Rishikesh é uma cidade bastante procurada por turistas na Índia, seja pelo cenário do sagrado Rio Ganges rodeado pela Cordilheira dos Himalaias, seja pelos ashrams que oferecem imersão espiritual, meditação e yoga.
Assim como em Pushkar e em muitas outras cidades da Índia, em Rishikesh é proibida a comercialização de bebidas alcóolicas e de alimentos não vegetarianos.
Isso porque Rishikesh é considerada sagrada para o hinduísmo, sendo um dos mais importantes locais de peregrinação religiosa de toda a Índia.
Rishikesh é pontilhada de ahsrams, que são centros (ligados ou não a uma religião) onde pessoas do mundo todo se reúnem para praticar e promover a evolução espiritual.
Mas não se engane: Rishikesh é tão suja e caótica quanto qualquer outra cidade da Índia.
Acho importante deixar isso claro, pois todo esse papo de espiritualidade, rios e montanhas podem levar a gente a pensar no próprio paraíso.
Mas a verdade é que Rishikesh sofre com o caos sensorial que assola a Índia como um todo. Sossego mesmo você só encontra nos ashrams mais isolados, fora da cidade.
Em nossa viagem à Índia nós pudemos participar do Festival Holi, que ocorre anualmente. Rishikesh foi a cidade que escolhemos para essa celebração, e nesse post também contamos como foi.
Índice
Onde Fica e Como Chegar a Rishikesh na Índia
Rishikesh fica no Estado indiano de Uttarakhand, no norte do país. Está situada aos pés da Cordilheira dos Himalaias.
A cidade se estende pelas margens do Rio Ganges, que nessa região ainda está limpo e fresco, graças à proximidade com sua nascente, nas montanhas.
Rishikesh fica a 240km de Nova Delhi, a capital da Índia. Essa distância pode ser percorrida de ônibus ou de trem.
De modo geral os trens são um meio de transporte muito melhor que os ônibus na Índia, porém não há nenhum trem que vá direto para Rishikesh.
De Nova Delhi é preciso viajar até a Dehradun Train Station, de onde ainda é preciso encarar uma viagem de 1h num táxi ou tuk tuk até Rishikesh.
Por esse motivo, consideramos o ônibus uma melhor opção. É importante escolher ônibus com ar condicionado e do tipo volvo, pois qualquer ônibus inferior na Índia é realmente pavoroso.
Não deixe de ler: dicas importantes para viajar para a Índia
Voo Para a Índia
Nova Delhi é uma das principais portas de entrada da Índia, junto com Mumbai.
O Aeroporto de Nova Delhi é imenso e bem organizado, limpo e moderno – ou seja, diferente de tudo que você vai ver na Índia.
Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.
Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.
Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:
Leia também: como conhecer o Taj Mahal
Onde Ficar em Rishikesh – Índia
Rishikesh é esparramada por vários quilômetros ao longo do Rio Ganges, mas a principal área turística é um bairro chamado Tapovan.
Lá tem bastante comércio, restaurantes e um dos principais atrativos, a Ponte Lakshman Jhula sobre o Rio Ganges.
As opções de hospedagem são muitas em Rishikesh, então na hora de escolher eu recomendo ficar um pouco afastado da estrada (Badrinath Rd.), que é super barulhenta o tempo todo.
Nós ficamos no Hostel Cozy Beds e foi bom. Não era super limpo e organizado, mas nada na Índia é. Pelo menos era numa rua tranquila e silenciosa, com vista para as montanhas.
Leia também: 18 curiosidades sobre a Índia
Se quiser uma hospedagem com mais conforto em Rishikesh, busque por hotéis 4 ou 5 estrelas.
O Maharishi Ayurveda – Boutique Wellness Retreat é uma boa hospedagem, além de ter seu próprio SPA.
O Moustache Rishikesh Luxuria é de uma rede bem grande na Índia e também promete conforto e comodidades.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Leia também: Udaipur, a cidade mais bonita da Índia
Internet na Índia
Não é fácil encontrar redes de wi-fi abertas na Índia, e quando você encontra é lento e instável. Além de muitas vezes precisar receber um SMS para ativar a conexão, o que é impossível sem um chip local.
