Ícone do site Caminhos me Levem

Turismo na Rússia: 11 Coisas Que Você Precisa Saber

rússia turismo

Viajamos pela Rússia durante mais de 2 meses e reunimos muitas dicas essenciais sobre o turismo no país. Leia tudo sobre segurança, idioma, roteiros e muito mais a seguir.

A Rússia foi um dos nossos países preferidos nessa longa viagem que é nossas vidas. Lá nós aprendemos a ler o alfabeto cirílico e até a falar um pouquinho de russo.

Lemos muito sobre cultura russa, conhecemos um montão de gente maravilhosa, e vimos lugares incríveis pouco conhecidos pelo turismo tradicional da Rússia.

República do Altai, território russo pouco explorado pelo turismo

Quando cruzamos a fronteira para a Mongólia, o próximo país da nossa viagem, saímos com muita saudade e mesmo agora quando estou escrevendo esse post tá me dando vontade de voltar pra Rússia.

Ainda que o país tenha uma reputação ruim, especialmente no ocidente, fazer turismo pela Rússia é uma delícia. E tem muita coisa pra ver. Muita mesmo!

Afinal, o país é simplesmente o maior do mundo, com sobras. A Rússia é maior até que o território todo da Antártida e tem quase o dobro do tamanho do segundo maior país do mundo, o Canadá.

Aqui daremos algumas dicas importantes para que você aproveite bem seu tempo por lá, além de tentar explicar o motivo dessa má fama que rodeia o turismo na Rússia e desmistifica-la.

1) Preciso de Visto Para a Rússia?

A primeira boa notícia desse post: brasileiros não precisam de visto para ficar na Rússia a turismo por até 90 dias.

Isso causa grande inveja nos estadunidenses e em boa parte dos europeus, porque eles passam por um processo bem burocrático e caro para conseguir entrar no país, e normalmente só conseguem um visto de 30 dias.

Nós entramos na Rússia por Pskov, na fronteira com a Letônia

Por conta disso, a Rússia ainda não caiu nas graças do turismo internacional e, por conseguinte, não possui estrutura turística tão desenvolvida quanto a de países como Alemanha e França.

É até difícil de encontrar informação boa na internet sobre o país. Por isso esses posts aqui do nosso blog serão tão importantes para te orientar no turismo pela Rússia.

Cartão de Imigração

Ao entrar na Rússia, você receberá um cartão de imigração e turismo, que deve ser mantido consigo até a saída do país. O mais importante aqui é indicar a data certa da sua saída do país no cartão, pois você não poderá ficar na Rússia nem mais um dia além daquela data.

As autoridades dizem que esse cartão funciona como uma identidade provisória sua enquanto se está na Rússia. No entanto, coloque-o junto ao passaporte e não os leve para a rua. Basta uma foto dele e do passaporte, caso te peçam.

Mais informações sobre o cartão de imigração e algumas fronteiras da Rússia que cruzamos estão em outro post. Lá nós contamos um erro que nós cometemos e que nos custou 3 dias de viagem, para que você também não o cometa:

2) Como São as Pessoas da Rússia?

Vamos desmistificar isso de uma vez por todas: as pessoas na Rússia de fato não sorriem muito, mas de jeito nenhum elas são antipáticas e grosseiras.

Na nossa viagem conhecemos muita gente, de diversas partes do país, e quase todas foram simpáticas, solícitas e comunicativas com a gente, mesmo quando não falavam inglês e tinham que “falar” por gestos.

Batendo papo com uma russa no Lago Baikal

Exceto por poucos casos que ocorreram nas megalópoles, como Moscou e São Petersburgo, onde o caos da cidade grande deixa as pessoas mais nervosas. Mas isso acontece em todo lugar do mundo.

Curiosamente, apesar de a Rússia ter mais do que o dobro do tamanho do Brasil, sua população é de menos de 150 milhões de habitantes. É muito espaço vazio no país.

Aliás, nos deparamos com muitas curiosidades viajando pela Rússia. Coisas como uma lagoa tóxica que está virando ponto turístico por causa da água azul turquesa e uma cidade que está afundando em crateras imensas são só algumas das loucuras que descobrimos por aqui. Leia todas:

3) Turismo na Rússia é Perigoso?

