza.

Estivemos por lá e escrevemos nossas dicas aqui:

costa rica la fortuna

Puerto Viejo de Limón

Um vilarejo “hippie” pertinho da fronteira com o Panamá, na costa do Mar do Caribe. Coloque hippie entre aspas porque achamos esse termo meio fake news quando se trata do lugar.

É verdade que Puerto Viejo tem uma histórica bem entrelaçada com a Jamaica, e tem um clima diferente do resto do país, mas não é o que a gente espera quando se fala em “vilarejo hippie”. Leia mais no nosso post sobre o local:

costa rica pontos turisticos
Puerto Viejo de Limón

Do outro lado da fronteira fica o Arquipélago de Bocas del Toro, no Panamá. Clique aqui para ler mais sobre esse destino incrível.

San Jose (capital)

A capital da Costa Rica costuma ficar fora dos pontos turísticos para quem visita o país. Tudo que ouvimos sobre ela nos desencorajou a passar sequer uma noite lá: poucas atrações e preços elevados, basicamente.

costa rica pontos turisticos
San Jose, a capital da Costa Rica (pouco interessante para turismo)

Monteverde

Fica próximo de La Fortuna, porém com mais opções de turismo de aventura. Espere encontrar todo tipo de estrutura para esportes nos rios e em meio à selva, como o arborismo.

costa rica pontos turisticos
Monteverde

Tamarindo

Uma praia bem badalada e internacionalizada. Quer farra, festa e gente bonita na praia? Vá pra Tamarindo! As praias aqui são mais agitadas, boas para surfe.

costa rica pontos turisticos
Tamarindo

Parque Nacional Manuel Antonio

Um dos principais pontos turísticos da Costa Rica. É uma reserva com muita natureza e praias.

costa rica pontos turisticos
Parque Nacional Manuel Antonio – Foto: Public domain

Seguro Viagem Para a América Central e Caribe

O seguro viagem não é um documento obrigatório para viajar para todos os países da América Central, mas nós recomendamos fortemente a contratação de um mesmo assim.

Os valores são beeem mais baixos do que a gente imagina. O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América Central.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A AMÉRICA CENTRAL

locomoção, mochilão américa do sul, mochilão costa rica, montanha, natureza, praia, roteiro de viagem, costa rica, caribe, américa central, roteiro de viagem

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

10 comentários em “Costa Rica: Pontos Turísticos e Dicas de Viagem a Turismo”

  1. Marcela, tão bom ler opiniões sinceras, de que as praias não são nada espetaculares, etc. Muita gente acaba viajando para destinos pelo marketing, quando há tantos destinos mais acessíveis e talvez mais tranquilos. Realmente, grupos de adolescentes não é minha ideia de paraíso praiano.

    1. A gente não entende porque tanta gente fala maravilhas da Costa Rica rsrs Achamos muito melhor ir para os países vizinhos ou ficar pelo Brasil mesmo

  2. Gostei da honestidade do vosso relato sobre a Costa Rica. Preços altos e grupos barulhentos de adolescentes não é um “pacote” que me atrai muito também. Na vossa opinião que país da América Latina tem melhor preço-benefício, considerando que gostamos de culturas genuínas e Natureza?

  3. Que bacana, sonho em conhecer a Costa Rica e seus vulcões! Pela sua experiência, você acha que é viável ir com criança de 3 anos ou os passeios são muito puxados. Também gostaria de saber quantos dias você indica na região. Obrigada por compartilhar!

    1. Oi Cris. Acho que é tranquilo ir com criança sim. A Costa Rica tem uma estrutura bem organizada para passeios em família, vai ser de boa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share