Praias da Malásia: 8 Melhores (Costa Oeste, Leste e Bornéu)

praias da malasia

Depois de viajar pela Malásia e conhecer algumas praias (e ficar com vontade de conhecer outras mais), reunimos aqui as dicas essenciais para você também curtir esse litoral fora da rota no Sudeste Asiático.

Onde Fica e Como Chegar à Malásia e Suas Praias

A Malásia fica entre a Tailândia e Singapura, então é fácil chegar se você já estiver rodando pela região.

Se você estiver no sul da Tailândia, uma das formas mais tranquilas de entrar na Malásia é saindo de Koh Lipe e indo direto pra Langkawi.

Funciona bem porque as duas ilhas são relativamente próximas e já tem uma rota de barco entre elas – você nem precisa passar por aeroporto ou imigração em cidade grande.

Em Koh Lipe, você faz o trâmite de saída da Tailândia num esquema bem simples na areia da praia mesmo.

Depois é só pegar o barco que leva direto até Langkawi, já na Malásia. A travessia é rápida e, chegando em Langkawi, você passa pela imigração no próprio terminal. Tudo bem direto.

Se você estiver vindo de Singapura, vale pegar um ônibus para Malaca e conhecer essa cidadezinha que foi colônia de Portugal. Ou então vá direto para Kuala Lumpur e de lá siga para as praias escolhidas.

Dica importante: Mesmo se você estiver planejando um mochilão ou uma viagem econômica, não deixe de consultar as opções de voo.

Eles são bem baratos, os trajetos são curtinhos e mesmo quando se tem que pagar para despachar a mala, o preço sai bem parecido com o dos ônibus na Malásia e no Sudeste Asiático como um todo.

A gente sempre pesquisa no Skyscanner para comparar empresas diferentes e achar as opções mais baratas.

Qual a Melhor Época Para Conhecer as Praias da Malásia

A melhor época pra conhecer as praias da Malásia depende bastante de qual parte do país você vai explorar.

O clima muda drasticamente entre a costa oeste, a costa leste e a parte do país que fica na ilha de Bornéu, lá pertinho da Indonésia, então é bom planejar de acordo com isso pra não pegar mar agitado ou tudo fechado por causa das monções.

praias da malásia

Se você estiver pensando na costa oeste – lugares como Langkawi, Penang e Pangkor – o tempo costuma ser melhor de novembro até março.

Nessa época chove menos e o mar fica mais calmo, então dá pra curtir bem a praia e os passeios de barco.

praias da malásia
Pangkor em dezembro

Na costa leste – que inclui ilhas Perhentian, Redang e Tioman – o ideal é ir entre abril e setembro. No restante do ano, muitos lugares fecham por causa das chuvas fortes e do mar bravo, então nem vale a pena arriscar.

Nós viajamos no mês de dezembro e deixamos de conhecer essas praias da Malásia justamente porque todo mundo nos disse que não valia a pena devido ao clima ruim.

Já no lado da Malásia que fica em Bornéu o clima é mais imprevisível. A estação seca vai mais ou menos de março até setembro, mas não tem uma diferença tão marcada como nas outras regiões.

Mesmo durante a “seca”, pode chover, mas nada que atrapalhe demais se você quiser explorar as praias e ilhas por lá.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Praias da Costa Oeste da Malásia

As praias da costa oeste da Malásia são as mais visitadas, pois ficam próximas de cidades desenvolvidas e são de fácil acesso, com muita estrutura turística bem desenvolvida.

Pangkor

A Ilha de Pangkor fica na costa oeste da Malásia, no estado de Perak. É uma ilha pequena, mas tem praias lindas, vilarejos de pescadores e algumas trilhas no meio da floresta.

Foi a primeira praia que visitamos na Malásia e ficamos totalmente encantados. A vegetação, a cor e a temperatura da água… tudo é perfeitinho!

praias da malásia
Um dia gostoso em Pangkor

Vale saber que Pangkor é uma ilha cuja maioria absoluta da população (e turistas locais) é muçulmana, como em muitas partes da Malásia. Ou seja, eles vão para a praia cobertos com roupas e lenços dos pés à cabeça.

