Além de todas as belas praias, a trilha do Morro do Macaco e seu mirante é um dos passeios totalmente imperdíveis para fazer em Bombinhas!
Imagine um lugar totalmente único, com um cenário que você não encontra parecido em nenhum lugar do Brasil! Isso é o Morro do Macaco, em Bombinhas.
Nesse artigo trouxemos dicas e muitas fotos do Morro do Macaco, além de outras dicas para visitar Bombinhas. Em outros textos aqui do blog já contamos quais são as melhores praias de Bombinhas, os melhores lugares para se hospedar e demos dicas gerais de locomoção, clima e mais.
Não deixe também de assistir nosso vídeo sobre as praias de Bombinhas (clicando aqui) e sobre o Morro do Macaco (clicando aqui ou abaixo):
Índice
- Vale a Pena Subir o Morro do Macaco?
- Onde Estacionar Para Fazer a Trilha do Morro do Macaco
- Instruções Para a Trilha do Morro do Macaco
- Início da Trilha do Morro do Macaco
- Como é a Trilha do Morro do Macaco
- Outros Mirantes e Trilhas em Bombinhas
- Onde Ficar em Bombinhas (Santa Catarina) – Melhores Localizações
- Como Chegar a Bombinhas?
- Como se Locomover Por Bombinhas – Santa Catarina
- Bombinhas: Taxa de Preservação Ambiental
Vale a Pena Subir o Morro do Macaco?
Depois da introdução desse texto acho que já ficou claro: vale sim a pena, e nós consideramos esse um passeio imperdível.
Não se assuste com o nome “trilha”, pois a subida é fácil e sem riscos. Vimos muitas famílias com crianças subindo sem problema nenhum. Até mais rápido que os gordinhos aqui, na verdade 😛
Nós subimos o Morro do Macaco, ficamos um tempão tirando fotos e gravando vídeos lá em cima, e descemos em cerca de 2h30.
Onde Estacionar Para Fazer a Trilha do Morro do Macaco
O ponto de partida para subir o Morro do Macaco é no comecinho da Rua Jacarandá, no Canto Grande de Bombinhas.
Nessa rua e por perto existem muitos estacionamentos que cobram um valor para o dia todo. Se você estiver na temporada alta, provavelmente não conseguirá parar na rua, então aproveite para deixar o carro num desses estacionamentos e conhecer as praias que ficam ali perto em seguida.
Agora, se você viajar na temporada baixa – ou der sorte – será possível estacionar na rua mesmo, sem pagar nada. Nós conseguimos deixar o carro bem pertinho, na Rua Peroba.
Instruções Para a Trilha do Morro do Macaco
É proibido subir o Morro do Macaco levando animais de estimação, assim como não se pode fazer fogueiras ou acampar.
Nessa área é comum haverem cobras, então é mega importante fazer a trilha de sapato fechado e não sair do caminho demarcado. Por conta do fluxo comum de pessoas, as cobras acabam não chegando muito perto da trilha.
Além disso, algumas recomendações que valem para qualquer trilha são evitar o horário mais quente do dia, levar água suficiente, trazer de volta todo seu lixo e não fazer barulho em excesso.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Início da Trilha do Morro do Macaco
O início da trilha é no Pórtico de Entrada do Morro do Macaco, que conta com uma pequena exposição de imagens sobre o local e área de descanso, banheiros, etc.
Ali você encontrará uma pessoa responsável por te passar informações sobre a trilha e tirar suas dúvidas.
Depois de passar por ali a trilha já começa subindo até uma bifurcação. Preste atenção para pegar a trilha certa, subindo, e não a trilha da direita que vai para a Praia da Tainha.
Como é a Trilha do Morro do Macaco
A trilha do Morro do Macaco tem pouco mais de 2km no total (ida e volta) e seu nível é fácil, embora tenha bastante desnível ao longo do percurso.
De um modo geral sobe-se bastante e é cansativo, mas basta ir parando para descansar que até mesmo crianças conseguem subir sem problemas.
A trilha é bem demarcada, sem risco de errar o caminho, e não tem trechos perigosos.
A maior parte da trilha é com sombra das árvores, então não fica insuportável mesmo em dias de sol forte:
A paisagem vai se revelando aos poucos, onde as árvores se abrem aqui e ali:
Antes de chegar no topo há um pequeno mirante que dá vista para a Praia da Conceição e o Canto Grande de Fora, divididos por uma “ilhota”:
Quanto mais perto do topo, mais você encontra plaquinhas engraçadas e frases motivacionais para continuar a subida:
Ao chegar no topo você já se depara com um amontoado de pedras, de onde se tem a vista mais panorâmica:
Mas caminhando para os lados também há vários mirantes com a vista desimpedida. Vale a pena andar para todos os lados, achar um lugar mais vazio e tirar um tempo para comtemplar:
Impossível não tirar um milhão de fotos e se impressionar com a beleza de Bombinhas vista de cima do Morro do Macaco. Lá embaixo está o Canto Grande, com a praia do mar de dentro do lado esquerdo (calminha e cheia de barcos) e o mar de fora do lado direito (com muitas ondas):
Algo interessante de observar são as regiões da água do mar de dentro onde há vários pontinhos, que são áreas de cultivo de ostras:
Outros Mirantes e Trilhas em Bombinhas
Bombinhas não é o destino perfeito só para quem gosta de se jogar no mar ou ficar o dia todo relaxando na areia.