No assunto segurança, a Rússia bate o Brasil de longe. Em nenhum momento sentimos nenhum risco de que algo ia acontecer. O índice de criminalidade no país diminuiu significativamente nos últimos anos.

Certamente a Rússia sofre com muitos outros problemas, como violência doméstica, corrupção e tráfico de drogas, mas nada disso surge aos olhos do viajante quando passando pelo país.

No entanto, algo que dá uma imagem extremamente negativa ao país internacionalmente é a cultura homofóbica, dominante na Rússia.

Alguns casos ficaram famosos na mídia, e o governo continua a apoiar a proliferação da homofobia. Recomenda-se que, se você viajar com seu companheiro ou companheira do mesmo sexo, não demonstrem afeto publicamente.

O que nós observamos em nossa viagem foi que ninguém dá pinta em público. Nem mesmo em bares alternativos nós vimos casais do mesmo sexo.

Em uma caverna de gelo em Kungur, perto de Perm

E já que estamos falando sobre segurança durante a viagem, não deixe de contratar um Seguro Viagem para turismo na Rússia. Por mais que o país seja seguro e tranquilo, imprevistos acontecem.

Seguro Viagem Para a Rússia

A Rússia é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.

Um seguro viagem na Rússia irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Rússia.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

4) Como é Hospedagem na Rússia?

Algo que nos surpreendeu demais na Rússia foi a qualidade das hospedagens.

Nós estávamos com um pouco de receio de ficar em hostel, dividindo quarto com russos, pois na época nós ainda não tínhamos uma imagem clara das pessoas, já que estávamos carregados de preconceitos sobre elas.

Também tínhamos medo de ninguém falar inglês e a gente não conseguir se comunicar nem pra fazer check in.

Logo esses preconceitos se mostraram totalmente sem sentido. A barreira do idioma é facilmente driblada com um app de tradução (usamos google translate). As pessoas eram respeitosas e simpáticas, ou ficavam na delas por não saber falar inglês.

E o mais surpreendente: alguns hostels que ficamos na Rússia foram dos melhores que já ficamos na vida! E por preços ótimos.

Em Moscou, por exemplo, ficamos no Strawberry Duck e achamos tudo simplesmente perfeito. Quartos limpinhos e amplos, camas com cortinas e tomadas individuais, armário com cadeado para guardar seus pertences, cozinha grande e equipada, lavanderia, etc.

Foto: Strawberry Duck

E assim foi na maior parte dos hostels pelo país. Em Cazã nós ainda tivemos a incrível experiência de ficar num Hotel Cápsula, o CapsLock, onde os quartos são na verdade pequenos compartimentos para você dormir dentro.

CapsLock

Muito doido! E supeeer confortável, bem menos claustrofóbico do que eu imaginava. Gostamos tanto da cápsula que escrevemos um post contando como foram nossas dias dormindo nela:

Na Rússia nós também dormimos em alguns hotéis baratinhos, nos quais sempre fomos recebidos com muito carinho pelos anfitriões.

Acho que a maioria dos turistas estrangeiros preferem ficar em hotéis grandes e internacionais, então sempre que chegávamos em um hotelzinho simples as pessoas ficavam surpresas e nos tratavam muito bem.

5) Qual o Idioma e Alfabeto Russo?

Obviamente o idioma falado na Rússia é o russo. Mas o que não está óbvio é que há diversas outras línguas e dialetos no país, inclusive alguns que beiram a extinção. São mais de 150, para ser mais exato; entre eles o tártaro, o altaico e o checheno.

Idioma tártaro, em Cazã

Entretanto, o russo é amplamente usado em todo o território. A maior dificuldade para o viajante é que o idioma russo usa o alfabeto cirílico, ou seja, a princípio você bate o olho e não entende absolutamente nada do que está escrito.

Burger King

Mas a notícia boa (mais ou menos) pra você que vai viajar pra lá é que, sabendo ler o alfabeto cirílico, você conseguirá entender uma boa parte das palavras escritas em cardápios e estações de trem, por exemplo.

Entender o russo? Como assim?

Apesar de o russo ser uma língua eslava, o latim, de onde vem o português, tem grande influência sobre ele. Além disso, várias palavras internacionais são reconhecíveis em qualquer lugar, basta você conseguir lê-las.

