A capital grega foi nosso ponto de partida para as famosas ilhas do país. Passamos só um dia em Atenas, mas deu pra perceber que é uma cidade bem agradável, tanto de dia quanto de noite. Isso se você souber pra onde ir. A vizinhança do nosso hotel não era muito agradável, embora não fosse longe dos locais turísticos (falamos disso mais abaixo).
O mais legal do nosso um dia em Atenas foi a subida a pé do Monte Lycabettus, de onde tivemos uma vista incrível da Acrópole.Da outra vez que a gente esteve em Atenas, percebemos que mais de 2 dias por lá é meio exagerado, principalmente com tanta coisa linda pra ver no resto do país.
Não deixe de ver nosso vídeo onde falamos bastante sobre a Grécia além das ilhas:
Índice
O Que Fazer em Um dia em Atenas
Acrópole de Atenas
Nós já havíamos visitado a Acrópole em outra viagem, e como o preço é bem salgado, dessa vez focamos em fazer outras atividades. Para quem está indo à cidade pela primeira vez, conhecer essas ruínas históricas é imperdível.

Dá pra conhecer a Acrópole em menos de 2h e é recomendável ir à tarde, quando o sol está mais fraco e há menos turistas, pois a maioria vai de manhã.
Leia mais no blog Viaje Leve: Como Visitar a Acrópole de Atenas
Monte Lycabettus
Existem duas opções pra subir o Monte Lycabettus: de teleférico, pagando uma taxa, ou a pé, por um caminho pavimentado que te leva ao topo.
Nós subimos a pé e, apesar do calor, não nos arrependemos. A subida não é tão pesada quanto parece, e tem uma sombra aqui e ali pra parar e descansar. Não esqueça de levar água!


Onde Ficar em Atenas
Já comentamos no começo do texto que o hotel onde ficamos tinha uma localização bem ruim. Além disso era bem sujo, tinha uns bichinhos na cama (os temidos bed bugs). O nome dele era Sparta Team e obviamente recomendamos que você fuja dele.
Em Atenas, por ser uma cidade tão grande, nós recomendamos fazer reserva usando o booking.com, site de reserva de hospedagem que a gente usa em absolutamente todas nossas viagens. Para ver todas as opções de hotel em Atenas, clique aqui.

O melhor bairro para ficar sem dúvidas é o Plaka. Esse é o bairro mais turístico, com agito à noite e atrações que podem ser visitadas a pé durante o dia. Para ver opções de hotel somente em Plaka clique aqui.
Qual a Moeda Usada na Grécia
Nome da moeda: Euro
Cotação (setembro/2022): 1 euro = R$ 5,05
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Seguro Viagem Para a Europa
Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A GRÉCIA
Leia também no blog Panorama de Viagem: Troca de Guarda em Atenas na Praça Syntagma
Salve no seu Pinterest:

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Olá, simplismente maravilhoso esses relatos de vocês, conheci boa parte do Brasil de muchila, na época era possível viajar de carona, tudo era muito caro e não tinha como chegar aos lugares,( anos 70, 80). Fiquei muito feliz por ter encontrado esse site. tenho 63 anos e pretendo conhecer a Grécia. Obrigada
Você vai amar a Grécia! Se precisar de fixas é só falar 🙂
Conhecer a Acrópole foi uma emoção incrível, apesar do calor mortal de agosto, em pleno verão. Programa imperdível mesmo.
Pingback: Legado olímpico no Estádio Panatenaico - Panorama de Viagem
Super completo este post! Sou louca pra conhecer a Grécia. Obrigada por compartilhar tantas dicas.
Que legal essa volta ao mundo de vocês! Tenho vontade de conhecer a Grécia, pelo seu post fiquei com vontade de passar uma semana em Atenas =)
1 dia em uma cidade grande é mesmo só quando não se tem opção e muita gente pode passar por isso, então as dicas vêem a calhar. Que coisa linda a Acrópolis à distância!!!
Fique surpresa com a sua dica de que mais de 2 dias em Atenas é desnecessário. Achava que tinha muita coisa para fazer na cidade, mas pelo visto dá para otimizar bastante. O seu roteiro de 1 dia me apareceu ótimo! Já salvei!
Taí um lugar que ainda não fui e que quero conhecer desesperadamente! A Grécia deve ser muito incrível! Ótimo post!