Porém, como turistas ocidentais, nos sentimos à vontade usando nossa sunga / bíquini.

Pangkor não é um destino tão turístico quanto Langkawi ou as Perhentian, então pode ser uma opção se você quiser um lugar mais tranquilo e com menos turistas.

Leia mais sobre Pangkor no nosso blog – clique aqui.

Tem duas praias legais para ficar em Pangkor: a Teluk Nipah e a Pasir Bogak Beach.

Ficamos no Nipah Mas Chalet e gostamos bastante. Ele fica afastado o suficiente da estrada para não ser barulhento, e os chalés são bem confortáveis.

Clique aqui para ver mais hotéis nessa região.

Penang

Penang é uma ilha enorme na Malásia, com praias gostosinhas para passar o dia tomando sol, pontos turísticos lindos no centro histórico e passeios legais para fazer.

Praia de Penang num dia nublado

Apesar de ser uma ilha, Penang não tem praias tãooo incríveis, ainda mais se comparado às outras ilhas que ficam por perto.

Isso não quer dizer que não vale a pena visitar Penang. Como nós explicamos em outro post aqui do blog (clique para ler), Penang é um lugar muito maneiro de conhecer, com as melhores comidas da Malásia e um centro histórico lindíssimo.

Ainda assim, considerando o calorão que faz por lá, vale a pena dar um pulinho na famosa praia de Batu Ferringhi se tiver tempo no seu roteiro.

Penang é uma ilha imensa, mas para ficar bem localizado, perto dos pontos turísticos e lugares legais para provar as comidas de rua, o ideal é se hospedar na área na Chinatown em Georgetown.

Nós ficamos num hotelzinho muito confortável chamado Sunshine House e amamos! O lugar era bem limpinho e o dono era muito gentil e preocupado com nosso bem estar. A localização também era fantástica. Foi a melhor pousada que ficamos na Malásia.

Veja mais hotéis nessa região clicando aqui.

Langkawi

Langkawi fica perto da fronteira com a Tailândia. É um arquipélago, mas quando alguém fala de Langkawi, geralmente está se referindo à ilha principal.

Praia delicinha em Langkawi

Depois de viajar por toda a Costa Oeste da Malásia, nós chegamos a Langkawi, e essa ilha não foi bem o que esperávamos.

A Malásia é um país predominantemente muçulmano, com uma população conservadora e poucas opções de festas, bares e outros tipos de “diversão ocidental” – a não ser que você leve em conta os shoppings, é claro.

Mas chegando a Langkawi nós sentimos que tudo mudou! Essa ilha ainda é na Malásia, mas ao mesmo tempo é tão diferente. Tudo parece mais tranquilo e relax, com menos regras e mais diversão.

Pôr do sol em Langkawi

O fato de a ilha ser duty free e ter lojas vendendo bebidas alcoólicas pertinho da praia ajuda muito. Acho que a proximidade com a Tailândia também tem um certo impacto na cultura local.

A realidade é que Langkawi tem muitos turistas – mais do que vimos em qualquer outro lugar da Malásia – e é um lugar lindo e muito gostoso para passar uns dias.

Leia mais sobre Langkawi no nosso post clicando aqui.

O coração de Langkawi é a praia de Pantai Cenang. É lá onde você encontra restaurantes, lojas, shopping e duty free, além da praia em si, que é ótima.

Nós ficamos numa pousadinha simples e econômica, porém com ar condicionado, banheiro privativo e boa localização: a Rainbow BNB. Além de ser ótima, ela tem um bar que vende petiscos e bebidas a um bom preço.

Clique aqui para ver todos os hotéis e pousadas nessa região.

Praias da Costa Leste da Malásia

Enquanto as praias da costa oeste da Malásia são de acesso relativamente fácil e tem bastante estrutura para o turista comum, que só quer sentar na areia e passar o dia tranquilinho, na costa leste o foco é mais para a galera que curte mergulho.

Perhetian

As Ilhas Perhentian são as mais famosas da costa leste da Malásia, e muita gente diz que têm as praias mais bonitas do país.

A gente acabou não conseguindo encaixar Perhentian no nosso roteiro, mas não foi por falta de vontade, e sim pelo clima ruim, como já explicamos.

Porém fizemos bastante pesquisa, e todo mundo que vai volta encantado com a cor da água – aquele azul turquesa transparente de cartão-postal mesmo – e a vida marinha super rica, um prato cheio pra quem curte snorkel ou mergulho com cilindro.

praias da malásia
Perhetian

As ilhas principais são Perhentian Besar (a “grande”) e Perhentian Kecil (a “pequena”).

A primeira é mais tranquila e voltada pra casais ou famílias, enquanto a Kecil atrai mais mochileiros e tem um climinha mais animado, com bares e festas na praia de vez em quando.

Tioman

A Ilha de Tioman é um destino menos falado internacionalmente, mas super popular entre os próprios malaios e turistas de Singapura.

Ela fica um pouco mais afastada do que as outras ilhas, e o acesso pode ser meio chatinho (ferry + estrada), mas dizem que vale cada minuto da viagem.

Tioman tem praias lindas, vilarejos charmosos e uma vibe bem tranquila, ótimo pra relaxar e esquecer da vida.

praias da malasia
Tioman – Foto: Romain Pontida, CC BY-SA 2.0

Mesmo sem termos ido, tudo que lemos indicava que Tioman é ótima pra quem busca uma mistura de natureza, mergulho e sossego.

Ah, e uma curiosidade legal: a ilha foi cenário de um filme antigo de Hollywood (“South Pacific”, dos anos 1950) e, desde então, ganhou fama de “ilha paradisíaca”.

Redang

A Ilha de Redang é conhecida por ter alguns dos resorts mais bonitos da Malásia e por suas praias com areia super branca e mar cristalino.

praias da malasia
Redang

Diferente das Perhentian, que têm um lado mais roots, Redang tem um perfil mais “nutella”: muitos hotéis pé na areia, com estrutura de conforto, pacotes completos e até serviços all inclusive.

Por isso, atrai mais casais em lua de mel, famílias ou quem quer uma experiência mais VIP.

Assim como as outras ilhas da costa leste, é um ótimo lugar para os mergulhadores e entusiastas de snorkel.

Leia também: Como Visitar as Batu Caves em Kuala Lumpur, Capital da Malásia

Praias do Bornéu na Malásia

A parte malaia da ilha de Bornéu é conhecida pelo seu lado mais selvagem: floresta densa, orangotangos, tribos indígenas e montanhas.

Tem também praias e ilhas quase intocadas, especialmente no estado de Sabah, no norte do Bornéu.

A gente acabou não indo pro Bornéu nessa viagem, mas deixamos aqui duas ilhas que ficaram na nossa lista de desejos e que parecem ser verdadeiros paraísos escondidos:

Pulau Pom Pom

Pulau Pom Pom é uma ilhazinha super pequena e isolada no mar de Celebes.

Ela ficou famosa por ser um destino de mergulho e por ter aquele visual típico de ilha paradisíaca: água absurdamente azul, areia branquinha e bangalôs sobre o mar. As fotos parecem montagem de tão perfeitas!

praias da malasia
Foto: Profmauri, CC BY-SA 3.0

Não tem muita coisa pra fazer além de relaxar, fazer snorkel, mergulhar e curtir o pôr do sol.

O acesso não é super simples – precisa pegar voo até Tawau, depois seguir de carro até Semporna e pegar um barco. Mas parece ser o tipo de lugar que vale o esforço.

Ah, e vale dizer que, apesar de ser uma ilha remota, Pulau Pom Pom é segura e recebe muitos turistas interessados em mergulho.

Inclusive, ela fica pertinho da famosa Sipadan, que é um dos melhores pontos de mergulho do mundo.

Pulau Lankayan

Pulau Lankayan é outra ilha pequenininha e isolada em Sabah, no Mar de Sulu.

Essa aqui é pra quem quer se desconectar de tudo. Tem basicamente um resort na ilha inteira e o foco é total no mergulho, snorkel e em curtir a natureza.

praias da malasia

O mar em volta de Lankayan é uma área de preservação marinha, então a vida subaquática é super preservada.

Dependendo da época do ano, dá até pra ver tartarugas botando ovos na praia ou soltar filhotes no mar – uma experiência mágica, que nós já presenciamos em outros lugares do mundo.

Assim como Pom Pom, chegar até Lankayan exige uma logística um pouco mais elaborada (voo até Sandakan, seguido de transporte até o píer e barco pra ilha), mas todo mundo que vai diz que compensa.

Não é um destino com festas, bares ou vida noturna. É mais um lugar pra desacelerar, curtir a paz e viver aquele clichê maravilhoso de “pé na areia, sal no cabelo e zero sinal de celular”.

Dicas Para Viajar à Malásia

  • Escolha a época certa: A Malásia é quente o ano todo, mas as chuvas (monções) afetam cada costa em períodos diferentes.
    • Costa Oeste (Langkawi, Penang, Pangkor): Melhor época é de novembro a março, com menos chuva e mar calmo.
    • Costa Leste (Perhentian, Redang, Tioman): Temporada ideal é de abril a setembro. No resto do ano, as ilhas muito pequenas fecham por causa das monções.
  • Planeje seus passeios: Use sites que dão descontos, como Civitatis e GetYourGuide, para encontrar e reservar passeios guiados. Compare sempre o preço com os sites oficiais das atrações.
  • Internet: Viaje com um chip internacional OMeuChip, que é prático e já chega no país funcionando, ou compre um chip local. Nós compramos da CelComDigi e funcionou bem. Foi preciso ativar em uma loja da empresa apresentando passaporte.
  • Prove a culinária local: Não saia sem experimentar Nasi Lemak, Laksa e os Satay. A comida de rua é barata e deliciosa. Leia mais sobre elas clicando aqui.
comida tipica malasia
  • Hospedagem: Para boas opções de hospedagem, utilize o Booking. Você pode filtrar por preço, localização e comodidades. Leia sempre as avaliações de outros hóspedes para saber o que eles elogiam e do que eles reclamam. Lembre que na Malásia o ar condicionado é essencial!
  • Dinheiro ou cartão de crédito: Cartões são aceitos na maioria dos lugares, mas mercados de rua e transportes locais exigem dinheiro vivo. Viajamos com um cartão da Wise e funcionou sem problemas. Abra sua conta usando nosso link para ganhar desconto nas primeiras transferências.
  • Compra de passagens: Use o Skyscanner para comparar preços de passagens e encontrar as ofertas. Não esqueça de adicionar bagagem se for necessário, pois os voos baratos não incluem. Para comprar passagens de ônibus ou de ferry, compare preços no 12GoAsia e no RedBus.
  • Aluguel de carro: Se você for viajar por áreas mais remotas ou que ter mais flexibilidade na viagem, considere alugar um carro com a RentCars.
  • Atenção à segurança: A Malásia é segura, mas fique esperto com furtos em áreas turísticas e evite discutir sobre política e religião. As pessoas são educadas e simpáticas, mas bastante conservadoras.

Seguro Viagem Para o Sudeste Asiático

Não é por nada não, mas eu nunca vi tanto estrangeiro enfaixado quanto nas ilhas da Tailândia! Acho que a moda de alugar scooter para conhecer as praias acaba custando caro.

Até eu acabei passando uns dias enfaixado depois de “abraçar” um coral enquanto estava nadando com meu snorkel.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para o Sudeste Asiático.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A MALÁSIA

Booking.com

praias da malasia

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share