A península também conta com muitas áreas verdes e morros, onde é possível percorrer trilhas e ter vistas incríveis da região. O Morro do Macaco é o que mais se destaca.
Selecionamos aqui outros locais mais famosos e que podem ser interessantes de conhecer:
- Mirante de Bombas – impossível perder, já que fica bem na estrada que dá acesso a Bombinhas;
- Trilha da Galheta – área selvagem que dá acesso à uma prainha deserta (cerca de 4km ida e volta);
- Passarela da Praia do Ribeiro – conecta Bombas a Bombinhas. Passeio obrigatório de nível super fácil;
- Trilha da Sepultura – curtinha e com muitas paradas para apreciar mirantes, piscinas naturais e prainhas;
- Trilha do Retiro dos Padres – de dificuldade moderada, com cerca de 3km ida e volta;
- Trilha de Quatro Ilhas – curta, rápida e fácil, com muitos mirantes pelo caminho;
- Mirante do Mariscal – fica na estrada, no alto do morro que separa a região central de Bombinhas do Canto Grande;
- Trilha da Ilhota de Canto Grande – mal dá para chamar de trilha, mas dá uma vista bonita de cima da pedra;
- Trilha da Tainha – um pouco pesada para quem não está acostumado, com 4km de ida e volta;
- Mirante ECO 360° – acessível por trilha ou de carro. Cobra entrada de R$15 por pessoa e proporciona uma vista semelhante ao Morro do Macaco;
- Trilha Costeira de Zimbros – passa por muitas prainhas e tem 24km no total, sendo que é possível fazer trechos menores e voltar para trás.
Onde Ficar em Bombinhas (Santa Catarina) – Melhores Localizações
Falando em hospedagem, é fundamental escolher bem onde você vai ficar em Bombinhas – Santa Catarina, para ter a experiência que você sonha nesse paraíso.
Praia de Bombinhas
A região mais badalada de Bombinhas, onde rola um agito e muitos restaurantes, é a principal praia e a que leva o nome da cidade: Bombinhas. Aqui a oferta de pousadas, hotéis e bangalôs é imensa e fica até difícil escolher.
- Pousada Vila do Bosque
- Pousada Enseada dos Golfinhos
- Pousada Portal do Sol
- Gruta do Monge
- Residencial Vila das Canoas
- Albergue Toca da Moreia
Para quem quer uma experiência de All Inclusive na beira da praia, há o Hotel Vila do Farol, com diversas piscinas e áreas de lazer.
Praia de Bombas
Ao lado de Bombinhas, que é a principal praia da cidade, fica a Praia de Bombas, também com uma oferta imensa de opções de hospedagem.
Muitas vezes é mais barato alugar um apartamento um flat do que ficar numa pousada ou hotel, e em Bombas há muitas alternativas desse tipo, todas perto da praia:
- Residencial Rosa Formosa
- Flamboyant Apartamentos
- Residencial Kelly Cristina
- Residencial Dona Naime
- Hospedagem Morada Nativa
Praia de Quatro Ilhas
Para quem busca uma opção econômica na Praia de Quatro Ilhas, o Quatro Ilhas Beach Hostel é imbatível, com preços baixos, nota altíssima de avaliação dos hóspedes e praticamente de frente para o mar. Além disso, tem cozinha e até churrasqueira para quem não quer ficar gastando com refeições na rua o tempo todo.
Outras ótimas pousadas e hospedagens:
As praias de Bombas, Bombinhas e Quatro Ilhas ficam mais distantes do Morro do Macaco e da maior parte das trilhas em Bombinhas, então se esse for seu foco, é melhor escolher outra opção para facilitar a locomoção:
Canto Grande
Nosso lugar favorito de Bombinhas, depois de termos passado 2 semanas lá, com o Morro do Macaco fazendo parte do nosso cenário. Se seu objetivo é fazer a trilha, esse é o melhor lugar para se hospedar.
O Canto Grande é uma região um pouco mais rústica de Bombinhas, mas onde você também não sente falta de nada: tem restaurantes, supermercado e praias lindas.