Você pode chegar na Índia e comprar um chip, mas esteja preparado para uma burocracia bem chatinha, fotos de passaporte e um tempo perdido para entender como conseguir se conectar.
Nós ficamos mais de 2 meses na Índia, então pedimos para nosso primeiro anfitrião nos explicar o passo a passo e recomendar um local de confiança.
Se você quiser um chip local, faça o mesmo. A melhor rede é a Airtel.
Uma opção mais fácil e tranquila é sair do Brasil com um chip internacional já funcionando. Chegando lá é só se conectar e pronto.
Embora essa segunda opção seja mais cara, é uma boa para evitar ter que ir a uma loja e passar pelo processo de ativar um chip. Com o chip internacional você desce do avião já com a internet funcionando.
Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.
Clique aqui para ver preços e pacotes.
Dinheiro na Índia
Nome da moeda: Rúpia Indiana (INR)
Cotação (junho/2023): 100 INR = R$5,83
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Na Índia a realidade é que quase lugar nenhum aceita cartão, e cartão internacional menos ainda.
Então prepare-se para fazer muitos saques de milhares de rúpias. Nós usamos sempre o cartão da wise para isso e não tivemos problemas.
O Que Fazer em Rishikesh – Índia
A partir de Rishikesh é possível fazer muitos passeios pela região, incluindo trekking nas montanhas, caminhadas até cachoeiras, rafting no Rio Ganges e várias outras atividades que envolvem natureza e aventura.
Como nós só nos dedicamos a conhecer a cidade de Rishikesh, e não seus arredores, é nisso que focamos aqui nesse post.
Yoga em Rishikesh – Índia
Muitos viajantes vão para Rishikesh com a intenção de ficar num ahsram, para praticar yoga e meditação.
Há alguns ashrams grandes e famosos, e outros pequeninos e mais simples. O que eles oferecem varia bastante, principalmente no quesito estrutura.
Então se você pretende ficar num ahsram, pesquise bem sobre o assunto e escolha com base nas avaliações dos viajantes anteriores.
No booking.com você encontra muitos ashrams e consegue saber claramente o que eles oferecem.
Rio Ganges
É impossível ir para Rishikesh e não se deslumbrar com a beleza do Rio Ganges.
Em Rishikesh há algumas “praias” às margens do rio, onde dá até para se banhar – desde que você tenha coragem de encarar a água geladona.
Ponte Lakshman Jhula
Um dos principais símbolos de Rishikesh é a Ponte Lakshman Jhula, que conecta Tapovan com o outro lado do rio.
Para você ter uma ideia, é preciso percorrer 8km de estradas de Tapovan até o outro lado para ir de carro. Com a ponte (que é só para pedestres) fica bem mais fácil.
Nota: viajamos no início de 2023 e a ponte estava fechada para obras, sem previsão de reabrir.
The Beatles Ashram
Essa vibe espiritual de Rishikesh é tão famosa que em 1968 os integrantes da banda britânica The Beatles viajaram para lá e passaram 3 meses num ashram.
Nesse período John, Ringo, George e Paul praticaram meditação e escreveram muitas músicas de sucesso.
O ashram onde eles ficaram ganhou visibilidade internacional, como era de se esperar, mas infelizmente foi abandonado e hoje em dia não está em funcionamento.
Ainda é possível visitar o local (é cobrada uma taxa), o que certamente é um programa imperdível para os fãs da banda.
Pôr do Sol no Parmarth Niketan
Dentre os tantos ashrams de Rishikesh, o Parmarth Niketan é um dos maiores e mais famosos, com capacidade para cerca de mil pessoas.
O Parmarth Niketan fica às margens do Rio Ganges e tem um imenso ghat (escadaria).
Todas as tardes eles realizam um Aarti, que é um ritual de adoração e purificação onde o fogo é empregado.
Turistas e moradores se reúnem no ghat do Parmarth Niketan para o ritual, que tem entrada livre.
Compras em Rishikesh
Roupas e artesanatos são itens muito baratos na Índia, mas não é em toda cidade que você encontra uma boa variedade de produtos com qualidade.