Por isso nós escrevemos um guia rápido para aprender cirílico. Em menos de uma hora você consegue aprender a ler essas letrinhas esquisitas e vai conseguir saber o preço de uma cervejinha no cardápio. Não deixe de ler:

6) Quais São as Divisões da Rússia?

A gente fica repetindo isso aqui, mas não dá pra pensar em Rússia sem lembrar que o país é grande demais. E um país desse tamanho precisa ser dividido em regiões, para facilitar a administração.

A Rússia possui diversos tipos de subdivisões, sendo elas: krai, oblast, okrugs e repúblicas. Para o viajante, todas elas são basicamente a mesma coisa, e equivalem mais ou menos aos Estados no Brasil. Exceto pelas repúblicas.

As repúblicas funcionam como pequenos países dentro da Rússia, determinando um território ocupado por uma minoria étnica ou um grupo minoritário. Elas possuem constituição, presidente e parlamento próprios.

Templo budista em Ulan Ude, República da Buriácia

As repúblicas são superinteressantes de se conhecer, pois possuem uma cultura toda própria, e em algumas o idioma corrente não é o russo, como falamos lá em cima.

Nós nos apaixonamos pelas 3 repúblicas que visitamos na Rússia. Elas foram o auge das nossas experiências pelo país. Leia mais sobre cada uma:

7) Qual a Moeda Usada na Rússia?

A moeda da Rússia é o rublo russo (RUB), e ela está lá por muitos anos. O copeque é a subdivisão do rublo, como o centavo é pra gente, e 100 copeques vale 1 rublo.

Apesar de na literatura russa você ver com frequência a palavra copeque, hoje em dia só mesmo nos supermercados você vai ver preços com vírgula ou receber uma moeda de copeque como troco.

Rublo Russo

Um rublo vale em torno de R$ 0,05. É muito pouco, então esteja pronto para pagar valores como 150 rublos numa cerveja.

Caixa Eletrônico e Cartão de Crédito na Rússia

Até bem pouco tempo, a Rússia tinha uma política bem confusa sobre uso de cartão de crédito internacional e caixas eletrônicos. Porém está bem diferente por lá agora: cartões internacionais são amplamente aceitos e os caixas eletrônicos são acessíveis a qualquer estrangeiro.

O único problema de sacar dinheiro na Rússia é que os limites são muito baixos. Aparentemente para os locais também funciona assim.

Nós usamos um monte de caixas eletrônicos diferentes na Rússia, e aqui vai um resumo deles: o melhor certamente é o VTB (ВТБ, em cirílico), que permite sacar até 50 mil rublos sem taxa nenhuma.

Entretanto, o VTB não é tão comum, especialmente em cidades menores.

A maior rede do país é do Sberbank (Сбербанк), que está por todo lado e não cobra taxa, mas só permite sacar até 5 mil rublos.

Já o AlfaBank (Албфа-банк) permite sacar até 180 mil rublos, mas cobra 750 pelo serviço.

8) Como é a Internet na Rússia?

Uma pesquisa apontou a Rússia como a 54ª internet mais rápida do mundo. Parece pouco, mas o Brasil por exemplo só aparece na posição 111 nessa mesma pesquisa.

Na prática, viajando até por lugares bem remotos do país, podemos dizer que a internet é sempre boa.

Mais um detalhe importante aqui: uma lei federal diz que qualquer rede de wi-fi pública precisa ser validada com um número de telefone local.

Isso significa que o wi-fi do shopping, do McDonald´s ou de estações de trem só funcionam se você tiver um número russo para receber um SMS e ativar a rede.

Ou seja, ao chegar no país, compre um chip local. Já digo logo que é muito barato, tanto o chip quanto o pacote de dados. Nós pagamos 200 rublos por 30Gb de dados por um mês com a Megafon. Muito barato mesmo, e a velocidade é ótima!

Em São Petersburgo

Ainda sobre internet, o governo russo possui uma lista de sites bloqueados, então às vezes você se depara com páginas em branco quando tenta acessar algo específico.

Em adição a isso, muitas hospedagens de sites pelo mundo bloqueiam acessos vindo da Rússia, pois muitos ataques cibernéticos ocorrem a partir de lá. Como consequência disso nós não conseguíamos acessar alguns sites simples, como outros blogs de viagem.