Algumas opções para quem busca um lugarzinho confortável e barato para dormir são:
Se você quer uma pousada com muitos confortos e bem pertinho da praia, não deixe de conferir algumas dessas opções intermediárias:
Para uma ocasião especial fica a dica do Chalé Suíço, com um clima bem romântico:
Como Chegar a Bombinhas?
Bombinhas fica a 75km de Florianópolis, a capital de Santa Catarina, e a 256km de Curitiba, a capital do Paraná.
O aeroporto mais próximo é o Internacional de Navegantes (pertinho de Itajaí e Balneário Camboriú), a 67km de Bombinhas, enquanto o Aeroporto de Florianópolis fica a 75km.
Para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez. Faça uma busca clicando aqui.
Para quem viaja de carro, as estradas são boas e não apresentam grandes dificuldades, com exceção de um morro bem íngreme que separa Bombinhas de Porto Belo e que está frequentemente congestionado.
Alugar um carro é bem fácil e econômico. Dá para reservar on line, pagar parcelado e pegar o carro sem burocracias na locadora. Clique aqui para consultar preços e modelos disponíveis.
Para quem vai de ônibus, é necessário viajar até alguma cidade próxima (como Balneário Camboriú ou Porto Belo), e então seguir até Bombinhas com um ônibus local da Viação Praiana. Na temporada alta (verão) eles saem com destino a Bombinhas de hora em hora.
Para consultar passagens de ônibus, tempo de viagem e preços clique aqui.
Como se Locomover Por Bombinhas – Santa Catarina
Se você vai viajar para Bombinhas, não pense duas vezes: vá de carro próprio ou alugue um. O transporte público para as praias em Bombinhas é praticamente inexistente, assim como motoristas de aplicativos (Uber, etc.).
Não importa de onde você está vindo, é bem fácil alugar um carro nas cidades próximas, como Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau e Curitiba.
Clique aqui para ver preços e carros disponíveis para sua viagem.
Dependendo de onde você se hospedar em Bombinhas, será possível visitar muitas praias a pé. Porém Bombinhas é uma cidade bastante recortada por morros íngremes, então mesmo quem gosta muito de andar não vai conseguir ver tudo sem um meio de transporte.
Por exemplo, se você se hospedar em algum lugar de Bombas ou Bombinhas, vai conseguir caminhar (andando bastante) até as praias da Sepultura, Lagoinhas, Trapiche, Embrulho e Ribeiro. Mas não vai ter como ir até o Canto Grande, onde ficam praias maravilhosas como Mariscal e Conceição, sem falar no Morro do Macaco.
Outra opção, se você tem prática pedalando, é alugar uma bicicleta. Nesse site fica bem baratinho, sendo que o aluguel para o dia todo sai mais em conta comparativamente com o aluguel de poucas horas.
Você também pode fazer um passeio em grupo num veículo panorâmico para conhecer uma boa parte das praias de Bombinhas por um preço bem acessível. Clique aqui para ver valores e datas disponíveis.
Bombinhas: Taxa de Preservação Ambiental
Por ser um lugar pequeno que recebe um número muito grande de visitantes, e que conta com uma natureza abundante que precisa ser preservada, é cobrada uma Taxa de Preservação daqueles que entram em Bombinhas com um veículo.
Você não vai precisar pagar nada se viajar para Bombinhas de ônibus; somente de carro ou moto. A taxa varia de acordo com o tipo de veículo. A TPA é de R$3,50 para motos, R$29,50 para veículos de pequeno porte e R$44,50 para caminhonetes e furgões. Consulte demais valores clicando aqui.
A TPA é cobrada somente na temporada alta, de 15 de Novembro a 15 de Abril. Ela é cobrada a cada vez que você entra na cidade e vale por 24h. Para ficar bem claro, olha só esses exemplos, retirados do site oficial de Bombinhas:
1. O veículo entrou no município dia 08 às 11h da manhã, e saiu da cidade apenas dia 25 às 23h. Neste caso será cobrada apenas uma única taxa.
2. Já se um outro veículo entrou no dia 08 às 11h da manhã e saiu para passear em Porto Belo dia 09 às 8h retornando a Bombinhas às 12h do mesmo dia, terá registrado duas cobranças a serem pagas.
3. Um terceiro veículo entrou no dia 08 às 11h da manhã e saiu para passear em Porto Belo dia 09 às 8h retornando a Bombinhas às 10h30 horas do mesmo dia, neste caso haverá apenas uma única cobrança.
Além das ações ambientais, a TPA também é usada para criar uma estrutura disponível para todos os visitantes, como passarelas de acesso, placas, lixeiras e banheiros públicos.
Faça seu cadastro e veja as opções de pagamento antes de sua visita a Bombinhas clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Leia também as dicas do blog Vamos Por Aí: Mirante Eco 360º em Bombinhas: Espetacular
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