Depois de mais de 2 meses viajando pelo país eu achei que Rishikesh é um dos melhores lugares para fazer compras, assim como Pushkar.
Tem muitas lojas com artigos legais e coloridos. Lembre-se sempre de negociar o valor, pois na Índia quase nada tem preço tabelado.
Leia também: o que fazer em Jodhpur
Restaurantes em Rishikesh
Rishikesh é uma cidade 100% vegetariana, e os restaurantes de lá capricham nas comidas servidas.
Mesmo quem está acostumado a comer carne vai demorar algumas refeições para sentir falta, pois na Índia os sabores são complexos e os pratos são bem elaborados.
- Tattv cafe – restaurante com o cardápio bem variado, preços intermediários e pratos muito bem servidos.
- Vj’s Giardino by the Ganges – restaurante com a melhor vista possível do Rio Ganges em Rishikesh. As comidas são ok.
- A Tavola Con Te – restaurante de comida italiana muito boa. Se estiver cansado dos sabores indianos, não pense duas vezes antes de ir lá e comer algo mais familiar.
- Frog Life Cafe – um lugarzinho minúsculo que serve comida indiana feita na hora. É ótimo para o café da manhã (nós fomos lá todos os dias durante uma semana):
Leia também: 37 comidas típicas da Índia
- Om Shanti Shanti Cafe: um café lindinho, com mesas baixas e almofadas para se sentar. Fica pertinho do Ganges e a vista é perfeita.
- Cafe BrewMaster – um café e doceria muito bom. Eles também fazem pizzas ótimas.
Leia também: o que fazer em Jaipur
Como é o Holi em Rishikesh – Índia
Nossa viagem à Índia coincidiu com as datas do Festival Holi, que ocorre todos os anos por volta de março.
Não é uma tarefa fácil escolher onde passar o Holi na Índia, pois como estrangeiros as celebrações podem ser meio intensas e até mesmo hostis para nós.
Nós optamos por passar o Holi em Rishikesh por ser uma cidade pequena e com muitos viajantes internacionais.
A escolha foi acertada, pois conseguimos curtir as festa nas ruas numa boa.
A principal dica para curtir o Holi é ir cedo para a rua, pois depois de certa hora o clima começa a ficar meio pesado (principalmente para mulheres).
Leia também: lugares interessantes para conhecer na Índia
Seguro Viagem Para a Índia
A contratação de seguro viagem não é obrigatória para entrar na Índia.
Mesmo assim, a comida, o sol forte e até mesmo a água podem e vão causar algum estranhamento na gente, então é bom estar preparado para alguma emergência.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Índia.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A ÍNDIA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Fiquei fascinada por Rishikesh, existe cada destino incrível no mundo, que vontade de conhecer tudooooo
Hahaha o mundo é grandeeeee e tem lugar demais da conta pra ir né?
Seu relato sanou muitas dúvidas sobre Rishikesh na Índia, um destino que pretendo conhecer em breve. Gostei de ver as curiosidades sobre a cidade, só não gostei de saber que é tão suja quanto as outras cidades da Índia.
Oi Ana. Que legal que você vai conhecer Rishikesh. Espero que faça uma boa viagem 🙂 Quanto à sujeira e ao caos, vai se acostumando, porque na Índia não tem pra onde fugir rsrs
Nunca pensei em visitar a India, mas achei bem interessante a cidade de Rishikesh. Que curioso a cidade ser 100% vegetariana. Eu curto bastante a culinária indiana, mas deve ser outra experiência provar no local!
Pode apostar que é uma experiência diferente comer lá no local rsrs
Estou gostando muito dos posts sobre a Índia! Acho legal que vcs dão todas as informações mostrando a realidade – o lado caótico e sujo e também o lado bacana. Eu confesso que não sou nada espiritualizada e esse papo de imersão em ashrams parece só ter apelo em livros e filmes (especialmente em Rishikesh, onde se concentram muitos ashrams famosos), mas acho interessante como isso se tornou um atrativo turístico e realmente muitas pessoas encontram o que procuram nesse tipo de lugar.
Tô contigo, Cintia. O mais espiritualizador que eu fiz na Índia foi uma massagem, e nem foi tão incrível assim rsrs