De todo modo, basta um VPN qualquer, desses grátis mesmo, e você terá acesso a todos eles novamente. Não é como na China, onde os VPNs também são bloqueados.

Nós recomendamos o Express VPN, que é um dos melhores no mercado e te dá 30 dias de uso com garantia do seu dinheiro de volta. Clique aqui para instalar.

9) Como é Viajar no Trem Transiberiano?

Mais uma notícia boa: as partes mais interessantes para se visitar na Rússia são quase todas conectadas por trem. E os trens são ótimos e confortáveis.

Viajando pela Transiberiana

Você certamente já ouviu falar da Transiberiana, a maior linha férrea do mundo, e que liga uma ponta à outra da Rússia (bem, quase…).

Viajar a Transiberiana é uma aventura e tanto, e nós sentimos muita falta de informação clara e atual em português enquanto planejávamos nossa viagem.

Por isso decidimos escrever MUITOS textos com MUITAS dicas aqui no blog, para que você não tenha a mesma dificuldade que nós tivemos.

Leia todos com calma e você não passará nenhum sufoco na sua viagem:

Esperando o trem

Avião na Rússia

Outro meio popular de transporte na Rússia é o avião. Claro, já que o país é gigantesco. São muitos os aeroportos espalhados pela Rússia, e alguns lugares só são acessíveis voando mesmo, como a República da Iacútia e a Península de Kamchatka.

Considerando que as distâncias são imensas, os voos são razoavelmente baratos. As principais companhias aéreas na Rússia são a Pobeda e a S7.

Ônibus na Rússia

Já o ônibus fica meio de lado no país. As rodoviárias não são muito agradáveis, no geral, e os ônibus são bem aquém da qualidade que a gente vê no Brasil, por exemplo.

Apesar de custarem mais barato, normalmente, as pessoas preferem pegar o trem, já que as distâncias são absurdamente longas. A consequência disso é que regiões fabulosas, como a República do Altai, são bem complicadas de serem alcançadas, já que os trens não vão pra lá e os ônibus são escassos.

Nós viajamos por 4h nesse mini ônibus aí. Foi sofrido.

10) Quais São os Roteiros de Turismo pela Rússia?

Mais uma vez: a Rússia é enorme, e os roteiros de turismo possíveis dentro do país são diversos. Escrevemos outro post com todas as possibilidades de roteiros pela Rússia, desde os mais tradicionais e rapidinhos até os mais aventureiros. Confira:

Nesse post também damos dicas de como combinar sua viagem pela Rússia com países vizinhos, como a Finlândia, Bielorrússia, Estônia, Letônia, Lituânia, além de Mongólia e China.

Nós fizemos uma viagem beeem longa e sem pressa e conhecemos mais de 20 cidades.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

O nosso roteiro foi esse que está no mapa acima. Aqui no blog temos posts completões com dicas sobre cada uma delas. Clique para ler:

Como nós viajamos a transmongoliana, depois da Rússia seguimos para Ulan Bator (capital da Mongólia) e Pequim (capital da China). Você pode ler mais sobre esses destinos aqui no blog:

Sergiev Possad

11) Quais São as Comidas e Bebidas Típicas da Rússia?

A culinária da Rússia é famosa no mundo todo. Pratos como o strogonoff (sim! Ele é russo), o borsch e a salada russa (ou salada Olivier) são reconhecidamente gostosos e na Rússia você vai poder se entupir deles.

Escrevemos um post específico sobre o tema, já que tem muito o que falar a respeito:

Mas aqui vão algumas dicas de onde comer e beber barato quando estiver viajando pela Rússia, para economizar dinheiro e não deixar de experimentar o melhor dos sabores de lá.

As stolovayas (столовая) são restaurantes no estilo bandejão que estão espalhados por boa parte do país. Mais fácil pro viajante impossível: basta apontar pro prato e eles colocam na sua bandeja.

E as opções são de comida local com gostinho caseiro. Geralmente o preço está escrito, mas de um modo geral esse tipo de restaurante é bem barato, então pode caprichar no prato sem medo!

Outra dica é ficar atento às promoções de almoço, ou биснес-ланч (está escrito business lunch aí, e se fala igual em inglês mesmo).

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A RÚSSIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile